Autor Tópico: Deus é uma criação do Homem  (Lida 7295 vezes)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Re: Deus é uma criação do Homem
« Resposta #75 Online: 13 de Novembro de 2006, 20:13:24 »
Luís estou sendo muito sincero contigo. Eu tive por infelicidade um filho que nasceu com anemia falciforme e sofreu durante 20 anos e acabou morrendo no hospital por causa de fortes dores. A partir deste momento começei a querer entender da vida e procurar uma explicação porque as pessoas nascem para sofrer e depois morrer. Não vejo este problema, porque foi meu filho que morreu, mas analiso tudo de uma forma geral.
  Desculpa-me, não tinha lido o "post", e queria prestar os meus pêsamos.
  Estes são momentos de grande reflexão e podem mudar o nosso modo de pensar. Eu próprio uma doença crónica, chamada Crohn, e escrevi sobre ela na "Wikipedia". O que podemos fazer é continuar a vida, e podemos arranjar como um objectivo da nossa vida compreender a doença e informá-la.

Sobre A Suprema prova do Ateu! mostrei a minha posição sobre a ideia de haver motivos na morte e no sofrimento. Pode-se dar uma explicação descritiva causal, mas as explicações que desejam implicam intenções -- e não acredito que haja intenções na Natureza, pelo contrário, as descobertas feitas parecem mostrar indiferença. Pode ser uma ideia difícil de aceitar por muitas pessoas, mas eu vivo bem com essa ideia. Mas admito que em muitas pessoas há um sentimento de conforto ao acreditar num pai que nos ajuda.

De qualquer modo, acho que informar-se sobre a doença em particular e depois sobre as doenças em geral, é um bom meio para lidar com a doença e com as mortes. Pelo menos foi bom para mim.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2006, 10:08:39 por pedroac »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #76 Online: 07 de Dezembro de 2006, 14:35:17 »
Pois é.  :umm:

Podem completar…
e para que serve um Deus inventado?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #77 Online: 07 de Dezembro de 2006, 14:41:00 »
O Homem Criou Deus À Sua Imagem  E Semelhança
O materialismo é 100% material. Se Deus não existe, por que falam de algo que não existe? ou existe?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #78 Online: 07 de Dezembro de 2006, 15:28:38 »
  Materialismo é posição filosófica que admite que os fenómenos no Universo são apenas causados por matéria e suas propriedades. Os espíritos antigos não passavam de ar e até havia quem tivesse medo de sofrer flautulência para não escapar os espíritos.

O Pai Natal é um gordo barbudo, que voa num trenó transportado por renas, para levar prendas às crianças todos os anos no dia 25 de Dezembro. Não existe. Por que falo de algo que não existe?
  Zeus era o deus grego, Pai de deuses e Rei do Panteão divino. Transformou-se num touro e teve relações com uma mulher, que gerou o Minotauro, que foi preso num labirinto de Creta, consumindo os visitantes destinados a serem sacrificados. Não existem. Por que falo de algo que não existe?
  O únicórnio é um equídeo, geralmente branco, com um corno na testa. Não existe. Por que falo de algo que não existe?
  Simples: uma coisa é a essência e outra é a existência. Se não há diferença, cada personagem inventada passa a existir.

"e para que serve um Deus inventado?" Boa pergunta para quem diz que há benefícios em crer na existência de um Deus, independentemente da sua existência. Os políticos e sacerdotes de teocracias têm os seus motivos.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #79 Online: 18 de Dezembro de 2006, 08:06:20 »
"e para que serve um Deus inventado?" Boa pergunta para quem diz que há benefícios em crer na existência de um Deus, independentemente da sua existência. Os políticos e sacerdotes de teocracias têm os seus motivos.
Desculpe lhe perguntar: Os ateus se encaixam dentro deste parâmetro?
Inventaram um deus para criticálo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #80 Online: 18 de Dezembro de 2006, 09:00:14 »

Para motivar e inspirar.  O que mais se pode pedir a um Deus?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #81 Online: 18 de Dezembro de 2006, 09:01:33 »
O Homem Criou Deus À Sua Imagem  E Semelhança
O materialismo é 100% material. Se Deus não existe, por que falam de algo que não existe? ou existe?

A crença em Deus existe, pelo menos externamente, e tem consequências.  Por isso é legítimo (e por vezes necessário) falar a respeito dela.  Enquanto conceito, Deus existe.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #82 Online: 18 de Dezembro de 2006, 09:04:21 »
Inventaram um deus para criticá-lo?

A pergunta não foi dirigida a mim, mas não resisti; sim, na verdade isso chegou a acontecer.  Não ouviu falar do Unicórnio cor-de-rosa invisível ou do monstro de espaguete voador?

Não que Eles façam falta, já que há tanto assunto sobre deuses inventados por outros.

Se me permite a curiosidade, por que a pergunta?  Não acho que você esteja perguntando se temos deuses melhores do que os teístas...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #83 Online: 18 de Dezembro de 2006, 10:49:59 »
por que falam de algo que não existe? ou existe?
Isso se chama crítica. Se isto não for feito os problemas não são resolvidos.
Inventaram um deus para criticá-lo?
O ateísmo está com ceticismo, é aberto a qualquer teoria, mas irá criticá-las.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #84 Online: 18 de Dezembro de 2006, 12:05:02 »
Não é preciso desculpar-se.  :)
 Quem inventou Javé, Alá, Zeus, Rá, Baal, etc.? Foram ateus? Se não são esses deuses, então qual o deus que os ateus inventaram?
 E que parâmetro te referes? Crer na existência de um Deus?
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #85 Online: 18 de Dezembro de 2006, 14:10:06 »

Suponhamos: se X fala de Y, então X acredita em Y.

Jui 6:31 - «Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender ainda esta manhã será morto; se é deus, por si mesmo contenda; pois derrubaram o seu altar.»

* Se os profetas que escreveram a Bíblia fala de Baal, então esses profetas acreditavam em Baal.
* Se Deus inspirou para falar de Baal, então Deus acreditava em Baal.

Quem conhece como surgiu a mitologia sabe que o paganismo surgiu através dos deuses da natureza que os homens criaram. O livro de Gênesis condena o politeísmo e sua fé está num único Deus.
Se falas em "deuses da natureza que os homens criaram", então acreditas em "deuses da natureza que os homens criaram".

A proposição "se X fala de Y, então X acredita em Y" parece ridículo quando envolve a própria pessoa ou crença, não é?
 Se dizes que os ateus inventam ou acreditam em qualquer deus por criticarem-no ou falarem dele, pela lógica (se X fala de Y, então X acredita em Y) todos os cristãos que falam ou criticam deuses também inventam-nos ou acreditam neles. Consideras agora a proposição falsa?

---

Exo 15:11 - «Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?»

Exo 18:11 - «Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.»

Exo 22:20 - «O que sacrificar aos deuses, e não só ao Senhor, será morto.»

Sal 82:1 - «DEUS está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses
http://thedivinecouncil.com/Psalm_82_overview.pdf

Num 25:2 - «Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses

Num 33:4 - «Enquanto os egípcios enterravam os que o Senhor tinha ferido entre eles, a todo o primogênito, e havendo o Senhor executado juízos também contra os seus deuses

Deu 7:4 - «Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.»

Jui 2:13 - «Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote.»

2Cr 2:5 - «E a casa que estou para edificar há de ser grande; porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses
Pedro Amaral Couto

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #86 Online: 29 de Janeiro de 2007, 20:27:00 »

Para mim, imagino que para uma horda de seres humanos que temem os pássaros, o vento, a chuva, os trovões e inundações ou o deserto, serve para imaginar que uma força maior os protege, e se seguir certas fórmulas, poderá sobreviver.

Daí provém rituais para apaziguar forças da natureza, tentar controlá-las, fazer chover nos tempos de seca, e também a idéia de que o mundo é uma merda por culpa nossa (pecado original).

São formas de tentar entender o incompreensível, isto é, o mundo dos fenômenos climáticos e das estações, que parecem ter a sua própria lógica e parecem entidades ora calmas, ora zangadas.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Eros

• Nível 09
  • *
« Resposta #87 Online: 30 de Janeiro de 2007, 04:30:56 »
Anteriormente aos deuses atuais ja existiam entidades, seres humanos antigos adoravam ao que chamavam de espiritu da planta, espiritu da agua e sucesivamente; quase no mesmo periodo chefes de tribos e grupos de seres humanos inventavam deuses para amendontrar e manipular os subordinados. parece familiar? É, em parte lembra a idade media... Os homens sempre tentaram explicar tudo, quando isso não é possivel, se atribui o fato a deuses, espiritus ou entidades cosmicas desconhecidas... O deus atual só existe por uma única razão: A morte. Infelismente, este fato ainda amedontra muitos seres humanos, levando-os a uma vida insatisfatoria para cumplir os mandamentos com o único objetivo de irem pro paraiso e desfrutarem de uma vida eterna. (particulamente acho isso um tedio)
Conclusão: deus, alá ou seja lá o que for é uma invenção para aliviar a angustia da certeza da morte.
O.B.S: Outro motivo é que uma igreja hoje em dia da muito lucro.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #88 Online: 31 de Janeiro de 2007, 03:58:02 »
Anteriormente aos deuses atuais ja existiam entidades, seres humanos antigos adoravam ao que chamavam de espiritu da planta, espiritu da agua e sucesivamente; quase no mesmo periodo chefes de tribos e grupos de seres humanos inventavam deuses para amendontrar e manipular os subordinados. parece familiar? É, em parte lembra a idade media… Os homens sempre tentaram explicar tudo, quando isso não é possivel, se atribui o fato a deuses, espiritus ou entidades cosmicas desconhecidas… O deus atual só existe por uma única razão: A morte. Infelismente, este fato ainda amedontra muitos seres humanos, levando-os a uma vida insatisfatoria para cumplir os mandamentos com o único objetivo de irem pro paraiso e desfrutarem de uma vida eterna. (particulamente acho isso um tedio)
Conclusão: deus, alá ou seja lá o que for é uma invenção para aliviar a angustia da certeza da morte.
O que é um "espiritu"? É um "espiri-meu" ou sou "espiri-eu"? :hihi:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Eros

• Nível 09
  • *
« Resposta #89 Online: 31 de Janeiro de 2007, 04:09:14 »
Anteriormente aos deuses atuais ja existiam entidades, seres humanos antigos adoravam ao que chamavam de espiritu da planta, espiritu da agua e sucesivamente; quase no mesmo periodo chefes de tribos e grupos de seres humanos inventavam deuses para amendontrar e manipular os subordinados. parece familiar? É, em parte lembra a idade media… Os homens sempre tentaram explicar tudo, quando isso não é possivel, se atribui o fato a deuses, espiritus ou entidades cosmicas desconhecidas… O deus atual só existe por uma única razão: A morte. Infelismente, este fato ainda amedontra muitos seres humanos, levando-os a uma vida insatisfatoria para cumplir os mandamentos com o único objetivo de irem pro paraiso e desfrutarem de uma vida eterna. (particulamente acho isso um tedio)
O que é um "espiritu"? É um "espiri-meu" ou sou "espiri-eu"? :hihi:

Não faço ideia... Sou ateu, pra mim espiritu não existe.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #90 Online: 31 de Janeiro de 2007, 09:45:48 »
Citação de: Eros
Não faço ideia… Sou ateu, pra mim espiritu não existe.

Será que "tu" entendeu a brincadeira?  :hihi:

Nem a língua portuguesa acredita em "espiritu".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!