Eu já acho que o Linux roda muito mais aplicativos que o Windows, considerando que a maioria dos programas para Windows roda redondinho no Wine. Além de ser mais seguro, como disse o Dr. Strangelove, eu nunca mais me preocupei com vírus e quando eu ligo o meu computador ele está prontinho assim que carrega o SO, quando eu uso Windows eu fico até nervoso com o tanto de coisas que eu tenho que esperar ele carregar, desde o antivírus até a dúzia de programas que se iniciam sozinhos com o sistema e que você nem lembra de ter instalado.
Sem contar que a Microsoft é do mal e quer te ferrar a qualquer custo
Dois exemplos: primeiro - comprei um jogo uma vez (Fallout 3) doido para usar meu lindo joystick Clone igual aos de Playstation de 35 reais e na hora de jogar eu descobri que o jogo não aceitava esse joystick, o único controle que ele reconhecia era o da Microsoft, que custava 150 dinheiros. Em outro jogo do mesmo ano e tão complexo quanto FO3 (Dead Space) meu joystick funcionava perfeito; segundo - o Windows precisa ser reinstalado periodicamente, como todo mundo sabe, parece que ele tem prazo de validade, numa dessas eu tive que formatar o notebook da minha mãe que vinha com uma porcaria de Windows Vista Home Edition tão vagabundo que ele só permitia abrir 3 programas por vez (mais que isso ele não deixava). Pois bem, daquela vez o Vista deu uma mensagem dizendo que aquele DVD de instalação não podia mais ser usado novamente, que eu já tinha passado do limite de instalações dele. Isso depois de eu já ter formatado a instalação anterior. Eu não sabia que o DVD original do Windows Vista que eu comprei na verdade não era meu, era emprestado e a Microsoft ia pegar de volta... Agora minha mãe, que não entende nada de computador, usa Linux e adora.
Enfim, fuck Microsoft, dude!