Autor Tópico: Sobre Linux...  (Lida 72160 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Sobre Linux...
« Resposta #650 Online: 01 de Maio de 2011, 16:22:32 »
Por que você não usa uma máquina virtual, Fernando? Eu também faço isso para rodar um programa janeloso.
Talvez um dia. O Windows já estava lá e eu deixei. O que eu tenho feito ultimamente é instalar novas distribuições em HDs externos para testar. Às vezes, acaba virando definitivo e eu dou boot do externo ou do interno conforme a necessidade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #651 Online: 02 de Maio de 2011, 01:55:55 »
Eu nunca usei Linux, mas juntando tudo o que eu ouço falar de ambos os sistemas, acredito que não vale absolutamente a pena um usuário comum migrar de um Windows 7 pra qualquer Linux.

O usuário que usou Windows a vida toda e vai para o Linux tem que reaprender muita coisa. Pode ser um incômodo no início, mas é igual a qualquer mudança, se ele tiver vontade e paciência ele vai conseguir mudar. Mesmo o usuário comum. É igual a mudar de PC para Mac, você diria que quem usou PC a vida toda nunca deveria experimentar o Mac?
Pois é. Eu deixei o Windows quando era o xp, e nas primeiras vezes que fui mexer no Windows 7 me atrapalhei bastante para conseguir o que queria.

Nem estou falando em termos de adaptação. Isso é o de menos.

O que estou perguntando especificamente é: o que o Linux oferece de tão melhor que o Window 7 não possa oferecer, de modo que possamos sem hesitar abrir mão da quantidade maior de aplicativos disponíveis para o Windows, de sua maior facilidade de uso para o usuário comum e do simples fato prático de já estarmos habituados ao mesmo?

Tirando eventuais coisas bem específicas que eu nem imaginaria (LaTeX é um exemplo, acho, mas imagino que deva ter isso para windows também), nada, ou muito perto disso. Especialmente se tiver motivos para se sentir seguro de vírus e não tiver problemas de estabilidade, ou não se importar com reinstalações periódicas. Fora isso, as únicas vantagens, (além de preço zero) são maiores possibilidades de customização da interface, desde diferentes ambientes de desktop já prontos distintos, até programinhas/scripts que poderia fazer um pouco mais facilmente no linux. Mas isso também não conta muito se levar em consideração já estar bem acostumado (e satisfeito) com a interface do windows e os principais programas.

No windows dá para fazer uns .bat, mas acho que eles tem o poder bastante limitado, ainda mais nos windows mais novos, e considerando que não tem tantos programas que você poderia "concatenar" num script. Dá para fazer coisas como usar o computador como um despertador super-caro, bloquear o acesso a sites não-relacionados a trabalho quando estiver trabalhando, alternar as listas de música no dia automaticamente, de acordo com a hora, e outras "engenhocas" mais que imaginar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #652 Online: 02 de Maio de 2011, 01:59:48 »
Eu não consigo entender por que o OS X é unix e ao mesmo tempo tão distante de linux, tão "incustomizável". Aqueles botões trocados de lado, por exemplo, nunca algo tão pequeno conseguiu ser tão irritante. Se eu fosse usuário de mac e quisse deixar desse jeito no linux, dava, ao menos no DE/WM openbox. O que é que custa deixar a coisa minimamente customizável?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #653 Online: 02 de Maio de 2011, 08:41:57 »
No Ubuntu os botões também são trocados de lado. No começo eu até mudei para o lugar "certo", mas depois voltei atrás só pelo prazer de ser diferente :D Agora já me acostumei.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #654 Online: 04 de Maio de 2011, 12:11:09 »
Após cinco dias usando o Ubuntu 11.04, já me habituei à interface e acho bem divertido de mexer. É legal que ela te força um pouco a usar os comandos do teclado, o que torna a navegação mais rápida. É interessante também qu vi muita gente reclamando que o Ubuntu estava cada vez mais parecido com Windows, esse Unity deu uma distanciada positiva nisso.

:)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #655 Online: 04 de Maio de 2011, 12:14:59 »
Minha mãe veio me dizer que apareceu "um negócio pra atualizar" no note dela e ela mandou atualizar, pq nunca deu problema.

Resultado: já baixei o ISO do 11.4 pra instalar do zero...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #656 Online: 04 de Maio de 2011, 12:17:50 »
:lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #657 Online: 07 de Maio de 2011, 14:15:46 »
[...]
O que é que custa deixar a coisa minimamente customizável?

Se voce pode f... com todos para que facilitar?
Foto USGS

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #658 Online: 08 de Maio de 2011, 02:25:40 »
Estou sendo um problema Unity, fica bem lento porque meu é onbard Ati 3300, mesmo desativando v-sync fica um pouco lento. Para resolver utilizei Unity 2D, assim está ótimo...
Mas eu uso driver propretário, com open não tem nenhum lento, pode ser o bug, vou esperar o AMD resolvam o bug e aí posso voltar em padrão.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #659 Online: 08 de Maio de 2011, 09:27:32 »
Acho que dá para você colocar o Gnome de volta, Vito. Um colega meu que não gostou do Unity fez isso.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #660 Online: 08 de Maio de 2011, 10:58:28 »
Pra isso, na tela de login, basta selecionar seu usuário e, antes de entrar com a senha, escolher a opção "Ubuntu Classic" no menu de sessões.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #661 Online: 08 de Maio de 2011, 12:27:57 »
Instalei o Kubuntu 11.04. E vou aguardar pelo KDE Trinity.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #662 Online: 08 de Maio de 2011, 19:05:48 »
Sugiro dar uma olhada no LXDE. Eu mesmo não uso (só o openbox, que é a "base" sobre o qual ele é montado/configurado), mas acho que é algo que poderia ser um "quebra galho" para quem preferia o KDE 3. Só use o konqueror como gerenciador de arquivos em vez do pcmanfm, que realmente é melhor (exceto por algumas regressões e não montar mídia portátil automaticamente, daí ou se monta em linha de comando ou abre o pcmanfm ou o dolphin para isso).

Achei estranha essa rejeição ao KDE 4, não cheguei a usar, mas li coisas como que estaria melhor que o 3, até mais leve. A "única coisa que eu não gostei", foi a regressão de funcionalidades no konqueror, já que é praticamente a única coisa que uso, fora editores de texto ou uma ou outra coisa a mais que nem lembro ou não uso muito.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #663 Online: 08 de Maio de 2011, 20:37:39 »
Achei estranha essa rejeição ao KDE 4, não cheguei a usar, mas li coisas como que estaria melhor que o 3, até mais leve. A "única coisa que eu não gostei", foi a regressão de funcionalidades no konqueror, já que é praticamente a única coisa que uso, fora editores de texto ou uma ou outra coisa a mais que nem lembro ou não uso muito.
Eu uso o KDE 4 sem problemas, mas, no dia-a-dia, prefiro o KDE 3, que me permite usar mais o teclado, enquanto que o 4 requer o mouse a toda hora.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #664 Online: 08 de Maio de 2011, 20:47:14 »
Desistalei o Ubuntu do meu pc, tava muito pesado com dois sistemas...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #665 Online: 08 de Maio de 2011, 21:08:20 »
Eu uso o KDE 4 sem problemas, mas, no dia-a-dia, prefiro o KDE 3, que me permite usar mais o teclado, enquanto que o 4 requer o mouse a toda hora.

Eu não conheço realmente, mas acho que tem essa opção. Fui no kcontrol (agora systemsettings, acho), e lá tem (no meu é em inglês) embaixo, na seção "computer administration", "input actions", que abre uma janela para configuração de atalhos de teclado e de mouse. Talvez no KDE3 já viessem vários configurados e por algum motivo resolveram tirar como padrão.

De outro fórum:

Clique com o direito no Kickoff (ícone do menu "iniciar") e escolha "editor do menu" ;encontre o aplicativo e , na aba "avançado" , entre as teclas de atalho.

De um site:

Ações de entrada: Esta é a seção para configuração dos atalhos e gestos de entrada, que no Kcontrol estava disponível através do "Regional e Acessibilidade". Esta seção é baseada no mesmo módulo usado no Kcontrol, você notará poucas mudanças em relação ao KDE 3.5.

Em resumo, essa opção é uma seção avançada de configuração, onde você pode criar atalhos para executar ações específicas dentro de aplicativos (como alterar a faixa no Amarok ou abrir um DVD no Dragon Player, por exemplo). Se você tem um teclado multimídia ou um controle remoto que quer programar as teclas para executar funções diversas, aqui é o lugar. Se, por outro lado, você quer apenas ajustar os atalhos básicos do sistema, use as opções dentro da seção "Mouse & teclado".

http://www.hardware.com.br/dicas/configurando-kde4.html

Um possível bug:

http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?pid=10394

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #666 Online: 10 de Maio de 2011, 02:44:47 »
Dúvida talvez meio difícil: se você rotaciona o framebuffer pelo kernel, o ambiente gráfico vai ser rotacionado automaticamente?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #667 Online: 10 de Maio de 2011, 09:28:52 »
Depende do jeito que o framebuffer é lido.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #668 Online: 08 de Junho de 2011, 21:53:39 »
Estou com o Ubuntu 11.4 depois que o SUse 11 não reconheceu a placa deste novo note. Pelo menos consegui configurar tudo o que eu precisava.

O bom é instalar o aptitude, além de atualizar mais facilmente bastante coisa, já me salvou de perder o Update Manager (tive que deletar toda a lista de atualizações, mas dá para deltar os arquivos e começar do zero sem ter que instalar tudo de novo).

Outra coisa que fiz foi utilizar o Ubuntu Classic- sem efeitos, porque o outro de vez em quando não voltava quando ficava em stand by, e em uma dessa quase perdi a isntalação completa, mas deu para recuperar.

Curti o stellarium, agora funcionando direitinho... !!!
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #670 Online: 16 de Junho de 2011, 20:09:58 »
Por motivos de praticidade, precisamos lá no trabalho de respostas mais ou menos rápidas (o quanto possível) de certas interpolações matemáticas para avaliarmos se a estratégia matemática está mais ou menos coerente com o que se observa na natureza (modelos de elementos finitos - blocos - utilizado em geologia neste caso).

Em 4 estações novas que compramos, com i7 980 "turbinadinho" na Bios (todos acima de 4Ghz) e 6Gb de RAM de 2000 Mhz (Corsair) obtivemos os seguintes resultados para exatamente a mesma simulação e com as estações apenas com o OS e o aplicativo (neste caso, o famigerado Datamine Studio 3):

Estação 1 Rodando Windows 7 64 bits- 2h34min interpolação ok
Estação 2 Rodando Windows 7 32 bits - 2h38 min interpolação ok
Estação 3 Rodando Linux (distr. Ubuntu) - 3h12 min interpolção ok
Estação 3 Rodando Linux (distr. Ubuntu) - 3h29 min interpolação ok

Para renderização dos modelos obtidos (Nvidia GeForce 480 GTX), os resultados foram:

Estação 1 - 32 FPS auto-spin do modelo interpolado
Estação 2 - 10 FPS auto-spin do modelo interpolado (desempenho sofrível com motivo não detectado)
Estação 3 - Travou
Estação 4 - 4 FPS e travou

Moral da história: Linux é uma bela merda para quem precisa de desempenho matemático e gráfico. Talvez seja muito bom para servidores, que não executam nem 5% dos aplicativos que uma estação de trabalho pessoal executa. Porém, para processamento pesado, mostrou ser uma verdadeira porcaria.

Desculpem pelo flame-post, eu não sou adepto de sistemas operacionais como alguns são por times de futebol, só fiquei muito revoltado ao ver que um sistema tão enaltecido pelo seu "desempenho" e leveza só atrasou a vida do pessoal do CPD da empresa.
« Última modificação: 16 de Junho de 2011, 20:12:57 por Iconoclasta SP »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #671 Online: 16 de Junho de 2011, 20:23:16 »
O Ubuntu é pesado, você não tentou com uma distribuição mais clean, como Slackware?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #672 Online: 16 de Junho de 2011, 20:24:51 »
Por que a maior parte das pessoas quer ter um sistema operacional como ferramenta, não como hobby ao qual dedica a maior parte do tempo.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #673 Online: 16 de Junho de 2011, 20:25:23 »
Será que vale a pena?

Quem instalou foi a turma do CPD. Eu nem sei instalar o Linux.

Posso até sugerir isto para um das estações e ver o que acontece. Vai ter que melhorar muito para pagar os 650 (?) reais do W7 o qual, por incrível que pareça, é estável.

E não sou fã dos produtos da Microsoft de jeito nenhum (ok, eu gosto do Flight Simulator :))

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #674 Online: 16 de Junho de 2011, 20:26:39 »
Linux perde mesmo na área gráfica, exceto em algumas placa mais baratinhas onde ganha por uma vantagem perto de desprezível. Não tem distribuição que resolva, é caso de substituir o ambiente gráfico X por alguma outra coisa (há projetos nesse sentido), ou algo assim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!