Autor Tópico: Sobre Linux...  (Lida 72152 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Sobre Linux...
« Resposta #450 Online: 06 de Setembro de 2010, 16:59:50 »
Eu aposto que é problema do QT (biblioteca em que rodam o Kile e talvez o teXMaker).

Ouviu só, Buckaroo? :lol:
Mas valeu, Snow, vou continuar usando o gedit então!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #451 Online: 06 de Setembro de 2010, 17:01:15 »
GTK ruleia!  :1o:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #452 Online: 06 de Setembro de 2010, 17:30:05 »
Engraçado. Depois de anos usando compiz, acho esquisito eu deslocar janelas e elas não ficarem semitransparentes ou se mexendo feito geleia.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #453 Online: 06 de Setembro de 2010, 17:33:30 »
Engraçado. Depois de anos usando compiz, acho esquisito eu deslocar janelas e elas não ficarem semitransparentes ou se mexendo feito geleia.

Ué, você não era o senhor desempenho, que não usa Firefox porque ele é cheio de penduricalhos?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #454 Online: 06 de Setembro de 2010, 17:45:13 »
Sim. Uso compiz justamente por isso. Jogar o cursor do mouse pro canto da tela e ver todas as janelas que estão abertas é bem útil. :ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #455 Online: 06 de Setembro de 2010, 17:50:06 »
Sim. Uso compiz justamente por isso. Jogar o cursor do mouse pro canto da tela e ver todas as janelas que estão abertas é bem útil. :ok:

Eu não gosto de deixar esse efeito, toda hora eu ponho o ponteiro do mouse no canto da tela por acidente :P  Eu uso Super+W no lugar.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #456 Online: 06 de Setembro de 2010, 17:54:15 »
Isso é falta de coordenação da sua parte ;P.  Já vi gente dizendo que "ubuntu é um lixo pq toda vez que vou fechar a janela ele muda ela de lugar".
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #457 Online: 06 de Setembro de 2010, 21:53:49 »

Como se chama essa função? Quero achar alguma imagem dela sendo usada.

Acho que achei, task switcher.

Algum dia vou instalar só para ver como fica, mas acho que o client-list-combined menu do openbox provavelmente é o que vou continuar preferindo, da mesma forma que prefiro o "vertical tabs" no google chrome à extensão que copia o "panorama" do firefox.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #458 Online: 06 de Setembro de 2010, 22:10:59 »
Eu aposto que é problema do QT (biblioteca em que rodam o Kile e talvez o teXMaker).

Ouviu só, Buckaroo? :lol:
Mas valeu, Snow, vou continuar usando o gedit então!

Tinha um programa de legendas onde eu tinha um problema com codificação do texto, mas bastava eu selecionar a codificação do texto que ia abrir em um daqueles drop-down menus no diálogo de abrir um arquivo. Talvez seja só isso.

Esquece, nada a ver com o problema, não li direito. Acho que talvez existam configurações redundantes desse tipo de coisa. Aqui acho que de vez em quando tenho alguns problemas com acentuação acho que no browser midori.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #459 Online: 08 de Setembro de 2010, 00:05:01 »
O que tornam essas 10 distribuições Linux tão populares?

Facilidade de uso, compatibilidade, requisitos mínimos de hardware, flexibilidade... Com tantas opções, uma delas poderá servir à sua empresa.

Uma das coisas mais confusas para um iniciante em Linux é entender quantas distribuições, ou versões, existem para este sistema operacional. O Ubuntu é um dos que tem estado mais em evidência, mas há centenas de outras, cada uma com alguma variação do tema básico do Linux.

Escolher a distribuição – ou “distro” – mais adequada para sua empresa vai depender em grande parte de cinco fatores fundamentais, como já foi explicado. Também ajuda ter uma compreensão básica das diferenças que existem entre as grandes distros Linux.

Saiba então o que cada uma das dez maiores distribuições Linux oferecem.

1::Ubuntu
Sim, nos últimos tempos o Ubuntu tornou-se o garoto propaganda do Linux. E não surpreende: é a distro mais popular até agora, atraindo mais de 2.200 acessos por dia no site Distrowatch. O segundo lugar, Fedora, tem 1.400.

O Ubuntu é praticamente um estreante na cena Linux. Foi anunciado em 2004 mas, apesar de sua pouca história, está mais que pronto. Fundada pelo milionário sul-africano Mark Suttleworth, a Canonical – a empresa por trás do Ubuntu – distribuiu por vários anos CDs do Ubuntu, sem custo, o que colaborou para acelerar sua penetração de mercado.

O Ubuntu tem como base o Debian (ver abaixo) e inclui aplicativos bastante conhecidos, como Firefox e OpenOffice.org. Seu cronograma de atualização é previsível – há uma nova versão a cada seis meses –, com eventuais versões de Suporte de Longo Prazo (LTS, na sigla em inglês) que recebem atualizações de segurança de três a cinco anos.

O Ubuntu também é notável por sua facilidade de uso e pela inclusão de um assistente de migração para usuários do Windows e o suporte para as tecnologias mais recentes. A versão 10.10 do Ubuntu – também conhecida como Maverick Meerkat – incluirá a compatibilidade para telas muiltitoque e comandos de gestos. A revisão final dessa versão está prometida para outubro de 2010.

Vale lembrar que o Ubuntu está disponível em vários remixes e subdistros com foco em nichos específicos, como Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu. A maioria difere basicamente em relação à oferta de um ambiente de desktop alternativo ao Gnome utilizado pelo Ubuntu.

2::Fedora
O Fedora é a versão gratuita da Red Hat, cujo RHEL (Red Hat Enterprise Linux) tem sido um sucesso comercial desde 2003. Graças a essa forte conexão, o Fedora é particularmente forte em recursos corporativos, e com frequência os recebe antes mesmo que seu irmão RHEL.

O Fedora também oferece um calendário de atualização semestral, e seus recursos de segurança são excelentes. Alguns o veem como uma distro moderna para hobistas do Linux, mas penso que ela é uma boa escolha para usuários novatos graças às melhorias recebidas nos últimos anos e sua crescente popularidade.

3::Linux Mint
Terceiro lugar em popularidade no Distrowatch, o Linux Mint é uma distro baseada no Ubuntu que foi lançada em 2006. O sistema operacional acrescenta seu próprio tema de desktop ao do Ubuntu e um conjunto diferente de aplicações.

Igualmente exclusivo é a diversidade de ferramentas gráficas voltadas ao aprimoramento da usabilidade, tais como mintDesktop (para configuração do ambiente desktop), mintInstall (para instalação mais fácil de software) e mintMenu (para navegação mais fácil).

O Mint tem uma boa e merecida reputação por facilidade de uso, o que o torna uma escolha adequada para iniciantes. Ele também inclui alguns codecs multimídia proprietários que estão frequentemente ausentes das distribuições maiores, o que por usa vez colabora para melhorar sua compatibilidade com hardware.

O Mint não tem um cronograma fixo de atualização, mas geralmente as novas versões surgem logo depois de cada versão estável do Ubuntu.

4::openSUSE
Com cerca de 1.200 acessos por dia no Distrowatch, o openSUSE ocupa o quarto lugar em popularidade no site e também é a fundação dos produtos SUSE Linux Enterprise Desktop e SUSE Linux Enterprise Server.

O utilitário de administração do pacote, YaST, é largamente reconhecido como um dos melhores, e sua edição em caixinha vem com uma das documentações impressas mais bem elaboradas já feitas por uma distro. Eu diria que o openSUSE poderia ser classificado como “médio” em nível de dificuldade.

5::PCLinuxOS
Em vez de usar o GNOME, o PCLinuxOS usa o ambiente de desktop KDE e é essencialmente uma versão peso-pena do Mandriva (ver abaixo).

Com bom suporte para drivers gráficos, plugins de navegador e codecs de mídia, o PCLinuxOS pode ser uma boa escolha para iniciantes. Mas seu ciclo de lançamentos pode ser irregular, e não há uma versão de 64 bits.

6::Debian
Com uma história cujas origens remontam a 1993, o Debian atualmente é conhecido como uma das distros mais bem testadas e livres de bugs disponíveis hoje. Embora sirva como fundação do Ubuntu, muitos o veem como uma distro mais adequada para quem tem experiência com o Linux.

A distro usa todos os componentes de código aberto, o que é uma boa coisa. Mas isso significa que será mais difícil obter compatibilidade com código proprietário como drivers de rede wireless.

O Debian também tem um ciclo de atualização relativamente lento: versões estáveis são publicadas dentro de um período que varia de um a três anos.

7::Mandriva
Conhecido anteriormente como Mandrake, o Mandriva é notável por seus softwares de última geração, uma excelente suíte de administração e uma versão de 64 bits. Ele também foi a primeira distribuição a aderir à onda dos netbooks com suporte automático.

Apesar disso tudo, o Mandriva tem sofrido por causa de decisões controversas tomadas por seu fabricante francês. A empresa se reestruturou recentemente e, como resultado, alguns veem como incerto o futuro de sua versão comunitária.

8::Sabayon/Gentoo
O italiano Sabayon é essencialmente uma versão LiveCD (executável a partir de um CD) do Gentoo, que é conhecido por permitir aos usuários otimizar cada componente de forma individualizada. Ambos são consideradas distribuições avançadas de Linux, mais voltadas a usuários experientes.

9::Arch Linux... Mais Slackware
O Arch é outro pacote voltado inicialmente a usuários experientes interessados em ajustar e otimizar seus sistemas. Embora não esteja atualmente na lista dos dez mais, o Slackware é indicado para gurus do Linux.

10::Puppy Linux... Mais DSL
Último na lista dos dez mais do Distrowatch, o Puppy Linux é uma distro compacta ideal para hardware mais antigo e situações em que os recursos computacionais são mínimos. (O Damn Small Linux é parecido.)

Embora seja compacto, o Puppy traz uma variedade de recursos e inclui diversos assistentes para configuração e instalação de aplicações. O sistema todo é pequeno o suficiente para diretamente da RAM do sistema. Assim, as aplicações carregam rapidamente e respondem instantaneamente aos comandos do usuário.

http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2010/09/06/o-que-tornam-essas-10-distribuicoes-linux-tao-populares

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #460 Online: 08 de Setembro de 2010, 02:15:07 »
Com uma história cujas origens remontam a 1993, o Debian atualmente é conhecido como uma das distros mais bem testadas e livres de bugs disponíveis hoje. Embora sirva como fundação do Ubuntu, muitos o veem como uma distro mais adequada para quem tem experiência com o Linux.

A distro usa todos os componentes de código aberto, o que é uma boa coisa. Mas isso significa que será mais difícil obter compatibilidade com código proprietário como drivers de rede wireless.

Não sei se é mais difícil do que com qualquer outra distribuição não. As coisas não são na maior parte do tempo reconhecidas pelo kernel? Fiquei curioso quanto a diferenças em disponibilidade de drivers nas diferentes distribuições...

Se não me engano, testei uma daquelas plaquinhas de wireless USB, e funcionou no ato. :hein:

Para eeepc há até um download de instalação especial para ele.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #461 Online: 08 de Setembro de 2010, 02:23:14 »
Eu acho que ainda não vi uma "matéria" dessas sobre diferentes distros para a qual eu não torcesse o nariz ao menos um pouco. Sempre tem coisas como, "melhor distro para produção artística: ubuntu studio". Mas eu me pergunto se essa distro tem qualquer coisa diferente de se instalar todos pacotes relacionados a edição de vídeo, som e imagem no ubuntu, e mudar os wallpapers e cores das janelas. Que eu saiba é só isso mesmo.

Fazem parecer que as diferenças entre as distribuições e até "pseudo distribuições" (modificações menores que ainda são perfeitamente compatíveis com aquela da qual derivam) são muito maiores do que são realmente, eu acho.

Acho que deveriam organizar esses textos talvez nos principais ramos genealógicos das distribuições, explicar no que diferem, e depois salpicar com algumas diferenças que existem dentro de distribuições em cada ramo, em vez de só engolir todo o hype de auto-promoção.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #462 Online: 08 de Setembro de 2010, 07:06:39 »
Eu tenho um Live CD do Puppy Linux no meu "cinto de utilidades" porque ele costuma dar boot na maioria dos computadores, enquanto que as outras distribuições às vezes encrencam com algum hardware.

É ótimo para fazer backup dos dados antes que a gente reformate aquele Windows todo inchado de porcarias e que nem dá mais boot devido a um monte de vírus.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #463 Online: 18 de Setembro de 2010, 16:38:02 »
Opinião: Por que o Linux nunca deverá vencer seus concorrentes

A História ensina que, para cada tecnologia que se diz vitoriosa, diversas outras surgem para tomar seu lugar. Por que com o Linux seria diferente?

Quando compareci esta semana à LinuxFest de Ohio (EUA) no último fim de semana, um tema recorrente na conferência foi: o que fazemos agora com o Linux, já que vencemos?

Devo explicar que não era esse o tema oficial dessa conferência regional que reuniu, no sábado (11/9), mais de mil pessoas. O tema era algo relacionado a como usar software livre para tornar o mundo melhor.

Mesmo assim, em quatro das palestras a que assisti, de quatro pessoas que trabalham em projetos e empresas completamente diferentes, eu ouvi a mesma expressão: “nós vencemos”.

Será que deixei escapar alguma informação?

Não me entendam mal. É verdade que o Linux deu grandes passos em diversos setores da tecnologia, especialmente em cloud computing, mobilidade e servidores. Nessas áreas, o Linux é um competidor forte, se não for o maior. Baseados nesses resultados - que são, de fato, impressionantes -, será justo afirmar que o Linux venceu?

No desktop tradicional, é muito difícil apontar para os números de qualquer pesquisa ou empresa e dizer que o Linux é um sucesso. O número mais recente que circula pela blogosfera é que um mero 1% dos desktops roda Linux. Eu meio que duvido deste número, mas o valor real não deve estar longe disso.

Números questionados
Claro que algumas vezes você encontra entusiastas do Linux que listarão números e cifras sobre as vantagens do Linux. Caitlyn Martin, da O’Reilly, tentou desmentir o número de 1% e concluiu que, já que as vendas de netbooks com Linux representaram um terço do total de netbooks vendidos, então as vendas totais de máquinas com Linux seriam de aproximadamente 6%.

Admito ter alguma dificuldade em estimar o impacto que apenas um ano de vendas em um único segmento teria em um mercado de desktops formado há mais de 20 anos por máquinas Windows e Mac. Ok, 2009 foi um ano decente, mas e as vendas e as instalações de sistemas operacionais em 2008? 2007? Essas máquinas são velhas e ainda estão sendo usadas por aí. Espero que Caitlyn esteja correta, mas neste caso acredito que esteja sendo apenas otimista.

Independentemente dos números que você escolha para acreditar, a questão por trás de quem ganhou não se resume a um jogo de números. E não é para ser, por duas razões muito simples: os números mudam tanto quanto o jogo.

Em 1980, o UNIX venceu. Ele capturou o mercado da computação por completo. Se alguém tivesse dito o contrário, seria considerado louco. E tem sido assim desde então.

Em 1995, o Windows venceu. Ele dominou o mercado desktop, e nunca mais haveria outro sistema que desafiaria seu domínio. O Windows permaneceria rei do desktop para sempre.

É o que as pessoas diziam em cada época. “Nós vencemos”, gritava a multidão em torno de sua tecnologia favorita. Daquele dia em diante, o futuro da tecnologia sempre seria (insira sua tecnologia favorita aqui).

O futuro, como antigamente
Olhe para o Unix hoje e tente repetir a mesma declaração de vitória de 1980. Olhe para o Windows e seu lento declínio e pense como será sua participação no mercado em alguns anos.

Esteja você falando sobre números, influência, impacto, ou qualquer outro aspecto da tecnologia, dizer “nós vencemos” não é apenas potencialmente impreciso, mas também violentamente perigoso. As pessoas que veem as coisas como uma situação binária do tipo "ganhar/perder" tendem a recuar quando atingem o objetivo de “ganhar”. Aí vem a complacência. As pessoas relaxam, perdendo a noção dos aspectos da tecnologia que a tornavam tão boa. Enquanto isso, para cada sistema que “ganhou”, há o despontar de um concorrente ávido por tomar seu lugar.

Você se lembra de quando o Linux era o estreante, e da forma como ele nos deixava loucos? Declarar vitória (que, aliás, seria algo nitidamente prematuro no estágio atual) simplesmente faz com que o Linux seja o alvo de nosso próximo estreante.

O Linux está indo bem? Sim, com certeza. Pode se dar melhor? Sim, sempre. Porque, mesmo que o Linux capturar o domínio do mercado em cada setor, ele deverá estar sempre pronto para se adaptar a novos consumidores, negócios ou necessidades tecnológicas. Crescimento, adaptação e mudança devem ser, para sempre, parte da mentalidade Linux (e, de fato, de qualquer projeto bem sucedido).

Porque o que não cresce, morre. E declarar-se vencedor em uma partida nunca vai significar que você vencerá automaticamente todas as outras.

http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2010/09/15/guerra-dos-sistemas-por-que-o-linux-nao-deve-vencer/

It's an award I've won"

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #464 Online: 19 de Setembro de 2010, 09:27:40 »
Eu quero que o Linux continue com usuários o bastante para que o desenvolvimento não pare e que haja drivers para tudo, mas pequeno o bastante para não interessar ao criadores de vírus.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #465 Online: 23 de Setembro de 2010, 23:43:48 »
Alguém tem conhecimento de  algum script simples por aí que se use para evitar de rodar mais de uma instância de um programa ao mesmo tempo, chamando ou nos levando a uma janela de um programa aberto, se houver? Não deve ser difícil de fazer, mas antes disso, vou dar uma procurada se já não existe. Se alguém souber que existe, e onde está, nem isso é preciso :D

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #466 Online: 23 de Setembro de 2010, 23:54:53 »
Eu já tinha feito um desse pro firefox, mas depende de programa pra programa, da forma com que ele chama uma nova janela. No caso do firefox, era algo como

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

if [[ `ps -A | grep firefox` ]]
then
        firefox --new-tab $1
else
        firefox  $1
fi

O --new-tab é meramente ilustrativo, não lembro como faz no firefox. Mas o esqueleto é esse: vc olha no ps se o programa tá rodando. Se estiver, manda a linha de comando que abre uma nova janela na instância que tá rodando, senão, roda um novo. Aí dá pra usar isso de wrapper pro executável do programa.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #467 Online: 23 de Setembro de 2010, 23:59:28 »
Pergunta: Linux é seguro o suficiente para dispensar anti-vírus?

It's an award I've won"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #468 Online: 24 de Setembro de 2010, 00:07:38 »

Sim. O Linux tem um sistema de permissões que impede que programas executados por uma conta de usuário normal (não-administrativo) causem danos a arquivos e configurações de sistema.

Da mesma forma, é sempre possível ao administrador (root) interromper a execução de qualquer programa no sistema, então aplicativos residentes (mesmo que no ambiente do usuário não root) não são uma ameaça séria.

Entretanto, scripts maliciosos que, por exemplo, roubam cookies através de javascript (como ocorreu recentemente no twitter) ainda podem afetar a segurança do usuário. Que eu saiba, antivirus não costumam implicar com esse tipo de praga, mas módulos como o noscript no firefox ajudam a conter esse tipo de ameaça em qualquer sistema operacional.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #469 Online: 24 de Setembro de 2010, 01:45:16 »
Eu já tinha feito um desse pro firefox, mas depende de programa pra programa, da forma com que ele chama uma nova janela. No caso do firefox, era algo como

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

if [[ `ps -A | grep firefox` ]]
then
        firefox --new-tab $1
else
        firefox  $1
fi

O --new-tab é meramente ilustrativo, não lembro como faz no firefox. Mas o esqueleto é esse: vc olha no ps se o programa tá rodando. Se estiver, manda a linha de comando que abre uma nova janela na instância que tá rodando, senão, roda um novo. Aí dá pra usar isso de wrapper pro executável do programa.

Valeu. É para prinicpalmente para o ksysguard, com potencial de aproveitar para alguma outra coisa que posso estar me esquecendo. O principal problema é chamar a janela que estiver rodando. Acho que tenho que usar o wmctrl ou algo assim. Por outro lado, posso bem matar o que estiver rodando e abrir outro, acho que facilita a vida. Geralmente não perderia nada mesmo. Mas talvez tenha algum "comando", nem vi.

Gostei dessa forma de checar. Geralmente eu usava algo parecido com isso:

mpc | grep playing > /dev/null 2>&1 ; if [ $? -eq 0 ] ; then

no caso verifica se o mpc está tocando algo, trocando por ps -A | grep qualquer coisa, se for verificar só se um programa está rodando. Mas eu nunca lembro bem se o "0" é "sim" ou "não", nessa outra expressão é mais evidente.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #470 Online: 24 de Setembro de 2010, 09:39:25 »

Sim. O Linux tem um sistema de permissões que impede que programas executados por uma conta de usuário normal (não-administrativo) causem danos a arquivos e configurações de sistema.
O que não impede que o tal vírus detone os dados desse usuário ou roube suas informações, mesmo que o sistema operacional em si não seja afetado.

Por enquanto, há pouquíssimos vírus para Linux, mas poderá haver mais se muita gente passar para o Linux.
Talvez ele surja primeiro no Android, que está se tornando comum nos celulares.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #471 Online: 24 de Setembro de 2010, 15:30:26 »
[...]Da mesma forma, é sempre possível ao administrador (root) interromper a execução de qualquer programa no sistema, então aplicativos residentes (mesmo que no ambiente do usuário não root) não são uma ameaça séria.

Entretanto, scripts maliciosos que, por exemplo, roubam cookies através de javascript (como ocorreu recentemente no twitter) ainda podem afetar a segurança do usuário. Que eu saiba, antivirus não costumam implicar com esse tipo de praga, mas módulos como o noscript no firefox ajudam a conter esse tipo de ameaça em qualquer sistema operacional.
Resumindo: até dá para ficar sem, mas o usuário não pode ser daqueles para os quais SO apenas é "aquilo que é necessário ter para poder instalar os programas da internet e Office".

It's an award I've won"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #472 Online: 24 de Setembro de 2010, 15:42:07 »
Não necessariamnete, hoje em dia já tem ferramentas que dão acesso intuitivo a essas funções.

Mas é sempre bom saber operar o computador.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #473 Online: 25 de Setembro de 2010, 16:16:51 »
Ainda não gosto do Ubuntu, além do esquema de usuários ser confuso para o iniciante e chato para o avançado, descobri que o 'awk' é velho e tem bugs (tentem ler a quantidade de bytes de um arquivo com caracteres especiais) e o vi (ou será gvim que compilaram errado?) de vez em quando trava.

Enfim, continuo preferindo o bom e velho openSuse para estações e Red Hat corporativo para servidores...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!