Autor Tópico: Crenças Pseudocientificas na DE  (Lida 14764 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

APODman

  • Visitante
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #150 Online: 31 de Julho de 2007, 16:38:44 »
Minha associação dos Espíritos Elementais ( gnomos, elfos, fadas, etc. ) da Teosofia aos Espíritos Elementares citados na DE foram criticados como uma "forçação de barra".

Porém parece que não eu não estava tão errado:

Citar
DIVALDO PEREIRA FRANCO - Emérito educador. Fundou em 1952, na cidade de Salvador-BA, com seu primo Nilson de Souza Pereira, a Mansão do Caminho, instituição que acolheu e educou mais de 600 filhos sob o regime de Lares Substitutos. Conferencista e médium espírita, já proferiu mais de 10 mil palestras no Brasil e no exterior e psicografou aproximadamente 200 livros espíritas que já venderam 5 milhões de exemplares, inclusive com tradução para 13 idiomas. Septuagenário quando fala sobre o espiritismo demonstra o entusiasmo dos jovens com sabedoria que só a experiência do bem viver pode proporcionar.

 
P: - Existem os chamados Espíritos elementais ou Espíritos da Natureza?
R: - Sim, existem os espíritos que contribuem em favor do desenvolvimento dos recursos da Natureza. Em todas as épocas eles foram conhecidos, identificando-se através de nomenclatura variada, fazendo parte mitológica dos povos e tornando-se alguns deles ‘deuses’ , que se faziam temer ou amar.

P: - Qual é o estágio evolutivo desses espíritos?
R: – Alguns são de elevada categoria e comandam os menos evoluídos, que se lhes submetem docilmente, elaborando em favor do progresso pessoal e geral, na condição de auxiliares daqueles que presidem aos fenômenos da Natureza.

P: -  Então eles são submetidos hierarquicamente a outra ordem mais elevada de Espíritos?
R: – De acordo com o papel que desempenham, de maior ou menor inteligência, tornam-se responsáveis por inúmeros fenômenos ou contribuem para que os mesmos aconteçam. Os que se fixam nas ocorrências inferiores, mais materiais, são, portanto, pela própria atividade que desempenham, mais atrasados submetidos aos de grande elevação, que os comandam e orientam.

P: - Estes Espíritos se apresentam com formas definidas, como por exemplo fadas, duendes, gnomos, silfos, elfos, sátiros, etc?
R: - Alguns deles, senão a grande maioria dos menos evoluídos, que ainda não tiveram reencarnações na Terra, apresentam-se, não raro, com formas especiais, pequena dimensão, o que deu origem aos diversos nomes nas sociedades mitológicas do passado. Acreditamos pessoalmente, por experiências mediúnicas, que alguns vivem o Período Intermediários entre as formas primitivas e hominais, preparando-se para futuras reencarnações humanas.

P:- Quer dizer que já passaram ou passam, como nós, Espíritos humanos, por ciclos evolutivos, reencarnações?
R: – A reencarnação é lei da Vida através de cujo processo o psiquismo adquire sabedoria e ‘desvela o seu Deus interno’. Na questão no. 538 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec  interroga: “Formam categoria especial no mundo espírita os Espíritos que presidem os fenômenos da Natureza? Serão seres à parte ou Espíritos que foram encarnados como nós?” E os Benfeitores da Humanidade responderam: “Que foram ou que serão”.

P: -  Algum dia serão ou já foram homens terrestres?
R: - DPF – Os mais elevados já viveram na Terra, onde desenvolveram grandes aptidões. Os outros, menos evoluídos, reencarnar-se-ão na Terra ou outros mundos, após se desincumbirem de deveres que os credenciem moral e intelectualmente, avançando sempre, porque a perfeição é meta que a  todos os seres está destinada.

P: -  O elementais são autóctones ou vieram de outros planetas?
R: – Pessoalmente acreditamos que um numero imenso teve sua origem na Terra e outros vieram de diferentes mundos, a fim de contribuírem com o progresso do nosso planeta.

P: -  Que tarefas executam?
R: - Inumeráveis. Protegem os vegetais, os animais, os homens. Contribuem para acontecimentos diversos: tempestades, chuvas, maremotos, terremotos... interferindo nos fenômenos “normais” da Natureza sob o comando dos Engenheiros Espirituais que operam em nome de Deus, que “não exerce ação direta sobre a matéria. Ele encontra agentes dedicados em todos os graus da escala dos mundos”, como responderam os Venerandos Guias a Kardec, na questão 536-b de “O Livro dos Espíritos”.

P: -  Todos eles sabem manipular conscientemente os fluidos da Natureza?
R: – Nem todos. Somente os condutores sabem o que fazem e para o que fazem, quando atuam nos elementos da Natureza. Os mais atrasados “oferecem utilidade ao conjunto” não suspeitando sequer que são “Instrumentos de Deus”.

P: -  Nós não os vemos normalmente. Isto significa que não se revestem de matéria densa?
R: – O conceito de matéria na atualidade, é muito amplo. A sua “invisibilidade” aos olhos humanos, a algum indivíduo, demonstra que sejam constituídos de maneira equivalente aos demais espíritos da Criação. Encontram-se em determinada fase de desenvolvimento, que são perceptíveis somente aos médiuns, as pessoas de percepção especial, qual ocorre também com os Espíritos Nobres, que não são detectados por qualquer pessoa destituída de faculdade mediúnica.

P: -   Qual é o habitat natural desses Espíritos?
R: – A erraticidade, o mundo dos Espíritos , pertencendo a uma classe própria e, portanto, vivendo em regiões compatíveis ao seu grau de evolução. “Misturam-se” aos homens e vivem, na grande maioria, na própria Natureza, que lhes serve de espaço especial.

P: -  Uma das grandes preocupações da humanidade, atualmente, é a preservação do equilíbrio ecológico. Qual a atitude ou providência que tomam quando a Natureza é desrespeitada pelos homens?
R: – Quando na infância do desenvolvimento, susceptíveis às reações mais primitivas, tornam-se agressivos e revoltados. À medida que evoluem, fazem-se benignos e se apiedam dos adversários da vida em qualquer forma pela qual esta se expressa. Assim, inspiram a proteção à Natureza, o desenvolvimento de recursos que a preservem, , a sua utilização nobre em favor da vida em geral, em suma, “fazem pela Natureza o que gostariam que cada qual fizesse por si mesmo”.

fonte: http://www.omensageiro.com.br/entrevistas/entrevista-42.htm

Espiritismo, sempre se superando !  :D

[ ]´s


Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #151 Online: 31 de Julho de 2007, 23:34:29 »
Não entendi a sua crítica APODman. Nunca dissemos que não possa haver espíritos que sejam responsáveis pelo controle dos fenômenos da natureza (material); senão de todos eles, pelo menos de muitos deles.

Apenas rejeitamos a idéia de que possa haver seres especiais na natureza; mágicos, como diz a mitologia. Se os homens os chamam de duendes, fadas, gnomos, etc... e acham que eles têm poderes mágicos, isso não é da responsabilidade da doutrina espírita. Para nós esses seres, se existirem, são espíritos comuns, como eu e você. Apenas são incumbidos de responsabilidades diferentes das nossas.

A entrevista do Divaldo acima é até bastante coerente e a meu ver não contradiz em nada a doutrina espírita.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

  • Visitante
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #152 Online: 01 de Agosto de 2007, 07:46:08 »
Nõe é o que Divaldo afirma. segundo ele não são "espíritos como eu e vc".

Além do que os próprios espíritos são seres mágicos.

o fato é que independente dos poderes atribuidos a tais seres estes seriam os mesmos gnomos, fadas,etc citados pela teosofia e crendices populares com poderes para lidar com a ntureza, inclusive controlar alguns de seus aspectos, isto por sí só é mágico.

Curiosamente as previsões climáticas locais hoje possuem alta precisão e seus modelos matemáticos não necessitam levar em consideração a atuação de seres sobrenaturais seja de que tipo for.

[ ]´s
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 07:49:58 por APODman »

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #153 Online: 01 de Agosto de 2007, 08:12:04 »
Não sei aonde é que viu a "magia" no texto do Divaldo. O mundo espiritual tem total poder sobre o mundo corporal, mesmo nós não enxergando isso. Não é o fato de estarem ocultos que não sejam poderosos. Não acredito que haja alguma interferência em cada brisazinha que sopra na atmosfera, mas em eventos de grande importância moral, como o tsunami da Ásia, que aconteceu na véspera de Natal quando as praias e os hotéis estavam lotados de turistas, pode ter havido sim uma interferência no sentido de adiar ou antecipar o evento para aquele dia. Nesse sentido é que entendo que os espíritos podem interferir nos fenômenos físicos da natureza.

O seu mal é achar que qualquer atuação do mundo espiritual no mundo corporal seja magia. É feito por um processo cujo mecanismo não conhecemos bem ainda, mas que no futuro teremos uma explicação lógica e racional, podendo inclusive controlá-los e repeti-los nós mesmos, como hoje controlamos a eletricidade que antigamente era atribuída à ira dos deuses.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

  • Visitante
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #154 Online: 01 de Agosto de 2007, 08:14:45 »
Citar
O mundo espiritual tem total poder sobre o mundo corporal, mesmo nós não enxergando isso.

Magia

Citar
mas em eventos de grande importância moral, como o tsunami da Ásia, que aconteceu na véspera de Natal quando as praias e os hotéis estavam lotados de turistas, pode ter havido sim uma interferência no sentido de adiar ou antecipar o evento para aquele dia. Nesse sentido é que entendo que os espíritos podem interferir nos fenômenos físicos da natureza.


Hehehehehe,

Magia !!

[]´s

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #155 Online: 01 de Agosto de 2007, 08:21:39 »
É verdade: Magia!!! Como a eletricidade nos tempos antigos. Amanhã será chamada de Engenharia.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

  • Visitante
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #156 Online: 01 de Agosto de 2007, 08:25:04 »
Citar
É verdade: Magia!!! Como a eletricidade nos tempos antigos. Amanhã será chamada de Engenharia.

Realmente vimos que a eletricidade não era causada por poderes mágicos dos deuses. Mas ainda hoje encontramos espíritas que crêem que terremotos são causados por poderes mágicos de espíritos.

Trágico !

[ ]´s


Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #157 Online: 01 de Agosto de 2007, 08:32:37 »
Não só os terremotos, mas tudo o que existe em volta é gerenciado por eles. Você pode até não acreditar, mas são eles que regem os destinos do mundo. Se quiserem que o mundo material progrida, ele progredirá. Se quiserem que a humanidade material retorne para as cavernas, em pouco tempo estaremos lá novamente. Não sei porque achava que pensássemos diferente.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

  • Visitante
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #158 Online: 01 de Agosto de 2007, 08:33:23 »
Não só os terremotos, mas tudo o que existe em volta é gerenciado por eles. Você pode até não acreditar, mas são eles que regem os destinos do mundo. Se quiserem que o mundo material progrida, ele progredirá. Se quiserem que a humanidade material retorne para as cavernas, em pouco tempo estaremos lá novamente. Não sei porque achava que pensássemos diferente.

E a coisa fica cada vez mais trágica.

[]´s

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #159 Online: 01 de Agosto de 2007, 09:00:36 »
Só para não ficar vago demais, vou expandir um pouco mais o pensamento anterior.

Em primeiro lugar, tudo o que foi dito depende de uma premissa básica que discordamos: a existência dos espíritos. Se espíritos não existem, é realmente trágico, como você disse. Se existem, então o que está escrito torna-se absolutamente lógico e tragicidade se vira para o seu lado.

Mas supondo que eu esteja certo e espíritos existam, pense comigo. Os espíritos controlam as reencarnações. Se quiserem que determinado mundo ou região material progrida, fazem as reencarnações ocorrerem com espíritos mais evoluídos, que pela força do seu próprio gênio impulsionarão o progresso. É isso que vem ocorrendo há mais de um século, em todas as direções, no mundo atual.

Se ao contrário, quiserem que uma determinada região material regrida, simplesmente a fazem povoar, através da reencarnação, de espíritos inferiores e ignorantes. Se olharmos a história da humanidade encontraremos vários exemplos que sugerem isso, como a Grécia antiga, que acolheu os grandes filósofos do passado e depois deteriorou. Roma, China, Japão, Índia, são outros exemplos.

Mas o fato de a região material regredir em progresso, não significa que o progresso de um modo geral seja entravado. O Universo progride sempre, embora em alguns lugares pareça regredir. Às vezes é necessário destruir para reconstruir melhor.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

  • Visitante
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #160 Online: 01 de Agosto de 2007, 10:24:11 »
Citar
Se existem, então o que está escrito torna-se absolutamente lógico e tragicidade se vira para o seu lado.

Não necessariamente, ainda restaria demonstrar que os espíritos são e atuam como diz o Espiritismo.

Em outras palavras: se eles possuem os poderes mágicos que a DE determina. ;)

[]´s

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #161 Online: 01 de Agosto de 2007, 11:13:09 »
Isso já seria uma segunda discussão. Por enquanto me limito a demonstrar que, em existindo os espíritos, a explicação espírita não seria ilógica. Mas para desenvolvermos melhor a questão, precisaríamos antes superar o obstáculo da descrença da existência dos espíritos.

Quem sabe algum dia você não retorna ao time dos espiritualistas e discutamos se o Espiritismo é ou não a melhor explicação lá no Portal do Espírito?  ::)

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #162 Online: 01 de Agosto de 2007, 11:17:40 »
Não só os terremotos, mas tudo o que existe em volta é gerenciado por eles. Você pode até não acreditar, mas são eles que regem os destinos do mundo. Se quiserem que o mundo material progrida, ele progredirá. Se quiserem que a humanidade material retorne para as cavernas, em pouco tempo estaremos lá novamente. Não sei porque achava que pensássemos diferente.

Nunca ouviram falar de tectônica de placas!!!

Pqp... cada coisa que eu tenho que ler....


 :susto: :susto:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #163 Online: 01 de Agosto de 2007, 11:19:06 »
É a velha história dos gnomos e da chuva... para quem acredita que os gnomos produzem a chuva, cada vez que chove há provas incontestáveis de que os gnomos existem...

Argumento circular??? Não... imagiiinnnaaaa!!!

::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #164 Online: 01 de Agosto de 2007, 12:15:57 »
Pqp... cada coisa que eu tenho que ler....
Calma, não precisa se irritar e pensar em nomes feios. Melhor ler o que eu escrevo do que ser cega, não é mesmo?

É a velha história dos gnomos e da chuva... para quem acredita que os gnomos produzem a chuva, cada vez que chove há provas incontestáveis de que os gnomos existem...

Argumento circular??? Não... imagiiinnnaaaa!!!

::)
Eu não sei se têm problemas de entendimento ou se é só vontade de contrariar mesmo... Se espíritos existem, qual é a falta de lógica em supor que eles regulam os fenômenos naturais materiais? Quando eu digo regular não é tomar parte ativamente em cada chuvinha que ocorre. Somente nos acontecimentos mais importantes é que se faria necessário uma atuação mais ostensiva.

Tenho um relógio que funciona sozinho durante longo tempo sem necessidade de intervenção humana, por princípios puramente físicos. Entretanto, é necessária eventualmente a atuação de um relojoeiro para torcar as baterias, fazer ajustes, etc... Com a natureza pode ocorrer a mesma coisa.

Considere suposição se quiser. Mas não é ilógico.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

  • Visitante
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #165 Online: 01 de Agosto de 2007, 14:23:39 »
É a velha história dos gnomos e da chuva... para quem acredita que os gnomos produzem a chuva, cada vez que chove há provas incontestáveis de que os gnomos existem...

Argumento circular??? Não... imagiiinnnaaaa!!!

::)
Eu não sei se têm problemas de entendimento ou se é só vontade de contrariar mesmo... Se espíritos existem, qual é a falta de lógica em supor que eles regulam os fenômenos naturais materiais? Quando eu digo regular não é tomar parte ativamente em cada chuvinha que ocorre. Somente nos acontecimentos mais importantes é que se faria necessário uma atuação mais ostensiva.

Tenho um relógio que funciona sozinho durante longo tempo sem necessidade de intervenção humana, por princípios puramente físicos. Entretanto, é necessária eventualmente a atuação de um relojoeiro para torcar as baterias, fazer ajustes, etc... Com a natureza pode ocorrer a mesma coisa.

Considere suposição se quiser. Mas não é ilógico.

Um abraço.
[/quote]

E o Peter Pan, entra em qual momento ?

[ ]´s

APODman

  • Visitante
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #166 Online: 01 de Agosto de 2007, 14:24:21 »
Qualquer coisa é lógica no reino da fantasia.

[ ]´s

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #167 Online: 01 de Agosto de 2007, 15:01:46 »
Ok, APODman. Já entendi que acabaram-se os argumentos e, logo, o assunto está esgotado.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

  • Visitante
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #168 Online: 01 de Agosto de 2007, 15:05:09 »
Ok, APODman. Já entendi que acabaram-se os argumentos e, logo, o assunto está esgotado.

Um abraço.

Para que argumentar contra fantasias, vc dá as propriedades que desejar a seus gnomos.

[ ]´s

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #169 Online: 01 de Agosto de 2007, 15:13:30 »
Pode até não dar para argumentar contra nossas fantasias. Mas já está demonstrado que a DE não corrobora a existência de seres especiais no mundo espiritual. Segundo a DE, são todos espíritos, da mesma natureza, da mesma constituição e capacidade e tendendo para o mesmo fim, não importando os nomes que os homens lhes dêem. A única coisa que os diferencia é o seu grau de evolução intelectual e moral. Contra isso, parece que acabaram os argumentos.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

  • Visitante
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #170 Online: 01 de Agosto de 2007, 15:46:13 »
Não muda como vcs o denominam, tratam-se de seres especiais com funções mágicas especiais. Podem dividi-las com outros seres mágicos mais "elevados", mas estes seres mágicos inumanos ( relembrandoa citação de Divaldo que corrobora o LE: (seres) "...que ainda não tiveram reencarnações na Terra, apresentam-se, não raro, com formas especiais, pequena dimensão, o que deu origem aos diversos nomes nas sociedades mitológicas do passado.

Ou seja se tratam efetivamente dos populares fadinhas, gnomos, duendes, etc, ou seja  DE crê ( mesmo que seja com outro nome ) em fadas, gnomos e duendes.

Ou seja a DE não tem como se tornar mais ridícula.

[ ]´s

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #171 Online: 01 de Agosto de 2007, 16:02:44 »
Mais uma vez repetindo: espiritualmente falando, não são seres especiais, mas apenas espíritos. Se nunca viveram na Terra e foram vistos num fenômeno de aparição comum, podem ter sido vistos com outras formas. Mas isso não implica que fossem diferentes do restante dos espíritos, que fizessem mágicas, ou soltassem pó de pirilimpimpim quando se locomoviam, e coisas desse tipo.

Em outras palavras, não cremos em fadas, gnomos, duendes, etc... no sentido em que se entendem essas palavras. Mas não negamos a possibilidade de aparições de espíritos com formas estranhas que, quando vistos por uma mediunidade desenvolvida mas ignorante, alimentou a imaginação popular.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

  • Visitante
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #172 Online: 01 de Agosto de 2007, 16:30:45 »
De qualquer modo eles são os duendes, etc. seres inumanos com poderes mágicos sobre natureza apenas coma diferença que ao invés de pó de pirilimpimpim volitam apenas pela força do pensamento.

O ridículo da crença apenas muda em alguns detalhes.

[ ]´s

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #173 Online: 01 de Agosto de 2007, 17:41:19 »
Aí já é opinião sua e não posso fazer nada a respeito. Pode nos criticar pelas idéias que defendemos, mas não pelas que não temos nada a ver.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline mUKA

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
    • muka.org
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #174 Online: 01 de Agosto de 2007, 17:48:19 »
... Se espíritos existem...

Se existirem espíritos, tem muito o que disctutir, caso contrário...
Acho que a maior crença psudocientífica no espiritismo é a da crença no espírito. Não há necessidade de ficar discutindo interminavelmente sobre assuntos periféricos quando não é possível corroborar nem a base da seita/religião ou seja lá o que for. Toda religião, seita ou crença tem como base deus, deuses, algum espírito, espíritos ou supostas forças não passíveis de registro por nenhuma tecnologia existente e pra piorar não passíveis de averiguação racional/lógica. Não vejo motivo pra discutir os pormenores de nenhuma crença (se o espírito entra/sai pelo umbigo ou pelo...) sem a base para se discutir, que no caso em questão são os espíritos.
mUKA

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!