Tudo bom ateus?
Estou postando aqui, depois de tempos, porque eu me converti. Antes de qualquer pré-conceito, eu prometo que esse tópico não vai ser pregação, pelo amor de Deus, não quero dar uma de chato. É só minha experiência pois estive dos dois lados (bem, eu era agnóstico, porque sempre achei que fé é importante independente de religião).
Bem aja. Infelizmente não posso impedir de ter
preconceitos, pois posso nem sequer saber que os tenho. Só posso contar com a ajuda dos outros e reflectir sobre as minhas ideias. Quanto a teres sido agnóstico: o que entendes por agnóstico? No "Vocabulário de Filosofia", de Armand Cuvillier, diz que
agnosticismo é uma "doutrina segundo a qual o fundo das coisas é incognoscível para o espírito humano".
Eu também já fui agnóstico -- acreditava que era impossível saber se Deus existe ou não. Tornei-me ateu depois de ler a Bíblia, ter tido experiências com crentes e ter lido literatura de crentes. Podes ver o tópico "
Estudando a Bíblia", onde falo um pouco sobre o assunto e talvez possas dar uma resposta.
Ah, eu acredito na bíblia, porque EU ESCOLHI acreditar, e eu sei que é um livro sem sentido "a olho nu", acredito na bíblia porque eu vivo o que ela diz e vivêncio o poder de uma oração, mas veja bem estou pouco me lixando para provar isso, eu vivo, não preciso que a ciência prove isso.
Dizer que escolheu acreditar naquilo que acredita não me diz nada. É
superficial. Só estás a colocar-te numa categoria sem explicar.
O que significa que um livro não tem sentido "a olho nu"? Que é preciso usar os óculos da fé para percebê-lo. Não há qualquer valor em precisar de ter
fé (ou acreditar) para acontecer algo. Se eu acredito em algo, por definição para mim esse algo é verdadeiro, independentemente de realmente ser verdade. Basta visitar um
manicómio para entender.
Acho que não acreditas na Bíblia, nem vives o que ela diz. Também disseste:
Taí o que eu tô tentando dizer: não me importo se a bíblia é verdade ou é mentira. Eu acredito, escolhi acreditar e dá certo na minha vida. É simples. Se eu ficasse esperando provar, eu ia morrer de velho, né? Minha crença não tem nada a ver com ser o dono da verdade, mas em viver uma vida melhor.
Eu também não preciso de provar para acreditar em algo, mas prefiro seguir aquilo que mostra ser o mais provável ser verdadeiro. As crenças não têm todas os mesmos pesos.
Mesmo que haja algoritmos para saber qual o melhor caminho, isso não em geral não é
prático. Eu sou programador informático, e conheço vários algoritmos para encontrar o melhor caminho, ou solução. Com a "
força-bruta", sei que tenho sempre a solução óptima, mas é um algoritmo lento.
Outros algoritmos servem para ter soluções rapidamente, apesar de não serem óptimas. A escolha do algoritmo depende da situação. Os jogos RPG usam algoritmos de procura de caminhos rápidos, em investigação e outras áreas mais sensíveis usam algoritmos que dão soluções óptimas, apesar da lentidão. Os programas de computador para jogar xadrez usam várias técnicas para encontrar soluções rapidamente, senão ninguém ia ter paciência para jogar.
O nosso
encéfalo tem mecanismos para que haja reacções sem avaliação consciente, por exemplo através da
amígdala. Por exemplo, se alguém foi atacado por corvos quando era criança, pode passar a ter medo (fobia) de qualquer ave em qualquer situação (mesmo inofensivo) e até com penas, porque foi armazenado na memória a situação anterior e, quando é encontrado um padrão parecido, há uma resposta semelhante àquela que houve na situação anterior.
Uma resposta rápida pode salvar-nos a vida em muitas situações, mas nem sempre dá bons resultados. Vou dar dois exemplos encontrados no livro "Inteligência Emocional", de Daniel Goleman. O autor do livro certa vez ouviu um estrondo no quarto onde estava, fugiu pensando que o tecto estava a desabar; mas avaliando a situação, soube que foi apenas um objecto que caiu de um armário. Raciocionar é uma actividade lenta, e se fosse realmente o tecto a cair, morreria a avaliar a situação. Agora o outro lado: um casal entrou em sua casa, e ouviu uns ruidos, indicando que mais alguém estava no interior. O homem pegou numa arma de fogo e, quando encontrou uma pessoa que saltou de uma porta, disparou. Era a sua filha, que supotamente deveria estar fora de casa, mas ela quis pregar uma partida. Foi atingida no pescoço e morreu. Apesar do pai tê-la vista, o seu encéfalo fez processamento da informação rapidamente para poder reconhecer a pessoa.
...tipo, só porque eu sou crente não quer dizer que eu sou um livro de auto-ajuda. Quer saber mais dos evangélicos? Vai ler, leia a bíblia, pesquise, fui o que eu fiz, quando tiver certeza do que quer, aí sim procure uma igreja, porque me perguntando eu tenho certeza que você não vou conseguir te convencer nada da bíblia.
Não vou saber mais sobre os Evangélico lendo a Bíblia. Existe várias religiões cristãs com crenças completamentamente diferentes, e justificam-nas com a Bíblia. Há cristãos eclesiástico, bíblicos e místicos. Há
cristãos que acreditam que a Terra tem cerca 6000 de anos, muitos outros acreditam que tem milhões de anos. Há cristãos que acreditam que Terra é redonda, e há ainda um pequeno grupo de cristãos que
acredita que a Terra é plana. E no judaísmo, islamismo e hinduismo acontece o mesmo.
A maioria adapta-se com os tempos, outros param no tempo (como os Amish).
Achas que nenhum ateu leu a Bíblia? E achas que não fazem pesquisas? Se foi o que fez, ainda bem. Devo dizer que li a Bíblia quase toda. Li primeiro os Evangelhos todos de seguida (tenho um livro oferecido pela minha avó, com Novo Testamento, Salmos e Provérbios), depois os Actos, e as cartas sem uma ordem definida. Li os Provérbios. Quando ofereceram-me uma Bíblia, li o Génesis até ao Deuteronômio de seguida. Depois reli o Novo Testamento. Passei a ler alguns livros que já tinha ouvido falar. Gostei muito do Eclesiastes e das Cantigas. Nunca li os Salmos completos. Li todos os livros dos profetas apocaliticos no final do Antigo Testamento. E assim de agnóstico, tornei-me ateu.
Há muita gente que diz ter lido a Bíblia, mas não o demonstra. Tinha um colega que dizia ser Católico, e que leu a Bíblia, mas eu conseguia espantá-lo sempre quando falava da Bíblia. Não sei os versículos de cor, por isso usava "sites" para pesquisa na Bíblia para encontrar o que queria. A minha Bíblia está sublinhada, tem anotações e códigos feitos por mim para poder encontrar versículos com assuntos que procuro no momento, mas preciso de saber qual o livro.
Também deve haver muito ateu que não leu a Bíblia e só usa uns versículos que viu algures só para atacar crentes, e sou contra essa atitude. Além disso eu critico para informar e ser informado, não para fazer guerra.
E qual o motivo de dizer depois "
eu tenho certeza que você não vou conseguir te convencer nada da bíblia". É Evangélico? E acha que eu tenho a certeza que vou convencer-te de algo? Se não, então qual achas ser o motivo?
Eu acredito que a bíblia, o evangelho é viver, enquanto aquilo for um livro e vc ficar procurando provar, filho, tu pode ficar tranquilo que vc vai ser ateu pra sempre. Pq como disse, não tem lógica mesmo, a bíblia não tem lógica aqui pra gente, agora eu posso dizer que faz diferença, funciona pra mim...
Se souber inglês, e tiver paciência, por favor leia o artigo "
Understanding delusion" em "Why won't God heal amputees?". Que método sugeres para ter determinada crença? Se acreditavas no Pai Natal (Papai Noel), qual foi o motivo para deixares de acreditar.
E já agora, o primeiro "post" que escrevi em "
Estudando Gènesis(Da criação ao dilúvio)".
Pode não querer admitir, mas acho que na verdade quer convencer as pessoas a seguirem a sua fé. Não tenho a certeza disso, mas a maneira como escreve para indiciá-lo. E se não for, que mensagem quer deixar? E o que esperava que respondamos?
Mais uma coisa irritante: "música gospel é ruim" putz! vai te cata! tem música gospel boa sim, tenho culpa se você só escuta aquelas canções lentassssss e repetitivas? O hip-hop gospel deixa o hip-hop secular no chinelo, tem bem mais qualidade mesmo, e o rock gospel? tem bandas maravilhosas. Baixem e pesquisem. Eu escutava música gospel antes de virar gospel, tem coisa ruim, mas tem coisa ótima, como em tudo na vida.
Há músicas de Soul que eu gosto. Também gosto de música sacra. E gosto do musical "Jesus Christ Super Star" (tenho disco vinil e uma gravação do filme em cassete). E há uma marcha que era tocada numa procissão nos Açores, onde nasci, que ainda está na minha memória. Qual é o problema?
Tenho um pequeno crucifixo luminoso, oferecido por uma avó, no meu quarto. Tenho fotografias de andores com santos: o Senhor da pedra e S. Miguel atacando Satanás. Fiz desenhos com temas religiosos que oferecia a uma avó. Qual o problema?
Tenho uma Bíblia, um livro de Mórmon, literatura de Testemunhas de Jeová e livros com crenças sobre extraterrestres. Também tenho livros com discussão sobre religião. Qual o problema?
Já vi os filmes "Jesus, o Nazareno", "The Passion of The Christ" e "The Last Temptation of Christ". Via uma série "Para além das Escrituras" na "Discovery Channel", e vejo documentários sobre a Bíblia e religião no canal "História" e "Odisseia". E escrevo notas num caderno. Qual o problema?
Sou ateu e acho que estudo mais a Bíblia e o Cristianismo que todos os crente com quem me cruzei. Digo isso por causa das experiências que tive com eles e porque tenho um mundo mais abrangente (não tenho qualquer limitação naquilo que posso estudar).
O lance do dinheiro "aaah igj evangélica só quer roubar" ...cara, só dou o meu dinheiro quando quero.
Não posso falar sobre o assunto, porque nunca fui crente. Mas penso que, apesar de não serem obrigados a dar o dízimo (ou seja lá o que for), os crentes sentem-se pressionados a dar dinheiro. Digo isso por ter lido testemunhos e daquilo que já li em literatura religiosa.
Ah, também acham que crente não curte sexo, a gente curte, só que é tudo com compromisso e bonitinho...
Há religiões que dão imensa importância no sexo. Já viste imagens de templos antigos na Índia?
Os meus pais têm o Kamasutra guardado numa mala. Encontrei-o e só li algumas passagens.
(...) num é aquilo "papai e mamãe, com os olhos vendados" a bíbli DEIXA claro que o casal tem que fazer sexo (amor).
Muito bem, mas com
restrições. Deves saber isso muito bem quando leste a Bíblia.
Relê o Deuteronômio, o Levítico e as cartas de Paulo. Não permite as posições do Kamasutra, isso garanto. O que é que a Bíblia diz que se deve fazer com homossexuais? O que diz sobre o sexo oral e anal? O que Paulo diz sobre o casamento e a "carne"?
Olha, vê o "
The Brick Testament" para teres o teu Kamasutra (estou a brincar, não te ofendas).
E pelo amor de Deus, não vai me acusar de tá tentando de converter... tenha personalidade e decida você o que fazer...
Eu não te acuso. Mas gostaria de saber qual o objectivo das suas mensagens.
E decida o que fazer sensatamente. Não apanhe um avião para atingir um prédio.
Será que ficou claro? É um pouco díficil de explicar. É como se eu tivesse a opção de ser budista, filosofo e evangélico. As três opções apresentaram coisas que fazem sentido para mim, mas no final das cotnas o que eu escolhi foi ser evangélico, porque é onde me sinto mais avontade.
Qual foi a base para fazer a escolha?
Por que há de haver uma obrigação para escolher uma religião?
Por que é que te sentes mais à vontade sendo Evangélico? É algo de emocional?
Acho que os crentes sentem a necessidade de haver
alguém que faça as escolhas por eles. Imagine que não há qualquer deus para dizer o que deve fazer: isso deve assustar muitos crentes (acho eu). Muitos devem querer acreditar que têm controlo na sua vida (ex: astrologia), ou sentirem-se especiais (ex: gnosticismo), que vão ter uma recompensa após a morte.
Projectam nas suas fantasias aquilo que gostariam de ser ou que o mundo fosse.
Eu acredito que
dependemos de nós. Nós, humanos, precisamos de criar as nossas regras para podermos viver socialmente, para vivermos melhor e ajudar os nossos descendentes a viver melhor. Vivemos melhor que aqueles que viveram na Idade Média (o expoente máximo do Cristianismo) porque herdamos conhecimentos acumulados pelos nossos antepassados. E, felizmente, as organizações religiões e indivíduos estão, hoje em dia, condicionados nos países democratas.
Um pouco confuso...rs Mas faz sentido pra mim (e nessa questão, é isso que importa).
Isso é como as parábolas de Jesus? É para confundir os sábios e os descrentes?
Se o que escreves é para fazer apenas
sentido para ti, para que escreves? Para que serve haver comunicação, se não nos comunicamos? E qual o motivo que não seres coerente num fórum de cépticos?
Agora eu escolhi me converter. Não acho que é auto-engano, eu sei bem porque eu fiz essa escolha. E claro, tá facilitando a minha vida.
Então as nenhuma escolha feita por nós é auto-engano? Se eu escolher saltar do 4º andar, por acreditar que Deus me vai aparar a queda, estou enganado? Acho que és demasiado subjectivista quando escreves.
E podias
aprofundar mais as tuas ideias? Como é que
está facilitando a tua vida? Também posso dizer que a Terra é plana, e que isso está facilitando a vida. E se acredito nisso, então como explico o GPS, a circum-navegação, os satélites, tudo aquilo que os
outros fizeram para facilitar-me a vida e que acreditam que a Terra é esferóide. Se não explicar como, é só para confundir e ficar confuso.
És muito superficial, e isso é
uma das razões para haver problemas aqui no fórum: não estás a facilitar a tua vida.
Se eu ficasse esperando provar, eu ia morrer de velho, né? Minha crença não tem nada a ver com ser o dono da verdade, mas em viver uma vida melhor.
Achas que as teorias científicas são provas conclusivas, verdades absolutas?
Newton formulou a Teoria da Gravitação Universal. Dá tanto resultado que foram descobertos planetas prevendo as suas posições. E há vários aparelhos que são construidos graças à teoria,
para vivermos uma vida melhor.
Einstein formulou a Teoria da Relatividade, que mostra que a Teoria da Gravitação Universal não é verdadeira. A teoria de Newton é ainda usada porque os cálculos são mais fáceis, e as imprecisões são tão pequenas que podem ser desconsideradas. Mas é graças à Teoria da Relatividade que os relógios nos satélites estão acertados. O tempo é relativo, e Newton não tinha pensado nisso. E sabendo isso, vivemos uma vida melhor.
O que é tens a oferecer para termos uma vida melhor?Ah, então segundo o que você diz eu tenho que passar a ter preconceitos? Não preciso ser crente pra ter preconceitos. Sempre tive preconceitos e sempre vou ter.
Não se preocupe, que eu
também devo ter muitos preconceitos. E com certeza sou ignorante é muitas matérias. Mas devo identificar os meus preconceitos e
corrigir-me. Não tenho orgulho nisso e não fico indiferente. Nós conhecemos vários preconceitos e somos menos ignorantes porque houve
pessoas no passado que nos ajudaram. Estamos sobre as costas dos nossos antepassados, e os nossos descendentes vão estar nas nossas.
Não concordo com eles, nunca concordei, isso não tem nada a ver com odiar homossexuais. Não concordo com milhares de coisas. Eu respeito.
Eu escolhi o cristianismo porque foi o que melhor se encaixou com meu estilo de vida.
A Bíblia não mostra respeito pelos homossexuais. O que lá diz que devemos fazer aos homossexuais (Levítico)? O que Paulo diz sobre os homossexuais?
Se acreditas naquilo que a Bíblia diz. Então deves ser homofóbico.
Se não acreditas na Bíblia, és um cristão místico.
Aborto, eu não acho certo. Não achava antes, nem acho depois.
Eu acredito na bíblia. Toda ela. Acredito mesmo e acredito com força. Escolhi acreditar. E vivo uma vida ótima.
Mas na Bíblia Moisés e Josué matam grávidas... Por favor releia o livro de Josué.
A teoria da evolução. Cara, pra mim faz pouca diferença se a teoria de evolução é uma verdade ou mentira. Isso não me importa. Isso não vai mudar a minha vida cotidiana, que é a que eu vivo. Isso não vai mudar o que eu acredito. Não me importo mesmo com esse tipo de coisa.
Se não acreditas na evolução
não faz diferença tomar antibióticos nem vacinas. Também não faz diferença a selecção artificial nas plantas e animais. Talvez não saibas como tens um monitor. Não te interessa os progressos na Medicina. Os Amish devem estar melhor ou tão bem como nós.
Não ligas para os conhecimentos e tecnologias que temos, mas não sabes que os
aproveitas. Estás a usar um computador? As pessoas que contribuíram para a invenção e melhoria dos computadores interessaram, essa é a diferença.
Tem razão. Mas é preciso ser crente para achar que seus preconceitos são verdades absolutas.
Como crente, a gente também aprende que não somos perfeitos.
Mas as verdades são perfeitas, não é?
Deus ama o pecador, mas não ama o pecado. Isso é tão clichê, mas é uma verdade. A bíblia não diz "odeie, mate os gays, onfeda os gays".
Levítico 18:2 - Deus não gosta de homossexuais
Levítico 20:13 - mate os homossexuais
Deuteronómio 23:17, 18 - os sodomitas (os que praticam sexo anal) são chamados de cães
1 Reis 22:46 - expulsão de sodomitas
2 Reis 23:7 - destruição de casas de sodomitas
Romanos 1:31, 32; 1 Coríntios 6:9, 10; Judas 7-9 - os homossexuais estão condenados
Clichê é dizer que a Bíblia não manda matar homossexuais.
Usei um "
site" para encontrar a lista, por conveniência.
Eu acredito na bíblia. A bíblia tem várias interpretações. Eu participo de uma igreja neo-petencostal. Não interpreto tudo na bíblia de um modo literal. E eu não concordo que ninguém deva ser apredejado até a morte e isso não vai contra a minha crença.
Então não acredita na Bíblia.
E eu não vou ficar dando ctrl+v + ctrl+c em bíblia, por aqui. Não gosto desse tipo de discussão e essa não é a razão do meu tópico.
Qual é o problema? Eu faço isso, por ser mais prático que copiar o que tenho na minha Bíblia.
Leio a bíblia e me esforço o máximo possível para saber cada vez mais. Não sei de tudo. E assumo isso.
Mas não parece que lês. Ou então precisas de reler. As razões já foram mostradas.
Ok. Só desejo que você nunca pegue tuberculose...
Você pode não ligar para a teoria da evolução. Mas ela certamente liga pra você .
Um abraço.
Também espero que eu não pegue tuberculose. Nem você =)
Não percebeste? Os vírus e bactérias evoluem muito rapidamente, e os métodos de prevenir e tratar devem acompanhar essa evolução. Já ouviste falar na gripe? Sabes o que é a Teoria da Evolução?
Por favor, não envies respostas como estas. Só demonstram ignorância e orgulho nela. Escreve qualquer coisa útil, algo interessante.
Desculpem-me, mas tive de escrever as últimas partes à pressa (já passa da meia-noite). Espero não ter cometidos lapsos.
Abraços a todos.