Só para não ficar vago demais, vou expandir um pouco mais o pensamento anterior.
Em primeiro lugar, tudo o que foi dito depende de uma premissa básica que discordamos: a existência dos espíritos. Se espíritos não existem, é realmente trágico, como você disse. Se existem, então o que está escrito torna-se absolutamente lógico e tragicidade se vira para o seu lado.
Mas supondo que eu esteja certo e espíritos existam, pense comigo. Os espíritos controlam as reencarnações. Se quiserem que determinado mundo ou região material progrida, fazem as reencarnações ocorrerem com espíritos mais evoluídos, que pela força do seu próprio gênio impulsionarão o progresso. É isso que vem ocorrendo há mais de um século, em todas as direções, no mundo atual.
Se ao contrário, quiserem que uma determinada região material regrida, simplesmente a fazem povoar, através da reencarnação, de espíritos inferiores e ignorantes. Se olharmos a história da humanidade encontraremos vários exemplos que sugerem isso, como a Grécia antiga, que acolheu os grandes filósofos do passado e depois deteriorou. Roma, China, Japão, Índia, são outros exemplos.
Mas o fato de a região material regredir em progresso, não significa que o progresso de um modo geral seja entravado. O Universo progride sempre, embora em alguns lugares pareça regredir. Às vezes é necessário destruir para reconstruir melhor.
Um abraço.