Autor Tópico: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)  (Lida 12039 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Online: 03 de Setembro de 2006, 15:31:01 »
O texto é um pouco longo, mas tenham paciência. Vai ajudar muito nos nossos estudos.
PERGUNTAS SOBRE O DILÚVIO DOS DIAS DE NOÉ
Me chamo Mario Salvatore Di Maggio e sou uma das Testemunhas de Jeová em Durban, África do Sul. Tenho 25 anos de idade e sou batizado já por quase 7 anos. Já por mais de 4 anos tenho tido o privilégio de servir como Servo Ministerial, e estou atualmente freqüentando a Congregação Windermere das Testemunhas de Jeová.
A Sentinela de 15 de Janeiro de 1992 com o artigo O Nunca Esquecido Dilúvio me levou a pegar papel e caneta e fazer-lhes algumas perguntas, entre as que acho mais intrigantes, sobre o Dilúvio.
Por favor, irmãos, não me vejam como presunçoso por fazer estas perguntas. Eu tenho orado quanto a isso, lutado com isso, tenho feito cabal pesquisa e falado com outros irmãos sobre isso; ainda assim, continuo confuso e sinto que devo perguntar aos irmãos quanto a por quê nós sustentamos certos pontos de vistas sobre o Dilúvio.
Nós sabemos muito bem quão comum era para os escritores bíblicos descrever eventos do ponto de vista geográfico deles, tanto nas Escrituras Gregas como nas Hebraicas.
Em Colossenses 1:23 Paulo fala das "boas novas que ouvistes e que foram pregadas em toda a criação debaixo do céu". É reconhecido em nossas publicações que uma vez que isto foi escrito em c.60-61 EC, Paulo menciona 'toda a criação debaixo do céu' conhecido para ele naquela época. E com razão, pois naquele tempo o Cristianismo não tinha de forma alguma alcançado as Américas, o Oriente Distante, o sul da África ou a Australásia. As palavras em Romanos 10:18 "...até às extremidades da terra habitada.." devem, obviamente, ser entendidas em sentido relativo.
Em Atos 2:5 nós lemos: "...moravam em Jerusalém judeus, homens reverentes, de toda nação das debaixo do céu." Isto foi escrito em c.61 EC. Aqui também, 'toda nação das debaixo do céu' não pode ser literal uma vez que não havia Sulamericanos, Chineses ou Australianos prosélitos em Jerusalém naquela época. De novo, 'toda nação das debaixo do céu' é para ser entendido como uma frase relativa.
Em Isaías 13:5 nós lemos sobre os Babilônios que "estão chegando desde a terra longínqua, desde a extremidade dos céus". Numa escala global, os Babilônios não estavam distantes, eles estavam literalmente parede com parede com os Israelitas! Ainda assim, relativo à terra conhecida da época, eles eram "desde a extremidade dos céus".
Em Gênesis 41:57, pessoas de "toda a terra" veio comprar alimento de José "porque a fome se apoderara de toda a terra". Significa isso que Aborígines, índios sulamericanos e camponeses do Japão também vieram comprar alimento? Obviamente não, isto seria absurdo. A fome estava limitada ao Egito e às terras imediatamente em volta do Egito, como a Palestina (Gen. 41:54). Mais uma vez vemos que "toda a terra" não significa o planeta inteiro, mas deve ser entendido como as terras imediatamente em volta de onde morava o escritor bíblico.
Tenho certeza que os irmãos já anteciparam qual é a minha primeira pergunta.
Baseado nos exemplos acima, por quê é que entendemos que o Dilúvio foi global e não local? Por que é que frases tais como "... o Dilúvio cobriu a terra inteira..." têm de ser entendida como sendo literal, quando há uma série de outras passagens na Bíblia onde aquela frase têm de ser entendida num sentido relativo?
Por que razão devem as palavras sobre "toda a terra" em Gênesis 6-8 serem entendidas de maneira diferente das palavras em Colossenses 1:23, Romanos 10:18, Atos 2:5, Isaías 13:5, Gênesis 41:57 e outros textos semelhantes?
Diz-se no livro Criação p.25, par.2: "Ao examinar o relato de Gênesis, é útil ter presente que enfoca os assuntos do ponto de vista de pessoas na Terra. Assim, descreve os eventos segundo a aparência que teriam, caso observadores humanos estivessem presentes." Eu sei que estas palavras foram escritas tendo em mente o relato de Gênesis sobre a criação, mas por quê não podem elas se aplicar ao relato do Dilúvio?
Com certeza um enorme dilúvio traria expressões do tipo "eis que estou trazendo o dilúvio de águas sobre a terra, para arruinar debaixo do céu toda carne em que a força da vida está ativa. Tudo que há na terra expirará." (Gen.6:17)
Por quê esperaria Jeová que Noé entendesse estas palavras como significando o inteiro globo e a vida nele, quando Noé sequer sabia que havia um globo? Tudo que existia para Noé era a terra visível e sua vida selvagem local; para ele, essa era "a terra".
Com toda a sinceridade, não concordam que palavras tais como as em Gen.6:13,19 e 7:4,10,19,20,21,23 podem também ser entendidas como falando de um dilúvio local?
Minha pergunta, irmãos, é apenas esta: Se existe a possibilidade de que as palavras de Gen. 6-8 se aplicam a um evento local, por quê nós dizemos que o Dilúvio deve ter sido global?
Há uma série de outras coisas que são muito intrigantes sobre um dilúvio global.
Não há dúvida de que o Altíssimo Deus Jeová têm o poder de fazer ocorrer um dilúvio global.
Ainda assim, se a inteira raça humana estava concentrada no Oriente Médio, por que razão iria Jeová submerger os continentes da Austrália, Antártica, Américas do Norte e do Sul, o Oriente Distante e a África?
A humanidade se espalhou sobre a terra apenas após o dilúvio quando novas línguas foram introduzidas. Antes do dilúvio as pessoas estavam concentradas em relativa proximidade, o que sem dúvida habilitou Noé a empreender uma campanha de pregação bem-sucedida. Uma repentina inundação local seria suficiente para destruir aquele mundo iníquo.
Por favor entenda que por 'inundação local' não me refiro à uma inundação nos padrões de hoje. Para destruir toda a humanidade e toda a vida animal da terra conhecida da época, o Dilúvio teria que ser de um tipo sobrenatural e de proporções imensas, possivelmente engolfando a maior parte da Eurásia. Ainda assim ele seria 'local' do ponto de vista global. Com o tempo, as águas começariam a "recuar" (Gen.8:3) e seriam uniformemente distribuídas pelo globo.
Lendas de Dilúvio não podem ser usadas como prova de um dilúvio global, a razão para isso é evidente. Uma inundação local que destruísse toda a humanidade daria origem às mesmas lendas.
Claro que isto gera a pergunta: Se o Dilúvio foi local, por quê não foi dito a Noé para simplesmente se mudar para um outro lugar?
Primeiramente, que dizer da vida selvagem nativa? A vida selvagem específica daquela área tinha de ser preservada, ou então a fauna natural teria sido extinta. Jeová criou a terra com inúmeros ambientes diferentes, cada qual com seu complemento de fauna e flora. Plantas e animais não foram simplesmente jogados juntos de maneira aleatória - a natureza é muito bem sincronizada, como os maravilhosos artigos da Despertai! ilustram. Se os animais locais não tivessem sido repostos após o dilúvio, a região teria sofrido um desastre ecológico.
Também, construir a arca foi um teste de fé para Noé e um lembrete constante da vindoura catástrofe para as pessoas em volta dele.
Um outro problema está na maneira em que Jeová distribuiu a vida animal neste planeta.
Como sabem, irmãos, cangurus, coalas e os platipuses-de-bico-de-pato nunca existiram na Europa ou em qualquer outro lugar a não ser na Austrália. A vida animal da Austrália (só como exemplo) é particular daquele país. Viajou Noé todo o caminho até a Austrália para recolher estes animais? E, após o Dilúvio, fez Noé todo o caminho de volta para retorná-los? Viajou ele até as Himalaias para buscar o Yak, ou até o Alasca para buscar o urso polar, ou até a América do Sul para recolher o condor?
Ainda na remota possibilidade de esses animais terem vivido no Oriente Médio 4300 anos atrás, como é que explicamos sua distribuição hoje?
Certamente, eles não estavam no Oriente Médio a partir de 1513 AEC, ou então eles teriam sido mencionados em relatos bíblicos; ao contrário, lemos apenas sobre vida selvagem local.
Então, se estes animais exóticos não estavam no Oriente Médio 1500 anos antes de Cristo, eles todos devem ter migrado para seus respectivos países num período de 800 anos após o Dilúvio, não deixando um traço sequer de sua passagem. Nenhum fóssil, nenhum osso, nenhum resto, absolutamente nada! E o que teria o urso coala comido pelo caminho? (Ursos coala comem apenas folhas de eucalípito, que são nativos apenas da Austrália e da Indonésia).
Claro que uma explicação conforme contida no livro Perspicaz p.231, Vol.1 é a de que apenas alguns "tipos" básicos foram levados para dentro da arca. A aumentada radiação depois do desaparecimento da cobertura teria resultado em mais variações genéticas e por conseqüência a abundância de espécies que temos hoje.
Isto requer um enorme esforço de imaginação, irmãos, uma vez que isto significaria que em apenas 1000 anos:

43 "tipos" de mamíferos originaram as 4060 espécies de hoje,
74 "tipos" de pássaros originaram as 8850 espécies de hoje,
10 "tipos" de répteis originaram as 6600 espécies de hoje!
Nem mesmo os mais ardentes evolucionistas fariam tal afirmação! Especialmente uma vez que fósseis de muitas espécies de animais de hoje podem ser vistos em pedras que datam de bem antes do Dilúvio.
Os animais que tiveram rápido congelamento na Sibéria e no Alasca, dos quais fala o livro Perspicaz, Vol.1, p.718, não necessariamente denota uma inundação catastrófica de proporções globais. Ainda assim, com a queda da vasta cobertura sobre a Eurásia, a temperatura do globo poderia ter sido alterada o suficiente para resultar no congelamento instantâneo de cadáveres.
Fósseis marinhos em montanhas altas podem igualmente ser o resultado dos movimentos naturais da terra. Verdadeiros fósseis levam milhões de anos para se formar e com certeza não poderiam datar de apenas 4300 anos atrás.
Em conclusão, irmãos, o que estou dizendo é que depois de extensa pesquisa, não parece haver qualquer prova realmente convincente de que o dilúvio foi global. De fato, a menos que eu esteja deixando de perceber algum dado realmente importante, é difícil de entender por que nós somos tão incisivos em afirmar que o dilúvio foi global.
- As expressões concernentes a "inteira terra" em Gênesis 6-8 não podem constituir provas satisfatórias uma vez que declarações em outros lugares na Bíblia devem ser entendidas como significando local. Deixamos que a Bíblia interprete a sí própria?
- É razoável achar que Jeová Deus destruiria o inteiro planeta e a vida nele se tudo que ele queria era erradicar uma meia-dúzia de pessoas no Oriente Médio?
- Como nós explicaríamos a sobrevivência de vida animal específica e isolada em inúmeros locais em volta do mundo?
Como eu disse no início, irmãos, espero que não me considerem presunçoso por fazer estas perguntas. Eu as vejo como perguntas razoáveis que qualquer um com algum conhecimento da Bíblia e da história natural fariam. Foi apenas por questionar os assuntos e por manter uma mente aberta que vim a conhecer a verdade.
Claro que entendo que minhas perguntas não são de natureza fundamental ou doutrinária. Eu reconheço que o que é importante ter em mente é que o dilúvio aconteceu e que ele serve como um aviso para nós que estamos vivendo neste últimos dias.
No entanto, eu apreciaria que vocês considerassem seriamente estes pontos levantados e que me enviassem uma resposta. Reconheço que os irmãos são pessoas ocupadas e não os incomodaria se não achasse que isto fosse importante.
Eu conheço muitas pessoas de reflexão que apreciam a verdade, mas que se retém porque acham que a crença num dilúvio global é exigir demais da imaginação e da fé deles.
Com amor cristão.

Boas reflexões para todos.
A minha pergunta seria: Porque Deus após criar o mundo resolveu destruí-la?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2006, 15:37:28 »
Citação de: Erivelton
Boas reflexões para todos.
A minha pergunta seria: Porque Deus após criar o mundo resolveu destruí-la?

Eu é que te pergunto. Por que um Deus perfeito iria fazer um mundo, depois resolver destruí-lo, e depois se arrepender? Sâo coisas mal explicadas como essas que afastam os ateus das religiões.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2006, 15:38:57 »
Por que as referências ao Gênesis são baseados em Bíblias cristãs se a verdadeira origem esta na Torah judaíca?

Não seria mais correto ir "beber direto na fonte"?

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2006, 19:26:49 »
Se não me engano na própria Bíblia está escrito que Deus fez isso, pois estava "lavando o mal da terra". Escrito na Bíblia ou não Deus estava "tirando os seus" para que o mal desaparecesse. Não conseguiu... Então não é onipotente...

E esse tema "dilúvio" é só um dos vários assuntos incoerentes que existem na Bíblia.

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2006, 19:38:44 »
Agora vê para que serve as atrocidades Bíblicas Ale...

Acho que se tivesse um tópico fixo das mesmas seria uma boa. Assim as perguntas sobre “Deus” seriam mais abrangentes...

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2006, 09:41:53 »
Eu é que te pergunto. Por que um Deus perfeito iria fazer um mundo, depois resolver destruí-lo, e depois se arrepender? Sâo coisas mal explicadas como essas que afastam os ateus das religiões.
Ale, meu bom dia. Durante muito tempo mesmo eu me perguntava: Deus não já sabia que tudo isto ia acontecer? Então porque criou e depois resolveu destruí-lo?
Devido ao meu questionamento eu fui em busca de uma resposta para saber da verdade e vi que realmente Deus estava disposto a acabar com tudo. Porque?
Tenho em minha opinião que Deus resolveu criar vidas humanas para conviver conosco, dividindo o que tem com o ser humano, talvez por não se achar egoísta com tudo que possuía. Deus amou o que estava pretendendo fazer e criou o homem a sua imagem.( isto é: Com idéia de expressar seus próprios sentimentos de liberdade e principalmente de carater moral ).
Pois bem, colocou o homem na terra ensinando a fazer o bem a todos e ausentou-se para ver como se comportaria os humanos. Ao longo dos anos a maldade se multiplicou a ponto de Deus sentir em tempo real o que estava acontecendo com suas criaturas. Deus como qualquer outro tem seus sentimentos e olhando para a humanidade teve profundo arrependimento(Pesou-lhe no coração). Não existia bem em lugar algum e reolveu acabar definitivamente com tudo que havia planejado.
Deus não é onipresente, onisciente e onipotente? Criou para depois destruir?
Acredito sim que Deus poderia saber o que poderia acontecer num futuro distante, pois o homem possui livre arbítrio para fazer o que bem deseja. Teve que suportar a maldade por causa dos seus escolhidos, mas chegou ao ponto de dizer: Basta não dá mais para continuar. O coração de Deus estava entristecido com o avanço da maldade do homem e decidiu por sua própria soberania dar um basta em tudo e viver somente com 8 pessoas para sempre, trazendo de volta também as pessoas justas que viveram no passado para se unirem aos que foram salvos pelo dilúvio e vivessem uma vida sem gerações de pessoas. O mundo seria eternamente reduzido a uma quantidade mínima de pessoas e não teriam mais filhos que pudessem outra vez vir um próximo dilúvio.

Sei que virão muitas perguntas, mas a próxima seria: Porque Deus resolveu deixar o mundo prosseguir após destruí-lo?
Até a próxima. Abraços.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

APODman

  • Visitante
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2006, 09:55:18 »
Citar
Acredito sim que Deus poderia saber o que poderia acontecer num futuro distante, pois o homem possui livre arbítrio para fazer o que bem deseja.

Adoro esta contradição da Onisciência x livre arbitrio :D

Quanto ao dilúvio, Deus matou a todos pq ficou bravinho pela decadência da Humanidade mas deixou vivo como semente desta mesma Humanidade um velho cujo primeiro ato após o diluvio foi tomar um porre de vinho e sair dançando pelado.  :biglol:


[ ]´s
« Última modificação: 04 de Setembro de 2006, 09:57:18 por APODman »

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2006, 10:06:09 »
Por que as referências ao Gênesis são baseados em Bíblias cristãs se a verdadeira origem esta na Torah judaíca?Não seria mais correto ir "beber direto na fonte"?
O cristianismo é a sequência do judaísmo. Jesus Cristo é o messias esperado pelos judeus na qual eles o mataram.
Mas já era plano de Deus que Jesus viesse para cumprir esta missão.
Analisemos o capítulo 3 e no versículo 15 de Gênesis abaixo:
Gênesis 3:15   Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Quem conhece como surgiu a mitologia sabe que o paganismo surgiu através dos deuses da natureza que os homens criaram. O livro de Gênesis condena o politeísmo e sua fé está num único Deus. Se o autor de Gênesis ¨Moisés¨estivesse a intenção de criar uma mitologia para seu povo facilitaria seus escritos para que todos estendesem. Teria por exemplo criado um Deus para destruir todos os deuses do paganismo. Analisando o que moisés escreveu acima o que ele esta va querendo dizer?
Escreveu ele:
Porei inimizade entre ti e a mulher. Porque?
Entre a sua descendência. Porque?
E o seu descendênte. Porque?
Este te ferirá a cabeça. Este quem?
E tu lhe ferirás o calcanhar. Como seria isto?

Então vemos uma dificuldade de interpretação´, pois o mesmo texto não dá explicação concreta.
Moisés sabia o que estava escrevendo? O povo entenderia o que ele escreveu?
Se fosse algo mitológico não seria para o presente?
Então concluir que o futuro do judaísmo estava no cristianismo.

Alguma pergunta?
Abraços.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

APODman

  • Visitante
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2006, 11:08:17 »
Profecias, sempre o mesmo jogo de livre-associação, de Moisés a Nostradamus a Mãe Diná

Fico com Sagan:
"A profecia é uma arte inútil"

[ ]´s

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2006, 11:24:35 »
E é arte...?
Mundo até quando...

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2006, 13:04:30 »
Se não me engano na própria Bíblia está escrito que Deus fez isso, pois estava "lavando o mal da terra". Escrito na Bíblia ou não Deus estava "tirando os seus" para que o mal desaparecesse. Não conseguiu... Então não é onipotente...E esse tema "dilúvio" é só um dos vários assuntos incoerentes que existem na Bíblia.
O ser humano tinha chegado ao extremo da maldade. A situação estava incontrolável, tudo devido ao lívre-arbitrio dado ao homem. Assim penso eu.
Eu daria um exemplo bem prático:
Dentro de um lar o pai educa seu filho desde pequeno para que mais tarde não se desvie do bem, mas com o seu crescimento e obtendo amizades foi aprendendo coisas ruins. De início o rapaz começou a ficar nervoso, roubava dinheiro da própria família e os pais sabendo da situação escondia os fatos da família para os parentes. Com o decorrer do tempo este rapaz começou a beber, a se drogar e chegando ao ponto de bater em seus próprios pais. Alguma coisa teria que ser feito, pois o pai não aguentava tanto sofrimento. Acabou de vez com a situação matando seu próprio filho. Nãp é o que acontece hoje em dia?
Deus no início diante desta situação resolveu dar um fim em todo seu planejamento. Estava profundamente triste com a situação.
Destruir o mundo pelo dilúvio não estava nos planos de Deus, mas aconteceu devido sua visão na desagradante perdição humana.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2006, 13:17:23 »
Profecias, sempre o mesmo jogo de livre-associação, de Moisés a Nostradamus a Mãe Diná
Dê um exemplo de profecia com livre jôgo de associação.
Citar
Fico com Sagan:
"A profecia é uma arte inútil"
Sagan existe?
Fiquei curioso agora.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Guinevere

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.861
  • Sexo: Feminino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2006, 13:25:25 »
Como assim "Sagan existe"?

Porrrrrr que não entram criacionistas aqui que saibam ler e escrever, pelo menos?

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2006, 13:46:17 »
O ser humano tinha chegado ao extremo da maldade. A situação estava incontrolável, tudo devido ao lívre-arbitrio dado ao homem. Assim penso eu.
Eu daria um exemplo bem prático:
Pois eu lhe dou a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial e massacre na Armênia e o belíssimo Stalin... (E vários outros...)

Deus estava com medo de enfrentar isso...?
Destruir o mundo pelo dilúvio não estava nos planos de Deus, mas aconteceu devido sua visão na desagradante perdição humana.
Então não é onisciente...

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2006, 13:48:37 »
Como assim "Sagan existe"?

Porrrrrr que não entram criacionistas aqui que saibam ler e escrever, pelo menos?
Não é seu companheiro de jornada Gui...? (...)

Offline Guinevere

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.861
  • Sexo: Feminino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #15 Online: 04 de Setembro de 2006, 13:50:34 »
Sagan? Bom, eu já implementei um programa pra calcular PI que nem em Contato, mas não pesquiso vida fora da Terra...

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #16 Online: 04 de Setembro de 2006, 14:01:43 »
Já que o espaço é para perguntas só limitada a Bíblia, então responda Erivelton:

Se Deus é único, então por que punia com morte os que adoravam a outros Deuses?

Se ele tem o poder de estar presente em todo lugar, para que serve os Anjos?

Já que se os seres humanos fossem por natureza "bons" seria o mesmo que robôs, então um Anjo não passa de um robô, não é mesmo Erivelton? Sua construção foi perfeita, não é?

E por que Satanás tem tanta intimidade com Deus? (De acordo com a Bíblia)
Eles são amigos de Crisma...?



Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #17 Online: 04 de Setembro de 2006, 14:10:51 »
Pois eu lhe dou a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial e massacre na Armênia e o belíssimo Stalin... (E vários outros...)
Deus estava com medo de enfrentar isso...?
Talvez o mundo antigo não fosse tão pior como nas guerras mundiais, mas para ele na época a maldade chegou ao estado insuportável.
Citar
Destruir o mundo pelo dilúvio não estava nos planos de Deus, mas aconteceu devido sua visão na desagradante perdição humana.
Então não é onisciente...
Oniciente quer dizer que ele conhece todos os pensamentos humanos.
Eu lhe pergunto: Deus sabe quem será o campeão da copa do mundo daqui a 50 anos?
Creio que não, a não ser que ele predestine o campeão e o placar do jôgo.
Sua onisciência é para trabalhar no presente das pessoas. O futuro é outra coisa. Cada caso é um caso. Abraços
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Guinevere

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.861
  • Sexo: Feminino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2006, 14:15:01 »
Mas e as profecias da Bíblia?

Offline CoqueiroVermelho

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 508
  • Camarada Stalin
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2006, 14:19:33 »
Citar
Talvez o mundo antigo não fosse tão pior como nas guerras mundiais, mas para ele na época a maldade chegou ao estado insuportável.
Nossa que eficiencia... Quer dizer então que deus não fez um bom trabalho com o dilúvio?
...

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2006, 14:24:03 »
Qual é o sentido de ficar especulando dessa forma tão livre em um fórum cético, Erivelton?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Vito

  • Webmaster
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.554
  • Sexo: Masculino
    • Realidade
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2006, 14:56:33 »
Erivelton. Para a bíblia. Aqui o fórum cético não é bom. Recomendo procure outro fórum que você acredita a sua fé.

Mas aqui só procuras as respostas como tipo de evidência histórica e arqueológica.
Mas também você vai doer a sua fé.

Offline Vito

  • Webmaster
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.554
  • Sexo: Masculino
    • Realidade
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2006, 15:07:08 »
Mais uma coisa que você ver os foristas duvidando o seu deus Javé. E também encontram contradições, absurdo, injustiça, machismo, violência e intorelância religiosa. É por isso que eles querem saber.

Mas não pretendo isso não. Não falo mais esse em cima.
Apenas deixo pra lá uma conversa molde.

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2006, 15:32:50 »
Pois eu lhe dou a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial e massacre na Armênia e o belíssimo Stalin... (E vários outros...)
Deus estava com medo de enfrentar isso...?
Talvez o mundo antigo não fosse tão pior como nas guerras mundiais, mas para ele na época a maldade chegou ao estado insuportável.
Citar
Destruir o mundo pelo dilúvio não estava nos planos de Deus, mas aconteceu devido sua visão na desagradante perdição humana.
Então não é onisciente...
Oniciente quer dizer que ele conhece todos os pensamentos humanos.
Eu lhe pergunto: Deus sabe quem será o campeão da copa do mundo daqui a 50 anos?
Creio que não, a não ser que ele predestine o campeão e o placar do jôgo.
Sua onisciência é para trabalhar no presente das pessoas. O futuro é outra coisa. Cada caso é um caso. Abraços

Não me diga que esse é seu melhor argumento, Erivelton...

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2006, 15:36:47 »
Alguém dê umar lapada nesse cara por mim, por favor.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!