Autor Tópico: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)  (Lida 12043 vezes)

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
Re: Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)
« Resposta #100 Online: 11 de Outubro de 2006, 12:56:14 »
Valeu pela informação pedroac. Para mim essa questão está mais do que encerrada, mas é sempre bom contar com novas informações.

Gostaria de ver uma opinião criacionista sobre isso que você apresentou... será que meu desejo tornar-se-á realidade?  :umm:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #101 Online: 11 de Outubro de 2006, 13:04:31 »
Algo me diz, Pedro, que com toda essa erudição você vai ter discussões bem interessantes com certos membros do fórum ;-)

A propósito: qual é a expressão equivalente a "Papo furado" em Portugal?

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #102 Online: 11 de Outubro de 2006, 15:06:51 »
O povo hebreu entrou em contato com o mito de Gilgamesh no século VI a.C. Em 598 a.C., o rei babilônico Nabucodonosor, depois de conquistar a Assíria, invadiu e destruiu Jerusalém e seu templo sagrado. No ano seguinte, os judeus foram deportados para a Babilônia como escravos. O chamado exílio babilônico durou 40 anos. Em 538 a.C., Ciro, o fundador do Império Persa, depois de submeter a Babilônia permitiu o retorno dos judeus à Palestina. Os rabinos ou "escribas" começaram a reconstruir o Templo e a reescrever o Gênesis para, de alguma forma, dar um sentido teológico à terrível experiência do exílio. Assim, a ameaça do dilúvio seria uma referência à planície inundável entre os rios Tigre e Eufrates, região natal de Nabucodonosor; os 40 dias de chuva seriam os 40 anos do exílio; e a aliança final de Deus com Noé, marcada pelo arco-íris, uma promessa divina de que os judeus jamais seriam exilados.
Não entendi essa parte. Os teólogos não dizem que foi Moisés quem escreveu sobre o dilúvio? Mas Moisés não é bem anterior a Nabucodonosor?
8-)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #103 Online: 11 de Outubro de 2006, 15:55:46 »
Algo me diz, Pedro, que com toda essa erudição você vai ter discussões bem interessantes com certos membros do fórum ;-)

A propósito: qual é a expressão equivalente a "Papo furado" em Portugal?

Eu não sou um génio: só tenho a sorte de ter pais como os que tenho, bastante liberdade e muitos livros. E talvez por já ter passado por muitas coisas. Mas sou esquecido e cometo muitas idiotices.

"Papo furado" em Portugal é "Conversa da treta".

E já agora uma coisa que devem achar estranha: para nós, portugueses, "puto" é "garoto". Há até uma canção portuguesa: "Parecem bandos de pardais à solta: os putos, os putos.". Isso devem achar engraçado, porque eu sei o que significa "puto" no Brasil.

Valeu!
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #104 Online: 11 de Outubro de 2006, 16:02:55 »
O povo hebreu entrou em contato com o mito de Gilgamesh no século VI a.C. Em 598 a.C., o rei babilônico Nabucodonosor, depois de conquistar a Assíria, invadiu e destruiu Jerusalém e seu templo sagrado. No ano seguinte, os judeus foram deportados para a Babilônia como escravos. O chamado exílio babilônico durou 40 anos. Em 538 a.C., Ciro, o fundador do Império Persa, depois de submeter a Babilônia permitiu o retorno dos judeus à Palestina. Os rabinos ou "escribas" começaram a reconstruir o Templo e a reescrever o Gênesis para, de alguma forma, dar um sentido teológico à terrível experiência do exílio. Assim, a ameaça do dilúvio seria uma referência à planície inundável entre os rios Tigre e Eufrates, região natal de Nabucodonosor; os 40 dias de chuva seriam os 40 anos do exílio; e a aliança final de Deus com Noé, marcada pelo arco-íris, uma promessa divina de que os judeus jamais seriam exilados.
Não entendi essa parte. Os teólogos não dizem que foi Moisés quem escreveu sobre o dilúvio? Mas Moisés não é bem anterior a Nabucodonosor?

Os teólogos atribuem a autoria a Moisés, mas sabia de uma coisa? Ninquem sabe nem se ele existiu mesmo. Da mesma forma, os evangelhos do Novo Testamento são atribuidos a Marcos, Mateus, Lucas e João, mas que eu saiba nenhum estudioso sério (inclusive religiosos) acredita que eles foram mesmo os autores. O mais provável é que Moisés seja apenas um heroi mítico dos hebreus.
(aliás, como é que alguem pode escrever um livro que narra sua própria morte?)

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #105 Online: 11 de Outubro de 2006, 16:16:30 »

O que os teólogos dizem não se escreve. Dá uma olhadela à "Darwin Magazine".

Já agora acreditas que os apóstolos escreveram os Evangelhos? É só fazer as contas: segundo os teólogos, Jesus tinha cerca de 30 anos quando morreu. É só comparar 30, ou uma idade mínima aceitável, com a data suposta dos escritos dos Evangelhos para ver o que dá. E ainda levaram muitos anos (acho que uns 30) só para se deciderem a escrever alguma coisa, logo quando Paulo termina de escrever cartas (acho eu... e se for verdade, será que morreu nessa altura?). Investiga o que os próprios teólogos e outros religiosos dizem. Há muita coisa boa na Web. Na Wikipedia:
Teria sido escrito por Marcos entre os anos de 60 e 75 da nossa Era.
(sobre o Evangelho de Lucas)
A data da redação deste Evangelho é incerta. Estimativas variam entre cerca de 80 até 130 D.C.
Os evangelhos são tradicionalmente impressos com São Mateus em primeiro lugar porque, segundo Santo Agostinho, era esse o mais antigo (segundo ele, este evangelho teria sido escrito de 50 a 75).

Se percebe inglês, dê uma olhadela ao vídeo em "The God Who Wasn't There".

Abraços.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2006, 11:07:07 por pedroac »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #106 Online: 18 de Outubro de 2006, 17:57:59 »
Os teólogos atribuem a autoria a Moisés, mas sabia de uma coisa? Ninquem sabe nem se ele existiu mesmo. Da mesma forma, os evangelhos do Novo Testamento são atribuidos a Marcos, Mateus, Lucas e João, mas que eu saiba nenhum estudioso sério (inclusive religiosos) acredita que eles foram mesmo os autores. O mais provável é que Moisés seja apenas um heroi mítico dos hebreus. (aliás, como é que alguem pode escrever um livro que narra sua própria morte?)

Sabem o que me deixa perplexo? É o fato de os crentes simplesmente ignorarem isso. É como naquele episódio da transfiguração do JC, onde, do nada o mesmo surgiu junto às figuras de Moisés e Elias: ora, se esses dois últimos (supondo que existiram) morreram séculos antes, como souberam que se tratavam exatamente deles?  :hein:

Abraão e os patriarcas, Noé, Moisés, Josué, Sansão (Hércules?) entre outros são mitos. Nada além disso. Na verdade ainda tenho razão para pensar que, a grosso modo, a bíblia nada mais é do que uma 'campanha publicitária' para levantar a moral dos hebreus cativos na Babilônia.

Por que, os crentes não estudam a origem do tal livro?  :hmph:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #107 Online: 18 de Outubro de 2006, 18:19:09 »
(Moisés, Abraão, etc. são mitos)

Típica reação dos crentes: mãos nos ouvidos, "lá lá lá, não estou te ouvindo, lá lá lá".

:x

E o que mais me irrita em relação ao Velho Testamento, é o tom muitas vezes mesquinho e rancoroso:
"O nosso deus é maior que o seu e vai te pegar!" "Nosso deus vai destruir todas as suas cidades!!" "Você tentou derrotar a gente mas a gente tem o deus mais comprido e vamos matar todos os homens da sua aldeia e violentar as mulheres!!"

E nos EUA eles ainda chamam isso de "The good book".  :nojo:

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #108 Online: 20 de Outubro de 2006, 05:11:48 »
E o que mais me irrita em relação ao Velho Testamento, é o tom muitas vezes mesquinho e rancoroso:
"O nosso deus é maior que o seu e vai te pegar!" "Nosso deus vai destruir todas as suas cidades!!" "Você tentou derrotar a gente mas a gente tem o deus mais comprido e vamos matar todos os homens da sua aldeia e violentar as mulheres!!"

Os gnósticos tinham uma explicação bem mais coerente que os cristãos atuais pra toda a papagaiada do VT: seria culpa de um deus imperfeito, mesquinho e... rancoroso, que se escondeu numa nuvem e se esqueceu dos outros deuses (!). E, no caso, o deus do NT seria um deus bem mais perfeito. Por isso, o deus do VT teria todas essas birras.

Mas o mais provável é que naquele tempo o horário do ônibus era regulado pela pilha de cabeças do lado do ponto. Todo mundo matava todo mundo. E passaram pro livrinho mitológico deles uma representação deles mesmos. (substitua "nosso deus" por "nós"... o deus deles é evidentemente fruto do desejo deles.)
Latebra optima insania est.

Offline Orelix Atlas

• Nível 02
  • *
« Resposta #109 Online: 06 de Outubro de 2008, 11:36:05 »
Respondi as principais objeções e dúvidas sobre o dilúvio, no seguinte link:http://criacionismoevidencias.blogspot.com/2008/10/respondendo-sobre-o-dilvio-e-arca-de-no.html

É muito interessante e esclarecedor. Veja, e depois entre em contato...

Obrigado. :)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #110 Online: 06 de Outubro de 2008, 11:48:52 »
Mais que merda é essa?

O cara esta de tópico em tópico vendendo estas bobagens?

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #111 Online: 06 de Outubro de 2008, 12:05:39 »
Ele esta querendo que a gente destroi as bases das pesquisas dele...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 06 de Outubro de 2008, 12:08:56 »
Respondi as principais objeções e dúvidas sobre o dilúvio, no seguinte link:http://criacionismoevidencias.blogspot.com/2008/10/respondendo-sobre-o-dilvio-e-arca-de-no.html

Esse cara está "meio" atrazado com as desculpas criacionistas, ein?!? Eu tentei ver o site, começei a rir descontroladamente e tive que parar!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #113 Online: 06 de Outubro de 2008, 13:23:56 »

Esse cara está "meio" atrazado com as desculpas criacionistas, ein?!? Eu tentei ver o site, começei a rir descontroladamente e tive que parar!!!

O cara tá postando isso por todo o fórum. Façam ele parar! :chorao:

Mas não expulsem ele! Isso mesmo, tirem o dedo da p*rra do botão vermelho, moderação! ::)

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #114 Online: 06 de Outubro de 2008, 13:36:30 »
como falei, este cidadão quer que a gente dá um show nele, apesar de estar com cara que ele vai postar e não vim aqui pra comentar nada...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #115 Online: 06 de Outubro de 2008, 17:00:03 »
Topico fantastico... depois vou dar uma olhada mais acurada... Agradeço ao Orelix pela trollagem... ainda não tinha visto o topico hehe...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 06 de Outubro de 2008, 17:15:51 »
Topico fantastico... depois vou dar uma olhada mais acurada... Agradeço ao Orelix pela trollagem... ainda não tinha visto o topico hehe...

É ou não é divertido?!?! Eu pelo menos ri muito!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #117 Online: 06 de Outubro de 2008, 18:51:32 »
Sabem o que é pior? Do mesmo modo que deve ter levado muito tempo para o tal Orelix criar um texto desse tamanho, vai levar mais tempo ainda para alguém criar coragem e escrever um texto maior ainda refutando tudo.

Não temos meios políticos (isto é, pessoas do nosso lado) o suficiente para vencer. Só nos resta nos ajoelhar perante a politicagem de Jesus e arranjar um tempo na nossa rotina para ir a igreja, por mais acientífico que esse ritual possa ser...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #118 Online: 06 de Outubro de 2008, 18:58:36 »
eu nem me darei ao trabalho...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #119 Online: 06 de Outubro de 2008, 19:03:42 »
Nem eu. Nem estão pagando pra isso...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 08 de Outubro de 2008, 07:26:37 »

Estes me parecem mais esclarecedores ainda:
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/QuestoesSimples.html
http://ceticismo.wordpress.com/religiao/o-diluvio-desmascarado/

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #121 Online: 09 de Outubro de 2008, 09:37:42 »

Gosto de questionar ONDE ARRUMARAM tanta água para o dilúvio?
94% da água do planeta já está no mar.
A quantidade de água em estado gasoso é irrisória. ::
 E a que está em estado sólido, memo se derretida, seria OBVIAMENTE insuficiente!
Mas já ouvi que houve multiplicação dos átomos de O e H para causar tanta água. Depois "desmultiplicaram". :histeria: :histeria:
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 09:43:31 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 09 de Outubro de 2008, 12:32:23 »
 E a que está em estado sólido, memo se derretida, seria OBVIAMENTE insuficiente!
Mas já ouvi que houve multiplicação dos átomos de O e H para causar tanta água. Depois "desmultiplicaram". :histeria: :histeria:

Como todos sabem, a Terra é o centro do universo e fica dentro de uma esfera de cristal. A água estava acumulada do outro lado desta esfera. É por isto que a Bíblia fala da água que estava em cima e da água que estava em baixo.
A água de cima caiu na Terra. Só não me pergunte para onde ela escorreu depois.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #123 Online: 09 de Outubro de 2008, 12:32:56 »

Nem foi multiplicação... foi tipo assim:
Além de toda agua ja no planeta, existe hidrogenio no ar e oxigenio, aí, Javé, em vez de causar um ataque fulminante do coração ou um AVC em todos os humanos do mal, preferiu fazer o mais dificil, e juntou esses atomos que estavam vagando por aí formando agua, dessa forma mais agua surgiu e se somou ao já existente, e assim Javé matou todo mundo afogado...
 - Carl Sagan

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #124 Online: 09 de Outubro de 2008, 13:23:45 »
Nem foi multiplicação... foi tipo assim:
Além de toda agua ja no planeta, existe hidrogenio no ar e oxigenio, aí, Javé, em vez de causar um ataque fulminante do coração ou um AVC em todos os humanos do mal, preferiu fazer o mais dificil, e juntou esses atomos que estavam vagando por aí formando agua, dessa forma mais agua surgiu e se somou ao já existente, e assim Javé matou todo mundo afogado...
:histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!