Bom, aí tem um monte de conceitos não muito exatos, não é?
Primeiro: as leis físicas não são todas determinísticas. A Mecânica Quântica, por exemplo, não é determinística - mas também não é aleatória, no sentido estrito.
Segundo, os seus movimentos dependem de decisões tomadas em seu cérebro. Até hoje a Neurologia não foi capaz de elaborar uma teoria da Mente capaz de explicar e prever emoções, pensamentos aleatórios, etc. Ela tem uma idéia de como essas coisas acontecem, embora ainda não possa explicar o por que de acontecerem.
Se eu fosse chutar, diria que alguma indeterminação quântica nos nossos neurônios acaba gerando nosso livre arbítrio. Mas esse chute é tão bom quanto o de qualquer um, então considere-o de acordo
Terceiro, isso que você chamou de "metafísica" (que não é a mesma dos filósofos) não tem poder sobre os fenômenos físicos. Como você bem apontou, as coisas materiais não têm escolha: elas
precisam obedecer às leis físicas, porque é assim que o Universo funciona. A Metafísica (esta dos filósofos) trata de coisas intangíveis, sim; de idéias e conceitos que não se aplicam imediatamente no mundo físico. E aí, claro, não são sujeitas às leis da Física. Mas não interferem nelas tampouco
Quarto, a menos de uma nova Matemática que ainda não conhecemos ser inventada, é impossível resolver analiticamente
a maior parte dos problemas do mundo real! Sério! Quando ouvi isso na universidade, fiquei até meio mal, mas acho que isso é filosoficamente reconfortante. De outra forma, o Universo seria
muito determinístico, e isso seria o fim de qualquer idéia de Livre Arbítrio.
Quinto, eu não sei se algum dia a Neurologia desenvolverá uma Teoria da Mente, que possa descrever sensações e sentimentos - que descreva a Subjetividade, enfim. Eu suspeito que
alguma teoria da Mente possa ser criada, mas não uma que dê conta da Subjetividade. Enfim, quem viver, verá.
Por fim, eu devo discordar a respeito dos fenômenos metafísicos terem precedência. Se existir algum fenômeno metafísico que afete o mundo real, então
por definição, ele tem que ser um fenômeno físico
Costumo dizer que não existe nada sobrenatural, nós é que não conhecemos a natureza o bastante.