Autor Tópico: Tenho que dizer, já não aguentava mais.  (Lida 11381 vezes)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re: Tenho que dizer, já não aguentava mais.
« Resposta #25 Online: 05 de Outubro de 2006, 20:44:25 »
  Rod Infinity, poderia citar essas 100 constantes antrópicas ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 05 de Outubro de 2006, 20:47:45 »
  Fabolous, três livros eu lhe recomendo:"Por quê não sou cristão" de Bertrand Russell; "Bíblia, Verdade e Ficção" de Robin Lane Fox; e "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" do grande Sagan.Talvez eles possam dissipar algumas de suas dúvidas.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #27 Online: 05 de Outubro de 2006, 21:36:26 »
Nossa, coitado do cara que ler isso :/

Não , não dá pra citar todas
só tenho em livro , demoraria muito pra escrever as 100.
Além do que , não são apenas 100

Luz

• Visitante
« Resposta #28 Online: 05 de Outubro de 2006, 21:47:04 »
Nossa, coitado do cara que ler isso :/

Não , não dá pra citar todas
só tenho em livro , demoraria muito pra escrever as 100.
Além do que , não são apenas 100

Ah! Cita só algumas!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 05 de Outubro de 2006, 21:58:43 »
E aproveita para incluir a informação no artigo da nossa Wiki e/ou no da Wikipedia:

../wiki/Princípio_antrópico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Princípio_antrópico
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #30 Online: 05 de Outubro de 2006, 22:02:15 »
Tá ok. algumas

Constante antrópica física do nível de oxigênio na atmosfera: 21% dos gases da atmosfera , 25% causariam incêndios espontâneos, 15% ou menos , insuficiente para a vida.
Constante antrópica física da intensidade gravitacional universal: Se fosse alterada em 0,00000000000000000000000000000000000001 o sol de nossa galáxia não existiria (pouca precisão , ou não?)
Constante antrópica física da velocidade da luz em meio vácuo: por cerca de 299.792.458m/s , qualquer alteração ,de uma dezena para menos ou para mais , impossibilitaria a vida no planeta terra(por alteração de outras constantes)
Constante antrópica física do eixo de inclinação terrestre: Igual a 23º , é Exata, qualquer alteração, causaria variações extremas na temperatura.

Existem varias outras, muito mais curiosas

como esta: Constante antrópica física das atividades sísmicas: Os abalos sísmicos (i.e. terremotos), de grande e média escala tem participação fundamental em um ciclo de nutrientes no solo oceânico e nos leitos dos rios , através da sublevação tectônica. (Matemáticamente , as atividades sísmicas causam menos mortes do que se eles não ocorressem, na verdade , este número deveria ser nulo.)
« Última modificação: 05 de Outubro de 2006, 22:06:21 por Rod Infinity »

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #31 Online: 05 de Outubro de 2006, 22:05:49 »
E aproveita para incluir a informação no artigo da nossa Wiki e/ou no da Wikipedia:

../wiki/Princípio_antrópico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Princípio_antrópico

De que maneira?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 05 de Outubro de 2006, 22:08:55 »
25% causariam incêndios espontâneos
e certamente é assim em algum outro planeta. na terra não, e esse é um dos motivos para haver vida aqui. não inverta o raciocínio.

15% ou menos , insuficiente para a vida
para a vida? que vida, a humana?

Constante antrópica física da intensidade gravitacional unversal: Se fosse alterada em 0,00000000000000000000000000000000000001 o sol de nossa galáxia não existiria (pouca precisão , ou não?)
Constante antrópica física da velocidade da luz em meio vácuo: por cerca de 299.792.458m/s , qualquer alteração ,de uma dezena para menos ou para mais , impossibilitaria a vida no planeta terra(por alteração de outras constantes)
Constante antrópica física do eixo de inclinação[..]
supondo que isso proceda, não quer dizer nada. você está, de novo, invertendo o raciocínio. é por não ser assim que a vida surgiu aqui; fosse diferente, quiçá surgisse em outro lugar.

"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 05 de Outubro de 2006, 22:19:27 »
Supondo que os números estejam corretos e as suposições sobre os efeitos de suas variações também:

Constante antrópica física do nível de oxigênio na atmosfera: 21% dos gases da atmosfera , 25% causariam incêndios espontâneos, 15% ou menos , insuficiente para a vida.

Incêndios são combustão, um processo que fixa o oxigênio da atmosfera em outras moléculas.  Ou seja, são um processo de tende a reduzir a taxa de oxigênio do ar.

A vida não surgiu na terra firme, e sim nos oceanos.  E não era inicialmente aeróbica.  

Constante antrópica física da intensidade gravitacional universal: Se fosse alterada em 0,00000000000000000000000000000000000001 o sol de nossa galáxia não existiria (pouca precisão , ou não?)

Isso te impressiona?  Astronomia é assim mesmo.  Este universo é bem grande.

Tem mais dados sobre essa constante antrópica física?  Eu gostaria de saber o valor da mesma e onde e como ela foi definida conceitualmente e calculada.  Também achei interessante o nome.

Constante antrópica física da velocidade da luz em meio vácuo: por cerca de 299.792.458m/s , qualquer alteração ,de uma dezena para menos ou para mais , impossibilitaria a vida no planeta terra (por alteração de outras constantes).

Mais uma constante que procura eleger especificamente este sistema solar, este planeta Terra e esta forma terrestre como as únicas possíveis.  Isso é tão estranho quanto participar de um jogo de bingo, esperar pelo primeiro a completar a cartela cheia e chegar até ele e dizer em tom de espanto que ele é o "único que conseguiu completar a cartela".

Constante antrópica física do eixo de inclinação terrestre: Igual a 23º , é Exata, qualquer alteração, causaria variações extremas na temperatura.

Causaria e causa, se bem me lembro.  Essa inclinação nem constante é.

Existem várias outras, muito mais curiosas

como esta: Constante antrópica física das atividades sísmicas: Os abalos sísmicos (i.e. terremotos), de grande e média escala tem participação fundamental em um ciclo de nutrientes no solo oceânico e nos leitos dos rios, através da sublevação tectônica. (Matemáticamente, as atividades sísmicas causam menos mortes do que se eles não ocorressem, na verdade, este número deveria ser nulo.)

Deveria?  Por que?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 05 de Outubro de 2006, 22:22:25 »
De que maneira?

Basicamente, é só clicar em "Editar".  Veja aqui para mais detalhes, mas lembre-se de que por sua própria natureza o conteúdo de um artigo de Wiki é volátil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Sobre

Marcelo

• Visitante
« Resposta #35 Online: 06 de Outubro de 2006, 00:35:55 »
Fabulous, já passei por isto também. Fui muito crente, desses q prega pros outros no meio da rua. Também tinha este medo de talvez estar errado e futuramente ser punido por deus, assim como a Bíblia promete que ocorrerá nos últimos dias com os incrédulos... fim do mundo, essas coisas.

Não me tornei ateu assim de uma hora pra outra. Primeiramente abandonei as denominações religiões, por desilusão, por ver como todas são hipócritas e exploradoras da fé alheia. Depois abandonei a bíblia, depois o teísmo, me tornando agnóstico. Só de uns dois anos pra cá é q me considero ateu realmente. No começo também tinha muito medo de ser punido pelo deus judaico-cristão, mas com o tempo fui vendo como esta é uma idéia ridícula, inventada para impor-se como verdade através do medo. Para q não seja questionada e possamos ver como é sem fundamento e ridícula. De vez em quando ainda me questiono sobre pq de ser ateu, porém continuo firmemente ateu por não ver onde se encaixa um deus num contexto aparentemente tão aleatório como é o universo e a vida: ../forum/topic=7287.0.html

Mas, afirmando-se que exista um deus (extrapolando todos os conceitos lógicos e racionais), você pode ter certeza que não é este deus "popular", cristão, judeu, islâmico... seria, no máximo, um ser totalmente indiferente a nós, que talvez nem saiba de nossa existência ou que já tenha até deixado de existir, q certamente não o punirá por não acreditar nele. O estudo histórico e arqueológico da bíblia e demais livros religiosos, demonstram q eles não passam de contos mitológicos com idéias e objetivos totalmente relacionados com a época e local em que foram escritos.

Mas, se vc mesmo assim ainda tiver medo do inferno de fogo, eu posso te provar, usando a própria bíblia que inferno não existe e que deus não tortura suas criaturas, se quiser. Assim como posso, também, provar o contrário disto (que inferno existe e q deus pune severamente suas criaturas), usando a mesma bíblia. Isto só é mais uma prova de q ela é um livro contraditório, ambíguo e incoerente:

Se não foi traduzida e editada apropriadamente, e está cheia de erros e contradições, em que grau a Bíblia pode ser considerada um guia?

A Bíblia padece de quatro problemas nesse ponto. Em primeiro lugar, não temos como saber o verdadeiro significado que os escritores originais queriam dar a seus textos, porque os mesmos foram perdidos há muito tempo, e o que sobrou foi o escrito gerações após a morte de seus autores. Esse problema tem sido o foco central desse ensaio, e a essa altura deve ter se tornado claro que depois de milhares de revisões, traduções e editorações feitas por pelo menos 150 pessoas que produziram o que agora chamamos de Bíblia, que é impossível dizer que a Bíblia é isenta de erros.

O segundo problema da Bíblia é o conteúdo doutrinário contido na mesma. Como disse Shakespeare, a Bíblia pode ser usada para defender qualquer idéia. Se você quiser um deus irado, espalhafatoso, vingativo, destruindo todos que lhe servem de tropeço, exigindo genocídio, infanticídio e até mesmo escravidão, então o Êxodo é seu livro. Você quer um código de vida duro, rígido, inexorável, inflexível, sem misericórdia? Então seu livro é o Levítico. Quer um deus discreto, sutil, insondável que raramente interfere, mas que só pode ser conhecido através de orações sinceras e suplicas do fundo da alma, e que seja gentil e misericordioso? Leia as epistolas de Paulo. Tudo no mesmo livro.

O terceiro problema é que a Bíblia contem muitas contradições e erros, não somente de fatos óbvios, mas também de doutrina. Por isso Shakespeare estava absolutamente certo ao afirmar o que afirmou. Se você quiser justificar o ato de estourar cabeças de bebes até o cérebro cair fora da cabeça, a Bíblia é uma boa justificativa. Se você quiser justificar a sua oposição ao aborto, vai achar algo lá também. É óbvio que tudo é uma questão de interpretação pessoal, e qualquer fundamentalista que diga o contrário não está lendo a Bíblia. Temos que interpretar a doutrina por nós mesmos porque a Bíblia é contraditória.

O quarto problema é a interpretação. A mesma passagem do mesmo livro da mesma tradução da Bíblia pode significar coisas inteiramente diferentes para pessoas de formação religiosa diferente. Ela pode significar uma coisa para mórmons, outra para testemunhas de Jeová, outra para adventistas do Sétimo Dia, etc. Quem está certo? Alguém está certo? Quem sabe? Quem pode resolver tais conflitos?

www.str.com.br/Atheos/biblia2.htm

Quanto às pessoas preconceituosas, ignore-as. Nem todos possuem grandeza de pensamento, ainda existe muita mediocridade infelizmente.

Nisto concordo totalmente com o Leafar:
Busque sempre o bem nos seus objetivos e você estará seguro como teísta ou como ateísta.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2006, 00:44:24 por Marcelo »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 06 de Outubro de 2006, 06:36:45 »
Já existe um tópico basicamente sobre Princípio Antrópico em

../forum/topic=7846.0.html

Convido os foristas interessados no assunto a usá-lo.  Penso mesmo que é o caso de mover para lá as mensagens a respeito que estão atualmente neste tópico.  Alguém se opõe?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #37 Online: 06 de Outubro de 2006, 06:57:08 »
Causaria e causa, se bem me lembro.  Essa inclinação nem constante é.

O texto presume que essa variação ocorre em um período de tempo (with a 41,000-year periodicity), atualmente é (equal to 23° 26’ 21.44”)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 06 de Outubro de 2006, 07:13:02 »
Causaria e causa, se bem me lembro. Essa inclinação nem constante é.

O texto presume que essa variação ocorre em um período de tempo (with a 41,000-year periodicity), atualmente é (equal to 23° 26’ 21.44”)

Pois é.  Se a inclinação varia em um período de tempo tão curto (pelos padrões astronômicos), não faz sentido dizer que é um valor constante, muito menos que esse valor constante é evidência de planejamento. 

Pelo contrário, é evidência de que não há planejamento e a vida terrestre surgiu quando e como o valor da inclinação do eixo terrestre permitiu.

Se a inclinação fosse outra, teria havido efeitos na temperatura, sim - principalmente na variação da mesma, creio.  E isso mudaria as características das formas de vida que aqui se desenvolveram, mas não necessariamente de forma significativa, muito menos impeditiva.

O que se provou foi apenas o que já se sabia: que a vida terrestre se ajusta às circunstâncias do ecossistema terrestre (no caso, à inclinação do eixo e seus efeitos sobre a temperatura).  A variação dessa inclinação é real, documentada, e evidencia não a presença de um desígnio, mas pelo contrário, a ausência dele.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 06 de Outubro de 2006, 07:42:31 »
  Como o Luis Dantas já disse:A vida na Terra, inicialmente era anaeróbica, ou seja, foram os primeiros seres vivos que formaram os 21% de oxigênio da atmosfera atual.Talvez tenhamos que rezar para os antigos micróbios por terem construido esse ar e permitido assim que nós estivessemos aqui...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #40 Online: 06 de Outubro de 2006, 07:55:07 »
O que se provou foi apenas o que já se sabia: que a vida terrestre se ajusta às circunstâncias do ecossistema terrestre (no caso, à inclinação do eixo e seus efeitos sobre a temperatura).  A variação dessa inclinação é real, documentada, e evidencia não a presença de um desígnio, mas pelo contrário, a ausência dele.

Caso encerrado.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #41 Online: 06 de Outubro de 2006, 09:56:55 »
Fabulous, tanto ateus quanto grande parte de espiritualistas concordam que existam muitas contradições, especialmente na Bíblia, mas também em outros livros sagrados de algumas religiões.
A crença absurda em um Deus pessoal, a partir da interpretação equivocada, não raramente é uma manipulação deliberada de pessoas de má-fé, com a intenção de ludibriar os desavisados e obter vantagens de todo tipo, inclusive a nível pessoal. Isso existe há muito tempo nos quatro cantos do planeta, praticamente em todas as culturas. Entretanto, para muitos, mesmo pertencendo às religiões teístas, Deus é algo incognoscível, muito além da nossa capacidade de pensamento.
Quando se pensa que há apenas 500 anos, ainda duvidávamos da esfericidade da Terra, imagine o que seria apresentar respostas definitivas hoje, para os próximos 1000 anos, por exemplo, para assuntos prá lá de metafísicos, como a existência de Deus e afins. Qualquer um que se arvore a afirmar categoricamente que Deus não existe, a partir de argumentos e/ou deduções filosóficas e científicas é mais apaixonado que racional. Puro blá blá blá.
Desde que você se preocupe em "ser do bem", tanto faz pertencer a este ou aquele "ismo".
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #42 Online: 06 de Outubro de 2006, 10:10:35 »
Fabulous, tanto ateus quanto grande parte de espiritualistas concordam que existam muitas contradições, especialmente na Bíblia, mas também em outros livros sagrados de algumas religiões.
A crença absurda em um Deus pessoal, a partir da interpretação equivocada, não raramente é uma manipulação deliberada de pessoas de má-fé, com a intenção de ludibriar os desavisados e obter vantagens de todo tipo, inclusive a nível pessoal. Isso existe há muito tempo nos quatro cantos do planeta, praticamente em todas as culturas. Entretanto, para muitos, mesmo pertencendo às religiões teístas, Deus é algo incognoscível, muito além da nossa capacidade de pensamento.
Quando se pensa que há apenas 500 anos, ainda duvidávamos da esfericidade da Terra, imagine o que seria apresentar respostas definitivas hoje, para os próximos 1000 anos, por exemplo, para assuntos prá lá de metafísicos, como a existência de Deus e afins. Qualquer um que se arvore a afirmar categoricamente que Deus não existe, a partir de argumentos e/ou deduções filosóficas e científicas é mais apaixonado que racional. Puro blá blá blá.
Desde que você se preocupe em "ser do bem", tanto faz pertencer a este ou aquele "ismo".

Não é bem assim não. A esfericidade era tabu só para os religiosos da Idade Média. Vários astrônomos antes já afirmavam que a Terra era esférica e até que ela não era o centro do universo.

Podemos não ter todas as respostas na ciência, mas quando ela afirma algo, mesmo que provisoriamente, dificilmente se descobre que está errado. Usando o método científico, a chance de errar cai bastante. E quando eu afirmo que é impossível existir Deus, eu estou usando do mesmo raciocínio lógico. Na melhor das hipóteses, sendo bem otimista, a chance de existir um Deus é absurdamente ínfima e mesmo que ela possa ser levada em consideração, ela não dá espaço a um Deus consciente de sua criação (leia-se: ele nem saberia da nossa existência).

Devo lembrar novamente que são sempre os religiosos a atravancar tanto os avanços quanto as divulgações científicas, em todas as eras da história? Dar ouvidos aos religiosos em questões reais é pura perda de tempo. O melhor que se tem a fazer é ignorar religiões completamente e ficar só com o que a ciência disser que existe.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 06 de Outubro de 2006, 10:16:37 »
Saci é algo incognoscível, muito além da nossa capacidade de pensamento.
Qualquer um que se arvore a afirmar categoricamente que Saci não existe, a partir de argumentos e/ou deduções filosóficas e científicas é mais apaixonado que racional. Puro blá blá blá.

Complemento:
Isso equivale ao “sapo-que-toca-guitarra-que-mora-no-fundo-do-mar-invisível-que-não-pode-ser-detectado”. Aquele que não acredita é puro blá blá blá.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #44 Online: 06 de Outubro de 2006, 10:17:10 »
Eu realmente fico com a ciência. Eu utilizo produtos da ciência a todo momento. A religião nunca foi e nunca será uma opositora da ciência. Religiosos, talvez.
A "ínfima" chance de Deus existir, no modelo de universo criado por nossas mentes criativas não define nada.  Apenas hipóteses e conjecturas, doa a quem doer.
E "argumentos" como esse aí acima é puro besteirol. Não representam nada, além da própria inutilidade.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2006, 10:19:09 por Onaiab »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 06 de Outubro de 2006, 10:29:20 »
Eu estou falando sério. O Saci existe e criou Deus, no qual vc acredita. Por quê...? Acha que eu estou mentindo?

"incognoscível"....?

Então como saber se ele é bom ou ruim...? |(

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #46 Online: 06 de Outubro de 2006, 10:45:38 »
Sim, fui muito fiel. É incrível, mas ainda às vezes ao dizer que não acredita ou coisa assim, existe uma ligação na maioria das vezes nostálgica e amedrontada que o medo Dele ficar bravo ou magoar comigo chama muito atenção.
Pensando com a razão e cientificamente, acho que seja improvável a existência de um ser superior ao ser humano.

Mas, POXA! Às vezes eu ainda sinto medo de não acreditar (incrível, mas parece que é essa educação/religiosa de pai e mães), fico triste e é muito ruim, pois no interior que moro contar que não acredita é mesma coisa que matar uma pessoa, ou pior viu…

É realmente ando meio triste ultimamente, pois cada vez mais que pesquiso, mas fico cético em relação às coisas.

Fabulous…  :'(

Normal isso brother, comigo também aconteceram algumas coisas estranhas quando abandonei a fé,
a curto prazo existe a tentação de voltar, de tentar se enganar e voltar ao comodismo, acho até que
tentei fazer isso, mas existem caminhos sem volta. Felizmente esses sintomas passam e existem
alegrias muito maiores do que pensar em promessas formidáveis e fantasias.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2006, 10:53:55 por UBorba »

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #47 Online: 06 de Outubro de 2006, 10:51:37 »

Então como saber se ele é bom ou ruim...? |(

E quem está preocupado com isso ?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 06 de Outubro de 2006, 11:04:39 »
Já ta fugindo mané...

(Eu vi que vc passou dez anos escrevendo e quando vejo é só isso... isso me parece...)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 06 de Outubro de 2006, 11:05:48 »
Vai cara. Não tenha medo. Responda.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!