Os teólogos atribuem a autoria a Moisés, mas sabia de uma coisa? Ninquem sabe nem se ele existiu mesmo. Da mesma forma, os evangelhos do Novo Testamento são atribuidos a Marcos, Mateus, Lucas e João, mas que eu saiba nenhum estudioso sério (inclusive religiosos) acredita que eles foram mesmo os autores. O mais provável é que Moisés seja apenas um heroi mítico dos hebreus. (aliás, como é que alguem pode escrever um livro que narra sua própria morte?)
Sabem o que me deixa perplexo? É o fato de os crentes simplesmente ignorarem isso. É como naquele episódio da transfiguração do JC, onde, do nada o mesmo surgiu junto às figuras de Moisés e Elias: ora, se esses dois últimos (supondo que existiram) morreram séculos antes, como souberam que se tratavam exatamente deles?

Abraão e os patriarcas, Noé, Moisés, Josué, Sansão (Hércules?) entre outros são mitos. Nada além disso. Na verdade ainda tenho razão para pensar que, a grosso modo, a bíblia nada mais é do que uma 'campanha publicitária' para levantar a moral dos hebreus cativos na Babilônia.
Por que, os crentes não estudam a origem do tal livro?