Autor Tópico: Crenças Pseudocientificas na DE  (Lida 14763 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #125 Online: 17 de Outubro de 2006, 09:31:27 »
Qual a definição de leviano dos espíritos para decidir com quem eles permitem a comunicação?

Um cético querendo testar o fenômeno de forma imparcial é considerado leviano por eles?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #126 Online: 17 de Outubro de 2006, 09:39:15 »
Eu sei que é problemático.  Mas não é a mesma coisa no nosso mundo?

Era para haver similaridade?  Por que?

Não negamos tecnologia aos que consideramos moralmente atrasados, para que não façam dela mal uso?

Não, não fazemos isso, porque ainda não chegamos a um critério funcional e largamente reconhecido sobre o que seria atraso moral.  Muito frustrante, mas é a realidade.  Há sim o uso de autoridade e de critérios vários (basicamente idade e confiabilidade) para controlar o acesso a tecnologia perigosa.  Mas na prática há tantas exceções e avaliações questionáveis!

O nosso critério humano é perfeito? Porque está sendo agora negada a possibilidade de desenvolvimento nuclear ao Irã e Coréia do Norte?  Não é porque existe um risco alto de que usem isso para destruição?

Aí é que está; se essa imperfeição também existe "do outro lado", então seria de se esperar que espíritos "levianos" pudessem se comunicar com certa frequência, mesmo aceitando o seu modelo de controle hierárquico da liberdade de ação dos espíritos.

Já quem detém a tecnologia é outra história.  Esse usa o seu livre-arbítrio como bem entende, seja certo ou errado.  Com os espíritos (se existerem) não seria diferente.  Mas, estatisticamente falando, aquele que tem bastante conhecimento para gerar ou entender tecnologias, também tem um certo grau de desenvolvimento moral.

Não deste lado do túmulo.  A tecnologia mais avançada que temos é a militar, lembre-se.

Pode notar que quem geralmente (existem exceções) faz mal uso da tecnologia não é capaz de criá-la ou entendê-la.  Somente a usa mal.

Não estou convencido, lamento.  O mal é definido por sua tendência em destruir sua própria base de sustentação, e por isso acaba por erodir também à sua capacidade intelectual e tecnológica, o que talvez crie uma aproximação do cenário que você descreve.  Mas a maneira como as coisas fluem é bem diferente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #127 Online: 17 de Outubro de 2006, 10:03:03 »
Ângelo e Dbhor,

Já que vocês perguntaram, vou dar a minha opinião.

Um estudo sério é aquele realizado em busca da verdade, e não simplesmente a certos fatos isolados que justifiquem idéias pré-concebidas.  Um estudo ou pesquisa sérios são aqueles que consideram todas as possibilidades e condições teóricas para a ocorrência dos fatos.

Quer ver um exemplo:  já foi dito aqui que a observação dos espíritos não seria a mesma coisa que observar animais, pois estes teriam inteligência e vontade própria e podem se retirar, se quiserem, quando o observador estiver posicionado.  O que alguns céticos dizem é o seguinte: "eu vou tentar fazer a brincadeira do copo lá em casa essa noite e se não der certo, eu vou concluir que é tudo bobagem".  Isso você chamaria de experiência séria?  Foi considerada a possibilidade de os espíritos terem vontade própria e não quererem se submeter?  Essa experiência não comprova nada, nem que existe nem que não existe.

Um estudo sério tem considerar outras formas.  A psicologia deve ser aplicada nesses casos.  Deveria-se pedir com educação e humildade para que os espíritos, se existissem, se manifestassem.  Deveria-se ter alguma persistência e não desistir no primeiro insucesso, como faz um botânico ou um observador de animais que espera o fenômeno se realizar.  Se com essas condições ainda assim não se conseguir nada, eu daria algum valor aos argumentos opositores.  Mas aí dizem: "então nós é que temos que nos submeter à vontade de espíritos, que nem sequer sabemos se existem, de se manifestarem e provarem a sua existência?"  Infelizmente sim.  Não se consideram inteligentes?  Desenvolvam métodos para burlar essa dificuldade.  Os observadores de animais também não se submetem à vontade deles e não esperam a sua boa vontade para fotografar ou filmar um comportamento?  Por que seria diferente com os espíritos.

Mas aí ainda dizem: "se pelo menos houvesse algum indício dessa existência..."  Aí me desculpem, mas indícios é o que não faltam.  São milhões de relatos mundo afora e diversos homens bastante instruídos, muitos de ciência, estudaram os fenômenos e concluíram pela veracidade.  Não acreditam na palavra deles, ok.  Mas que são indícios fortes, são, e já merecem atenção de pesquisadores sérios.

Mas as reuniões muitas vezes se realizam em tom de brincadeira e zombaria.  Ou então se realizam única e exclusivamente para se detectar alguma fraude.  Uma fraude encontrada não inviabiliza um fenômeno.  Então, em existindo, os espíritos se retiram, pois não se consideram objetos de circo e não estão nem aí se os zombadores crêem neles ou não.  Lembram do Mussolim que disse aqui que ficou sozinho numa sala e começou a blasfemar contra Deus e Jesus Cristo para ver se algum espírito se irritaria e se manifestaria?  Coitado!!!  Digno de pena.

Eu não disse que vocês são levianos.  Eu só disse que para se concluir a veracidade ou a falsidade a pesquisa deve ser conduzida seriamente e todas as objeções e refutações devem ser atendidas e respondidas.  Isso até hoje não aconteceu.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 17 de Outubro de 2006, 10:16:26 »
Citação de:  Leafar

"eu vou tentar fazer a brincadeira do copo lá em casa essa noite e se não der certo, eu vou concluir que é tudo bobagem".  Isso você chamaria de experiência séria?"
Não, mas é engraçada, não acha? :biglol:.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2006, 10:51:11 por Mussolim Bucetê »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 17 de Outubro de 2006, 10:17:13 »
Mas aí dizem: "então nós é que temos que nos submeter à vontade de espíritos, que nem sequer sabemos se existem, de se manifestarem e provarem a sua existência?"  Infelizmente sim.  Não se consideram inteligentes?  Desenvolvam métodos para burlar essa dificuldade.  Os observadores de animais também não se submetem à vontade deles e não esperam a sua boa vontade para fotografar ou filmar um comportamento?  Por que seria diferente com os espíritos.
Aí entra o caráter não falseável do espiritismo. Qualquer falha no experimento pode ser atribuída a falta de seriedade do pesquisador ou "falta de vontade" dos espíritos. Não há como burlar uma hipótese que se mostra infalseável, e portanto não-científica, desde o princípio.

Mas aí ainda dizem: "se pelo menos houvesse algum indício dessa existência..."  Aí me desculpem, mas indícios é o que não faltam.  São milhões de relatos mundo afora e diversos homens bastante instruídos, muitos de ciência, estudaram os fenômenos e concluíram pela veracidade.  Não acreditam na palavra deles, ok.  Mas que são indícios fortes, são, e já merecem atenção de pesquisadores sérios.
Acho que já discutimos diversas vezes neste fórum a confiabilidade e o rigor científico de tais relatos e estudos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 17 de Outubro de 2006, 10:20:27 »
Citação de:  Leafar
Mas as reuniões muitas vezes se realizam em tom de brincadeira e zombaria.  Ou então se realizam única e exclusivamente para se detectar alguma fraude.  Uma fraude encontrada não inviabiliza um fenômeno.  Então, em existindo, os espíritos se retiram, pois não se consideram objetos de circo e não estão nem aí se os zombadores crêem neles ou não.  Lembram do Mussolim que disse aqui que ficou sozinho numa sala e começou a blasfemar contra Deus e Jesus Cristo (Não foi bem assim, mas não deixa de ser verdade) para ver se algum espírito se irritaria e se manifestaria?  Coitado!!!  Digno de pena.

Eu concordo. É sério. (Obs: Mas eu não era ateu.).
« Última modificação: 17 de Outubro de 2006, 10:55:23 por Mussolim Bucetê »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 17 de Outubro de 2006, 10:39:09 »
Perguntinha só por curiosidade (Leafar).

Vc acredita em alguma foto (Ou viu, sei lá) de materialização que mostra “ectoplasma” saindo, seja de qual orifício for, de seres humanos...?

Eu conheci recentemente  um “lugar espírita”, onde constantemente “há” invocações de espíritos. Suponho que o lugar que vc freqüenta também seja semelhante. Onde eu quero chegar?

Se constantemente vcs dizem ter relações até mesmo físicas com tais seres, isso faria que vcs tivessem provas absolutamente incontestáveis, mas parece que não às têm, né...
Sempre é mesmo charlatanismo...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 17 de Outubro de 2006, 10:39:26 »
E... Leafar, vc detona qualquer argumento com o “mas os espíritos não estão dando a mínima para isso ou para aquilo outro” justificando uma tangente do assunto...

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #133 Online: 17 de Outubro de 2006, 11:07:04 »
Eu não estou detonando.  Eu só estou dizendo que os métodos que foram usados até hoje para se concluir pela falsidade do fenômeno são falhos.  Ainda permitem muitas saídas pela tangente, como você disse.  O argumento forte e final é aquele que não permite essas saídas.

Qual a solução para isso?  Qual o método que permitirá resolver de vez a questão pelo lado de vocês?  Não sei.  Se os espíritos não se manifestam será que é porque não existem ou porque não querem se manifestar?  Como é que se resolve isso?  Sinceramente eu não sei.  Coloquem as mufas para funcionar.

Se os espíritos se manifestam, a solução é fácil.  Eles existem e pronto.  A convicção pessoal, por esse método é fácil.  O problema então, pelo nosso lado, é transformar essa convicção pessoal em convicção coletiva.  A simples manifestação é fácil demais, nos pouparia trabalho de pesquisa e aí já está um motivo forte o suficiente para que não se manifestem.  Lembrem-se que a Terra é um local de estudo e aperfeiçoamento, de provas, e as respostas dadas de graça não ajudam em nada a nossa evolução.  Por isso só seriam permitidas no limite necessário a nos fornecerem objetos de pesquisa.

Não precisa aceitar essa justificativa.  É só um ponto de vista.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 17 de Outubro de 2006, 11:16:10 »
Ponto de vista fraquinho... Ponto de vista fraquinho...

Vc é quem deveria mostrar meios para tas provas, já que está convicto de que está certo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 17 de Outubro de 2006, 11:19:39 »
E já que estamos em crenças pseudocientíficas, responde aí sobre os "ectoplasmas". Eu fiquei curioso. :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #136 Online: 17 de Outubro de 2006, 11:30:43 »
Eu não estou detonando. Eu só estou dizendo que os métodos que foram usados até hoje para se concluir pela falsidade do fenômeno são falhos. Ainda permitem muitas saídas pela tangente, como você disse. O argumento forte e final é aquele que não permite essas saídas.

Você esquece que a prova cabe a quem afirma a existência de um objeto ou fenômeno, não a quem duvida dessa existência...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #137 Online: 17 de Outubro de 2006, 11:46:12 »
Pois eu estou disposto a realizar experiências deste tipo, de maneira séria e definitivamente não leviana.

Já me foi dito que um espírito não se manifestaria para satisfazer a curiosidade ou vaidade de alguém. Eu reconheço que sou curioso, mas não me entendo como vaidoso nesta questão. Como resolver isso?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #138 Online: 17 de Outubro de 2006, 12:20:08 »
Perguntinha só por curiosidade (Leafar).

Vc acredita em alguma foto (Ou viu, sei lá) de materialização que mostra “ectoplasma” saindo, seja de qual orifício for, de seres humanos...?

Eu conheci recentemente um “lugar espírita”, onde constantemente “há” invocações de espíritos. Suponho que o lugar que vc freqüenta também seja semelhante. Onde eu quero chegar?

Se constantemente vcs dizem ter relações até mesmo físicas com tais seres, isso faria que vcs tivessem provas absolutamente incontestáveis, mas parece que não às têm, né...
Sempre é mesmo charlatanismo...
No Portal do Espírito um dia surgiu uma discussão sobre esse tema e um dos participantes (o lucídio), que é médico, ou seja, não é nenhum ignorante, apareceu dizendo: "eu acredito nesses fenômenos porque já presenciei."

Para mim que nunca presenciei nada parecido, e não tenho acesso a reuniões mediúnicas e nunca senti ou presenciei nada que pudesse afirmar positivamente "são espíritos", só tenho 3 opções: acreditar, não acreditar, ou admitir hipoteticamente a possibilidade.  Eu fiquei com a terceira.  Mas então, o que faço?  Acredito no lucídio?  Num primeiro momento não posso, pois não o conheço e ele pode estar mentindo ou equivocado.  Então você parte para a análise de outros fatos.

Vamos retornar novamente a Willian Crookes:  antes de começar a estudar os fenômenos espiritualistas ele já era um cientista famoso e renomado.  Declarou que pesquisaria os fenômenos com o objetivo de desmascará-los, e disse ainda que era um dever das pessoas intelectualizadas ajudar a desmistificar superstições.  Pouco tempo mais tarde surgiram os seus primeiros artigos contrariando a sua idéia inicial, ou seja, atestando a veracidade do fenômeno.  E um pouco mais tarde foram publicadas as fotos de Katie King materializada num jornal científico.  Supondo que era tudo falso, vamos praticar um pouco de empatia e examinar as suas razões para fazer o que fez.  Coloque-se na pele dele e me diga o que faria se você estivesse em seu lugar:

1. Ele tinha algum interesse pessoal na propagação de um superstição?  Dinheiro?  Fama?  Pelo que sei ele já era rico e famoso como cientista.  Alguma outra razão razoável?

2. Ele provavelmente tinha consciência de que os fenômenos não poderiam ser realizados por outros, ainda que respeitadas as mesmas condições.  E que por causa disso, o seu nome poderia ser prejudicado e achincalhado (o que aliás, ocorreu de fato).  A pergunta é:  o que o teria motivado a correr esse risco tendo a convicção de serem falsos os fenômenos?

3. Alguns dizem que, no caso das fotos, ele teria tido um caso com Florence Cook, então com 15 anos, o que o tornaria hediondo.  Supondo ser isso verdade, o que o levaria a misturar o nome de sua amante com seus assuntos científicos, expondo-se a ser descoberto e destruir o seu nome e reputação.  Ele podia transar com ela, dar um dinheiro e ficar nisso mesmo.  Porque ele misturaria as coisas tendo convicção de que era tudo falso?  Isso sem falar que ele teria que se dar ao trabalho de falsificar 42 fotos.  Não acha muito trabalho em prol da destruição da própria reputação?

Considerando esses fenômenos falsos, eu não encontro justificativa racional para o seu procedimento.  Mas se ele tivesse convicção do oposto, a explicação para o seu procedimento é lógico.  Sendo um homem que busca a verdade e não tendo medo de defendê-la, não teve medo de expor o seu nome numa causa que sabia ser verdadeira.  Esta última é a hipótese que tem mais peso para mim.  Formule outras, se discordar, e analisaremos o seu valor.

Teve outras fotos com Chico Xavier.  Faça a mesma análise empática e analise as suas razões para se envolver.

Portanto, caro Mussolim, não são as fotos pelas fotos.  Mas o nome de quem elas trazem.

Citação de: Luis Dantas
Você esquece que a prova cabe a quem afirma a existência de um objeto ou fenômeno, não a quem duvida dessa existência...
Não, Luis, eu não me esqueço.  Você é que esquece que nós as temos espalhadas aos milhares ao redor do mundo.  O problema é que não estão no formato que vocês exigem e nem têm aquele fator de repetitibilidade que vocês exigem.  Infelizmente essa exigência não estamos ainda capazes de satisfazer e é só por esse motivo que a DE ainda é chamada de crença.  Senão seria chamada de "fato".

Além do mais, não estamos vendendo nada e não prometemos nada para ninguém.  Convidamos as pessoas a conhecer a nossa doutrina e a quem ela não satisfizer que se sinta livre para buscar coisa melhor.  Também não cobramos dízimos, contribuições e nada que possa ser contestado na defesa do consumidor dos nossos fiéis.  Cada um que dá o faz com consciência de que não vai voltar.

Além do mais, você também se esquece que a estrada é de mão dupla.  Aquele que afirma que alguma coisa é verdadeira, tem que provar.  Mas aquele que afirma que é falso também.  Senão fica argumento contra argumento.  É nesse estágio que estamos agora.

Um abraço.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #139 Online: 17 de Outubro de 2006, 12:41:46 »
Não concordo, Leafar.  Não vejo nem mesmo espaço para controvérsia na situação.  Os relatos são de qualidade duvidosa, as explicações alternativas amplas e convincentes. 

O ônus da prova continua sendo de quem alega que existem manifestações de espíritos.  A alegação de que curiosidade ou vaidade impedem que se encontrem provas é engenhosa, mas não pode ser considerada convincente.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 17 de Outubro de 2006, 13:37:30 »
Fico com a fama Leafar!

Um tempo desse, numa reportagem da globo, passou um cientista que deu “a certeza” do universo ter fim e ainda disse o formato... Por quê? Só por fama. E esse foi o real motivo. E num é que eu estou falando dele agora...

Levando em consideração a existência de espíritos e a relação direta da DE com esses seres, ficaria muito fácil provar, vc não acha não?

E... seria um "fato" como vc disse anteriormente. Mas o que vemos são especulações simples e ingênuas, coisa que qualquer um poderia fazer e dizer.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 17 de Outubro de 2006, 13:41:37 »
E se eu não me engano, várias pessoas da DE dizem que essa seita/ou religião sei lá, é uma ciência, concorda com isso também Leafar?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #142 Online: 17 de Outubro de 2006, 23:28:26 »
Não concordo, Leafar.  Não vejo nem mesmo espaço para controvérsia na situação.  Os relatos são de qualidade duvidosa, as explicações alternativas amplas e convincentes.
Não sei porque essa resposta não me surpreende.  Evidentemente isso é uma opinião sua, suponho.  Muita gente, mas muita gente mesmo discorda.  Inclusive eu.  Mas respeito o seu direito de assim pensar.

O ônus da prova continua sendo de quem alega que existem manifestações de espíritos.  A alegação de que curiosidade ou vaidade impedem que se encontrem provas é engenhosa, mas não pode ser considerada convincente.
Não coloque palavras na minha boca.  Eu não disse que impedem, mas que dificultam bastante o trabaho.  E qualquer conclusão que não leve isso em consideração é incompleta.  Encontre uma maneira de contornar essa dificuldade de averiguação e você vai resolver um problema metodológico de todos nós.  Já disse, não sei como contornar essa dificuldade.  Até lá teremos um impasse.

Citação de: Dbohr
Pois eu estou disposto a realizar experiências deste tipo, de maneira séria e definitivamente não leviana.

Já me foi dito que um espírito não se manifestaria para satisfazer a curiosidade ou vaidade de alguém. Eu reconheço que sou curioso, mas não me entendo como vaidoso nesta questão. Como resolver isso?
A curiosidade também não pode ser entendida somente no seu sentido negativo.  Se não fôssemos curiosos não avançaríamos na ciência, por exemplo.  A curiosidade não é só uma característica humana, mas também uma necessidade.  Um pesquisador sério é curioso.  Eu sou curioso.

Mas existe a curiosidade negativa, que é aquela que somente quer ver sem ter o trabalho de pesquisar.  A que quer tudo pronto, na mão, pra chegar, olhar, dizer "legal!!!" e ir embora.  Ou aquela curiosidade sobre coisas que não lhe dizem respeito, como a vida alheia, os números da loteria, a sorte de amanhã, etc...  É a esse tipo de curiosidade que os espíritos não satisfazem.  Tem outras variantes, mas você pegou o espírito da coisa, não?

Você pode fazer uma pesquisa desse tipo séria até para nos desmascarar, se quiser.  Mas ela tem que ser imparcial, analisando os prós e os contra, ouvindo opositores e defensores, e as suas conclusões terão que responder a todas as objeções que se lhe faça, ou pelo menos as mais importantes.  Análise de dados históricos também ajudaria na pesquisa.  É só uma sugestão.  Mas se você concluirá pela veracidade ou não dos fatos, eu não posso garantir.  Eu não posso prometer que o seu tempo gasto não será em vão.  Mas geralmente quem procura sempre acha.

Citação de: Mussolim Bucetê
Levando em consideração a existência de espíritos e a relação direta da DE com esses seres, ficaria muito fácil provar, vc não acha não?
A DE não é exclusiva no contato com "esses seres".  Você não acha que os batizados no espírito santo nas igrejas evangélicas também não têm contato?  E os endemoninhados?  E quanto a Maomé que ditou os seus livros sobre a inspiração de um "anjo"?  E as psicografias católicas, como "Manuscritos do Purgatório"?  Não!!!  O contato com esses seres não é privilégio nosso.  Como já disse, eu mesmo, espírita, nunca tive esse privilégio.

E... seria um "fato" como vc disse anteriormente. Mas o que vemos são especulações simples e ingênuas, coisa que qualquer um poderia fazer e dizer.
Qualquer um não.  Você já leu algum romance espírita?  Não precisa considerá-los nenhuma verdade, considere só ficção.  Você já viu como são bem estruturados?  Já leu Há 2000 mil anos..., 50 anos depois, A Noite de São Bartolomeu, e outros?  Tem gente que não gosta deles, mas são admirados por grande número de pessoas e não são fáceis de se redigir.  Chico Xavier e Wera Krijanowskaia poderiam ter ganho bastante dinheiro com eles.  Pena que preferiram creditar à superstição.  Vai entender...

E se eu não me engano, várias pessoas da DE dizem que essa seita/ou religião sei lá, é uma ciência, concorda com isso também Leafar?
Sim.  Veja bem, o objetivo maior da doutrina é religioso e filosófico.  A parte científica só vai até o ponto de fundamentar essas duas, pois não adiantaria nada criar uma doutrina bonita e maravilhosa se ela não for corroborada pelos fatos.  O Espiritismo é de natureza empírica e basicamente se destina a averiguar a veracidade dos fenômenos.  Em outras palavras, o Espiritismo atestou (para quem aceita as provas) a existência dos espíritos e a possibilidade de se comunicarem através dos médiuns.

À ciência caberá a descoberta dos detalhes e à explicação sobre como isso ocorre, qual o mecanismo que torna isso possível, como os espíritos atuam no cérebro e nos músculos do médium, ou como fazem para movimentar coisas, etc...  Em tese, não cabe ao espiritismo o estudo detalhado desses fenômenos, mas à ciência, muito embora os espíritas possam participar das pesquisas na qualidade de cientistas.  O que a ciência comprovar irrefutavelmente, nós aceitaremos, pode ficar tranqüilo.

Um abraço a todos.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 18 de Outubro de 2006, 08:49:45 »
Citação de: Leafar
A DE não é exclusiva no contato com "esses seres". 
Sei disso. Mas de todas ela é que mantém constantes contatos com esses seres e vc sabe disso, não é necessário mostrar exemplos. Ta lembrado que até casos jurídicos foram “resolvidos” com o contato de espíritos...?

Você não acha que os batizados no espírito santo nas igrejas evangélicas também não têm contato?  E os endemoninhados?  E quanto a Maomé que ditou os seus livros sobre a inspiração de um "anjo"?  E as psicografias católicas, como "Manuscritos do Purgatório"?
Não é nem preciso comparar esses exemplos à DE, NÃO É...?!

A DE é tão apegada a esse tema que vemos constantemente livros sobre o assunto... a cada dia sai uns “50” livros.... mas prova que é bom nada.
Não!!!  O contato com esses seres não é privilégio nosso.  Como já disse, eu mesmo, espírita, nunca tive esse privilégio.
Eu sei que não é privilégio da DE meu amigo. Mas para quem se julga até mesmo uma ciência...

E pensando dentro do pensamento espírita.
Por que essa frescura toda de esconde-esconde? :/ Por que diabos esses espíritos não aparecem logo de uma vez? :biglol: Aí vc diz: “Eles são tão superiores que não dão a mínima para isso ou aquilo outro” ou “eles têm uma missão muito mais importante”. Aí fica difícil... (E eu estou falando de provas irrefutáveis, não empirismo barato)

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #144 Online: 18 de Outubro de 2006, 14:24:49 »
Apesar de pela física ser impossível seres imateriais e sem formas provenientes da matéria (como Fótons por exemplos) realizarem fenômenos físicos, devemos lembrar que não somos dogmáticos. Isto não é motivo para não pesquisar os supostos fenômenos espíritas, concordam?

Eu tenho o livro da Sonia Rinaldi sim, vem com um cd com vários exemplos de vozes de supostos espíritos. Claro, eu repito: TCI é anedótico em muitos pontos, pois, é impossível prever ou mesmo ter uma certeza se não houve fraude na produção destes supostos contatos. Compreendem?

- Eu posso criar um tópico explicando a metodologia para se que todos possam testar o TCI em casa? Eu correria o risco de ser processado por expor informações do livro da Sonia Rinaldi?

O livro foi conseguido em: www.gravandovozes.kit.net, custou 35 reais. A Sonia afirma pesquisar isto há 19 anos aproximadamente.

A única coisa que não tenho para realizar o TCI ainda, é um ruído que preciso. Não pode ser um ruído de rádio, como chiados, mas sim um ruído fonético. Exemplo:

A-ma-ri-a-zi-nha-ve-io-em-ca-sa-hoje.......

Eu explico melhor se puder criar o tópico. Eu vou depositar o dinheiro e a Sonia vai me enviar os 2 cd's com este ruído. De acordo com ela, o ruído de fundo é o essencial para ouvir vozes limpas e claras, que seguem o mesmo compasso dos ruídos de fundo.

- Aparelhagem necessária:

- de 2 até 3 CD's players ligados cada um a 2 caixinhas de som de PC.
- Um ótimo fone de ouvido. (Não usar caixinhas para ouvir as gravações)
- Um microfone de pc com um plug em Y, ou seja, 2 microfones em um, grudados um no outro com fita crepe, ou do jeito que conseguirem.
- Os cd's contendo o "ruído" de fundo, tocados na hora da gravação.
- Aquela proteção, "touca de bruxa" tipo a de abajur para abafar o ruído na hora da gravação.
- O programa "Adobe Audition"

Acho que é só. Pode-se gravar com um telefone também, mas o aparelho para ligar o telefone na entrada MIC das placas de som custa 250 reais. Não compensa.

Eu teria que explicar a metodologia necessária certinho, mandar as fotos com os exemplos e o que se deve fazer. Eu posso criar o tópico? To com medo da Sonia me processar  :no:
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 18 de Outubro de 2006, 14:39:02 »
Bom.... bom.... ela vai vender muitos CDs... estou pensando em entrar pro ramo. Já pensou eu no centro:
"Oia o cd do babal. É cinco por três, três por dois e se for amigo eu cobro mais 10% du valor".

Agora sério.

Essa (Sônia) é aquela mulher que aparece em tudo que é de canal aberto e fica "explicando' os "fenômenos" espirituais? (Sônia Abrão, Gugu e etc)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 18 de Outubro de 2006, 14:43:46 »
Precisa responder não, foi mal. Eu vou pesquisar aqui.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #147 Online: 18 de Outubro de 2006, 14:48:24 »
Acho que não, acho que essa mulher é outra. A Sonia vai na TV também, mas acho que não é ela não hehe.
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 18 de Outubro de 2006, 14:55:09 »
Esse é o som dos espíritos.... (Búúúúúúú)

http://www.gravandovozes.kit.net/tci/audios/gui.htm

(Dê dois cliques sobre o "alto-falante" e ouça).

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #149 Online: 18 de Outubro de 2006, 16:10:43 »
Por mais que seja engraçado, vai saber.. Vai que são vozes de espíritos mesmo?  :histeria:

Semana que vem eu crio o tópico ensinando, eu tenho que receber os cd's primeiro.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!