Autor Tópico: Tenho que dizer, já não aguentava mais.  (Lida 11386 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Tenho que dizer, já não aguentava mais.
« Resposta #150 Online: 16 de Outubro de 2006, 13:30:59 »
"Não há virtude nem vantagem alguma em nos atormentar por não sermos "completos", já que esse tormento não mudará nada."

E será que há virtude ou vantagem em adquirirmos conhecimento até percebermos que conceitos religiosos não fazem sentido?

Um parêntesis aqui: eu considero que a religião tem o seu lugar, e deve aprender ela própria a não depender da idéia de que exista um Deus.  Religião não é uma disciplina particularmente ligada à lógica, e sim a valores subjetivos (portanto eminentemente questionáveis) como a esperança e a virtude.  Mas esses assuntos não deixam de ser úteis e necessários só porque são subjetivos e questionáveis.  Há um sentido na religião, mas esse sentido não tem muito a ver com a idéia de que "Deus existe".

Desculpe, estou sendo bem insistente neste assunto, mas é que não consigo ver lógica nos argumentos!

E não é mesmo uma questão de lógica, pelo menos não completamente.  Em grande parte é uma questão ética e estética.

Sim, a foto é minha... é, eu percebi que ninguém mais coloca fotos, só desenhos... boa parte de animes. Fiquei uma estranha no ninho!

Acho que "estranha no ninho" não é bem a imagem que você está passando com essa foto... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #151 Online: 16 de Outubro de 2006, 13:52:35 »
"Não há virtude nem vantagem alguma em nos atormentar por não sermos "completos", já que esse tormento não mudará nada."

E será que há virtude ou vantagem em adquirirmos conhecimento até percebermos que conceitos religiosos não fazem sentido?

Sim, na medida em que o conhecimento baseado no pensamento crítico abre constantemente novos horizontes. A maioria das teologias é "fechada" e conservadora. Por sua própria natureza ela prega a estagnação intelectual, pois não admite críticas aos seus dogmas (embora na prática elas sempre evoluam lentamente). Ao contrário, a visão do mundo dada pela ciência é progressiva, e a filosofia vive do questionamento. A diferença então entre a postura religiosa e a postura crítica é entre uma vida intelectual estagnada e uma vida vibrante.

Mas veja bem: quando as pessoas falam em um "sentido da vida", elas podem se referir a duas coisas distintas: de um lado um princípio, um ponto de vista ou uma postura intelectual (por exemplo, de que nós e somente nós podemos criar objetivos para nossa existência) e do outro uma emoção: a sensação de que tudo faz sentido. Se você está numa situação em que você não sente que a vida faz sentido, é muito difícil convencê-la usando simplesmente um argumento lógico. Seria como tentar convencer alguem que tem claustrofobia a entrar num elevador usando argumentos lógicos. A única coisa mesmo que podemos dizer é que o mundo é bonito, e a maioria das pessoas é boa, que viver é interessante, e que a emoção do "sentido da vida" é algo que pode sempre ser recuperado. Você tem todo o direito de procurar essa emoção ao desenvolver um sentido espiritual ou numa religião (que muitas vezes não é a mesma). Não tenho nada contra a espiritualidade ou crença em deuses, muito pelo contrário, mas tenho sérias reservas em relação à religiões organizadas (cristianismo, islam, etc.), por causa da estagnação intelectual que citei acima.

Desculpe, estou sendo bem insistente neste assunto, mas é que não consigo ver lógica nos argumentos!

Sim, a foto é minha... é, eu percebi que ninguém mais coloca fotos, só desenhos... boa parte de animes. Fiquei uma estranha no ninho!

Que nada. É que nós somos todos muito feios ;)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #152 Online: 16 de Outubro de 2006, 16:35:32 »
Ah, é, do que estávamos falando mesmo?

A propósito, pelo visto vou ter mesmo de dividir o tópico.  Procurem por "Xavecos para Munique" na seção Papo-Furado.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!