Autor Tópico: Ateus, quero apresentar pra vocês a minha experiência...  (Lida 11616 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Ateus, quero apresentar pra vocês a minha experiência…
« Resposta #125 Online: 05 de Janeiro de 2007, 12:39:18 »
O que eu ganharia com isso?
Você não, mas basta abrir um livro de história para descobrir o que o mundo ganharia.
É por isso que considero a religião uma praga, pois é mal para o mundo e para as pessoas (claro, a não ser que você seja um crente e imagine que seja por obrigação a um ser invisível).
até porque eu acho que ninguém escolhe no que acredita, simplesmente acredita.
Novamente abre-se o livro de história ou olha-se para as palavras dos crentes, percebe-se como vem de influência/imposição.
Mas minha família é evangélica e eu sei que os crentes é quem realmente são preconseituosos com tudo, principalmente com Ateus, e que não perdem a chance de tentar comverter um. Não são todos mais a maioria, ja com os ateus com essa conduta acho que é a minoria.
Preconceito nesse caso não há, pois a posição intelectual da pessoa é conhecida, o problema é se é uma diferenciação justa.
Basta analisar:
O Ateu acha que o crente está errado pois a crença prejudica o mundo;
O crente acha que o Ateu está errado pois é o que seres invisíveis lhe disseram;

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #126 Online: 06 de Janeiro de 2007, 02:09:14 »
Concordo plenamente que o mundo estaria bem melhor sem religião. Mas isso no meu conceito de mundo melhor. A pessoa que acredita em Deus acha que o mundo estará melhor se todos forem crentes também. Você diz que a crença vem de influencia e de imposição, também concordo e é por isso que eu acho que tanto teístas como ateístas deveriam parar de tentar impor suas idéias a força, deixando que cada um decida por si. Sou a favor de debates e conversas é com elas que expomos nossas idéias e podemos até convencer as pessoas com nossos argumentos. Mas não acho que deva se discutir quem está certo e quem está errado.

A meu ver a religião é uma praga, porque é praticamente imposta a todos, e por que não respeita o direito de liberdade de escolha das pessoas, já que desde quando você nasce você é inserido em suas idéias, se não pela família pala própria sociedade. Eu sou contra isso nas religiões, essa tentativa de imposição. Digamos que um dia o ateísmo seja dominante no mundo. Se for a força como fez as igrejas, se for também por imposição influencia e repressão, eu também seria contra.
Temos que tentar mudar as religiões e suas influencias negativas. Para que um dia as pessoas possam decidir se acreditam ou não em algo, não por medo do inferno, não porque sempre lhe disseram que era o certo, ou esperando recompensas depois da morte.

A propósito como eu faço para colocar essas citações na mensagem?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #127 Online: 06 de Janeiro de 2007, 10:19:30 »
e é por isso que eu acho que tanto teístas como ateístas deveriam parar de tentar impor suas idéias a força
A imposição da descrença é justificável pelos males que podem ser observados causados pela religião.
A imposição da crença se justifica por ser a vontade de seres invisíveis, havendo várias crenças opostas umas as outras.
Ou seja, quem pode ser justificado?
deixando que cada um decida por si
Esse que é o problema. Seres humanos são tão moldáveis e controláveis caso o fizermos desde o seu nascimento, estes vivendo até o fim da vida com seus demônios e pseudo-ciências ao seu redor, indefinido de que aconteça.
Mas não acho que deva se discutir quem está certo e quem está errado.
Sem a crítica fundamentada na lógica e evidência o mundo não irá melhorar. A única razão pelo qual algo que está errado muda, é por falarmos, não fiquemos quietos como "é algo que não se discute".
porque é praticamente imposta a todos
já que desde quando você nasce você é inserido em suas idéias, se não pela família pala própria sociedade
O problema é que os religiosos são maioria no mundo, por isso há até aulas de religião nas escolas para tentar convencer os outros que "tem que se respeitar a liberdade religiosa".
e por que não respeita o direito de liberdade de escolha das pessoas
E apesar disso, é a que mais clama por esse direito.
Pois é assim a religião funciona assim: a liberdade de pensamento é fundamental, exceto que seja um pensamento diferente do de minha religião.
Eu sou contra isso nas religiões, essa tentativa de imposição.
É assim que a religião prevalece, com as pessoas influenciando outras mas sem motivo racional para tal a não ser a vontade do invisível.
Digamos que um dia o ateísmo seja dominante no mundo. Se for a força como fez as igrejas, se for também por imposição influencia e repressão, eu também seria contra.
Apesar de o que pode ser observado com um livro de história ou o noticiário em relação a com quem gera o bem para o mundo, se é a crença ou o ceticismo?
A propósito como eu faço para colocar essas citações na mensagem?
Clique em "Citar" e observe o funcionamento das TAGs
Código: [Selecionar]
[quote]Minha citação[/quote]

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #128 Online: 06 de Janeiro de 2007, 20:38:37 »
É acho que entendi o que você quer dizer, se pararmos de discutir, a religião continuará dominando o mundo da forma que o domina há séculos. Se nós tentarmos deixar cada um pensar por si, os teístas não deixarão, pois a religião ja esta infiltrada na sociedade.

A imposição da descrença é justificável pelos males que podem ser observados causados pela religião.
A imposição da crença se justifica por ser a vontade de seres invisíveis, havendo várias crenças opostas umas as outras.
Ou seja, quem pode ser justificado?
Mas ainda não concordo que a imposição de ateístas seja justificavel, mesmo se vendo o que acontece no mundo com a dominação da religião. Para mim a imposição de qualquer coisa é sempre injustificada e negativa, pois tira o direito do outro de pensar e escolher.

Sem a crítica fundamentada na lógica e evidência o mundo não irá melhorar. A única razão pelo qual algo que está errado muda, é por falarmos, não fiquemos quietos como "é algo que não se discute".
NEste ponto concordo com você, eu me expressei mau, se não tentarmos provar nossas idéias e terias para os outros tudo continuará como está.

O problema é que os religiosos são maioria no mundo, por isso há até aulas de religião nas escolas para tentar convencer os outros que "tem que se respeitar a liberdade religiosa".
E a liberdade religiosa não deve ser respeitada??
Eu penso que se não houver respeito com o religioso ele não terá respeito conosco e ficará muito mais dificil dele ouvir nossos argumentos contra algo que ele acredita. Para ele ficará provado que o que sempre disseram sobre ateístas e a falta de Deus é verdade. Devemos fazer com que ele relmente enchergue a verdade, e para ele estar aberto a nos ouvir precisamos do respeito.

E apesar disso, é a que mais clama por esse direito.
Pois é assim a religião funciona assim: a liberdade de pensamento é fundamental, exceto que seja um pensamento diferente do de minha religião.
Concordo com você novamente

Digamos que um dia o ateísmo seja dominante no mundo. Se for a força como fez as igrejas, se for também por imposição influencia e repressão, eu também seria contra.
Apesar de o que pode ser observado com um livro de história ou o noticiário em relação a com quem gera o bem para o mundo, se é a crença ou o ceticismo?.
Mesmo assim acho que a imposição nunca é válida. Afinal é com esse pensamento de estar fazendo o bem, ainda que seja por ordem do invisível que as religiões tentam nos dominar e vem dominando, todos sempre querem o bem. Temos que tentar quebrar essa lavagem cerebral de séculos, mas sempre fazendo com que as pessoas encherguem por si mesmas, e tenham a livre escolha sem qualquer tipo de pressão moral da sociedade para decidirem no que vão acreditar, se preferirem viver de conto de fadas a escolha é delas.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2007, 20:41:25 por Copelli »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #129 Online: 07 de Janeiro de 2007, 02:26:04 »
É acho que entendi o que você quer dizer, se pararmos de discutir, a religião continuará dominando o mundo da forma que o domina há séculos. Se nós tentarmos deixar cada um pensar por si, os teístas não deixarão, pois a religião ja esta infiltrada na sociedade.
Quase, mas não é base somente do ateísmo, o pensamento crítico e cético sempre é o melhor caminho.
Mas ainda não concordo que a imposição de ateístas seja justificavel, mesmo se vendo o que acontece no mundo com a dominação da religião. Para mim a imposição de qualquer coisa é sempre injustificada e negativa, pois tira o direito do outro de pensar e escolher.
Mas na religião, seu direito de pensar e escolher é o de tirar esse mesmo direito dos outros.
Isso que disse acaba sendo mais ou menos como as leis envolvendo religiões como "direito irrefutável à religião", o que acaba na mesma pois os fundamentos da maioria das religiões e como vingarem foi exatamente sendo contra tais.
E a liberdade religiosa não deve ser respeitada??
Eu penso que se não houver respeito com o religioso ele não terá respeito conosco e ficará muito mais dificil dele ouvir nossos argumentos contra algo que ele acredita. Para ele ficará provado que o que sempre disseram sobre ateístas e a falta de Deus é verdade. Devemos fazer com que ele relmente enchergue a verdade, e para ele estar aberto a nos ouvir precisamos do respeito.
A religião é a geradora de grandes males do mundo. Então esse é a primeira questão oposta a respeitar a religião.
Segundo que a religião se vinga por meios desonestos, pelo medo e chantagem emocional, por "populismo" e semelhantes.
Mas enfim, o ateísmo cresce pois a civilização se desenvolve, e as pessoas se tornam mais inteligentes (baseados em dados sobre a estatística de religiosidade ser oposta a de alfabetização e QI, também com enquanto a maioria do povo é religioso, a religião é minoria entre o meio científico).
Mesmo assim acho que a imposição nunca é válida. Afinal é com esse pensamento de estar fazendo o bem, ainda que seja por ordem do invisível que as religiões tentam nos dominar e vem dominando, todos sempre querem o bem. Temos que tentar quebrar essa lavagem cerebral de séculos, mas sempre fazendo com que as pessoas encherguem por si mesmas, e tenham a livre escolha sem qualquer tipo de pressão moral da sociedade para decidirem no que vão acreditar, se preferirem viver de conto de fadas a escolha é delas.
Lógico, ótima idéia.
Mas o problema que vejo é quando olho para os crentes que conheço e já vi, não me parece provável que enquanto estes viverem deixaram esse abismo intelectual.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #130 Online: 09 de Janeiro de 2007, 01:19:55 »
Não sei se concordo em tudo com você, mas você me fez pensar.

Será de devo respeitar um assassino? Só porque ele não vê nada de mais em matar? Ou porque ele tem os seus "motivos", como pobreza e etc.?

Parando para pensar talvez seja mais ou menos a mesma coisa com a religião, se levarmos em conta todos os males que ela provoca. E mesmo se nós tentemos separar Ciência e religião, e tentemos viver nossas vidas sem se preocupar com a religião. A Religião jamais nos verá com os mesmos olhos, porque como você mesmo disse:

Na religião, seu direito de pensar e escolher é o de tirar esse mesmo direito dos outros.

Mas o problema que vejo é quando olho para os crentes que conheço e já vi, não me parece provável que enquanto estes viverem deixaram esse abismo intelectual.
É acho que pensando bem até concordo com você, mesmo que com o tempo alguns crentes consigam enxergar a verdade, a grande maioria continuará escravizada pelas igrejas, que por consequência continuará escravizando o mundo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!