Autor Tópico: Tenho que dizer, já não aguentava mais.  (Lida 11380 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Tenho que dizer, já não aguentava mais.
« Online: 04 de Outubro de 2006, 17:07:03 »
Sinceramente, do fundo do meu coração, eu quanto mais tento acreditar na existência de um Deus e busco informações a esse respeito, o meu conceito de não acreditar aumenta cada vez mais.
É interessante, mas os ateístas ou são pessoas que já acreditaram muito (assim como eu) e se desiludiram ou são pessoas que passaram por algum tipo de experiência (na maioria das vezes traumática) e acabou tomando raiva ou algo e passou não acreditar.
Sim, fui muito fiel. É incrível, mas ainda às vezes ao dizer que não acredita ou coisa assim, existe uma ligação na maioria das vezes nostálgica e amedrontada que o medo Dele ficar bravo ou magoar comigo chama muito atenção.
Pensando com a razão e cientificamente, acho que seja improvável a existência de um ser superior ao ser humano.

Veja bem o processo,

BIGBANG – milhares de anos – composições químico-físicas/físicas/biológicas/ambientais totalmente adequadas – primeiros seres unicelulares – evolução – seres pluricelulares – adaptações/evolução – animais – evolução – ser humano (todas as etapas) – nossa era

- Calcula-se 13 bilhões de anos

É simples não?
É o que parece…

Mas, POXA! Às vezes eu ainda sinto medo de não acreditar (incrível, mas parece que é essa educação/religiosa de pai e mães), fico triste e é muito ruim, pois no interior que moro contar que não acredita é mesma coisa que matar uma pessoa, ou pior viu…

É realmente ando meio triste ultimamente, pois cada vez mais que pesquiso, mas fico cético em relação às coisas.

Fabulous…  :'(
« Última modificação: 16 de Outubro de 2006, 23:44:31 por Angelo Melo »
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
Re: Tenho que dizer, já não aguentava mais.
« Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2006, 17:40:12 »
Sinceramente, do fundo do meu coração, eu quanto mais tento acreditar na existência de um Deus e busco informações a esse respeito, o meu conceito de não acreditar aumenta cada vez mais.

O importante é que está sendo sincero consigo.

É interessante, mas os ateístas ou são pessoas que já acreditaram muito (assim como eu) e se desiludiram ou são pessoas que passaram por algum tipo de experiência (na maioria das vezes traumática) e acabou tomando raiva ou algo e passou não acreditar.

Na verdade, a primeira alternativa, desilução, provém da segunda, experiência.
Mas o que você disse não é padrão, podem existir ateus que nunca foram teístas.

Sim, fui muito fiel. É incrível, mas ainda às vezes ao dizer que não acredita ou coisa assim, existe uma ligação na maioria das vezes nostálgica e amedrontada que o medo Dele ficar bravo ou magoar comigo chama muito atenção.

Páre para pensar, que deus seria este que causa medo nas pessoas por utilizarem a razão, que ele mesmo as concedeu? Que deus seria este que poderia castigar tais pessoas apenas por estarem tentando ser coerentes e sinceras em sua forma de pensar e entender o mundo?

Pensando com a razão e cientificamente, acho que seja improvável a existência de um ser superior ao ser humano.

Pensamento é o uso da razão.

Mas, POXA! Às vezes eu ainda sinto medo de não acreditar (incrível, mas parece que é essa educação/religiosa de pai e mães), fico triste e é muito ruim, pois no interior que moro contar que não acredita é mesma coisa que matar uma pessoa, ou pior viu…

Este medo é apenas neste seu período de transição, algo herdado pela cultura cristã, porém aos poucos isto passará.
Perceberá que não tem sentido em ter medo, você está apenas sendo sincero consigo.

Eu também já fui cristão por mais ou menos 12 anos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2006, 19:01:41 »

Será?  Eu conheço tantas exceções que chego a duvidar que esses casos sejam os mais frequentes.

Não posso ser categórico, mas acho que você está se sentindo obrigado a duvidar de Deus, o que eu não considero saudável.  Se você crê, creia e não se recrimine por isso.  Não há motivo.

(Removi o final da mensagem, que era repetição do texto do Fabulous)
« Última modificação: 04 de Outubro de 2006, 22:23:08 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2006, 20:52:27 »
Estacionei o carro na garagem ontem (é um Chevette em grande parte montado por mim mesmo a duras penas, cor de pérola com 3 faixas pretas pintadas longitudinalmente, completo. Cada pecinha garimpada em ferro-velhos custou boa dose de suor). Tive uns probleminha com o motor semana passada, nada grave, mas lembrei deles quando estacionei ontem. Lembrei de um amigo que tem um Kadett GSi, o qual ele talvez fosse tão apaixonado quanto eu pelo meu chevas. Lembrei que ele teve muitos problemas com o carro, e na maioria das vezes atribuía-os à inveja alheia. Afinal era um carro bonito, bem cuidado e que chamava muita atençao. Chegou a colar um adesivo no carro: "A inveja é uma merda". Isso realmente o incomodava demais.

Ontem eu sentí mais uma vez a sensação de liberdade do ateísmo e da descrença em geral. Meu mundo não tem demônios como o mundo do meu amigo. Se algo acontecer ao meu carro eu vou atrás resolver. Sei que problemas acontecem, mas que são aleatórios. O "mal-olhado" não atinge a mim. Não tenho medo. Porque após estudar tanto tempo a respeito (agradeço todos os dias à STR, ao CC e a AB por isso) sei que essas baboseiras simplesmente são fruto da imaginação humana. Literalmente, "sem fé, sou livre".

Isso não tem preço, cara. Deus que se dane. O mundo é de quem faz. Sem fantasmas. Sem assombraçoes, mas com ações e consequências.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2006, 23:17:41 »

Veja bem o processo,

BIGBANG – milhares de anos – composições químico-físicas/físicas/biológicas/ambientais totalmente adequadas – primeiros seres unicelulares – evolução – seres pluricelulares – adaptações/evolução – animais – evolução – ser humano (todas as etapas) – nossa era

- Calcula-se 13 bilhões de anos

É simples não?
É o que parece…

É realmente ando meio triste ultimamente, pois cada vez mais que pesquiso, mas fico cético em relação às coisas.

Fabulous… :'(
Deixa eu colocar a opinião de um teísta:

Você tem medo de que?  De ser punido?  Então é melhor voltar para o protestantismo (é de lá que você veio?), pois estaria mais seguro em caso de você estar errado.

Mas não se preocupe.  Se Deus existir mesmo ele vai esperar a sua razão se desenvolver para entendê-lo e não maltratá-lo como se maltrata um animal irracional que não sabe o que faz.  A verdade espera ser encontrada, e não sai correndo atrás das pessoas obrigando-as a aceitá-la a força.  A verdade sabe que não precisa disso, pois todos terão que abrir os olhos um dia e aceitá-la, esteja onde estiver.  Deus, se existir, é muito melhor do que eu ou você.  E se você e eu não vemos razões racionais para punir a descrença sincera, porque acha que Deus, melhor do que nós, faria um julgamento diferente?  Continue a sua busca, sem preconceitos, que um dia você achará o seu caminho.  Busque sempre o bem nos seus objetivos e você estará seguro como teísta ou como ateísta.  É uma opinião.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2006, 23:28:24 »
Busque sempre o bem nos seus objetivos e você estará seguro como teísta ou como ateísta.  É uma opinião.

Muito bem mandada essa, leafar :ok:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2006, 23:58:42 »
Você tá com medo de não acreditar ou com medo da reação das pessoas, Fabulous?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2006, 00:02:27 »
tanta coisa pra entristecer e você vai esquentar a cabeça com bobeirinha metafísica?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2006, 00:12:09 »

Ambas as duas coisas. A reação acaba sendo pior. E medo de descreditar naquilo que eu tinha como virtude... tinha....

tanta coisa pra entristecer e você vai esquentar a cabeça com bobeirinha metafísica?

Realmente, mas acho que para iniciantes... (1 ano já quase, rs) isso, às vezes confunde.

Obrigado aos outros que responderam. :D
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2006, 03:28:02 »

Ambas as duas coisas. A reação acaba sendo pior. E medo de descreditar naquilo que eu tinha como virtude... tinha....

Você tem medo de ir para o inferno? É isso? Se eu te disser que vou no teu lugar, você fica mais tranqüilo?

Eu tenho tanta certeza de que religião é falsa que eu me proponho a ir no inferno e pagar pelos pecados de todos os ateus. Se for verdade, eu me fodo completamente.

Pronto. Não precisa ter medo de nada agora.

Realmente, mas acho que para iniciantes... (1 ano já quase, rs) isso, às vezes confunde.

Obrigado aos outros que responderam. :D

O que falta é conhecer melhor os fundamentos do ateísmo cético. Quando você perceber como a ciência funciona e analizar Deus por ela, vai ver que é absolutamente impossível Deus existir.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2006, 08:15:34 »
Fabulous.

Uma palavra.

Crisma.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2006, 08:34:03 »
O que falta é conhecer melhor os fundamentos do ateísmo cético. Quando você perceber como a ciência funciona e analizar Deus por ela, vai ver que é absolutamente impossível Deus existir.
Pera aí, Alê!!!  Em respeito a sua própria postura cética, não força a barra dessa maneira.  "Absolutamente impossível" é muito forte.  Até porque existe muita gente boa que discorda e oferece as suas razões.  Por que não diz:  "é bastante improvável que Deus exista"?  Ficaria mais de acordo com a postura cética que você mesmo defende e abriria espaço para uma possível mudança de opinião caso os fatos demonstrassem o contrário.  Do jeito que está parece dogmático...

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2006, 09:36:08 »
Este medo é apenas neste seu período de transição, algo herdado pela cultura cristã, porém aos poucos isto passará.
Perceberá que não tem sentido em ter medo.

Esse aqui disse tudo! Respondeu todo o tópico.

Mas eu conheci um caso semelhante ao seu Fabulous.

O cara dizia ser ateu, mas eu percebia um intenso medo nele. (Era evangélico daqueles de fazer merda e sempre achar que "um dia o Deus bondoso me tirará do pecado". Era daqueles doido mesmo...).

Acho que isso ocorre na maioria das vezes quando vc é crente demais naquele papel de limpar cu, que muitos a chamam de "Bíblia Sagrada" e passa a ser cético, ateu, agnóstico.

Amigorrei fique despreocupado. Minha mãe tem o costume de dizer: "Vá com Deus meu filho" (Quando eu saio para o trabalho).

E respondo: "Eu vou é com o cão. Manda esse corno se lascar".

Isso antes de sair para um transito de centro de cidade :susto:. Imagina aí! :susto:

:biglol: :biglol: :biglol:

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #13 Online: 05 de Outubro de 2006, 10:24:56 »
Fabulous,
Complementando...

Citação de: Luis Dantas
Não posso ser categórico, mas acho que você está se sentindo obrigado a duvidar de Deus, o que eu não considero saudável.  Se você crê, creia e não se recrimine por isso.  Não há motivo.

Como o Luis disse, não é saudável você se recriminar por pensar diferente, se no fundo é teísta ou ateísta, o importante é ser sincero consigo, sem medo.

Mas o que me pareceu foi que está acontecendo ao contrário do que o Luis entendeu:
Já não crê e nem vê sentido em algum deus, mas tem medo de pensar diferente do que já era acostumado.

Qual é a sua situação?
« Última modificação: 05 de Outubro de 2006, 10:31:01 por questionador »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2006, 10:45:16 »
Mussolim,

Junto com a sua crença em Deus foi embora também a sua educação?  Não consegue ser descrente e educado ao mesmo tempo?  Ser ateu não significa ser mal educado e desrespeitoso.  Olha o exemplo que você está dando para a sua causa, rapaz...

Um abraço.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2006, 10:57:03 »
Concordo com leafar, Mussolim.

Desta forma as pessoas acabam achando que ateístas são pessoas arrogantes e até imorais, o que não deveria ter qualquer relação.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Outubro de 2006, 10:58:06 »
Se até mesmo minha mãe vê graça nisso....
Isso não é ser mal educado.

Se eu tivesse falado mal do Saci ninguém teria dito nada... ... por quê...?
« Última modificação: 05 de Outubro de 2006, 11:01:52 por Mussolim Bucetê »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:00:54 »
Que merda pessoal!!!!! Eu não disso isso de uma forma arrogante!!!!! Foi mais na brincadeira!!!!!!

Por isso eu coloquei o diabo desse bonequinho rindo feliz aí!!!!

Eu só quis mostrar ao cara que não há motivos para ter medo do Babau!!!!

Só isso!!!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:31:08 »
Ah, falando no assunto me lembrei de algo. Na Bíblia encontramos que “quem blasfemar contra Deus perecerá”. (Mas é lógico... tanto quem o faz como quem não o faz...)

Mas levando para o contexto do tal livro sagrado, temos que morrerá como se fosse de uma forma instantânea.

Tô vivo... |( até hoje... |(

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:35:10 »
Êi amigorrei! Ainda vê motivos para ter medo? (Fabulous).

(Talvez tenha medo de mim, mas estou falando do medo que vc postou no tópico).

Luz

• Visitante
« Resposta #20 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:57:57 »

Se eu tivesse falado mal do Saci ninguém teria dito nada... ... por quê...?

O Euzébio não ia gostar!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Outubro de 2006, 13:39:12 »
 :histeria:É, é! O próprio avatar dele diz isso. :histeria:

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #22 Online: 05 de Outubro de 2006, 16:21:47 »

Interessante, o inverso acontece comigo, o que você está lendo ou pesquisando?

Veja bem o processo,

Acreditar na teoria do big bang não implica que alguém necessita descartar a possibilidade de um causador, creio justamente no inverso, que neste processo necessitou-se um, sem contar com outras questões , como por exemplo, as constantes antrópicas físicas, se o universo não foi realmente projetado (como são as evidências, além das mais de 100 constantes antrópicas), então necessitaria de fé para crer na hipótese de que elas surgiram ao acaso, (pelo amor de Deus , não venham me falar de universos múltiplos ou algo do tipo)

A teoria da geração espontânea é também apenas uma hipótese formulada sem nenhuma evidência atual, sendo a única para descartar algo divino como explicação, mas ela é apenas uma hipótese CRIADA sem nenhuma evidência, partindo da premissa de que antes da vida não existia vida , apenas matéria inanimada e nenhum ser supremo imaterial... jamais existiu evidência sobre a geração espontânea , e que mediante a uma probabilidade muito improvável de ter realmente acontecido, necessita também de fé..

Cara, para com isso..
Existe uma gigantesca aproximação entre religião e ciência ,e por fim , filosofia.
Posso te passar uma relação de livros e resumos pra te fazer ver isso facilmente :)

E , pergunte-se o seguinte.. há quanto tempo você pesquisa sobre isso? será que já pesquisou o suficiente? será que já tentou pesquisar sobre ambas as posições (teísmo e ateísmo) ?
Talvez seja muito cedo pra você "tomar uma posição" , principalmente porque, tua cosmovisão há de ser fundamental para sua felicidade.
Pesquise mais,
posso, como disse anteriormente, te passar uma relação de livros sobre o assunto, em defesa do teísmo, se for-lhe interessante. :)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Outubro de 2006, 16:35:25 »
Rod Infinity dá para dá só uma sintetizada e postar?

E se possível gostaria de ler essa relação de livros.

(Anexa e manda por mensagem pessoal se possível). :ok:

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #24 Online: 05 de Outubro de 2006, 17:28:35 »
Já mandei, Mussolim Bucetê.

quem quiser , me manda uma mensagem pessoal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!