Mais uma vez, por que é cético? Você tem como provar que o ponto de vista cético (ou ateu, ou materialista, como preferir), é a melhor forma de lidar com a realidade?
Quem deve provar algo é quem afirma.... Vem um zé e diz que há um deus. Veio um outro zé e diz que há vários (Outro espíritos e assim sucessivamente....) Vc acha que devemos dar credibilidade a todas essas 'verdades'....? Não, não devemos. O pior de tudo é que os "zés" afirmam está com a verdade e ainda querem disseminar tais idéias.... Isso é lamentável. Isso é desprezível.
Todos têm direito à opinião, certas ou erradas. Mas quem defende um ponto de vista deve fazê-lo pelo menos com a consciência íntima de que é a melhor opinião que pode disseminar. Eu defendo o Espiritismo porque atualmente penso ser o melhor sistema. Se mudar de idéia, amanhã disseminarei outro sistema com a consciência de que seja o melhor.
E eu não dissemino "verdades". Eu dissemino opiniões, que podem conter verdades; que espero que contenham verdades. Quem se agregar a mim o faz por conta e risco.
Sim é parcialmente verdadeiro com relação ao Espiritismo. No nosso caso, acreditamos ser a doutrina mais correta, com a maior quantidade de ensinamentos verdadeiros em relação a todas as outras. Só não é verdade que pregamos ser o Espiritismo a única doutrina verdadeira, pois a Verdade é pulverizada e partes dela aparecem em vários lugares. Só cremos que, sob o ponto de vista religioso, o Espiritismo possui a maior quantidade das verdades disponíveis. Logo, sob o ponto de vista religioso, seria superior a todos os outros sistemas doutrinários.
Eu só não entendo porque isso seria uma prática desprezível e lamentável. Por que você é cético (você é cético?)?
Então vc quer dizer que "todas têm um pedacinho da verdade"?
A Verdade (com V maiúsculo) está fragmentada em várias verdades parciais e em diversos campos. Então temos as verdades científicas, as verdades filosóficas, as verdades morais, as verdades religiosas, etc... Dentro de cada grupo, ainda há muitas subdivisões, como nas verdades matemáticas temos a álgebra, a geometria, o cálculo, etc...
Então, da Verdade com V maiúsculo, temos que:
1. Todos os seus fragmentos ainda não estão disponíveis para entendimento;
2. Dos que já estão disponíveis, eles estão espalhados pelos diversos sistemas. Alguns sistemas podem ser constituídos por 90% de verdades adquiridas (todo o restante seria falso); outros podem conter menos de 1%; outros ainda podem não conter nada que seja verdadeiro; e pode existir algo até 100% verdadeiro. É assim que a coisa funciona. Devemos tentar escolher aderir a sistemas que presumivelmente contenha a maior quantidade possível de verdades. Eu escolhi o Espiritismo porque acho que é lá que se encontram sob o ponto de vista religioso. Quem escolheu o ceticismo é porque provavelmente discorda e julga que lá é possível encontrar a maior parcela de verdades, e assim sucessivamente para os diversos sistemas doutrinários.
A discussão começou porque foi dito que se considerar adepto do melhor sistema era falta de humildade, pretensão e arrogância. Eu só estou dizendo que discordo, pois todos acham que seguem o melhor caminho. Estranho seria se não fosse dessa forma.
Entretanto, quem realmente segue o melhor sistema com a maior quantidade de verdades, isso é outra discussão. Todos acham que seguem, mas não podemos estar todos certos ao mesmo tempo, não é mesmo?
Um abraço.