Autor Tópico: Crenças Pseudocientificas na DE  (Lida 14758 vezes)

APODman

• Visitante
Crenças Pseudocientificas na DE
« Online: 07 de Setembro de 2006, 10:46:49 »
O quanto a DE com toda sua carga de "fé raciocinada" e "científica" apoia pseudo-ciências como a Astrologia, Numerologia, Homeopatia, etc ? Este tópico pretende analisar isto.

Astrologia

Este caso é um dos mais gritantes e é claro começa na época de Kardec.

Em 1868 o médico homeopata colombiano Ignácio Pereira pergunta aos espíritos da Sociedade Parisiense de Estudos Espiritas acerca das causas de uma seca que assolava a região seguida de um praga que infestava certas plantas. Ele mesmo tinha uma hipótese sobre a origem de tais problemas:

Sabendo que quando um cometa se aproxima da Terra as estações se irregularizam, pensei que esses astros pudessem igualmente produzir uma ação sobre seres orgânicos, ocasionar pertubações climatérias causar certas moléstias e, talvez, influir sobre o estado fisico do globo pela produção de fenômenos diversos.

O espírito de meu irmão, interrogado a respeito, limitou-se a dizer que não é um cometa que age mas o planeta Jupiter que de quarenta em quarenta anos está no seu período mais aproximado da Terra, recomendando-me não prosseguir estes estudo por mim só...

Então "o espírito de Arago" ( um dos mais conceituados "espíritos" da Sociedade Parisiense de Estudos Espiritas, sendo citado inúmeras vezes como referência inclusive por Kardec ), diz:

Na natureza não á um só fenômeno, por menor que seja a sua importância, que não seja regulado pelo exeríio das leis universais que rege a criação. Dá-se o mesmo nos grandes cataclismas, e se males de toda sorte castigam a Terra em ertas épocas, não só é pq seja necessário, em razão das consequênias morais, mas, também, porque a influência de uns corpos celestes sobre outros , as reações compostas de todos os agentes naturais devem, fatalmente, conduzir a um tal resultado.

...

Num mesmo sistema planetário, todos os corpos que dele dependem reagem uns sobre os outros; todas as influências físicas ai são solidárias, e não há um só dos efeitos, que designais sob o nome de grandes pertubações, que não seja consequência da componente das influências de todo esse sistema, Jupiter tem suas revoluções periódicas, como todos os outros planetas e essas revoluções não são sem influência sobre as modificações das condições físicas terrestres ( a seguir discorre que até as outras estrelas distantes afetam nosso planeta ).

...

A matéria orgânica não poderia subtrair-se a essas influências; as pertubações que ela sofre podem, então, alterar o estado físico dos seres vivos, e deteminar algumas dessas doenças que atacam de maneira geral, plantas, animais e os homens. Essas doenças, como todos os flagelos, são para inteligênia humana um estimulante que impele, pela necessidade, a procura dos meios de as combater, e a descoberta das leis da natureza.

fonte: Revista Espírita, outubro de 1868, "Instruções dos Espíritos- Influência dos planetas nas perturbações do globo terrestre - Resposta"

Mas então teremos os espíritas dizendo que "Isto foi naquela época, ninguém nunca apoiou isto recentemente"

E então vem a pedra no sapato chamado Emmanuel, o grande "mentor espiritual" do magnifíco "medium" Chico Xavier, um "espírito" iluminadissimo !

Ele então escreve no livro "O Consolador"( 1 ):

Perg. 140 – Os astros influenciam igualmente na vida do homem?

- As antigas assertivas astrológicas têm a sua razão de ser. O campo magnético e as conjunções dos planetas influenciam no complexo celular do homem físico, em sua formação orgânica e em seu nascimento na Terra: porém, a existência planetária é sinônimo de luta. Se as influências astrais não favorecem a determinadas criaturas, urge que estas lutem contra os elementos perturbadores, porque, acima de todas as verdades astrológicas, temos o Evangelho, e o Evangelho nos ensina que cada qual receberá por suas obras, achando-se cada homem sob as influências que merece.

A influência do campo magnético de Jupiter ( o mais intenso e o de maior extensão dentre os planetas ) se extende a no máximo 30 milhões de km ( 2 ) e Jupiter varia sua distância em relação a Terra entre um minimo de 591 milhões  de Km e um máximo de 967 milhões de km !!!!!

Como podemos observar a DE é livre e qualquer tipo de superstição o que a caracteriza como sendo superior a outras linhas religiosas ainda inferiores, mergulhadas na superstição e na crendice ! 

(1) Agradecimentos a Res Cogitans por localizar a pérola

(2) Em direção a Terra mas na direção oposta a de nosso planeta se extende a cerca de 500 milhões de km devido ao arraste do vento solar.

[ ]´s
« Última modificação: 07 de Setembro de 2006, 10:51:30 por APODman »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2006, 19:40:10 »
Vamos lá, APODman:

A DE não apóia em nenhum momento a Astrologia e a Numerologia, do jeito que as entendemos, como sortilégio, pois, como se sabe, se os astros regulassem as nossas vidas, não haveria livre-arbítrio.

Entretanto, pode ser que os astros, devido à sua maior ou menor proximidade, e devido às suas posições, possam exercer alguma influência sobre os corpos terrestres.  Lembro-me uma vez de um "vento" (entre aspas) fortíssimo que passou pela Terra há alguns anos e foi resultado de uma super-nova não me lembro aonde, mas muito distante da Terra.  A Lua também influencia as nossas marés, a reprodução de alguns animais, e algumas plantas devem ser semeadas em determinadas fases lunares.  Nesse sentido, podemos dizer que os astros influenciam sim as nossas vidas.  Entretanto, se os astros mais distantes exercem influência significativa, eu não sei.  Mas que certamente exercem alguma influência, isso exercem, e é nesse sentido que deve ser entendido o texto.  Mas se o que ele contém é exato ou não, isso eu não sei.  Tome como uma opinião.  Mais tarde eu vou ler o texto todo para formar melhor juízo.

Quanto à homeopatia, penso que o espiritismo corrobora a sua eficácia, que teria influência semelhante à água fluidificada.  Aliás, a homeopatia é um dos fenômenos ainda inexplicados pela ciência.  Eu sei que tentam associá-la ao efeito placebo, mas não sei se houve uma palavra final sobre o assunto.  Um dos principais espíritos que se comunicavam com Kardec, especialmente em Obras Póstumas, era Hahnemann (morto em 1843), o criador da Homeopatia.  Mas eu não sou apto a discorrer sobre esse assunto por falta de conhecimentos.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2006, 20:25:49 »
Leafar, astrologia é balela pura. Dá uma olhada neste texto do Res Cogitans.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2006, 20:35:23 »
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2006, 20:39:12 »
E não foi isso que eu disse, indiretamente?
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2006, 21:25:13 »
Dois sites muito "interessantes" que encontrei na wikipedia:

http://www.espiritismogi.com.br/mortos/mortos.htm
http://www.survivalafterdeath.org/photographs.htm

Já conhecia o primeiro link, as fotos SÃO MUITO MAL FEITAS!!!!! É deste jeito que a DE quer convencer alguém? HAHAHAHAHAHA.

Ah, me esqueci, a DE convence várias pessoas todos os dias. Que diabos há com elas?  :hein:
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2006, 22:37:36 »
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2006, 23:23:56 »
Você não leu. O texto mostra que nem a Lua tem influência sobre a vida das pessoas. Ela só consegue mudar as marés dos oceanos porque são constituídos de uma imenso volume de água que pode ser movida. Nem mesmo açudes sofrem influência da Lua.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2006, 02:10:26 »
Quanto à homeopatia, penso que o espiritismo corrobora a sua eficácia, que teria influência semelhante à água fluidificada.  Aliás, a homeopatia é um dos fenômenos ainda inexplicados pela ciência.  Eu sei que tentam associá-la ao efeito placebo, mas não sei se houve uma palavra final sobre o assunto.
A única coisa inexplicável na homeopatia é a existência de pessoas com instrução acima de ensino médio que acreditam nessa bobagem. Todos os estudos sérios demonstram sem sombra de dúvida que ela não possui eficácia alguma além do efeito placebo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2006, 09:30:24 »
A única coisa inexplicável na homeopatia é a existência de pessoas com instrução acima de ensino médio que acreditam nessa bobagem. Todos os estudos sérios demonstram sem sombra de dúvida que ela não possui eficácia alguma além do efeito placebo.

Inexplicável? Isso até eu explico.

Esses médicos ditos "homeopatas" querem ganhar uma grana fácil sem ter que trabalhar. Por isso acrescentam açúcar ou sal na água ou fazem pílulas de farinha, para vender pro povão que acha que está doente. Eles vendem água e vendem caro, o que movimenta a máfia toda.

Se parar para pensar, quem compra essas porcarias geralmente acha que se trata de remédio mesmo e acaba geralmente se curando com o efeito placebo ou esperando os sintomas da gripe acabarem.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #10 Online: 08 de Setembro de 2006, 12:58:31 »
Quanto à homeopatia, penso que o espiritismo corrobora a sua eficácia, que teria influência semelhante à água fluidificada.  Aliás, a homeopatia é um dos fenômenos ainda inexplicados pela ciência.  Eu sei que tentam associá-la ao efeito placebo, mas não sei se houve uma palavra final sobre o assunto.

Taí o tipo de coisa que me deixa perplexa...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2006, 13:23:38 »
Será que só eu convivo com gente "comum"? Raramente fico perplexa com alguma coisa do tipo! Existem crenças tão mais absurdas que homeopatia.

Estudos comprovam que um resfriado demora sete dias para ser curado com homeopatia, mas sem o uso do "medicamento" cura em uma semana!

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2006, 16:19:05 »
Ah, me esqueci, a DE convence várias pessoas todos os dias. Que diabos há com elas? :hein:

Ernane e só continua a crescer, veja:

http://revistaepoca.globo.com/

História Júri de 33 personalidades escolhidas por ÉPOCA elege Ruy Barbosa (foto ao lado) como o maior brasileiro da História. [size=18]No voto pela internet, os leitores escolheram o médium Chico Xavier [/size]

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG75263-5990-434,00.html

ÉPOCA decidiu criar também uma enquete sobre o assunto na internet, com o intuito de envolver seus leitores no processo de escolha. No sábado 22 de julho, o site da revista passou a exibir uma lista de 50 sugestões de brasileiros notáveis. O leitor tinha a possibilidade de incluir alguém que não estivesse na lista. Em meados de agosto, o religioso Chico Xavier - que não estava na relação inicial - tomou a dianteira, deixando para trás os ídolos esportivos Ayrton Senna e Pelé, respectivamente segundo e terceiro colocados. Ao todo, foram 27.862 votantes, numa eleição que se encerrou na semana passada.

Chico Xavier, talvez o único brasileiro a desempenhar o papel de figura central numa crença religiosa, é tema de uma reportagem que começa na página 76. A Machado de Assis é dedicado um ensaio (página 72) que mostra a visão crítica que nosso principal escritor tinha do Brasil de seu tempo. E Ruy Barbosa, o maior brasileiro da História, é o assunto de um alentado perfil que começa na próxima página. O texto mostra como suas idéias são valiosas para um país que, hoje como no tempo dele, persegue a modernização econômica e institucional. O filósofo e historiador grego Plutarco, que viveu no primeiro século de nossa era, achava que a melhor maneira de propagar a virtude é através do exemplo dos grandes homens - e escreveu, ele próprio, o clássico Vidas Paralelas, em que esmiúça a trajetória de imperadores como Júlio César e generais como Temístocles com o objetivo de difundir suas concepções de vida. Ruy teve idéias que em seu tempo pareceram fora de lugar e que hoje se mostram extremamente atuais. Sua principal virtude talvez tenha sido persegui-las de forma intransigente - com uma intransigência que, na linha do que disse Plutarco, constitui um exemplo a ser seguido pelos que hoje governam o Brasil.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG75291-6014-434,00.html

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2006, 16:20:41 »
É realmente incrível...

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2006, 16:57:02 »
Votação da revista epoca:

O júri popular
Os oito primeiros colocados, na votação dos leitores de ÉPOCA

Maior Brasileiro Votos:

Chico Xavier -  9.966 - 35,77%
Ayrton Senna -  5.637 - 20,23%
Pelé - 4.320 - 15,50%
Garrincha -  924 - 3,32%
Santos Dumont -  854 - 3,07%
Juscelino Kubitschek - 830 - 2,98%
Lula - 540 - 1,94%
Getúlio Vargas - 519 - 1,86%
Outros - 4.272 - 15,33%
Total de votos recebidos - 27.862 

Realmente Incrivel...

Abraços,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #15 Online: 08 de Setembro de 2006, 17:34:59 »
Você não leu. O texto mostra que nem a Lua tem influência sobre a vida das pessoas. Ela só consegue mudar as marés dos oceanos porque são constituídos de uma imenso volume de água que pode ser movida. Nem mesmo açudes sofrem influência da Lua.
Será que não?  Vejamos no caso da Lua, particularmente, já que você citou:

Lembra da guerra do Iraque?  Eu acho que os americanos preferiam bombardear as cidades em noites de Lua Nova (fonte).  Será que em noites de lua cheia os peixes e animais não teriam comportamentos diferentes por causa da maior claridade noturna?  As marés, causadas pela Lua, não influenciam a vida dos animais marinhos?  Ainda por causa da claridade da Lua cheia, será que ela não teria uma ligeira influência na temperatura terrena?  Será que os namorados não ficam mais inspirados em noites de lua cheia, causando um ligeiro desvio na taxa de gravidez nestes períodos? Quem pode dizer?  Então podemos afirmar que a Lua, ou melhor, as fases lunares, não têm influência em nossas vidas?

É claro que têm.  Só não sei, como já disse, até que ponto essas influências seriam significativas em termos locais e coletivos.  E assim como a Lua, os outros planetas e estrelas também exercem determinadas influências na Terra, ainda que sejam desprezíveis.  Erasto, ao que parece, tinha a opinião de que a influência de Júpiter na Terra era maior do que pensamos.  Ou ele se enganou, ou sabe coisas que não sabemos ainda.

Mas ainda assim, essas influências não têm nada a ver com a Astrologia que conhecemos.

Um abraço.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #16 Online: 08 de Setembro de 2006, 18:17:26 »
Leafar, a questão é que nenhum astro causa influência que pode se considerar astrológica para ninguém. Qualquer influência é meramente visual, na melhor das hipóteses.

E considerar influências visuais de astros na previsão do destino ou do comportamento da pessoa é uma das coisas mais idiotas que pode se passar na cabeça de alguém.

Quanto à ataques noturnos dos EUA ao Iraque em noites de Lua Nova, o motivo era meramente usar uma noite escura para pegar um grupo totalmente despreparado para guerras noturnas (sem capacidade de visão noturna). É meramente uma tática de guerra e não vejo o que isso tem a ver com o assunto.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 08 de Setembro de 2006, 18:20:30 »
Estudos comprovam que um resfriado demora sete dias para ser curado com homeopatia, mas sem o uso do "medicamento" cura em uma semana!

É assim mesmo que funciona. Talvez homeopatia funcione até melhor, pois deixa a pessoa mais tranqüila. Ela vai pensar que está tomando um remédio de verdade, que ele está funcionando e vai se sentir mais calma. Isso, de certa forma, ajuda a pessoa a se curar. É o tal do efeito placebo.

A pessoa que tomar um remédio homeopático e duvidar de sua eficácia, não vai notar diferença alguma do que se não tivesse tomado nada.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 08 de Setembro de 2006, 18:22:42 »
Votação da revista epoca:

O júri popular
Os oito primeiros colocados, na votação dos leitores de ÉPOCA

Maior Brasileiro Votos:

Chico Xavier -  9.966 - 35,77%
Ayrton Senna -  5.637 - 20,23%
Pelé - 4.320 - 15,50%
Garrincha -  924 - 3,32%
Santos Dumont -  854 - 3,07%
Juscelino Kubitschek - 830 - 2,98%
Lula - 540 - 1,94%
Getúlio Vargas - 519 - 1,86%
Outros - 4.272 - 15,33%
Total de votos recebidos - 27.862 

Realmente Incrivel...

Abraços,

Douglas

O que isso tem a ver com o tópico? Precisamos explicar que isso soa muito com o Apelo à Popularidade? Precisamos repetir o exemplo de que “se deveria comer bosta pois 20 bilhões de moscas não podem estar erradas”?

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2006, 19:21:39 »
O que isso tem a ver com o tópico?

E o que Astrologia tem a ver com Espiritismo???
www.apologiaespirita.org

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #20 Online: 09 de Setembro de 2006, 00:57:06 »
O que isso tem a ver com o tópico?

E o que Astrologia tem a ver com Espiritismo???

Ué? Leia o tópico.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #21 Online: 09 de Setembro de 2006, 14:54:51 »
Leafar, a questão é que nenhum astro causa influência que pode se considerar astrológica para ninguém. Qualquer influência é meramente visual, na melhor das hipóteses.

E considerar influências visuais de astros na previsão do destino ou do comportamento da pessoa é uma das coisas mais idiotas que pode se passar na cabeça de alguém.

Quanto à ataques noturnos dos EUA ao Iraque em noites de Lua Nova, o motivo era meramente usar uma noite escura para pegar um grupo totalmente despreparado para guerras noturnas (sem capacidade de visão noturna). É meramente uma tática de guerra e não vejo o que isso tem a ver com o assunto.
Percebe então que afinal não há divergências entre nós sobre esse assunto?  Eu só usaria palavras mais educadas para me referir à astrologia, pois afinal de contas, é uma crença como outra qualquer, e devemos respeitar todas.

Um abraço.

APODman

• Visitante
« Resposta #22 Online: 09 de Setembro de 2006, 15:25:00 »
Citação de: leafar
A DE não apóia em nenhum momento a Astrologia e a Numerologia, do jeito que as entendemos, como sortilégio, pois, como se sabe, se os astros regulassem as nossas vidas, não haveria livre-arbítrio.

Realmente ela não apoia como "entendemos" mas apoia os seus princípios, ou seja, só discorda da forma, a base fantasiosa de tais crenças permanece, apenas adequada a DE.

Existe livre-arbitrio com um Deus Onisciente e Onipotente ?

Entretanto, pode ser que os astros, devido à sua maior ou menor proximidade, e devido às suas posições, possam exercer alguma influência sobre os corpos terrestres.  Lembro-me uma vez de um "vento" (entre aspas) fortíssimo que passou pela Terra há alguns anos e foi resultado de uma super-nova não me lembro aonde, mas muito distante da Terra.  A Lua também influencia as nossas marés, a reprodução de alguns animais, e algumas plantas devem ser semeadas em determinadas fases lunares.  Nesse sentido, podemos dizer que os astros influenciam sim as nossas vidas.  Entretanto, se os astros mais distantes exercem influência significativa, eu não sei.  Mas que certamente exercem alguma influência, isso exercem, e é nesse sentido que deve ser entendido o texto.  Mas se o que ele contém é exato ou não, isso eu não sei.  Tome como uma opinião.  Mais tarde eu vou ler o texto todo para formar melhor juízo.

Não é por nada Leafar mas as vezes seus comentários me lembram aqueles dos fundamentalistas tentando explicar que o VT fala sobre dinossauros quando diz sobre "monstros". :D

Releia os textos eles não se referem a influência da Lua ou de Supernovas, mas ao magnetismo de Jupiter e outros planetas atuando não somente na geologia de nosso planeta bem como nos seres vivos.

Isto não é verdadeiro.

Quanto à homeopatia, penso que o espiritismo corrobora a sua eficácia, que teria influência semelhante à água fluidificada.  Aliás, a homeopatia é um dos fenômenos ainda inexplicados pela ciência.  Eu sei que tentam associá-la ao efeito placebo, mas não sei se houve uma palavra final sobre o assunto.  Um dos principais espíritos que se comunicavam com Kardec, especialmente em Obras Póstumas, era Hahnemann (morto em 1843), o criador da Homeopatia.  Mas eu não sou apto a discorrer sobre esse assunto por falta de conhecimentos.
Um abraço.

Sim é verdade , em uma das Revistas Espírtas Hanneman reclama através de uam omunicação mediúnica que sesu seguidores estvam distorcendo seu trbalho original pois não estavam executando a maceração dos ingredientes corretamente bem como a agitação da solução deveria ser um número X de vezes e não Y ("dinamização").

Ridículo !

Se o Espiritismo corrobora a eficácia da Homeopatia isto apenas corrobora que o Espíritismo esta linkado com práticas pseudo-cientificas inócuas ( ao menos diretamente pois podem projudicar de forma indireta ). Na realidade a homeopatia trata-se de pura superstição sem base alguma.

A água fluidificada tb vai por este caminho.

Mas podemos citar outras terapias que ocorrem dentro dos centros, como o "Passe Magnético"  e a Cromoterapia.

Apesar de existir um intenso debate sobre se a prática da cromoterapia deveria ser executada dentro dos centros ( esta dúvida não existe em realação aos "passes") ela é ( especialmente nos centros ligados a FEB ).

Tais práticas são executadas seguido procedimentos rigorosos focado na redistribuição de energia através dos "Chakras" ou "Centros de Força"  ( como mais comumente dito na DE ) ou ainda "Centros Vitais" como prefere André Luiz:

No caso de André Luiz temos ainda que os chakras ( que estão localizados no perispírto ) são muito importantes já que presidem a formação somática, são eles que permitem por exemplo que uma célula se especialize em determinada função, por isto que com seu desequilíbrio viria tb a doença. O passe magnético harmozia as energias do chakra curando a doença.

No caso da Cromoterapia a intenção tb é harmonizar os centros de força e como cada um deles possuiria uma determinada "cor" de ressonância projeta-se, mentalmente, sobre os chakras do indivíduo ( chakra este que foi visto pelo médium como estando em desequilíbrio ) as cores necessárias a regularização do funcioamento dos centros de força:

Abaixo o trecho sobre Evolução em Dois Mundos de André Luiz sobre os "Centros Vitais":

Capitulo 2 - Corpo espiritual

...

CENTROS VITAIS — Estudado no plano em que nos encontramos, na posição de criaturas desencarnadas, o corpo espiritual ou psicossoma é, assim, o veículo físico, relativamente definido pela ciência humana, com os centros vitais que essa mesma ciência, por enquanto, não pode perquirir e reconhecer.

Nele possuímos todo o equipamento de recursos automá­ticos que governam os bilhões de entidades microscópicas a ser­viço da Inteligência, nos círculos de ação em que nos demora­mos, recursos esses adquiridos vagarosamente pelo ser, em mi­lênios e milênios de esforço e recapitulação, nos múltiplos seto­res da evolução anímica.

É assim que, regendo a atividade funcional dos órgãos re­lacionados pela fisiologia terrena, nele identificamos o centro coronário, instalado na região central do cérebro, sede da men­te, centro que assimila os estímulos do Plano Superior e orienta a forma, o movimento, a estabilidade, o metabolismo orgânico e a vida consciencial da alma encarnada ou desencarnada, nas cintas de aprendizado que lhe corresponde no abrigo planetário. O centro coronário supervisiona, ainda, os outros centros vitais que lhe obedecem ao impulso, procedente do Espírito, assim como as peças secundinas de uma usina respondem ao comando da peça-motor de que se serve o tirocínio do homem para concatená-las e dirigi-las.

Desses centros secundários, entrelaçados no psicossoma e, conseqüentemente, no corpo físico, por redes plexiformes, destacamos o centro cerebral contíguo ao coronário, com in­fluência decisiva sobre os demais, governando o córtice encefá­lico na sustentação dos sentidos, marcando a atividade das glân­dulas endocrínicas e administrando o sistema nervoso, em toda a sua organização, coordenação, atividade e mecanismo, desde os neurônios sensitivos até as células efetoras; o centro larín­geo, controlando notadamente a respiração e a fonação; o centro cardíaco, dirigindo a emotividade e a circulação das forças de base; o centro esplênico, determinando todas as atividades em que se exprime o sistema hemático, dentro das variações de meio e volume sangüíneo; o centro gástrico, responsabilizando-se pela digestão e absorção dos alimentos densos ou menos densos que, de qualquer modo, representam concentrados fluídicos pe­netrando-nos a organização, e o centro genésico, guiando a mo­delagem de novas formas entre os homens ou o estabelecimento de estímulos criadores, com vistas ao trabalho, à associação e à realização entre as almas.

CENTRO CORONÁRIO — Temos particularmente no centro coronário o ponto de interação entre as forças determi­nantes do espírito e as forças fisiopsicossomáticas organizadas.

Dele parte, desse modo, a corrente de energia vitalizante formada de estímulos espirituais com ação difusível sobre a ma­téria mental que o envolve, transmitindo aos demais centros da alma os reflexos vivos de nossos sentimentos, idéias e ações, tanto quanto esses mesmos centros, interdependentes entre si, imprimem semelhantes reflexos nos órgãos e demais imple­mentos de nossa constituição particular, plasmando em nós pró­prios os efeitos agradáveis ou desagradáveis de nossa influência e conduta.
A mente elabora as criações que lhe fluem da vontade, apropriando-se dos elementos que a circundam, e o centro co­ronário incumbe-se automaticamente de fixar a natureza da responsabilidade que lhes diga respeito, marcando no próprio ser as conseqüências felizes ou infelizes de sua movimentação consciencial no campo do destino.

ESTRUTURA MENTAL DAS CÉLULAS — É impor­tante considerar, todavia, que nós, os desencarnados, na esfera que nos é própria, estudamos, presentemente, a estrutura mental das células, de modo a iniciarmo-nos em aprendizado superior, com mais amplitude de conhecimento, acerca dos fluídos que nos integram o clima de manifestação, todos eles de origem mental e todos entretecidos na essência da matéria primária, ou Hausto Corpuscular de Deus, de que se compõe a base do Uni­verso Infinito.

CENTROS VITAIS E CÉLULAS — São os centros vi­tais fulcros energéticos que, sob a direção automática da alma, imprimem às células a especialização extrema, pela qual o ho­mem possui no corpo denso, e detemos todos no corpo espiri­tual em recursos equivalentes, as células que produzem fosfato e carbonato de cálcio para a construção dos ossos, as que se dis­tendem para a recobertura do intestino, as que desempenham complexas funções químicas no fígado, as que se transformam em filtros do sangue na intimidade dos rins e outras tantas que se ocupam do fabrico de substâncias indispensáveis à conserva­ção e defesa da vida nas glândulas, nos tecidos e nos órgãos que nos constituem o cosmo vivo de manifestação.

Essas células que obedecem às ordens do espírito, dife­renciando-se e adaptando-se às condições por ele criadas, pro­cedem do elemento primitivo, comum, de que todos provimos em laboriosa marcha no decurso dos milênios, desde o seio tépi­do do oceano, quando as formações protoplásmicas nos lastrea­ram as manifestações primeiras.

Tanto quanto a célula individual, a personalizar-se na ameba, ser unicelular que reclama ambiente próprio e nutri­ção adequada para crescer e reproduzir-se, garantindo a so­brevivência da espécie no oceano em que respira, os bilhões de células que nos servem ao veículo de expressão, agora do­mesticadas, na sua quase totalidade em funções exclusivas, necessitam de substâncias especiais, água, oxigênio e canais de exoneração excretória para se multiplicarem no trabalho específico que nosso espírito lhes traça, encontrando, porém, esse clima, que lhes é indispensável, na estrutura aquosa de nossa constituição fisiopsicossomática, a expressar-se nos líquidos extracelulares, formados pelo líquido intersticial e pelo plasma sangüíneo.

EXTERIORIZAÇÃO DOS CENTROS VITAIS — Ob­servando o corpo espiritual ou psicossoma, desse modo em nossa rápida síntese, como veículo eletromagnético, qual o próprio corpo físico vulgar, reconheceremos fácilmente que, como acontece na exteriorização da sensibilidade dos encarnados, operada pelos magnetizadores comuns, os centros vitais a que nos referimos são também exteriorizáveis, quando a criatura se encontre no campo da encarnação, fenômeno esse a que aten­dem habitualmente os médicos e enfermeiros desencarnados, durante o sono vulgar, no auxílio a doentes físicos de todas as latitudes da Terra, plasmando renovações e transformações no comportamento celular, mediante intervenções no corpo espiri­tual, segundo a lei do merecimento, recursos esses que se popularizarão na medicina terrestre do grande futuro.

Acho que o texto dispensa comentários quanto a profundidade do seu conteúdo.

É curioso que apesar de relutar em aceitar a mistificação dentro do seu corpo doutrinário expurgando tudo que tenha a mais leve aparência de esoterismo ( como fazem com os livros de Armond ) os tais Chakras são plenamente aceitos. Mais uma prova de que a DE filtra apenas "aquilo que lhe traz problemas", que "não lhe é conveniente", e não pq possuem algum método para separar o verdadeiro do falso.

[ ] ´s

APODman

• Visitante
« Resposta #23 Online: 09 de Setembro de 2006, 15:32:35 »

Percebe então que afinal não há divergências entre nós sobre esse assunto?  Eu só usaria palavras mais educadas para me referir à astrologia, pois afinal de contas, é uma crença como outra qualquer, e devemos respeitar todas.

Um abraço.

A Astrologia serve para se movimentar um mercado muito lucrativo

Mas se existissem pessoas que gostamde jogar seu dinhieor fora com chalatões isto é o de menos.

Infelizmente tal pseudo-ciência ( assim como várias outras )  podem acabar por atuar em nossas vidas sem desejarmos isto.

Como é o caso das consultorias astrológicas a empresas onde mapas astrais determinam se um individuo deve ser contratado, promovido ou demitido.

As empresas  não aplicam apenas a Astrologia, tb é bem comum o uso da Grafologia.

Fechar os olhos as pseudociências não é respeito mas omissão !

[ ]´s
« Última modificação: 09 de Setembro de 2006, 16:19:22 por APODman »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #24 Online: 09 de Setembro de 2006, 21:57:07 »
Puxa, APODman!!!  A vantagem de se debater com você é que a gente aprende muito e aumenta a nossa cultura.

Vamos por partes:

Citação de: APODman
Fechar os olhos as pseudociências não é respeito mas omissão !
Eu não disse para fechar os olhos, mas para criticá-las com respeito.

É curioso que apesar de relutar em aceitar a mistificação dentro do seu corpo doutrinário expurgando tudo que tenha a mais leve aparência de esoterismo ( como fazem com os livros de Armond ) os tais Chakras são plenamente aceitos. Mais uma prova de que a DE filtra apenas "aquilo que lhe traz problemas", que "não lhe é conveniente", e não pq possuem algum método para separar o verdadeiro do falso.
Não relutamos em aceitar a existência de mistificações dentro de nosso corpo doutrinário.  Pelo contrário, sabemos que elas existem.  O problema é apontar exatamente onde estão.  Os seus comentários nos são muito úteis nesse sentido.

Não somos diferentes de nenhum outro sistema doutrinário, inclusive o cético, ou seja:  aceitamos aquilo que nos convém, e rejeitamos o resto.  Assim como todos, temos critérios próprios de aceitação para qualquer ensinamento, e naturalmente, temos as nossas justificativas.  Se não houver justificativa razoável, descartamos ou colocamos na geladeira até o tempo fazer o trabalho de comprovar ou negar.  Vocês não fazem a mesma coisa?  Todo mundo não faz?  Não somos diferentes.

E não é verdade que aceitamos somente aquilo que não nos causa problemas.  Você por acaso me viu rejeitando aqueles textos de Kardec considerados por você racistas?  Não me viu aqui justificando a homeopatia?  Não acabou de escrever que o "passe magnético" e os "chacras" são quase que universalmente aceitos pelo movimento espírita?  Todas essas coisas nos trazem "problemas" no sentido em que temos um certo trabalho para justificar.  Mas não negamos.  E por uma razão muito simples: negá-los seria opor-se a fatos.  Mas isso é outra história...

Releia os textos eles não se referem a influência da Lua ou de Supernovas, mas ao magnetismo de Jupiter e outros planetas atuando não somente na geologia de nosso planeta bem como nos seres vivos.

Isto não é verdadeiro.
Essa hipótese está na geladeira... :hihi:

Mas podemos citar outras terapias que ocorrem dentro dos centros, como o "Passe Magnético"  e a Cromoterapia.

Assim como quanto à astrologia, eu também não sou partidário da cromoterapia e não vou comentar.  Quanto aos chacras e os passes magnéticos, eu vou só colocar algumas observações (justificativas) a respeito:

Supondo-se a existência do espírito e que somos neste momento "espíritos encarnados", é perfeitamente natural que se suponha elementos de ligação entre o corpo e o espírito.  A essas ligações é o que convencionou-se chamar-se de "chacra", que é um nome aproveitado da cultura oriental, se não me engano.  Segundo alguns estudiosos do assunto, cada molécula do nosso corpo está ligado ao espírito por inumeráveis chacras, mas que entretanto existiriam alguns que seriam mais notáveis pela sua importância, que são os mostrados nas suas ilustrações.

Já os passes magnéticos são fundamentados no magnetismo animal, descoberto por Mesmer, antes de Kardec.  O espiritismo utiliza-se do magnetismo animal, o que não significa que todo magnetizador seja espírita.  O magnetismo animal particularmente para mim é um fato incontestável, pois eu já o experimentei na adolescência com uma brincadeira que apareceu no colégio e que todos, sem exceção, brincavam, e ela durou meses.  Portanto, não se pode dizer que era efeito da minha imaginação, pois todos sentiam a mesma coisa.  Era uma brincadeira de um colega atrair as mãos do outro por um processo que parecia magnetismo.  Quando era feito comigo, eu sentia perfeitamente uma força invisível puxando as minhas mãos e os meus braços.  Se quiser depois eu descrevo como era feita num aparte, pois há companheiros que já reclamam que eu escrevo muito.

Enfim, o Espiritismo utiliza-se do magnetismo animal nos chamados "passes magnéticos", mas ele vai além.  O Espiritismo afirma que pelo fato de não podermos ainda controlar essa força por não sabermos como ela opera, o simples efeito de magnetizar uma pessoa não surtiria necessariamente o efeito desejado, mas que esses fluidos, manipulados pelos espíritos poderiam ser capazes de curar e até de prejudicar uma pessoa, se for um espírito antipático.  Eu por exemplo, recebi um relato de uma pessoa no Orkut que disse que sempre via espíritos, e que uma vez ela perdeu os sentidos e após ficou cega durante duas semanas.  Levaram-na num médico em Salvador e não encontraram nada.  Após duas semanas, ela voltou a enxergar normalmente.  Durante esse tempo, no centro, lhe disseram que havia um espírito lhe influenciando.  É verdade o relato dela?  Não sei.  Mas ela me perguntou a minha opinião a respeito angustiada.

Portanto, APODman, os conceitos de "chacras" e "passes magnéticos", apesar de parecerem conceitos esotéricos, apoiam-se em experiências observadas e realizadas em diversos lugares.  Renegá-los seria renegar fatos.  Por isso ficamos com eles apesar de "nos causarem problemas".  Mas é também certo que nem tudo o que se diz a respeito pode ser considerado palavra final sobre o assunto.  Estamos engatinhando e há ainda muita crendice misturada a esses conceitos.

Um abraço.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!