Puxa, APODman!!! A vantagem de se debater com você é que a gente aprende muito e aumenta a nossa cultura.
Vamos por partes:
Fechar os olhos as pseudociências não é respeito mas omissão !
Eu não disse para fechar os olhos, mas para criticá-las com respeito.
É curioso que apesar de relutar em aceitar a mistificação dentro do seu corpo doutrinário expurgando tudo que tenha a mais leve aparência de esoterismo ( como fazem com os livros de Armond ) os tais Chakras são plenamente aceitos. Mais uma prova de que a DE filtra apenas "aquilo que lhe traz problemas", que "não lhe é conveniente", e não pq possuem algum método para separar o verdadeiro do falso.
Não relutamos em aceitar a existência de mistificações dentro de nosso corpo doutrinário. Pelo contrário, sabemos que elas existem. O problema é apontar exatamente onde estão. Os seus comentários nos são muito úteis nesse sentido.
Não somos diferentes de nenhum outro sistema doutrinário, inclusive o cético, ou seja:
aceitamos aquilo que nos convém, e rejeitamos o resto. Assim como todos, temos critérios próprios de aceitação para qualquer ensinamento, e naturalmente, temos as nossas justificativas. Se não houver justificativa razoável, descartamos ou colocamos na geladeira até o tempo fazer o trabalho de comprovar ou negar. Vocês não fazem a mesma coisa? Todo mundo não faz? Não somos diferentes.
E não é verdade que aceitamos somente aquilo que não nos causa problemas. Você por acaso me viu rejeitando aqueles textos de Kardec considerados por você racistas? Não me viu aqui justificando a homeopatia? Não acabou de escrever que o "passe magnético" e os "chacras" são quase que universalmente aceitos pelo movimento espírita? Todas essas coisas nos trazem "problemas" no sentido em que temos um certo trabalho para justificar. Mas não negamos. E por uma razão muito simples: negá-los seria opor-se a fatos. Mas isso é outra história...
Releia os textos eles não se referem a influência da Lua ou de Supernovas, mas ao magnetismo de Jupiter e outros planetas atuando não somente na geologia de nosso planeta bem como nos seres vivos.
Isto não é verdadeiro.
Essa hipótese está na geladeira...

Mas podemos citar outras terapias que ocorrem dentro dos centros, como o "Passe Magnético" e a Cromoterapia.
Assim como quanto à astrologia, eu também não sou partidário da cromoterapia e não vou comentar. Quanto aos chacras e os passes magnéticos, eu vou só colocar algumas observações (justificativas) a respeito:
Supondo-se a existência do espírito e que somos neste momento "espíritos encarnados", é perfeitamente natural que se suponha elementos de ligação entre o corpo e o espírito. A essas ligações é o que convencionou-se chamar-se de "chacra", que é um nome aproveitado da cultura oriental, se não me engano. Segundo alguns estudiosos do assunto, cada molécula do nosso corpo está ligado ao espírito por inumeráveis chacras, mas que entretanto existiriam alguns que seriam mais notáveis pela sua importância, que são os mostrados nas suas ilustrações.
Já os passes magnéticos são fundamentados no magnetismo animal, descoberto por Mesmer, antes de Kardec. O espiritismo utiliza-se do magnetismo animal, o que não significa que todo magnetizador seja espírita. O magnetismo animal particularmente para mim é um fato incontestável, pois eu já o experimentei na adolescência com uma brincadeira que apareceu no colégio e que todos, sem exceção, brincavam, e ela durou meses. Portanto, não se pode dizer que era efeito da minha imaginação, pois todos sentiam a mesma coisa. Era uma brincadeira de um colega atrair as mãos do outro por um processo que parecia magnetismo. Quando era feito comigo, eu sentia perfeitamente uma força invisível puxando as minhas mãos e os meus braços. Se quiser depois eu descrevo como era feita num aparte, pois há companheiros que já reclamam que eu escrevo muito.
Enfim, o Espiritismo utiliza-se do magnetismo animal nos chamados "passes magnéticos", mas ele vai além. O Espiritismo afirma que pelo fato de não podermos ainda controlar essa força por não sabermos como ela opera, o simples efeito de magnetizar uma pessoa não surtiria necessariamente o efeito desejado, mas que esses fluidos, manipulados pelos espíritos poderiam ser capazes de curar e até de prejudicar uma pessoa, se for um espírito antipático. Eu por exemplo, recebi um relato de uma pessoa no Orkut que disse que sempre via espíritos, e que uma vez ela perdeu os sentidos e após ficou cega durante duas semanas. Levaram-na num médico em Salvador e não encontraram nada. Após duas semanas, ela voltou a enxergar normalmente. Durante esse tempo, no centro, lhe disseram que havia um espírito lhe influenciando. É verdade o relato dela? Não sei. Mas ela me perguntou a minha opinião a respeito angustiada.
Portanto, APODman, os conceitos de "chacras" e "passes magnéticos", apesar de parecerem conceitos esotéricos, apoiam-se em experiências observadas e realizadas em diversos lugares. Renegá-los seria renegar fatos. Por isso ficamos com eles apesar de "nos causarem problemas". Mas é também certo que nem tudo o que se diz a respeito pode ser considerado palavra final sobre o assunto. Estamos engatinhando e há ainda muita crendice misturada a esses conceitos.
Um abraço.