Autor Tópico: Sobre Linux...  (Lida 72156 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Sobre Linux...
« Resposta #550 Online: 02 de Novembro de 2010, 15:50:03 »
gostei muito do ubunto 10.10, mas ainda sinto falta de algumas coisas, tipo um programa que salve minha clipboard como o clipx do windows (ele salva as ultimas 20 coias que voce copiou).
Nunca usei, mas acabei de checar e o Klipper (o ícone fica perto do relógio no Kubuntu) está com umas 7 coisas guardadas.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #551 Online: 02 de Novembro de 2010, 22:24:34 »
Como assim pena na instalação de emuladores de games e do wine (que não é um emulador! :hmph:)?

O que vc quer rodar no wine?

Por exemplo o mame, eu instalei via synaptic e não funcionou.
A maioria dos jogos comerciais não roda via wine, mesmo jogos beeeeeem abaixo dos requisitos do meu pc.

esse playonlinux pareceu bem interessante!!
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #552 Online: 13 de Novembro de 2010, 00:18:56 »
Alguém sabe se o Ubuntu é imune a ataques de rainbow files ?
Pelo que eu pude descobrir, Linux usa MD5 para encriptar os passwords, então não é só hasheado como o Windows XP.

« Última modificação: 13 de Novembro de 2010, 00:29:58 por biscoito1r »
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #553 Online: 13 de Novembro de 2010, 00:47:15 »
Isso.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #554 Online: 18 de Novembro de 2010, 15:33:35 »
Dúvida: todas os arquivos .iso das distros mais comuns são de Live CDs?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #555 Online: 18 de Novembro de 2010, 15:45:30 »
Podem ser de CDs de Instalação. Mas os CDs de instalação normalmente funcionam como LiveCDs hoje em dia. Mesmo que eles não sejam LiveCDs que mostrem um ambiente pronto para uso, só um ambiente mínimo pra instalar o SO.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #556 Online: 18 de Novembro de 2010, 20:13:14 »
Acho que do Debian praticamente não existem live-cds/dvds, só como projeto paralelo, que nem sei se é também de instalação, ou só live, como o knoppix. Praticamente todos são só de instalação.

Mas a principal das distribuições mais comuns deve ser ubuntu, onde o live deve ser praticamente em todas as isos recentes, exceto talvez as instalações de servidor. Talvez. Não faço idéia de como é com as distros com pacotes RPM.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #557 Online: 23 de Dezembro de 2010, 22:28:45 »
Artigo: E se todos nós usássemos Linux em vez do Windows?

Sempre que chega o fim do ano penso como seria o universo tecnológico se os softwares open source fossem mais populares que os proprietários.

Há uma tirinha que circulou pela comunidade Linux uns tempos atrás sobre a qual eu frequentemente penso ao final de um ano. Nela, um até então aficionado pelo sistema se recusa a instalá-lo no computador de um amigo por um motivo torpe: “Se todo mundo o usar, eu deixo de ser cool”.

É uma piada, claro, mas ainda mais engraçada por ser um tanto verossímil em se tratando da soberba humana. Sempre penso nela nessa época devido ao fato de que a maioria dos defensores do open source esperam que um dia o Linux seja usado por grande parte dos usuários. Essa esperança, aliás, se renova a cada ano.

Há aquele que discordam e dizem que esse dia jamais chegará. De qualquer forma, é curioso pensar como seria o mundo se o Linux se popularizasse. É justamente isso que imaginei para escrever a matéria e esses cinco itens.

Malware e Vírus
Certamente, o maio efeito da popularização do Linux seria o desaparecimento da monocultura de plataformas, dominada pelo Windows. Em vez disso, teríamos diversas distribuições sendo adotadas por uma quantidade razoável de usuários, o que dificultaria a vida dos criadores de malwares e vírus. Eles não poderiam mais concentrar seus esforços em único um único alvo – o Windows – pois teriam vários modelos a atingir. Tarefa difícil: é como acertar dezenas de pássaros com uma pedra só.

A indústria de segurança digital
Sim, é uma boa ideia usar antivírus mesmo ao usar o Linux, a fim de melhorar sua segurança. E se ele se tornasse o sistema mais adotado no mundo, essa proteção se tornaria ainda mais recomendável.

Mas, considerando as vantagens que um software open source tem nesse quesito, a indústria de segurança digital deixaria de ter tamanha proporção. Por ser de código aberto, o Linux permite a seus inúmeros usuários identificar e corrigir, de forma providencial, possíveis falhas. A espera pelo “Patch Tuesday” ou por atualizações críticas seriam algo distante e esquisito.

Imprevistos
Devido a seus problemas de segurança, ou mesmo lentidão em certas tarefas, o Windows costuma ser visto, digamos, como um sistema temperamental.

O Linux, por sua vez, tem como principal virtude a estabilidade. Empresas e usuários finais deixariam de perder minutos preciosos e perceberiam um valioso acréscimo na produtividade. Milhões de pessoas trabalhando mais e melhor do que antes; não seria de se impressionar se mesmo o PIB de todo um país crescesse.

Economia
Quando as empresas e os usuários pararem de pagar valores exorbitantes por licenças de softwares, eles se conscientizarão do montante economizado, que poderá ser gasto com outras coisas.

Imagine o que poderia ser adquirido com centenas de dólares que seriam poupados de cada computador adquirido.  Sem contar que tais máquinas teriam uma vida útil maior, já que não teriam que ser trocadas devido às ambiciosas exigências de hardware que o Windows faz a cada nova versão.

Melhor software
Finalmente, se todos usassem Linux, o software ficaria cada vez melhor, já que, quanto mais pessoas servindo-se dele como sistema operacional principal, mais contribuições e sugestões para aprimorá-lo.

É o oposto de companhias como Microsoft e Apple, que tentam adivinhar o que os usuários querem e às vezes acertam, mas muitas outras vezes, não. Não seria mais proveitoso se os próprios clientes pedissem novos recursos e, quem sabe, até ajudassem a desenvolvê-los?

Antes de terminar, quero deixar claro que não considero o Linux perfeito; nenhum sistema operacional o é. Mas, dado os problemas que o Windows acarreta, penso que o mundo seria muito diferente sem ele. Pode até ser um pensamento ousado, mas acredito que, se em vez do SO da Microsoft tivéssemos o Linux como a plataforma mais popular, o universo da tecnologia seria muito diferente do que é hoje; para melhor.

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/12/23/artigo-e-se-todos-nos-usassemos-linux-em-vez-do-windows/

It's an award I've won"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #558 Online: 28 de Dezembro de 2010, 16:28:41 »
Eu gostaria de ver um debate mais técnico sobre essas afirmações como que as distribuições diferentes já atrapalhariam o desenvolvimento de vírus, e mesmo que os vírus são raros por causa do SO ser também consideravelmente raro.

Eu imaginaria que os vírus poderiam ser bastante "universais", se funcionassem, os linux mudam principalmente acho que no sistema de administração de pacotes e aplicações para compilar os programas de forma mais automática, e de vez em quando alguma coisa na estrutura de pastas e onde estão alguns arquivos de configuração, de forma que talvez um vírus que fosse atrás disso teria que ou só funcionar para Debian ou Arch, dependendo do alvo, ou ter a capacidade de procurar nesses diferentes possíveis locais, o que não deve ser nada problemático para fazer. Mas nem acho que isso deva ser um alvo significativo dos vírus, mas realmente não sei.

Ao mesmo tempo, sobre a impopularidade ser a razão da segurança, acho que em parte isso pode valer para distribuições como Arch, onde as contribuições da comunidade são mais abertas em alguns casos (qualquer um pode fazer suas alterações e disponibilizar em um lugar só), mas essas distribuições tenderiam a continuar pouco populares talvez até em função disso mesmo. E quando há um crivo maior na verificação dos pacotes, então as coisas seriam mais complicadas.

Linux também é o mais ou um dos mais populares em supercomputadores e servidores, e não seriam esses os maiores alvos-troféu de programadores de vírus?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #559 Online: 28 de Dezembro de 2010, 16:32:35 »
Eu acho que o maior avanço para o linux viria da canonical e outras empresas desse porte pagarem para as empresas de software desenvolverem versões para linux, mesmo que fechadas e etc, ou com alguma licença meio-termo de alguma forma, para conter em algo o xiitismo opensource.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #560 Online: 28 de Dezembro de 2010, 19:25:05 »
Hoje estava lendo a notícia de que a Rússia irá adotar software livre nos computadores de repartições públicas e fiquei na dúvida se é o primeiro país do mundo a fazer isso. Alguém sabe se outro país já fez o mesmo?

It's an award I've won"

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #561 Online: 28 de Dezembro de 2010, 20:00:32 »
Até onde sei, em alguns lugares o Brasil já usa software livre.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #563 Online: 29 de Dezembro de 2010, 00:20:22 »
A polícia da França usa le Ubuntu.

Viadagem pouca é bobagem! :lol:
Foto USGS

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #564 Online: 29 de Dezembro de 2010, 01:15:04 »

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #566 Online: 04 de Janeiro de 2011, 11:34:03 »
é desisti de fazer meu som 5.1 funcionar no Ubuntu.

Todo o resto está rodando superliso, mas pelo visto não exite driver que faça meu som funcionar.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #567 Online: 05 de Janeiro de 2011, 02:15:31 »
Instalei há pouco o Gnome Paint no Ubuntu mas as abas de comando Ver, Imagem e Cor simplesmente não abrem de maneira que não consigo usar os comandos presentes nelas. Já as abas  Arquivo, Editar e Ajuda estão normais. Alguém sabe qual pode ser o problema?

It's an award I've won"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #568 Online: 11 de Janeiro de 2011, 20:28:46 »
Existiria algum projeto de combinar compialações de binários com um sistema de distribuições de pacotes assim gerados via torrent/P2P? Ou seja, o instalador primeiro procuraria um torrent de uma compilação já existente com os mesmos parâmetros que você quer usar, ou talvez oferecesse opções disponíveis naquilo que for flexível.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #569 Online: 12 de Janeiro de 2011, 00:06:38 »
Olha, até que essa é uma boa ideia!
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #570 Online: 12 de Janeiro de 2011, 18:12:27 »
Muitos gentooers discordariam, porque assistem as compilações comendo pipoca e/ou tomando bebidas estimulantes achando que estão aprendendo alguma coisa ao ver as letras passarem.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #571 Online: 12 de Janeiro de 2011, 18:14:12 »
Este gentooer não. Além disso, eu uso screen pra compilar. Detacho e vou cuidar da vida.

Se bem que pra gentoo tem repositórios de bindist. EU nucan usei porque eu gosto de compilar do meu jeito :P
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #572 Online: 28 de Janeiro de 2011, 03:30:31 »
Pingue-pongue: Debian, Ubuntu, Debian, Ubuntu...
Na hora que o Debian resolver a porra do X, eu volto pra lá. Tô sem saco pra esse tipo de coisa.
Ansioso com Wayland... nem um pouco com o Unity.

Caracas, quando eu saí do KDE eu não sabia que ia gostar tanto do GNOME...
Latebra optima insania est.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #573 Online: 30 de Janeiro de 2011, 08:30:57 »
Já experimentou o Arch Linux?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!