Sim, sei de tudo isso, mas na minha experiência (que talvez não seja realmente representativa/significativa) não tive problemas significativos para abrir coisas desses programas, dentro dos usos que já fiz (que admitidamente, é algo raro e pode ser bem aquém das necessidades da maioria, se bem que não sei). Acho que o piorzinho foram textos do wordperfect (que nem sei se é 100% compatível com o MS Word, para começar), que não abriram em um programa ou outro, e em outro ainda, não abriam com a mesma formatação que abriam em outro. Nunca tive que ficar trocando arquivos do tipo com outras pessoas que fossem usar MS Office ou powerpoint para abrir.
Mas por "administrar os documentos" imaginava algo mais como se poder abrí-los, até convertê-los quando necessário, e ficar com eles, não necessariamente "conversar" perfeitamente com aplicativos da MS. O que disse então me parecia poder passar um pouco a impressão de algo como "o linux só tem editores de texto puro e LaTeX", "o open office só abre textos em russo", "você precisa de uma máquina virtual para ler doc, pdf, ou chm".
Não sei se há esse propósito oculto da MS em ferrar com a compatibilidade, acho que há mais é falta de preocupação ativa com compatibilidade. Parece que a MS dá sinais de intencionar lançar o MS Office para linux em 2014, inclusive:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTI5MzU...
Acabei descobrindo que tem um conversor separado para arquivos do corel draw, algum dia vou ver se consigo testar.
.... com o sucesso de Android e chrome OS eu fico me perguntando se não seria bem interessante investirem em adaptar aquele "java" do Android (Darvlin, Dalvkin, Davklin Virtual Machine, algo assim) para os linux "de verdade". Eu li qualquer coisa sobre o Sabayon talvez ter isso, mas acho que alguém se confundiu....
Acho que o que mais ferra com linux, é que além de linux no total ter uma fração pequena de usuários, não é só "linux", mas uns trezentos linux mutuamente incompatíveis... acho que essa adaptação independente de todos a esse componente do Android viria bem a calhar...