Autor Tópico: Ateus, quero apresentar pra vocês a minha experiência...  (Lida 11611 vezes)

Offline Ego

• Nível 12
  • *
Ateus, quero apresentar pra vocês a minha experiência...
« Online: 27 de Setembro de 2006, 22:20:28 »
Tudo bom ateus?

Estou postando aqui, depois de tempos, porque eu me converti. Antes de qualquer pré-conceito, eu prometo que esse tópico não vai ser pregação, pelo amor de Deus, não quero dar uma de chato. É só minha experiência pois estive dos dois lados (bem, eu era agnóstico, porque sempre achei que fé é importante independente de religião).

Então, como crente você passa por uns preconceitos. Assim como os ateus também passam por preconceitos. Isso é chato.

Por exemplo, sou crente, mas não sou idiota. Eu leio, eu estudo, eu penso, eu me pergunto, gosto de filosofia e história e não me recuso a ler Nietzsche (de fato eu já li e encontro alí diversas coisas ótimas e achar algumas idéias dele ótimas, não interefere na minha crença no Deus bíblico) li Osho (e ele fala coisas ótimas também). Só quero que isso fique claro: sou crente, mas não sou idiota, como muitos amam dizer "crente acredita em bobagem" etc.

Ah, eu acredito na bíblia, porque EU ESCOLHI acreditar, e eu sei que é um livro sem sentido "a olho nu", acredito na bíblia porque eu vivo o que ela diz e vivêncio o poder de uma oração, mas veja bem estou pouco me lixando para provar isso, eu vivo, não preciso que a ciência prove isso. Aliás, eu já pensei muito nisso, já tinha frequentando igreja antes e aquilo nunca me tocou. Daí um dia pensando nisso eu senti o amor de Deus me envolvendo, mais uma vez, não quero provar nada, EU SENTI e pra mim é suficiente, não me importo se você acredita, se o vizinho acredita ou se a ciência prova... quero ressaltar isso aqui, porque eu acredito que crença é algo extremamente pessoal.

Outra coisa que eu escuto muito "crente é fraco, por isso acredita em mentira" ou "crente acredita em bíblia por causa da morte" "crente acredita, só por medo de ir no inferno"... putz! Eu nunca fui um fracassado, não acreditava e não era um fracassado, minha vida era ótima, vivo bem, tenho amigos, gente que se preocupa comigo, mais uma vez eu escolhi ser crente. Esse lance de morte, cara, sempre pensei que eu posso morrer amanhã e meu pai pode morrer amanhã e eu vou achar isso horrível, crente ou não crente, vou sentir a falta e mesmo crendo que existe algo além, eu vou chorar muito, porque vou sentir muita falta... acreditar que em um futuro vamos nos re-encontrar não é algo que me dê alívio, uai, não sou eu que digo "vc vai pro céu" e "vc vai pro inferno", como sei se vou me reencontrar? E mesmo reencontrando, isso não tira a dor do momento, não tira, pode dar um conforto depois, mas no momento? Vou sofrer igual. Isso de inferno... eu nem penso nisso como um brinde ou uma punição. Não me tornei crente por causa disso, me tornei porque eu escolhi, acho legal o que tá na bíblia, as coisas lá estão de acordo com o que eu penso e sinto o amor de Deus (veja bem, eu sinto, não tô falando que vc sente ou precisa sentir, isso é problema seu, como crente acredito que vc pode sentir o amor de Deus, mas vc escolhe, eu não vou ficar aqui ;'vai pra igj, leia bíblia e blah blah", eu sou crente, não um disco arranhado).

Outra coisa irritante (sim, eu me irrito) as perguntas dos ateus ou dos mal resolvidos sobre o tema religião evangélica... putz... como é chato, quando você tá lá no seu canto e vem um ateu te falar "mas a bíblia tá cheia de contradição, vc está perdendo sua vida como uma mentira" aí depois eles te perguntam cada coisa "aaah você faz acadêmia, está malhando para ficar sensual e sensualidade é pecado, então você vai pro inferno?" ...tipo, só porque eu sou crente não quer dizer que eu sou um livro de auto-ajuda. Quer saber mais dos evangélicos? Vai ler, leia a bíblia, pesquise, fui o que eu fiz, quando tiver certeza do que quer, aí sim procure uma igreja, porque me perguntando eu tenho certeza que você não vou conseguir te convencer nada da bíblia. Eu acredito que a bíblia, o evangelho é viver, enquanto aquilo for um livro e vc ficar procurando provar, filho, tu pode ficar tranquilo que vc vai ser ateu pra sempre. Pq como disse, não tem lógica mesmo, a bíblia não tem lógica aqui pra gente, agora eu posso dizer que faz diferença, funciona pra mim...

Mais uma coisa irritante: "música gospel é ruim" putz! vai te cata! tem música gospel boa sim, tenho culpa se você só escuta aquelas canções lentassssss e repetitivas? O hip-hop gospel deixa o hip-hop secular no chinelo, tem bem mais qualidade mesmo, e o rock gospel? tem bandas maravilhosas. Baixem e pesquisem. Eu escutava música gospel antes de virar gospel, tem coisa ruim, mas tem coisa ótima, como em tudo na vida.

O lance do dinheiro "aaah igj evangélica só quer roubar" ...cara, só dou o meu dinheiro quando quero. Pastor pode ficar na louca e dizer "é pecado vc não doar o seu dinheiro" que se eu não quiser, não vou doar. Ué, eu leio a bíblia, não tem nada a ver com ficar dando dízimo, vc tem que dar de coração. Eu não fico esperando ;'olha vou dar 10 reais e espero três vezes mais", se eu dou 10 reais é pq eu tive vontade. Assim como as vezes dou dinheiro pra mendigo e outras não. Depende se me sinto tocado por isso, ou não. Mas o lugar que frequento nunca me forçou a dar dinheiro...

Ah, também acham que crente não curte sexo, a gente curte, só que é tudo com compromisso e bonitinho... só que meu, não é papai e mamãe e com os olhos vendados, se eu tenho uma esposa, eu quero que ela seja além de uma boa pessoa, gostosa e que me dê tesão, se eu tô casado eu posso (sempre gostei disso de ser casado, antes de ser crente, acho que o ser humano devia parar de transar adoidado e por criança no mundo sem parar e fazer disso um ciclo vicioso, simplesmente não é prático) e você casado por diversificar as posições, num é aquilo "papai e mamãe, com os olhos vendados" a bíbli DEIXA claro que o casal tem que fazer sexo (amor).

Bom, com certeza tô esquecendo de algo, mas essa é um breve depoimento aqui do "outro lado". Tentei fazer algo leve. E pelo amor de Deus, não vai me acusar de tá tentando de converter... tenha personalidade e decida você o que fazer...

=]
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Ateus, quero apresentar pra vocês a minha experiência...
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2006, 22:36:24 »
Palavra, acho difícil me pôr no seu lugar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2006, 23:15:13 »
Cada um que aparece...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2006, 23:36:42 »
Sinto até que Júlio Caesar pois a mão no meu ombro se me dispuser ao condicionamento necessário.

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2006, 23:54:43 »
Ego,

Já fui religiosa e já fui ateísta, hoje não sou nem uma e nem outra coisa... não consigo, atualmente, me imaginar pensando nem como um religioso e nem como um ateu, mas tendo vivido ambas as experiências, durante anos, cada uma delas, posso compreender.

A parte do seu texto que me estranha foi somente "escolhi" acreditar... isso sim é difícil compreender.

Como é que se escolhe acreditar? Acreditar é uma escolha? Você tem a capacidade de "escolher" acreditar em qualquer coisa que desejar a qualquer instante?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2006, 23:56:19 »
Tudo bom ateus?

O texto não é direcionado a quem não é ateu? Chega e diz "Tudo bom povo".

Estou postando aqui, depois de tempos, porque eu me converti.

Você postava aqui? Não lembro de ter visto nenhum post seu por aqui. Se participou, foi muito pouco.

E o que tem o fato de ter se convertido servir como motivo para vir postar aqui? Veio pregar? Porque, fora isso, não vejo motivos para uma pessoa convertida usar isso como motivo para postar por aqui.

Antes de qualquer pré-conceito, eu prometo que esse tópico não vai ser pregação, pelo amor de Deus, não quero dar uma de chato.

Todo mundo corre o risco de ser chato. E se tudo o que veio fazer aqui for falar de sua religião, não tenha dúvidas de que passará sim por um chato.

É só minha experiência pois estive dos dois lados (bem, eu era agnóstico, porque sempre achei que fé é importante independente de religião).

Não. Eu tive lendo seus tópicos. Você sempre acreditou "em alguma coisa". Você não sabe como é ser ateu e, creio eu, talvez nem saiba o que seja o ateísmo.

Até aí tudo bem, mas se eu te pegar dizendo por aí que você é um ateu convertido para tentar convencer as pessoas, vai se ver comigo.

Então, como crente você passa por uns preconceitos. Assim como os ateus também passam por preconceitos. Isso é chato.

Tudo bem que é chato, mas em um antro cheio de pessoas com pensamentos opostos, isso é mais que esperado.

Por exemplo, sou crente, mas não sou idiota. Eu leio, eu estudo, eu penso, eu me pergunto, gosto de filosofia e história e não me recuso a ler Nietzsche (de fato eu já li e encontro alí diversas coisas ótimas e achar algumas idéias dele ótimas, não interefere na minha crença no Deus bíblico) li Osho (e ele fala coisas ótimas também). Só quero que isso fique claro: sou crente, mas não sou idiota, como muitos amam dizer "crente acredita em bobagem" etc.

Idiota pode não ser, mas é um vacilão. Se você se propõe a ler, a estudar, a etc e tal, então porque não parou para analisar como é o ateísmo? Passou por aqui, quase não conversou com ninguém… Não temos como pensar que você aproveitou alguma coisa de sua passagem anterior por aqui.

Ah, eu acredito na bíblia, porque EU ESCOLHI acreditar, e eu sei que é um livro sem sentido "a olho nu", acredito na bíblia porque eu vivo o que ela diz e vivêncio o poder de uma oração, mas veja bem estou pouco me lixando para provar isso, eu vivo, não preciso que a ciência prove isso.

Viu só? Não aprendeu nada vindo aqui. Deveria saber que nós céticos não nos interessamos por esses papos de cunho pessoal.

Aliás, eu já pensei muito nisso, já tinha frequentando igreja antes e aquilo nunca me tocou. Daí um dia pensando nisso eu senti o amor de Deus me envolvendo, mais uma vez, não quero provar nada, EU SENTI e pra mim é suficiente, não me importo se você acredita, se o vizinho acredita ou se a ciência prova... quero ressaltar isso aqui, porque eu acredito que crença é algo extremamente pessoal.

Você escolheu acreditar? Tudo bem, mas o que a gente tem a ver com isso? Acha que vamos deixar de ser ateus só porque um cara que quase nunca postou aqui veio dizer suas experiências pessoais? Acha que pessoas que duvidam de tudo o que não é científico vai se comover com uma conversão religiosa sua?

Diz aí, qual o seu intuito com esse post? Quer que a gente dê um tapinha nas costas e diga "ah tá bom"? Quer que a gente te ofenda para poder mostrar para seus amigos de igreja o quanto somos "maus e intolerantes"? Quer que a gente te ofenda para, por exemplo, mostrar que ateus não são unidos e que assim que supostamente um de nós encontra a conversão é vaiado e expulso?

Outra coisa que eu escuto muito "crente é fraco, por isso acredita em mentira" ou "crente acredita em bíblia por causa da morte" "crente acredita, só por medo de ir no inferno"... putz! Eu nunca fui um fracassado, não acreditava e não era um fracassado, minha vida era ótima, vivo bem, tenho amigos, gente que se preocupa comigo, mais uma vez eu escolhi ser crente. Esse lance de morte, cara, sempre pensei que eu posso morrer amanhã e meu pai pode morrer amanhã e eu vou achar isso horrível, crente ou não crente, vou sentir a falta e mesmo crendo que existe algo além, eu vou chorar muito, porque vou sentir muita falta... acreditar que em um futuro vamos nos re-encontrar não é algo que me dê alívio, uai, não sou eu que digo "vc vai pro céu" e "vc vai pro inferno", como sei se vou me reencontrar? E mesmo reencontrando, isso não tira a dor do momento, não tira, pode dar um conforto depois, mas no momento? Vou sofrer igual. Isso de inferno... eu nem penso nisso como um brinde ou uma punição. Não me tornei crente por causa disso, me tornei porque eu escolhi, acho legal o que tá na bíblia, as coisas lá estão de acordo com o que eu penso e sinto o amor de Deus (veja bem, eu sinto, não tô falando que vc sente ou precisa sentir, isso é problema seu, como crente acredito que vc pode sentir o amor de Deus, mas vc escolhe, eu não vou ficar aqui ;'vai pra igj, leia bíblia e blah blah", eu sou crente, não um disco arranhado).

Tem certeza que a chatisse dos crentes não tá passando pra você? Mal dá para entender o que você fala! É "blá blá blá só que blá blá blá mas blá blá blá". Você escreve sem respirar! Põe mais pontos nisso aí! Parece até que escreveu com pressa.

E mais uma vez a pergunta: o que a gente tem a ver com isso? Somos céticos e não nos interessamos por meros sentimentos pessoais. Não ligamos pelo motivo que tenha se convertido, se sentiu Deus entrando por trás ou pela frente… Nada do que disser de sua fé nos irá interessar a menos que contenha alguma coisa cientificamente interessante.

Outra coisa irritante (sim, eu me irrito) as perguntas dos ateus ou dos mal resolvidos sobre o tema religião evangélica... putz... como é chato, quando você tá lá no seu canto e vem um ateu te falar "mas a bíblia tá cheia de contradição, vc está perdendo sua vida como uma mentira" aí depois eles te perguntam cada coisa "aaah você faz acadêmia, está malhando para ficar sensual e sensualidade é pecado, então você vai pro inferno?"

Ateus não vão, na grande maioria dos casos, atrás de evangélicos para ficar lhes enchendo o saco. Foi você quem veio aqui no nosso fórum falar da sua nova religião.

Não barramos religiosos, mas se for para falar de conversões aqui, estará sujeito a ouvir os "sermões" dos ateus. Não são coisas como "eu que escolhi" ou "é pessoal" que vai impedir isso, pois você escolheu aparecer aqui.

...tipo, só porque eu sou crente não quer dizer que eu sou um livro de auto-ajuda. Quer saber mais dos evangélicos? Vai ler, leia a bíblia, pesquise, fui o que eu fiz, quando tiver certeza do que quer, aí sim procure uma igreja, porque me perguntando eu tenho certeza que você não vou conseguir te convencer nada da bíblia. Eu acredito que a bíblia, o evangelho é viver, enquanto aquilo for um livro e vc ficar procurando provar, filho, tu pode ficar tranquilo que vc vai ser ateu pra sempre. Pq como disse, não tem lógica mesmo, a bíblia não tem lógica aqui pra gente, agora eu posso dizer que faz diferença, funciona pra mim...

Se vai insistir que não pode provar que sua fé é verdadeira, por que então vem falar isso com a gente?

Mais uma coisa irritante: "música gospel é ruim" putz! vai te cata! tem música gospel boa sim, tenho culpa se você só escuta aquelas canções lentassssss e repetitivas? O hip-hop gospel deixa o hip-hop secular no chinelo, tem bem mais qualidade mesmo, e o rock gospel? tem bandas maravilhosas. Baixem e pesquisem. Eu escutava música gospel antes de virar gospel, tem coisa ruim, mas tem coisa ótima, como em tudo na vida.

Música gospel boa? Só crente mesmo para dizer isso.

Se músicas gospels fossem boas, não ficariam restritas aos crentes. Qualquer pessoa gosta de música boa. Se a maioria das pessoas não gostam de música gospel, é porque na maioria das vezes é ruim.

Para falar a verdade, acho que crente só compra música gospel porque fala de Deus. Só.

O lance do dinheiro "aaah igj evangélica só quer roubar" ...cara, só dou o meu dinheiro quando quero. Pastor pode ficar na louca e dizer "é pecado vc não doar o seu dinheiro" que se eu não quiser, não vou doar. Ué, eu leio a bíblia, não tem nada a ver com ficar dando dízimo, vc tem que dar de coração. Eu não fico esperando ;'olha vou dar 10 reais e espero três vezes mais", se eu dou 10 reais é pq eu tive vontade. Assim como as vezes dou dinheiro pra mendigo e outras não. Depende se me sinto tocado por isso, ou não. Mas o lugar que frequento nunca me forçou a dar dinheiro...

E daí? Se Deus existisse mesmo, nunca as igrejas iriam precisar de dinheiro para começar.

Mas tá bom… Quer dar seu dinheirinho pro pastor? Manda bala. O que nós temos a ver com isso?

Ah, também acham que crente não curte sexo, a gente curte, só que é tudo com compromisso e bonitinho... só que meu, não é papai e mamãe e com os olhos vendados, se eu tenho uma esposa, eu quero que ela seja além de uma boa pessoa, gostosa e que me dê tesão, se eu tô casado eu posso (sempre gostei disso de ser casado, antes de ser crente, acho que o ser humano devia parar de transar adoidado e por criança no mundo sem parar e fazer disso um ciclo vicioso, simplesmente não é prático) e você casado por diversificar as posições, num é aquilo "papai e mamãe, com os olhos vendados" a bíbli DEIXA claro que o casal tem que fazer sexo (amor).

A Bíblia deixa claro que sexo é só para fins reprodutivos também. Ou você não leu ela inteira?

Que bobagem a minha… crentes não lêem a Bíblia.

Bom, com certeza tô esquecendo de algo, mas essa é um breve depoimento aqui do "outro lado". Tentei fazer algo leve.

Bancou foi o chato. :hihi:

E pelo amor de Deus, não vai me acusar de tá tentando de converter... tenha personalidade e decida você o que fazer...

Como assim "decida você o que fazer"? Eu vou fazer o que faço sempre. Você não me deu motivo algum para fazer algo de diferente.

Você só ficou falando aí da sua fé, da sua igreja, tentando desmentir estereótipos que sabemos que são caricatos, do quanto você "sente" Deus em você… Isso não nos interessa.

E qual o motivo disso? O que te fez interromper com sua nova rotina evangélica para vir postar aqui? Se não foi para fazer proselitismo, foi para fazer o quê?

Na boa? Vai com Deus, vai para um fórum evangélico, com seus amigos, onde pode dar seu testemunho de conversão e dizer o quão feliz se sente por sentir Deus e achar que isso não é uma alucinação. Ou então, ao vir aqui, esquece que é religioso e discuta os assuntos cotidianos. Você não quer provar nada da sua fé e nem ouvir o que os ateístas tem a dizer mesmo, não é?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2006, 23:58:13 »
Ah, Ale, calma com esse ai. Nao parece problematico. Nao vamo afugentar ele nao.
"The patient refused an autopsy."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2006, 23:59:02 »
Ego,

Já fui religiosa e já fui ateísta, hoje não sou nem uma e nem outra coisa... não consigo, atualmente, me imaginar pensando nem como um religioso e nem como um ateu, mas tendo vivido ambas as experiências, durante anos, cada uma delas, posso compreender.

A parte do seu texto que me estranha foi somente "escolhi" acreditar... isso sim é difícil compreender.

Como é que se escolhe acreditar? Acreditar é uma escolha? Você tem a capacidade de "escolher" acreditar em qualquer coisa que desejar a qualquer instante?

Lorota dele. Ninguém escolhe acreditar em Deus sem ter um motivo. De repente ele sempre acreditou em Deus mesmo e resolveu assumir.

E você já foi atéia? Sinceramente? Não me parece. Não digo que não tenha sido mesmo, mas acho que ateus saberiam expor melhor os motivos para não ser um ateu caso mudassem de idéia.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2006, 00:00:00 »
Ah, Ale, calma com esse ai. Nao parece problematico. Nao vamo afugentar ele nao.

Eu sei que não parece, mas o papo dele é muito o "foi sem querer querendo". Ele não quer fazer proselitismo fazendo.

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2006, 00:15:27 »
Ego,

Eu acredito que a gente tem capacidade para escolher no que acreditar, não a qualquer instante, mas de tempo em tempo. Eu já tinha uma inclinação a ser evangélico, porém achava que era muito limitador e fiquei em cima do muro e fui sondar outras alternativas e com as minhas experiências eu acabei por escolher ser crente.

Veja bem, eu vivi outras coisas, encontrei um sentido no budismo e também encontrei um sentido na filosofia... e eu tinha uma experiência evangélica, não de igreja, mas de vida e dos meus princípios se encaixarem nos princípios da bíblia... então eu fiz essa decisão e sim escolhi acreditar na bíblia.

Será que ficou claro? É um pouco díficil de explicar. É como se eu tivesse a opção de ser budista, filosofo e evangélico. As três opções apresentaram coisas que fazem sentido para mim, mas no final das cotnas o que eu escolhi foi ser evangélico, porque é onde me sinto mais avontade.

Um pouco confuso...rs Mas faz sentido pra mim (e nessa questão, é isso que importa).

=)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2006, 00:35:24 »
Parabéns, mas nenhuma das suas motivações me pareceram pertinentes.

Tá aí uma coisa que odeio ouvir, "eu já fui X e por isso te entendo". Como se compreensão dependesse de "experiência de vida". E como se a falta dessa tal "compreensão" anulasse alguma crítica ou opinião racional. Em termos gerais, nenhum psiquiatra precisa ter bipolar para te dar esse diagnóstico.

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2006, 00:49:37 »
Lorota dele. Ninguém escolhe acreditar em Deus sem ter um motivo. De repente ele sempre acreditou em Deus mesmo e resolveu assumir.

E você já foi atéia? Sinceramente? Não me parece. Não digo que não tenha sido mesmo, mas acho que ateus saberiam expor melhor os motivos para não ser um ateu caso mudassem de idéia.

Calma, Ale!

Você não me viu e não vai me ver expondo qualquer motivo para não ser ateu, porque simplesmente não vejo nenhum problema em ser ateu... como também não vejo nenhum problema em não ser.

Atéia, foi o que mais fui até hoje, metade da minha vida aproximadamente... e sinceramente, não escolhi ser atéia, como não escolhi deixar de ser - as coisas mudam, pessoas mudam, formas de pensar mudam... ou costumam mudar, não é algo assim tão estranho ou incomum.

Não tenho vergonha, orgulho ou qualquer sentimento a respeito do fato de ter sido ou de ter deixado de ser atéia... é apenas uma circunstância, que até esse instante considerava cumum e natural... não entendi sua dúvida, por que eu mentiria? Será que ainda não ficou suficientemente claro que não pretendo militar contra ou a favor qualquer postura?

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2006, 00:57:03 »
Parabéns, mas nenhuma das suas motivações me pareceram pertinentes.

Tá aí uma coisa que odeio ouvir, "eu já fui X e por isso te entendo". Como se compreensão dependesse de "experiência de vida". E como se a falta dessa tal "compreensão" anulasse alguma crítica ou opinião racional. Em termos gerais, nenhum psiquiatra precisa ter bipolar para te dar esse diagnóstico.

Não odeie, a intenção não foi essa - foi dizer que entendo o que ele pensa hoje, como ele pensa hoje, embora eu pense diferente, porque vivi experiências semelhantes. Não quis fazer comparações, julgar méritos... não acredito nisso.

Como o Ego veio aqui dividir uma experiência, o tópico é sobre isso, dividi a minha com ele, até mesmo para exemplificar as perguntas que fiz a seguir... eu mudei a forma de pensar mais de uma vez e acredito que ainda mudarei novamente, mas nunca escolhi, no meu caso, sempre aconteceu expontaneamente - foi por isso que mencionei que já passei por essas mudanaças, porque não consigo compreender como se "escolhe" acreditar...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2006, 01:15:42 »
Tá, tudo bem. Mas acho que minha crítica continua. Eu odeio ouvir "você nunca foi evangélico de verdade, por isso você tem uma visão errada do que é a minha religião", no fundo, querendo dizer "você só pode concordar comigo se aceitar meus dogmas", ou "você só partilhará da minha opinião quando concordar comigo!", enfim, algo assim.

E é estranho, mas acho que é possível escolher no que acreditar sim. Hora ou outra você diz "é verdade, talvez eu esteja errado", e nesse ponto, você pode escolher acreditar em X, ou Y, simplesmente ignorando algo conflitante. Talvez isso se deva ao fato de que é necessário ter algum tipo de "fé" para acreditar que o que supomos (seja o que for) seja "real".

(Tá, ficou meio viagem, mas é meio assim que eu penso mesmo)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Setembro de 2006, 01:25:21 »
bem, eu só posso ficar espantado por alguém que tem o dom de crença voluntária. Eu não consigo acreditar numa coisa por escolha, simplesmente está além da minha capacidade. Por mais que eu queira acreditar que tenho uma moeda de um centavo que seja na minha mão, se eu vejo que não a tenho, não consigo desligar a parte do meu cérebro que me informa que a moeda não está lá.

Tampouco vejo grande vantagem em desenvolver muito essa habilidade. Criar uma realidade virtual para o conforto próprio pode até nem ser tão ruim, mas prefiro uma visão de uma realidade mais "involuntária", objetiva. A minha vontade determina a minha realidade na medida em que determina minhas ações e apenas isso. Acho difícil imaginar qual seria um limite saudável quando se começa a querer ser mais do que simplesmente otimista, quando se começa a distorcer vver num mundo imaginário que pouco tem a ver com a realidade externa.

Apesar que de certa forma, se a pessoa acreditar que onde quer que esteja, está da melhor forma possível, ela vai sempre se sentir bem, se realmente conseguir se convencer disso... mas ao mesmo tempo negar a realidade a impede de avançar, de melhorar... é uma resignação glamurizada.

Ou seria, duvido que as pessoas possam realmente se colocar numa matrix criada por si próprios... acho que nesse caso e em todos outros de gente que acha que a crença é voluntária a pessoa simplesmente imagina que crê voluntáriamente porque gosta de crer no que quer que seja, o que não é a mesma coisa do que crer por escolha.

Fora isso, esse tópico nem bem tem a ver com ateísmo, sei lá, talvez devesse estar na área de ciência, ceticismo ou filosofia por conta dessa possibilidade de crença voluntária, já que não diz nada quanto a existência ou inexistência de deuses ou de qualquer coisa em que se decida acreditar.

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Setembro de 2006, 01:50:17 »
Caraca! Que coisa enorme, give me a break, você complicou uma coisa simples, vou responder porque eu estou aqui de paz:

O texto não é direcionado a quem não é ateu? Chega e diz "Tudo bom povo".

Como assim? Claro que o texto é direcionado pros ateus, uai! Eu não sou analfabeto, não postei na parte do fórum onde se desenvolve conversa sobre o "universo ateu" ? Tá mais que obvio que isso aqui é direcionado aos ateus, não para evangelizar, eu nem tenho bíblia online pra ficar dando crtl+v e ctrl+c, não curto esse tipo de coisa de pregar, acho chato. Cada um com seus problemas. E eu disse tudo bom porque sou educado... não tem nenhuma plano de dominar o mundo nisso.

Você postava aqui? Não lembro de ter visto nenhum post seu por aqui. Se participou, foi muito pouco.

E o que tem o fato de ter se convertido servir como motivo para vir postar aqui? Veio pregar? Porque, fora isso, não vejo motivos para uma pessoa convertida usar isso como motivo para postar por aqui.

Não disse que você complicou uma coisa simples? Sim, é obvio que eu postei pouco, é só olhar pro número de posts que eu tenho que você descobre isso.  Só que eu fico lendo as coisas aqui, sem opinar, mais por preguiça mesmo, o pessoal por aqui é muito caxias, parece que decora um livro só pra ficar debatendo, eu acho isso cansativo, prefiro ler, observar.

Eu vim pra cá pra mostrar uma pluralidade e ponto de convergência. Vejo sempre por aí umas coisas "o que crente faz de mais chato" ou "guia de como se livrar de crente" ou "crente só acredita porque é fraco" e eu quis mostrar que putz, ateu também enche o saco de vez em quando, que nem todo crente é fraco ou idiota, que a gente se irrita... eu quis mostrar que do mesmo modo que o crente irrita o ateu (pregando em ponto de ôniibus e esse tipo de coisa) ateu também irrita crente e que como o ateu sofre preconceito por não acreditar em criacionismo, o crente sofre preconceito por acreditar.

Queria mostrar que "o meu lado" tem a ver com "o seu lado", nessas coisas do dia.

Não quero pregar, como disse, eu não sou bom nesse negócio de versículo, eu não tenho bíblia online pra ficar copiando e colando trechos. E outra: não acho que tem como provar nada da bíblia assim de um modo que convença ateus e céticos. Então, vou perder meu tempo pra que? Quem quer ser converter, vai atrás.

Eu vou me ver com você??? Huahsuahsuhausha, ok, mas eu não tenho webcam, tá bom?

Todo mundo corre o risco de ser chato. E se tudo o que veio fazer aqui for falar de sua religião, não tenha dúvidas de que passará sim por um chato.

Eu devo ser um chato e também te acho chato. Isso não é uma exclusivida, na verdade eu acho muita gente chata, mas o tópico não trata disso. Vim falar sobre mim, e a religião tá envolvida é claro, porque se fosse só pra falar de mim eu iria ficar só no blog (inclusive o link tá na minha assinatura, visite lá depois e comente) eu tinha que por algo interessante e o fato de eu ser crente, me faz diferente dos ateus, e como queria fazer uma paralelo, mostrando que apesar de visões de mundo diferentes, a gente tem coisas em comum (sofremos preconceito por ser crente ou ateu, tem crente e ateu que enche o saco ...etc).

Idiota pode não ser, mas é um vacilão. Se você se propõe a ler, a estudar, a etc e tal, então porque não parou para analisar como é o ateísmo? Passou por aqui, quase não conversou com ninguém… Não temos como pensar que você aproveitou alguma coisa de sua passagem anterior por aqui.

Se você ficasse menos preocupado(A?) em me atacar, não iria tirar tantas conclusões precipitadas. Eu disse que estudei muitas coisas, fiquei lendo coisas sobre os mais diversos assuntos, incluindo ateísmo, conheço alguns sites, já li apostilas desses sites e sempre vejo o que os ateus tem a dizer nos fórums e no orkut. Não conversei com ninguém? Sei lá o porque. Essas coisas demandam tempo "ficar conversando", eu queria falar logo o que tinha pra falar, nunca precisei ficar amigo de ninguém pra falar o que penso, isso é regra aqui? Se for, eu não sabia.

Viu só? Não aprendeu nada vindo aqui. Deveria saber que nós céticos não nos interessamos por esses papos de cunho pessoal.

"nós céticos não nos interessamos por esses papos de cunho pessoal" uahsuahsuha claro, claro, por isso que você leu o meu tópico. Você se contradiz. Como você pode ficar afirmando em nome de todos os céticos? Pelo menos nesse tópico, várias pessoas leram e outras responderam, se isso não é interesse, é perda de tempo. Ninguém é obrigado a entrar no tópico, podiam não responder e ele logo iria estar lá em baixo. Não foi o que aconteceu.

Nem todo mundo é igual a você. Tem gente que interessa pela vida dos outros. Aliás, eu amo ver pontos de vista diferentes do meu, aprender com eles e respeitá-los, acho que isso dá um sentido a palavra "conviver". Experimente.

Não. Eu tive lendo seus tópicos. Você sempre acreditou "em alguma coisa". Você não sabe como é ser ateu e, creio eu, talvez nem saiba o que seja o ateísmo.

Até aí tudo bem, mas se eu te pegar dizendo por aí que você é um ateu convertido para tentar convencer as pessoas, vai se ver comigo.

Uai, você leu os meus tópicos e disse no começo da sua resposta que "Não lembro de ter visto nenhum post seu por aqui" uahduhaushasuahsuah que memória fraca, hein?

Sim, eu era agnóstico. Acreditava em várias possibilidade e me dava o direito de ter o prazer da dúvida (e a dúvida para mim é um prazer, sempre dou o direito a dúvida). Como disse acreditava em diversas possiblidade, inclusive que não existia nenhum Deus e que o creacionismo era uma invenção. Eu acreditava que a realidade atéia podia ser a real, assim como acreditava que a verdade podia estar no budismo ...etc. Depois escolhi no que ia acreditar.

Não sou um ateu convertido. Sou um agnóstico convertido. Não escolhi ser ateu ou cético, porque eu acho um saco não ter fé. Gosto de ter fé. Gosto de acreditar. Por isso me encaxei no cristianismo.
Sempre gostei do prazer da dúvida, como disse anteriormente, não curto essa coisa certinha de certezas e de "uuuh foi provado ciêntificamente". Eu tô nem aí se o que acredito foi provado ciêntificamente. A maioria das coisas que importam na minha vida, não foram definadas ou provadas ciêntifcamente. Também estou nem aí se você acredita no que acredito. Como eu disse isso é pessoal, eu escolhi o meu rumo, você escolhe o seu, não tem nada a ver com isso, cada um com seus problemas.

Tudo bem que é chato, mas em um antro cheio de pessoas com pensamentos opostos, isso é mais que esperado.

Só porque é esperado não significa que você tenha que gostar disso. Nem achar que esse preconceito é certo. Eu acredito que você pode ser ateu, eu posso ser crente e meu irmão ser budista e todos viverem em sociedade, respeitando um ao outro. Acho que os preconceitos são chatos, não gosto de coisa chata e as pessoas podem pensar o que elas quiserem, mas tem que respeitar. Eu não posso chegar a dizer "você tá errado, ser ateu é ruim". Eu sou você? Eu vivo suas experiências? Estou nos seus sapatos? Não. Isso é pessoal, não me diz respeito e eu nem quero ficar apontando o que é melhor que os outros. Minha vida já me apresenta muitas coisas com as quais me preocupar.

Você escolheu acreditar? Tudo bem, mas o que a gente tem a ver com isso? Acha que vamos deixar de ser ateus só porque um cara que quase nunca postou aqui veio dizer suas experiências pessoais? Acha que pessoas que duvidam de tudo o que não é científico vai se comover com uma conversão religiosa sua?

Diz aí, qual o seu intuito com esse post? Quer que a gente dê um tapinha nas costas e diga "ah tá bom"? Quer que a gente te ofenda para poder mostrar para seus amigos de igreja o quanto somos "maus e intolerantes"? Quer que a gente te ofenda para, por exemplo, mostrar que ateus não são unidos e que assim que supostamente um de nós encontra a conversão é vaiado e expulso?

Esse post tem como intuito mostrar que as pessoas não pensam igual, mas nem por isso elas devem se odiar, porque no final das contas somos humanos e passamos por problemas semelhantes.
Não vim dar testemunho, eu não tenho nada de chocante pra contar num testemunho, eu era feliz antes e sou feliz agora. Eu não sou ex-drogado, ex-garoto de programa e etc.  Não tem nada de sensacionalista no meu post. Não tem nada de espetacular na minha conversão.

Eu esperava que as pessoas fossem achar divertido.  Porque eu não tô pondo minha escolha em um pedestal e dizendo "ela é a melhor, é o certo", estou só conversando e mostrando que os problemas corriqueiros com gente chata ocorre para os crentes e para os ateus e etc. E que uma religão não devia definir as pessoas, nem separar as pessoas... em fim.

Com certeza eu não esperava um resposta como a sua. Podia tá dormindo agora, mas você fez um negócio tão grande e como eu respeito o seu direito a opinião e a descordar de mim, fico acordado respondendo com a maior atenção e sem essa de atacar de volta. Tô te contando o que eu fiz. Como disse anteriormente, esse post não tinha o intuito de dominar o mundo.

Tem certeza que a chatisse dos crentes não tá passando pra você? Mal dá para entender o que você fala! É "blá blá blá só que blá blá blá mas blá blá blá". Você escreve sem respirar! Põe mais pontos nisso aí! Parece até que escreveu com pressa.

E mais uma vez a pergunta: o que a gente tem a ver com isso? Somos céticos e não nos interessamos por meros sentimentos pessoais. Não ligamos pelo motivo que tenha se convertido, se sentiu Deus entrando por trás ou pela frente… Nada do que disser de sua fé nos irá interessar a menos que contenha alguma coisa cientificamente interessante.

Putz, você foi mal educado aqui. Pra que isso? Você pode discordar de mim sem precisar me ofender, é só ter argumentos plausíveis e não ficar nesse "achismo" e falando que "você veio aqui pra isso e pra isso e pra isso", pra mim isso é blá blá blá. Eu tentei converter alguém? Não. Eu tô pedindo pra alguém acreditar em mim? Não. Então, para de blá blá blá e de ataque barato e se concentra em coisa mais importante.

Mais uma vez você falar em "nós". Você não é "nós". Tem milhares de pessoas diferentes de você, sabia? Então para de usar nós. Tenha personalidade e use EU. Porque é muito fácil chegar aqui e ficar atacando e dizendo "nós isso e nós aquilo". Vim aqui com a MINHA opinião. Me assumo. Se assuma. Para de ficar se escondendo atrás da "comunidade". Te desafio a ser unitário.

E o povo entrou, leu e respondeu. Isso significa, que o seu conceito de "nós" tá bem enganado. Aliás, isso indica que você tem pouco auto-conhecimento porque você diz que "nós" não gosta disso "nós" não gosta daquilo, mas voila, tá respondendo o tópico e leu tudinho. Acho que você perdeu a identidade em meio a tantos nós.

Ateus não vão, na grande maioria dos casos, atrás de evangélicos para ficar lhes enchendo o saco. Foi você quem veio aqui no nosso fórum falar da sua nova religião.

Não barramos religiosos, mas se for para falar de conversões aqui, estará sujeito a ouvir os "sermões" dos ateus. Não são coisas como "eu que escolhi" ou "é pessoal" que vai impedir isso, pois você escolheu aparecer aqui.

Tem ateus e ateus, assim como crentes e crentes. Tem muito ateu pé no saco, que fica atacando os outros, só porque a pessoa pensa diferente dele (te incluo nessa). Eu acredito que a gente pode crescer trocando experiências, vim nesse fórum falar da minha experiência e de pontos em comum que possamos ter. As vezes vejo tópicos esteriotipando crente e aqui eu mostro que nem todo mundo é assim. Deste modo você pode crescer e começar a ver os crentes como seres humanso. Assim como eu vejo os ateus comos seres humanos, antes de serem ateus.

E eu não vou, nem quero impedir as pessoas de falarem o que pensam. Só que respeito, porque eu não ataquei ninguém, de faltei com respeito a ninguém. Podem discordar de mim a vontade, discordar não tira pedaço. Agora, não me ofende, não me trata mal, porque eu sou cristão, mas eu não dou a outra face. Ficou claro?

Se vai insistir que não pode provar que sua fé é verdadeira, por que então vem falar isso com a gente?

Porque eu sempre leio comentários, por aqui e em outras comunidades de ateus, sobre crentes que tentam provar o que está escrito na bíblia. Eu declaro em voz bem alta: NÃO TENHO COMO PROVAR NADA DO QUE ESTÁ NA BÍBLIA e ainda afirmo O QUE ESTÁ NA BÍBLIA NÃO FAZ SENTIDO NENHUM NA VIDA FÍSICA. Putz! Eu estou assumindo que não tenho nenhuma prova de nada e você ainda acha que eu quero converter alguém em um fórum onde ficam horas discutindo sobre "provas"?
E outra coisa, acho rídiculo isso de tentar provar coisas da bíblia. Pra que? Cada um acredita no que quer (eu escolhi acreditar nisso, mais um motivo pelo qual enfatizo o escolhi).

Música gospel boa? Só crente mesmo para dizer isso.

Se músicas gospels fossem boas, não ficariam restritas aos crentes. Qualquer pessoa gosta de música boa. Se a maioria das pessoas não gostam de música gospel, é porque na maioria das vezes é ruim.

Para falar a verdade, acho que crente só compra música gospel porque fala de Deus. Só.

Espera um pouco: vai aprender sobre indústria fonografica e depois vem falar comigo. Como que música cristão fica restrita ao público evangélico? Isso é totalmente falso.
Música gospel consegue penetrar no chamado mercado secular, coisa que não acontece de forma inversa. Vou te dar alguns exemplos:
P.O.D. aquele grupo que faz parte da trilha sonora de "Matrix: Reloaded", é gospel.
Stacie Orrico, que ficou dias e dias na billboard com o hit Stuck (incluindo dias e dias com o clipe no disk mtv) é gospel.
Sixpense None The Richer é gospel (lembra de Kiss Me? é deles, foi hit no mundo todo).
Divines é um grupo gospel que cheou ao primeiro lugar da billboard com a música "Lately".
...E muitas outras...

No Brasil ainda não é comum isso acontecer, mas nem por isso significa que a música gospel é ruim... ah lembrei de um grupo gospel de hip-hop com clipe passando na MTV: Apocalipse 16 com a canção "Frenesi" rolou pela programação um tempo atrás.

Isso daí é mente pequena. Eu escuto música secular e gospel. Citei isso porque o povo imagina que música gospel só é aquelas cantoras falando "te amo senhor"... putz, não é assim.

Se você quiser te passo algumas. Tem pra todos os estilos. E o hip-hop é fantástico. "Muita Treta" do Apocalipse 16 é uma música com uma letra e produção que não deve em nada o hip-hop secular (mesmo sendo gospel). Não sei qual é o seu estilo músical, mas hoje em dia tem funk, axé, rock, metal, pop, louvor e adoração, eletronico... tem mesmo. Aconselho Metamorphus, uma banda de metal lá do Manaus que é maravilhosa. Oficina G3 faz um rock-pop muito legal. Banda Karrara de Brasília, faz um reggae e ótima qualidade. APC 16 tem uma música ótima, com colaboração de rapper franceses e americanos chamada "Na Missão"... ixe, posso ficar o dia todo aqui. Tem até rave gospel.

Claro que crente compra música gospel porque fala de Deus, mas não só por isso. Crente tem gosto musical, tem sendo de crítica e é um ser individual. É díficil respeitar isso? É díficil assumir que tem coisas de qualidade voltadas pro público gospel? Isso te incomoda?

É muito fácil ficar com aquela imagem de crente, sofredor, feio e escutando música ruim e sem diversão. PARA!

Seria fácil pra mim vim com aquela visão provinciana e achar que os ateus são infelizes e negativos porque não acreditam num Deus, no criacionismo. Mas isso ia ser mentira. Eu conheço ateus alegres, felizes e eu acho isso ótimo pra eles e respeito.

E daí? Se Deus existisse mesmo, nunca as igrejas iriam precisar de dinheiro para começar.

Mas tá bom… Quer dar seu dinheirinho pro pastor? Manda bala. O que nós temos a ver com isso?

Ah, que coisa mais inocente. Igreja precisa pagar conta de água, luz, salário de pastor (sim, porque eles são gente que tem necessidades como qualquer um) e etc. Tem pastor picareta e tem pastor honesto. Quando eu dou o meu dinheiro é de coração e isso me faz bem. Não vou ficar me preocupando se o outro rouba, isso é problema de quem rouba.

Agora, esse fórum também precisa se pago né?

Uma igreja também custa dinheiro.

A Bíblia deixa claro que sexo é só para fins reprodutivos também. Ou você não leu ela inteira?

Que bobagem a minha… crentes não lêem a Bíblia.

Você não leu a mesma bíblia que eu. Um casal tem que fazer sexo ou amor, como preferir, isso é o casamento também. A bíblia não diz "faça um filho e vire irmão da sua mulher", isso é bobagem.
Tu acha que cristão não fica excitado? Você acha que o sexo acontece como? "aaah vamos nos reproduzir" ??? O fim é a reprodução, mas enquanto você não se reproduz, uai, tem muita coisa no meio do caminho. Sua vida sexual não precisa se chata por causa disso. Claro a bíblia fala de não fazer sexo anal e tal. E isso pra mim, ótimo, nunca me atraiu o sexo anal. As outras coisas, diz respeito ao casal.

Eu me mato de rir. O povo acha que crente não sente tesão, que crente não goza e etc. Que inocência.

Ah, eu não vou ficar citando pedaços da bíblia, acho isso um saco. Não entro nesse tipo de discussão. Tô respondendo a sua pergunta. E respeito quem não acredita nisso.

Como assim "decida você o que fazer"? Eu vou fazer o que faço sempre. Você não me deu motivo algum para fazer algo de diferente.

Você só ficou falando aí da sua fé, da sua igreja, tentando desmentir estereótipos que sabemos que são caricatos, do quanto você "sente" Deus em você… Isso não nos interessa.

E qual o motivo disso? O que te fez interromper com sua nova rotina evangélica para vir postar aqui? Se não foi para fazer proselitismo, foi para fazer o quê?

Na boa? Vai com Deus, vai para um fórum evangélico, com seus amigos, onde pode dar seu testemunho de conversão e dizer o quão feliz se sente por sentir Deus e achar que isso não é uma alucinação. Ou então, ao vir aqui, esquece que é religioso e discuta os assuntos cotidianos. Você não quer provar nada da sua fé e nem ouvir o que os ateístas tem a dizer mesmo, não é?

Eu nem falei o nome da minha igreja, nem vou falar, porque aí sim eu iria tá fazendo propagandinha para converter. Não quis dar nenhum motivo para alguém se converter e já prevendo que alguém poderia vir encher o saco atacando (você) eu disse "não estou tentando converter ninguém, isso não é problema meu, você decide o que fazer da sua vida" justamente para não confundirem meu tópico, porque quando alguém que atacar, perde a razão e nem lê direito o que tá escrito.

Eu não interrompi nada na minha vida. Sempre venho no fórum e hoje lendo aqui e vendo algumas opiniões falando "crente é isso, crente é aquilo" decidi postar minha experiência e mostrar que apesar de qualquer diferença, se pode sempre crescer ouvindo outras opiniões (concordando ou não com ela). E que o respeito pode ser uma prática, entre crentes, ateus, buditas, ubandista, espiritas...etc.

Você mais uma vez se esconde no conjunto "tentando desmentir estereótipos que sabemos que são caricatos", você não sabe de nada sobre mim, porque leu tudo com um olhar esteriotipado, você escolhe no que acreditar. E eu te desafio a ser unitário e ter personalidade e falar mais por você dos pelos outros.

Já frequento um fórum evangélico e lá escuto coisas parecidas quando digo alguma opinião que alguém não concorda "porque você não vai prum fórum ateu?"  Se eu quiser opiniões iguais a minha, eu me olho no espelho e fico falando pra mim mesmo. Quero compartilhar experiências e aprender com os outros. Aprender mais sobre os ateus, não me tornar menos evangélico, a mesma coisa no sentido contrário.

Ufa! Terminei isso aqui. Se for responder, seja mais educado, caso contrário vou ignorar o que você disser,  não mereço e não tenho tempo para ser ofendido na internet e acredito no respeito. Você pode discordar da minha opinião, agora me tratar de uma forma inferior, não vai dar certo, porque eu realmente acredito que ninguém é tão bom ao ponto de poder se sentir superior a outra pessoa.

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Setembro de 2006, 01:55:26 »
Ego,

Que arrogância. Você fica dizendo que eu sou mentiroso e nem me conhece, tudo isso porque tem uma opinião diferente da sua.

Eu escolhi baseado nos meus motivos, que eu falei no tópico. É tão díficil aceitar isso? Não fui forçado a nada. Era feliz antes e sou feliz depois.

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Setembro de 2006, 02:00:21 »
Tá, tudo bem. Mas acho que minha crítica continua. Eu odeio ouvir "você nunca foi evangélico de verdade, por isso você tem uma visão errada do que é a minha religião", no fundo, querendo dizer "você só pode concordar comigo se aceitar meus dogmas", ou "você só partilhará da minha opinião quando concordar comigo!", enfim, algo assim.

E é estranho, mas acho que é possível escolher no que acreditar sim. Hora ou outra você diz "é verdade, talvez eu esteja errado", e nesse ponto, você pode escolher acreditar em X, ou Y, simplesmente ignorando algo conflitante. Talvez isso se deva ao fato de que é necessário ter algum tipo de "fé" para acreditar que o que supomos (seja o que for) seja "real".

(Tá, ficou meio viagem, mas é meio assim que eu penso mesmo)

Ah, eu acho minha escolha melhor do que a sua, porque é a MINHA escolha. Não tem nada a ver com ser evangélico ser melhor que ateu. E sim, acho o meu caminho mais certo, caso contrário não teria escolhido ele, mas isso não quer dizer que eu esteja certo ou errado, que dizer que eu tenho uma opinião e você outra. Eu te respeito e sua opinião não me faz querer te converter.
Somos diferentes e vivemos coisas diferentes. Isso é ótimo.

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Setembro de 2006, 02:10:43 »
bem, eu só posso ficar espantado por alguém que tem o dom de crença voluntária. Eu não consigo acreditar numa coisa por escolha, simplesmente está além da minha capacidade. Por mais que eu queira acreditar que tenho uma moeda de um centavo que seja na minha mão, se eu vejo que não a tenho, não consigo desligar a parte do meu cérebro que me informa que a moeda não está lá.

Tampouco vejo grande vantagem em desenvolver muito essa habilidade. Criar uma realidade virtual para o conforto próprio pode até nem ser tão ruim, mas prefiro uma visão de uma realidade mais "involuntária", objetiva. A minha vontade determina a minha realidade na medida em que determina minhas ações e apenas isso. Acho difícil imaginar qual seria um limite saudável quando se começa a querer ser mais do que simplesmente otimista, quando se começa a distorcer vver num mundo imaginário que pouco tem a ver com a realidade externa.

Apesar que de certa forma, se a pessoa acreditar que onde quer que esteja, está da melhor forma possível, ela vai sempre se sentir bem, se realmente conseguir se convencer disso... mas ao mesmo tempo negar a realidade a impede de avançar, de melhorar... é uma resignação glamurizada.

Ou seria, duvido que as pessoas possam realmente se colocar numa matrix criada por si próprios... acho que nesse caso e em todos outros de gente que acha que a crença é voluntária a pessoa simplesmente imagina que crê voluntáriamente porque gosta de crer no que quer que seja, o que não é a mesma coisa do que crer por escolha.

Fora isso, esse tópico nem bem tem a ver com ateísmo, sei lá, talvez devesse estar na área de ciência, ceticismo ou filosofia por conta dessa possibilidade de crença voluntária, já que não diz nada quanto a existência ou inexistência de deuses ou de qualquer coisa em que se decida acreditar.

Ah, eu escolhi no que acreditar, mas tive meus motivos, eu senti algo no meu físico, entende? Não escolhi simplesmente. Só que eu não descarto outras possibilidades. Não me acho o dono da verdade, nem me preocupo com "a verdade" ou "a realidade".

A realidade não é eterna. E cada um tem sua perspectiva de realidade. O que é realidade pra você, pode ser diferente da minha realidade...etc. Não dá pra você pegar a rotular 'isso é real', é muito subjetivo.

Acho que a gente escolhe o modo de vida, pelo menos eu tô no controle da minha vida. Eu escolho ir pra direita ou pra esquerda. Não preciso sofrer ou passar por um trauma, pra escolher um modo mais confortável.

Eu não vejo nada de mal na religião como um conforto. Seja isso mentira ou verdade. No final das contas o que importa é o resultado.

Acharia bobo perder minha vida acreditando em algo que me machucasse, sabe? Pra que? Só pra dizer "olha eu vivo a realidade" ??? Não acho que a realidade tenha um valor programado. Cada um tem uma realidade pessoal e cada pessoa é um universo. Ué!

Eu digo sem medo: escolhi acreditar naquilo que torna a minha vida melhor, mais fácil e mais feliz. Não vejo mal nisso. Não vejo perigo nisso. Vivo uma realidade que eu escolhi. Isso é bom. É prático.

E o resultado pra mim é mais alegria.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Setembro de 2006, 03:06:53 »
Ah, eu acho minha escolha melhor do que a sua, porque é a MINHA escolha. Não tem nada a ver com ser evangélico ser melhor que ateu. E sim, acho o meu caminho mais certo, caso contrário não teria escolhido ele, mas isso não quer dizer que eu esteja certo ou errado, que dizer que eu tenho uma opinião e você outra. Eu te respeito e sua opinião não me faz querer te converter.
Tá viajando, filho? Que-quí-o-cu-tem-a-vê-cas-calça?

Ps. Quando for responder mensagens grandes, como esse post seu respondendo ao Alenônimo, use as citações. É só você colocar o texto citado dentro da tag [ quote ] (sem espaços).

Por exemplo:
Código: [Selecionar]
[quote author=Ego]
Ah, eu acho minha escolha melhor do que a sua, porque é a [B]MINHA[/B] escolha. Não tem nada a ver com ser evangélico ser melhor que ateu. E sim, acho o meu caminho mais certo, caso contrário não teria escolhido ele, mas isso não quer dizer que eu esteja certo ou errado, que dizer que eu tenho uma opinião e você outra. Eu te respeito e sua opinião não me faz querer te converter.
[/quote]
« Última modificação: 28 de Setembro de 2006, 03:08:57 por Oceanos »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 28 de Setembro de 2006, 07:10:12 »
Que tópico estranho.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #21 Online: 28 de Setembro de 2006, 07:27:05 »
... e quanto vitriol desnecessário.

O cara era ateu, agora é crente. Quis partilhar a experiência dele. Poderia usar uma formatação de texto um pouco melhor. E daí que...?

Não sei, gente. O que a causa cética ganha com tanta virulência?

rizk

• Visitante
« Resposta #22 Online: 28 de Setembro de 2006, 08:36:17 »
As regras contra proselitismo não estão lá pra proteger os ateus da crença, mas da chatice de uns e outros que só pregam e não discutem.

Bom, se isso te faz feliz, e se você tem certeza que não vai te trazer problemas, go for it. Eu acho esquisito mas enfim. Se quiser continuar batendo papo, continue conosco.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #23 Online: 28 de Setembro de 2006, 09:06:04 »
Citação de: Alenonimo
Um crente latente? :P Freud explica.

Antes de qualquer pré-conceito, eu prometo que esse tópico não vai ser pregação, pelo amor de Deus
:histeria:
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Setembro de 2006, 09:33:03 »

"Não me tornei crente por causa disso, me tornei porque eu escolhi, acho legal o que tá na bíblia, as coisas lá estão de acordo com o que eu penso e sinto o amor de Deus"
Bem... eu não poderia deixar essa passar....

1 Samuel
19. Quando viram a arca de Javé, os filhos de Jeconias não fizeram festa como os outros. Por isso é que Javé castigou setenta homens deles. O povo ficou de luto, porque Javé os tinha ferido com grande castigo.

Lev 26:27-29. E, apesar disso tudo, se vocês ainda não me derem ouvidos e continuarem a se opor a mim, eu ficarei furioso contra vocês, e os castigarei sete vezes mais, por causa de seus pecados. Vocês comerão a carne de seus filhos e a carne de suas filhas.
Jer 19:9. Farei que eles devorem a carne dos próprios filhos e filhas. Eles se devorarão entre si por causa do cerco e da angústia que seus inimigos vão impor a eles.

E não poderia deixar de mostrar as passagens que eu mais amo na Bíblia:

Oséias 13:16.

Samaria vai pagar, pois revoltou-se contra o seu Deus: cairão sob a espada, suas crianças serão cortadas em pedaços e suas mulheres grávidas terão seus ventres rasgados.

II Reis 2

23. Daí, Eliseu foi para Betel. Enquanto subia pelo caminho, um bando de garotos, que tinham saído da cidade, começaram a zombar dele, gritando: "Suba, careca! Suba, careca!"
24. Eliseu virou-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Javé. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2006, 16:49:04 por Mussolim Bucetê »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!