"Não há virtude nem vantagem alguma em nos atormentar por não sermos "completos", já que esse tormento não mudará nada."
E será que há virtude ou vantagem em adquirirmos conhecimento até percebermos que conceitos religiosos não fazem sentido?
Sim, na medida em que o conhecimento baseado no pensamento crítico abre constantemente novos horizontes. A maioria das teologias é "fechada" e conservadora. Por sua própria natureza ela prega a estagnação intelectual, pois não admite críticas aos seus dogmas (embora na prática elas sempre evoluam lentamente). Ao contrário, a visão do mundo dada pela ciência é progressiva, e a filosofia vive do questionamento. A diferença então entre a postura religiosa e a postura crítica é entre uma vida intelectual estagnada e uma vida vibrante.
Mas veja bem: quando as pessoas falam em um "sentido da vida", elas podem se referir a duas coisas distintas: de um lado um princípio, um ponto de vista ou uma postura intelectual (por exemplo, de que nós e somente nós podemos criar objetivos para nossa existência) e do outro uma
emoção: a sensação de que tudo faz sentido. Se você está numa situação em que você não
sente que a vida faz sentido, é muito difícil convencê-la usando simplesmente um argumento lógico. Seria como tentar convencer alguem que tem claustrofobia a entrar num elevador usando argumentos lógicos. A única coisa mesmo que podemos dizer é que o mundo é bonito, e a maioria das pessoas é boa, que viver é interessante, e que a emoção do "sentido da vida" é algo que pode sempre ser recuperado. Você tem todo o direito de procurar essa emoção ao desenvolver um sentido espiritual ou numa religião (que muitas vezes não é a mesma). Não tenho nada contra a espiritualidade ou crença em deuses, muito pelo contrário, mas tenho sérias reservas em relação à religiões organizadas (cristianismo, islam, etc.), por causa da estagnação intelectual que citei acima.
Desculpe, estou sendo bem insistente neste assunto, mas é que não consigo ver lógica nos argumentos!
Sim, a foto é minha... é, eu percebi que ninguém mais coloca fotos, só desenhos... boa parte de animes. Fiquei uma estranha no ninho!
Que nada. É que nós somos todos muito feios