Autor Tópico: [Dividido] Sentido da vida e afins  (Lida 9111 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: [Dividido] Sentido da vida e afins
« Resposta #100 Online: 19 de Setembro de 2006, 16:50:43 »
Rod, pela sua lógica não faz sentido ir ao cinema, já que o filme tem um fim.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #101 Online: 19 de Setembro de 2006, 16:52:01 »
O filme tem um propósito para algo sem sentido :)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #102 Online: 19 de Setembro de 2006, 17:01:34 »
É ,de fato , pra você a ausência da sua existência deve ser algo simples e fácil de se aceitar , acho que não tem como te explicar porque a vida não tem sentido, pelo menos pra quem pensa assim..

Realmente é fácil hoje. Mas já fui tão ou mais cristão como você, crendo totalmente que teria vida eterna, só para constar. ;-)

Citação de: Rod Infinity
Mas, comece a pensar como será o seu pós morte (um vazio completo?) , e olhe para trás , você lutou , estudou , construiu , deixou frutos... no final da vida , após sua morte ( como sendo o fim definitivo ) ,

Já leu  O Mito de Sísifo? Nesse mito a punição dele é ser forçado a rolar uma enorme pedra até o topo de uma montanha. Assim que a pedra chega ao topo, ela é rolada novamente até a base da montanha. Sísifo estava condenado a repetir esta tarefa inútil por toda a eternidade.

Mencionei esse mito para ilustrar como o simples fato de existir eternamente não produz necessariamente qualquer sentido na vida.

você TEORICAMENTE será , embora não na prática , exatamente o mesmo que você era antes de nascer , isso acontecerá com as gerações futuras , para as quais você tanto "contribuiu" (mas , e aqueles que não deixam frutos ,e não contribuem em nada para as gerações futuras ?),
assim sucessivamente até o inevitável fim da vida , como eu citei anteriormente,

Não compartilho de sua crença. Não há motivos para crer que não será o mesmo estado de "antes de nascer". Quem não contribui em nada é um problema à parte e não tem a ver com o sentido da vida. Uma pessoa extremamente egoísta também pode ter sentido para sua vida, mesmo esta não sendo eterna, obviamente. Cada um encontre seu sentido para viver, ou não.
Você quer que todos compartilhem da idéia de que com a morte a vida não possui qualquer sentido. :roll:

olhando a partir do momento que não se existe mais vida , fez alguma diferença a "felicidade" que as pessoas passaram nela ? (embora nem todos sejam felizes)
fez alguma diferença quantos anos você viveu ?
você não enxerga que isso vai acontecer um dia ?

Para mim faz. Inclusive a idéia de que não vou ser existir obrigatoriamente por toda a eternidade é um grande alívio.

você ainda acha que aproveitar a vida e pensar "já que estou vivo , vou aproveitá-la" atribui um sentido á vida ? mesmo pensando que chegará um momento que isso vai ser anulado , e portanto , não fez diferença ?

As minhas ações é que dão sentido à minha vida, e não a duração da mesma.

Sentido de vida pra vocês significa "já que estou vivo , vou aproveitar"?

Para "vocês" não sei, mas para mim as minhas ações atuais é que fazem o sentido da minha vida e não a duração da mesma.

Para você então é a duração de sua vida é que faz sentido?

Enfatizo, leia O Mito de Sísifo.

a vida , tendo como a morte o fim definitivo , não só carece de sentido , como também as concepções do que é certo e errado também se alteram (para quem gosta de Nietzsche , pode entender isso em "além do bem e do mal"), pois não haverá diferença entre Hitler e seus cientístas ou Moisés , todos que hoje se lembram dele um dia morrerão e não terá feito nenhuma diferença , e se não há julgamento após a morte ,o fim para quem matou 6.000.000 de judeus e outros foi o mesmo que de um pastor evangélico ou de algum ser caridoso , e porque dizer que matar por diversão seria errado ? "Caridade" seria uma das maiores contradições

O que isso tem a ver com o assunto?
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #103 Online: 19 de Setembro de 2006, 17:14:00 »
"...algumas horas e muitos dias jamais farão diferença , uma vez que se perdeu a eternidade ,e o que nos convém , eis , que trata-se de vaidades , a vida não passa de um absurdo e a morte , a continuação de minha vida sem mim..." e assim sussecivamente :)

J.P Sartre in "The Condemned of Altona"

"O fato de irmos todos morrer algum dia não tem correlação com a questão de nossas atividades valerem ou não a pena aqui e agora: para um paciente doente num hospital os esforços de um médico em aliviar sua dor certamente importam, independentemente do fato de tanto o paciente quanto o médico (e em última análise todo o universo) acabarão morrendo algum dia."

Keith Augustine, filosófo norte-americano, em "A Morte e o Sentido da Vida"

O sentido da vida não é relacionado com nossos efeitos durante a mesma? O que vale mais: passar a eternidade sentado num banco sem fazer nada, numa monotonia sem fim, ou viver por um minuto aliviando a dor de alguém? Pessoalmente opto pela segunda. Com isso parece logicamente claro que o fato da vida ser eterna, apenas por esta característica isolada, não implica em maior sentido para a mesma.

Who cares?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #104 Online: 19 de Setembro de 2006, 17:14:14 »
É ,de fato , pra você a ausência da sua existência deve ser algo simples e fácil de se aceitar , acho que não tem como te explicar porque a vida não tem sentido, pelo menos pra quem pensa assim..

A vontade de ser eterno é uma entre várias vontades que aprendemos a aceitar que não tem como ser satisfeitas, Rod.  Nada de mágico nisso.

(...)

(mas , e aqueles que não deixam frutos ,e não contribuem em nada para as gerações futuras ?),

(...)

Todos nós contribuímos de alguma forma, pelo convívio, pelo exemplo e pelo esforço.

assim sucessivamente até o inevitável fim da vida , como eu citei anteriormente,

olhando a partir do momento que não se existe mais vida , fez alguma diferença a "felicidade" que as pessoas passaram nela ? (embora nem todos sejam felizes)
fez alguma diferença quantos anos você viveu ?
você não enxerga que isso vai acontecer um dia ?

Se eu não encontrar um sentido para a minha vida, não acho que será algum tipo de prorrogação de tempo que fará essa diferença.

você ainda acha que aproveitar a vida e pensar "já que estou vivo , vou aproveitá-la" atribui um sentido à vida ? mesmo pensando que chegará um momento que isso vai ser anulado , e portanto , não fez diferença ?

O que seria essa "anulação"?

Sentido de vida pra vocês significa "já que estou vivo , vou aproveitar" ?

De certa forma.  É uma questão prática de constatar que existimos e temos algumas escolhas por existir.  E também de fazer o melhor que se pode.

De fato, que diferença faria se fôssemos imortais?

a vida , tendo como a morte o fim definitivo , não só carece de sentido , como também as concepções do que é certo e errado também se alteram (para quem gosta de Nietzsche , pode entender isso em "além do bem e do mal"), pois não haverá diferença entre Hitler e seus cientistas ou Moisés, todos que hoje se lembram dele um dia morrerão e não terá feito nenhuma diferença,

Você acha então que o único sentido possível para a vida é ser lembrado pela eternidade?

e se não há julgamento após a morte ,o fim para quem matou 6.000.000 de judeus e outros foi o mesmo que de um pastor evangélico ou de algum ser caridoso , e porque dizer que matar por diversão seria errado ? "Caridade" seria uma das maiores contradições

Caridade é palavra de condescendente pretensioso e deve ser evitada de qualquer jeito.

Quanto ao julgamento, pensando bem ele não faz diferença mesmo.  DEPOIS que as vítimas sofrem, não adianta muito castigar o meliante.  Esse pensamento de "julgamento final" é uma metáfora que já praticamente perdeu a razão de ser.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #105 Online: 19 de Setembro de 2006, 17:14:59 »
O filme tem um propósito para algo sem sentido :)

Como se diz isso em português?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #106 Online: 19 de Setembro de 2006, 17:19:52 »
Who cares?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #107 Online: 19 de Setembro de 2006, 18:30:13 »
Desisto..

"A vontade de ser eterno é uma entre várias vontades que aprendemos a aceitar que não tem como ser satisfeitas, Rod.  Nada de mágico nisso"
complete : pois eu sei que Deus não existe e todas as religiões que pregam a vida eterna são uma mentira.

Muitos filósofos pregam que , a vida em si não tem sentido , não tem propósito, independente de quaisquer ações e feitos nela , por favor , não me façam colar inúmeras alegações deles sobre isso,
sei que existem aqueles que atribuem sentidos á ela , mas apenas na fase momentânea de existência , e nunca , para o fato de que a vida ocorreu , ter um propósito.
se eles citam isso , mas vocês dizem que não , fazer o que?, CERTEZA que vocês são muito mais conceituados sobre o assunto que os filósofos  (e não to dizendo que só porque foram eles que disseram , que é o que eu aceito , pra mim tudo que eu disse é inegável , não tenho 1 sombra de dúvida sobre absolutamente nada que eu aleguei )

Tudo que posso deixar é que , tens meus votos de felicidade , torço pra que vocês vivam felizes até o fim , e se vocês estiverem certos , infelizmente não poderão ver que não fará diferença um dia vocês terem existido.

Rod~ sai do debate.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2006, 18:45:41 por Oceanos »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 19 de Setembro de 2006, 18:36:49 »
Muitos filósofos pregam que , a vida em si não tem sentido , não tem propósito, independente de quaisquer ações e feitos nela , por favor , não me façam colar inúmeras alegações deles sobre isso,
sei que existem aqueles que atribuem sentidos á ela , mas apenas na fase momentânea de existência , e nunca , para o fato de que a vida ocorreu , ter um propósito.
se eles citam isso , mas vocês dizem que não , fazer o que?, CERTEZA que vocês são muito mais conceituados sobre o assunto que os filósofos :)
Apelo à autoridade. :)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 19 de Setembro de 2006, 18:41:11 »
Dantas, eu temo que você tenha clicado no botão errado. :lol:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 19 de Setembro de 2006, 18:47:59 »
Dantas, tomei a liberdade de reverter o post do Rod para o original, já que eu o tinha no histórico do browser.

Repito aqui seu post, que acidentalmente você colocou lá:

Desisto..

"A vontade de ser eterno é uma entre várias vontades que aprendemos a aceitar que não tem como ser satisfeitas, Rod.  Nada de mágico nisso"
complete : pois eu sei que Deus não existe e todas as religiões que pregam a vida eterna são uma mentira.

Não exatamente.  Eu sei que a vida eterna não é necessária e quase certamente não é conveniente tampouco.

Não diria que religiões que pregam vida eterna são uma mentira.  Só não concordo com elas nesse particular, pelo menos não no sentido literal.

Não adiantaria mesmo, já que ninguém aqui tem de concordar com eles.

sei que existem aqueles que atribuem sentidos a ela , mas apenas na fase momentânea de existência , e nunca , para o fato de que a vida ocorreu , ter um propósito.

Não entendi.  Mas mesmo que seja verdade, novamente, não temos por que necessariamente concordar.

se eles citam isso , mas vocês dizem que não , fazer o que?, CERTEZA que vocês são muito mais conceituados sobre o assunto que os filósofos :)

No que se refere ao sentido da _minha_ vida, tenho pelo menos mais direito de decidir do que eles.

(e não to dizendo que só porque foram eles que disseram , que é o que eu aceito , pra mim tudo que eu disse é inegável , não tenho 1 sombra de dúvida sobre absolutamente nada que eu aleguei )

Bom para você, suponho.

Tudo que posso deixar é que , tens meus votos de felicidade , torço pra que vocês vivam felizes até o fim , e se vocês estiverem certos , infelizmente não poderão ver que não fará diferença um dia vocês terem existido.

Quase parece que nós te devemos desculpas por não sentir necessidade de vida eterna...

Rod~ sai do debate.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #111 Online: 19 de Setembro de 2006, 18:54:10 »
Ops!  Eu pensei que estava respondendo... parece que editei o post do Rod!  Foi mal.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #112 Online: 19 de Setembro de 2006, 19:37:27 »
Desisto..

Concordo com o Luis Dantas. É bastante óbvio que a vontade de ser eterno é uma que aprendemos a aceitar que não tem como ser satisfeita. Porém não concordo com a parte do "complete". Eu não sei que Deus não existe, embora também não saiba que exista, e nem todas as religiões que pregam a vida eterna são totalmente mentira. Obviamente não tenho muitos motivos para crer na maioria delas.

sei que existem aqueles que atribuem sentidos á ela , mas apenas na fase momentânea de existência , e nunca , para o fato de que a vida ocorreu , ter um propósito. se eles citam isso , mas vocês dizem que não , fazer o que?, CERTEZA que vocês são muito mais conceituados sobre o assunto que os filósofos

Argumentos de apelo a autoridade não servem como argumentos em si. Ainda assim, há muitos filósofos niilistas, mas também há muitos que valorizam a vida. Você tinha citado Sartre, com sua visão niilista, e eu citei o Keith Augustine, com sua visão positiva sobre a vida. Não há somente filósofos que pregam o niilismo, como você deveria saber.

(e não to dizendo que só porque foram eles que disseram , que é o que eu aceito ,

Você é cristão ortodoxo mas aceita o que os filósofos niilistas dizem. É incrível como isso não faz sentido racionalmente. Se sua crença em um paraíso após a morte cair, você certamente perderia todo o sentido de viver. Realmente você precisa se apegar bastante a suas crenças, até mesmo para evitar alguma tragédia.

pra mim tudo que eu disse é inegável , não tenho 1 sombra de dúvida sobre absolutamente nada que eu aleguei )
(grifo meu)

Este é seu atestado de dogmatismo extremo. Chocante.

Rod~ sai do debate.

Eu já faço e farei diferença por ter existido.
Who cares?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #113 Online: 19 de Setembro de 2006, 22:42:08 »
Não , não não não ...

olha antes que alguem venha me dizer "ué , mas você não tinha saído do debate?"

Dantas , não é apenas o fato da morte individual que faz a vida em si carecer de sentido, mas sim, o fim de toda a vida que irá acontecer um dia , se a vida fosse sucessivamente eterna , teria , sentidos mais nítidos mesmo que atribuídos individualmente,

E Agnostic,  vou repetir , mas prometo que é a última vez , eu só concordo com os argumentos niilistas dos filósofos se , eu admitisse , por exemplo, que Deus não exista , mas como não é o que acontece , tais argumentos não fazem diferença pra mim , pois minhas crenças são outras.

talvez eu tenha me expressado mal,
pessoal realmente não entendeu meu ponto.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #114 Online: 20 de Setembro de 2006, 00:14:00 »
Pois então, Rod, eu entendi e por isso mesmo disse para você realmente se apegar em suas crenças, pois você parece ser um sério candidato a cometer suicídio caso descubra um dia que seu deus pode não existir, já que para você a vida não tem absolutamente nenhum sentido se não for eterna, se apegando de forma obsessiva à essa vontade. Parece-me que seu problema é saber lidar melhor com vontades que não podem ser resolvidas, especialmente a de viver eternamente. Vi você comentando que pretende estudar ainda muito mais, talvez procurando uma resposta para algo que no fundo você não tem certeza, que é se de fato existe vida após a morte.

Mas você leu minhas mensagem anteriores? Você leu sobre O Mito de Sísifo? Você leu sobre a analogia do médico aliviando a dor de um paciente? Você leu especialmente esse trecho abaixo?

"O sentido da vida não é relacionado com nossos efeitos durante a mesma? O que vale mais: passar a eternidade sentado num banco sem fazer nada, numa monotonia sem fim, ou viver por um minuto aliviando a dor de alguém? Pessoalmente fico com a segunda. Com isso parece logicamente claro que o fato da vida ser eterna, apenas por esta característica isolada, não implica em maior sentido para a mesma."
Who cares?

Marcelo

• Visitante
« Resposta #115 Online: 20 de Setembro de 2006, 00:24:07 »
Rod, se pra vc a vida só vale a pena se um conto de fadas for real, então sua vida é muito mais vazia do q a nossa, "pobres" ateus.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #116 Online: 20 de Setembro de 2006, 03:00:21 »
Dantas , não é apenas o fato da morte individual que faz a vida em si carecer de sentido, mas sim, o fim de toda a vida que irá acontecer um dia , se a vida fosse sucessivamente eterna , teria , sentidos mais nítidos mesmo que atribuídos individualmente,

Talvez, Rod.  Eu pessoalmente não concordo - já me convenci há muito tempo de que vida eterna é maldição, tanto para indivíduos quanto para culturas inteiras - mas na verdade não importa.  Não há realmente nada que eu possa fazer a respeito, então eu não tenho uma decisão a tomar nem um motivo para me afligir.

Nada pessoal, Rod, mas tem horas em que o melhor é simplesmente rir e esquecer o assunto.  Talvez fosse maravilhoso que houvesse alguma chance de que a vida continuasse "ad infinitum" (embora a Ecologia e outras disciplinas dêem a entender que isso não faz sentido), mas não posso me sentir responsável por essa impossibilidade.  Não está nas minhas mãos mudá-la e nunca estará.  E de fato não sinto falta.  Não acho difícil apreciar o mérito estético e motivacional da imagem da existência como uma fagulha que logo se apaga.  Significa entre outras coisas que nossos esforços tem um significado _porque_ nosso tempo não é infinito, nossos momentos vão acabar e portanto cada um é único e insubstituível.

E Agnostic, vou repetir , mas prometo que é a última vez , eu só concordo com os argumentos niilistas dos filósofos se , eu admitisse , por exemplo, que Deus não exista , mas como não é o que acontece , tais argumentos não fazem diferença pra mim , pois minhas crenças são outras.

Então por que os cita?  Parecia que você estava cobrando que os prestigiássemos.  Mas você próprio não o faz, então por que pedir que nós o façamos?

talvez eu tenha me expressado mal, pessoal realmente não entendeu meu ponto.

Seu ponto parece ser que a idéia de mortalidade te escandaliza tanto que é insuportável sequer imaginar que existam ateus.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 20 de Setembro de 2006, 09:27:50 »
E se a vida não tiver nenhum sentido, o que é que tem meu povo...?

Disseram que após morte é o mesmo que não existir (P/ quem não acredita em Deus), mas tudo que há hoje foi um processo histórico, ou seja, foram uns “personagens”, que hoje estão mortos, que proporcionaram isso, não é mesmo?

Na minha opinião tanto faz minha vida ou a vida ter um sentido ou não, embora tenham...
« Última modificação: 20 de Setembro de 2006, 09:36:03 por Mussolim Bucetê »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #118 Online: 20 de Setembro de 2006, 10:52:13 »
Foi o que eu disse.Eu vou estar morto, não vou saber se a minha vida fez sentido ou não.Se eu fui feliz , fiz os outros felizes e morri me sentindo assim, não me interessa se o mundo vai acabar amanhã ou daqui e 1 trilhão de anos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #119 Online: 20 de Setembro de 2006, 12:02:21 »

Se , a imortalidade fosse aplicada ao estágio carnal da vida , não faria nenhum sentido mesmo...
Se é da imortalidade em outro possível (crença) e improvável estágio da vida , depende da concepção do que vem a ser "paraíso" ou lugar onde se passará a eternidade , se fosse onde pudessemos passar todo o tempo fazendo algo que nos convém , passaria longe de ser uma maldição.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2006, 12:07:22 por Rod Infinity »

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #120 Online: 20 de Setembro de 2006, 12:07:54 »
Ai, ai sobrei na conversa sobre os dados dos apologéticos que mostram que todas as religiões monoteístas são ligadas a um único deus  :/
...

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #121 Online: 20 de Setembro de 2006, 12:10:16 »
você quer fontes?

eu não tenho fontes online , não.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #122 Online: 20 de Setembro de 2006, 13:53:32 »

Se , a imortalidade fosse aplicada ao estágio carnal da vida , não faria nenhum sentido mesmo...
Se é da imortalidade em outro possível (crença) e improvável estágio da vida , depende da concepção do que vem a ser "paraíso" ou lugar onde se passará a eternidade , se fosse onde pudessemos passar todo o tempo fazendo algo que nos convém , passaria longe de ser uma maldição.

Você tem todo o direito de acreditar nesse paraíso, mas convenhamos, é de fato uma questão de crença.  Ninguém tem de partilhar dessa sua crença.  Por que você acha necessário nos convencer?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #123 Online: 20 de Setembro de 2006, 13:57:22 »
Citação de: CoqueiroVermelho
Ai, ai sobrei na conversa sobre os dados dos apologéticos que mostram que todas as religiões monoteístas são ligadas a um único deus

Você quer fontes?

Eu não tenho fontes online, não.

Basta visitar algumas igrejas protestantes sortidas para constatar que nem mesmo nesse segmento tão específico o Deus é o mesmo.  Para algumas igrejas Deus tem ouvido duro e gosta de bancar o Mecenas, para outras ele prefere que sejamos bem comportados e discretos.

Se você estende a questão para outras crenças que são ou podem ser praticadas de forma monoteísta, aí então é que fica impossível  sustentar a alegação de que Deus é um só.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #124 Online: 20 de Setembro de 2006, 16:22:59 »

Você tem todo o direito de acreditar nesse paraíso, mas convenhamos, é de fato uma questão de crença. Ninguém tem de partilhar dessa sua crença. Por que você acha necessário nos convencer?

Você havia me perguntado se faria alguma diferença se fossemos imortais..
Com isso , eu disse que o sentido existiria ( independentemente tratando-se de crença ), apenas se a imortalidade , não fosse aplicada ao estágio carnal da vida ( que para muitos , é o único ),
a imortalidade no estágio carnal sim , seria uma maldição..
Citando um exemplo do porque disso : toda vez que alguem quisesse "dar fim" em alguém , deveria trancar essa pessoa numa caixa resistente e jogá-la ao mar , isso sim seria maldição , como você e eu não possuímos as mesmas crenças . é inútil tentar explicar um sentido para a vida eterna ,já que você não crê que ela possa existir, e isto não mudaria meu ponto de vista sobre a carência de sentido sobre a vida carnal como sendo única.

E o termo "monoteísmo" , é muito complexo , cuidado ao utilizá-lo , mesmo as religiões "monoteístas" mostram ser politeístas , a santíssima trindade, por exemplo, pode sim ser um politeísmo disfarçado, dificilmente crê-se que exista , fundamentalmente , um monoteísmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!