Autor Tópico: Fora da caridade não há salvação  (Lida 12519 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Fora da caridade não há salvação
« Resposta #150 Online: 03 de Maio de 2007, 07:59:10 »
Você simplesmente disse que somos máquinas guiadas por desejos e instintos. Eu não concordei e expus os meus argumentos em seguida. Somos livres inclusive para escolher tomar ações contrárias aos nossos desejos, como um viciado que se liberta das drogas.

A decisão de ir contra os desejos também é fisiológica. É desencadeada por uma área do cérebro chamada córtex frontal, responsável pelo refreamento dos instintos mais básicos. Nada de espírito até aqui.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #151 Online: 03 de Maio de 2007, 08:23:39 »
Não estamos discutindo "espíritos". Estamos discutindo livre-arbítrio. O problema é só explicar como um punhado de matéria pode adquirir vontade própria. Como acho que não é possível (você é biólogo, me diga), mais fácil é negar o livre-arbítrio.

O único problema é que o livre-arbítrio é um fato observável.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Atheist

• Visitante
« Resposta #152 Online: 03 de Maio de 2007, 09:29:12 »
Não estamos discutindo "espíritos". Estamos discutindo livre-arbítrio. O problema é só explicar como um punhado de matéria pode adquirir vontade própria. Como acho que não é possível (você é biólogo, me diga), mais fácil é negar o livre-arbítrio.

O único problema é que o livre-arbítrio é um fato observável.

Um abraço.

Pelo que você diz que é livre-arbítrio, nada o difere de respirar, por exemplo. É fruto da atividade do cérebro, que funciona por meio de sinapses químicas. Pensar o que quiser não é impedimento nenhum a uma evolução biológica materialista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #153 Online: 03 de Maio de 2007, 13:19:22 »
Fico pensando que talvez o Leafar tivesse menos obsessão pela idéia de livre-arbítrio se tivesse experiência com programação de computadores.  Processos automáticos e sem vontade própria verdadeira podem ser bem sofisticados.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #154 Online: 03 de Maio de 2007, 13:38:37 »
Mas é uma de minhas especialidades, Luis Dantas. Eu sou programador de interfaces homem-máquina (vulgo IHM) e de sistemas de automação industrial do tipo PLC. Também programo o software de laboratórios Labview da National Instruments. Meu trabalho de final de curso na engenharia elétrica foi desenvolver um sistema de ensaios e relatórios para transformadores usando ele.

Inventa outra...

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
  • “A verdade nunca perde em ser confirmada.”
« Resposta #155 Online: 03 de Maio de 2007, 14:28:19 »
Estava lembrando de uma aula de fisiologia que eu tive quando fiz 1 ano de biologia. Foi feito um comentário sobre mosca. Ela tem nas patas receptores quimicos (algo como o que temos na língua). Quando ela "pisa" em uma superfície com substância doce, o nervo responsável pela detecção de doce alcança o limiar de percepção e a informação é enviada ao cerebro que, automaticamente, faz com que ela abaixe a cabeça e sugue a substância.

No ser humano ocorre a mesma coisa, a diferença é que entre o "receber a informação" e o "realizar uma acção" existem diversos outros processos quimicos e físicos. ou seja... Tudo mecanizado... como foi dito, Algoritmo.
Fabio Lecina Marin

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #156 Online: 03 de Maio de 2007, 15:43:24 »
Mas é uma de minhas especialidades, Luis Dantas. Eu sou programador de interfaces homem-máquina (vulgo IHM) e de sistemas de automação industrial do tipo PLC. Também programo o software de laboratórios Labview da National Instruments. Meu trabalho de final de curso na engenharia elétrica foi desenvolver um sistema de ensaios e relatórios para transformadores usando ele.

E ainda assim você fantasia fantasmas na máquina?!?

Inventa outra…

Um abraço.

Tá, desisto... você é teimoso mesmo, por que insistir em tentar aliviar para o seu lado?  Grato pelo esclarecimento.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #157 Online: 03 de Maio de 2007, 18:15:51 »
Agora a coisa degringolou... ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!