Autor Tópico: Sobre Linux...  (Lida 72166 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Sobre Linux...
« Resposta #800 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 14:47:57 »
Citação de: Buckaroo Banzai
Mas saindo totalmente da analogia, diria que é praticamente idêntico para essas tarefas descritas, "ler e-mails, seguir o facebook ou navegar em browser e administrar seus documentos," um linux  pode facilmente ser até mais recomendável, por maior segurança e maior facilidade de manutenção/instalação de programas.

Desde que "seus documentos" não incluam formatos de documento "fechados", que não tenha como abrir e modificar (como arquivos do corel draw ou do adobe illustrator). Exceto se o programa que usa esses arquivos calhar de funcionar bem no "emulador" de windows.

Eu discordo. Um usuário final é dependente de um Office, e os Office do Linux não são totalmente compatíveis com o Windows, muitas vezes gerando erro em documentos ou não disponibilizando informações corretas em ppts. Só isso já 'mata' o usuário final.

Bem, isso vai depender totalmente de quão importante são esses formatos para o "usuário final". Eu realmente não conheço bem os detalhes, imaginava que no máximo fossem necessários alguns cuidados adicionais de conversão. E quanto aos "offices" online? Sofrem do mesmo problema? Talvez possam até fazer uma "ponte" se for necessário/não puder dispensar o instalado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #801 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 22:07:42 »
Package: libpt-1.10.10 (1.10.10-3)

Portable Windows Library

This package contains the shared version of the library PWLib, which is
a moderately large class library that has its genesis many years ago as
a method to produce applications to run on both Microsoft Windows and
Unix X-Window systems.

http://packages.debian.org/squeeze/libpt-1.10.10

:hein:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #802 Online: 03 de Março de 2013, 17:46:33 »
Citação de: Buckaroo Banzai
Mas saindo totalmente da analogia, diria que é praticamente idêntico para essas tarefas descritas, "ler e-mails, seguir o facebook ou navegar em browser e administrar seus documentos," um linux  pode facilmente ser até mais recomendável, por maior segurança e maior facilidade de manutenção/instalação de programas.

Desde que "seus documentos" não incluam formatos de documento "fechados", que não tenha como abrir e modificar (como arquivos do corel draw ou do adobe illustrator). Exceto se o programa que usa esses arquivos calhar de funcionar bem no "emulador" de windows.

Eu discordo. Um usuário final é dependente de um Office, e os Office do Linux não são totalmente compatíveis com o Windows, muitas vezes gerando erro em documentos ou não disponibilizando informações corretas em ppts. Só isso já 'mata' o usuário final.

Bem, isso vai depender totalmente de quão importante são esses formatos para o "usuário final". Eu realmente não conheço bem os detalhes, imaginava que no máximo fossem necessários alguns cuidados adicionais de conversão. E quanto aos "offices" online? Sofrem do mesmo problema? Talvez possam até fazer uma "ponte" se for necessário/não puder dispensar o instalado.

A imensa maioria de usuários finais utiliza Excel, Word, PowerPoint, que são líderes isolados nas planilhas de cálculo, edição de textos e apresentação de slides. É um fato. Quando outros como LibreOffice geram versões compatíveis, chega o Windows e muda internamente o formato, com o propósito fundamental de acabar com a vida do usuário de outro sistema operacional que não Windows e de outra solução que não o deles.

Deixando claro que não é a minha preferência e sim do usuário final clássico, que não sou eu.
« Última modificação: 03 de Março de 2013, 17:50:26 por FZapp »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #803 Online: 03 de Março de 2013, 18:06:43 »
Sim, sei de tudo isso, mas na minha experiência (que talvez não seja realmente representativa/significativa) não tive problemas significativos para abrir coisas desses programas, dentro dos usos que já fiz (que admitidamente, é algo raro e pode ser bem aquém das necessidades da maioria, se bem que não sei). Acho que o piorzinho foram textos do wordperfect (que nem sei se é 100% compatível com o MS Word, para começar), que não abriram em um programa ou outro, e em outro ainda, não abriam com a mesma formatação que abriam em outro. Nunca tive que ficar trocando arquivos do tipo com outras pessoas que fossem usar MS Office ou powerpoint para abrir.

Mas por "administrar os documentos" imaginava algo mais como se poder abrí-los, até convertê-los quando necessário, e ficar com eles, não necessariamente "conversar" perfeitamente com aplicativos da MS. O que disse então me parecia poder passar um pouco a impressão de algo como "o linux só tem editores de texto puro e LaTeX", "o open office só abre textos em russo", "você precisa de uma máquina virtual para ler doc, pdf, ou chm".

Não sei se há esse propósito oculto da MS em ferrar com a compatibilidade, acho que há mais é falta de preocupação ativa com compatibilidade. Parece que a MS dá sinais de intencionar lançar o MS Office para linux em 2014, inclusive:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTI5MzU

...

Acabei descobrindo que tem um conversor separado para arquivos do corel draw, algum dia vou ver se consigo testar.

.... com o sucesso de Android e chrome OS eu fico me perguntando se não seria bem interessante investirem em adaptar aquele "java" do Android (Darvlin, Dalvkin, Davklin Virtual Machine, algo assim) para os linux "de verdade". Eu li qualquer coisa sobre o Sabayon talvez ter isso, mas acho que alguém se confundiu....

Acho que o que mais ferra com linux, é que além de linux no total ter uma fração pequena de usuários, não é só "linux", mas uns trezentos linux mutuamente incompatíveis... acho que essa adaptação independente de todos a esse componente do Android viria bem a calhar...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #804 Online: 03 de Março de 2013, 21:05:32 »
Quando outros como LibreOffice geram versões compatíveis, chega o Windows e muda internamente o formato, com o propósito fundamental de acabar com a vida do usuário de outro sistema operacional que não Windows e de outra solução que não o deles.

Mesmo entre versões diferentes do Microdoft Word dá problema de compatibilidade.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #805 Online: 04 de Março de 2013, 07:22:30 »
Quando outros como LibreOffice geram versões compatíveis, chega o Windows e muda internamente o formato, com o propósito fundamental de acabar com a vida do usuário de outro sistema operacional que não Windows e de outra solução que não o deles.
A MS fez isto com o IE desde o início: vivia lançando tags diferentes para ficar incompatível com o Netscape e dar a impressão de que "o Netscape é uma porcaria".

Existe uma norma ISO para documentos, planilhas etc. e a MS não respeita.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #806 Online: 04 de Março de 2013, 13:19:56 »
Ainda é assim com os novos IEs, com os webdesigners/programadores tendo que fazer condicionais para apresentar a coisa corretamente se estiver no IE e se estiver em algum browser que segue os padrões?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #807 Online: 30 de Março de 2013, 13:41:21 »
Sim, mais ainda agora, há uma série de tags do web-toolkit que a M$ não obedece, e que facilitaria demais os scritps para adaptar a mesma página em HTML e CSS a ser exibida de formas diferentes dependendo do meio -desktop, tablet ou phone.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #808 Online: 31 de Março de 2013, 18:09:03 »
bem ela é lider de mercado e tem vantagens fazendo isso.

mas no caso dos navegadores, se ela for superada ai a parada fede pra ela. tenho visto diversos sites que naõ abrem legal em IE's antigos e pelo visto os desenvolvedores estão pouco se lixando. quem com ferro fere...
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #809 Online: 27 de Abril de 2013, 14:06:32 »
A MS fez isto com o IE desde o início: vivia lançando tags diferentes para ficar incompatível com o Netscape e dar a impressão de que "o Netscape é uma porcaria".

Existe uma norma ISO para documentos, planilhas etc. e a MS não respeita.
Isso tem até nome... embrace, extend, extinguish (abraçar, extender, extingüir). Tática velha e tosca da MS.
Latebra optima insania est.

Offline GMGall

• Nível 21
  • *
  • Se precisarem entrar em contato, usem o e-mail.
« Resposta #810 Online: 27 de Maio de 2013, 22:24:55 »
O jeito que o bash interpreta aliases e funções é diferentes. Acho que um alias está mais para um #define do C do que para uma função. Parece fazer substituição direta de string, mesmo.

É por aí mesmo. Um alias é meramente uma substituição de strings, enquanto que uma função comporta-se mais ou menos como as funções de outras linguagens. Uma função pode receber parâmetros e retornar valores - o exit status ou return code e tem seu próprio escopo.

Alguns exemplos:

Numa função posso passar argumentos, que viram parâmetros posicionais ($1, $2, etc) dentro da função:
Código: [Selecionar]
$ f(){ echo "1º argumento: $1
2º argumento: $2
3º argumento: $3"
> }
$ f 1 "ola mundo" 3
1º argumento: 1
2º argumento: ola mundo
3º argumento: 3

Num alias nem adianta tentar, a manpage do bash diz o seguinte no tópico ALIASES:
There is no mechanism for using arguments in the replacement text.  If arguments are needed, a shell function should be used

Numa função, posso retornar valores...

$ f2(){
> return 255
> }
$ f2
$ echo $?
255

...enquanto que num alias, não.

$ alias f2='return 255'
$ f2
bash: return: pode apenas `retornar' de uma funçao ou script executado.

Uma função pode ter variáveis locais...
$ f3(){
> local x='teste'
> echo $x
> }
$ x=10
$ f3
teste

...um alias, não:
$ x=10
$ alias f3='local x=teste; echo $x'
$ f3
bash: local: pode ser usado apenas em uma função
10
$ #retornou o valor 10, do meu escopo "global"
$ #tentando redefinir sem a keyword local, para ver o que acontece:
$ alias f3='x=teste; echo $x'
$ f3
teste
$ echo $x
teste
$ #meu alias alterou a variável x!

Outra característica interessante é que não são permitidos aliases em scripts:

$ cat /tmp/exemplo.sh
alias saudacao='echo oi'
saudacao
$ bash /tmp/exemplo.sh
/tmp/exemplo.sh: linha 2: saudacao: comando não encontrado

Já funções funcionam numa boa:

$ cat /tmp/exemplo2.sh
saudacao(){
echo oi
}
saudacao
$ bash /tmp/exemplo2.sh
oi

Todos os comandos acima foram testados num bash 4.2.25, não conheço bem o comportamento de outros shells.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #812 Online: 25 de Junho de 2013, 18:37:09 »
Algo me diz que só pensou nisso depois de algo ::)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #813 Online: 29 de Junho de 2013, 20:26:32 »

Todos os comandos acima foram testados num bash 4.2.25, não conheço bem o comportamento de outros shells.

Cada shell tem a sua sintaxe, o Bash herdou essa sintaxe de outros, pelo que vi isso deve funcionar mesmo no sh ou ksh, mas não deve funcionar no csh que tem outra herança.

Ah, o csh, como foi braba a luta para dominá-lo...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #814 Online: 19 de Janeiro de 2015, 20:43:04 »
Up.

Estou começando no linux, usando o Slax. Uma das coisas que eu ainda não consegui assimilar é a questão dos usuários.

Por exemplo, eu devo sempre logar como root ou criar um usuário pra uso geral? Eu vou ter que digitar senha sempre que quiser entrar como root? Dúvidas tipo essas.

Se alguém puder fazer a gentileza de me dar uma explicação bem "for dummies" que envolvesse aspectos práticos e teóricos sobre o assunto, ou indicar algum texto bom eu agradeceria muito.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #815 Online: 19 de Janeiro de 2015, 21:25:07 »
Crie um usuário para uso geral. Deixe o root para quando for mexer no sistema.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #816 Online: 20 de Janeiro de 2015, 09:53:04 »
O que também vale para o Windows: todo mundo usa a conta de administrador, quando deveria criar uma conta de usuário comum, sem privilégios.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #817 Online: 20 de Janeiro de 2015, 09:56:46 »
Up.

Estou começando no linux, usando o Slax. Uma das coisas que eu ainda não consegui assimilar é a questão dos usuários.

Por exemplo, eu devo sempre logar como root ou criar um usuário pra uso geral? Eu vou ter que digitar senha sempre que quiser entrar como root? Dúvidas tipo essas.

Se alguém puder fazer a gentileza de me dar uma explicação bem "for dummies" que envolvesse aspectos práticos e teóricos sobre o assunto, ou indicar algum texto bom eu agradeceria muito.
Sim, crie um usuário e deixe quieta a conta de root, que só terá acesso através de senha.
E só use o root quando precisar configurar alguma coisa, depois volte ao usuário comum.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #818 Online: 20 de Janeiro de 2015, 10:07:49 »
O que também vale para o Windows: todo mundo usa a conta de administrador, quando deveria criar uma conta de usuário comum, sem privilégios.

É que no Windows não era tão simples quanto no Linux.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #819 Online: 20 de Janeiro de 2015, 13:34:11 »

Desde o XP é a coisa mais simples que existe.......
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #820 Online: 20 de Janeiro de 2015, 13:39:29 »

Desde o XP é a coisa mais simples que existe.......

Me refiro às permissões. No Linux você põe a senha do root quando precisa mesmo logado com seu usuário. No Windows você tem que fazer log off, entrar com o admin, fazer o que precisa, fazer log off e voltar com o seu usuário. Talvez nos mais recentes não seja mais assim.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #821 Online: 20 de Janeiro de 2015, 21:32:44 »
Opa! Obrigado pelas respostas. :ok:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #822 Online: 10 de Novembro de 2016, 00:08:13 »
Um usuário final é dependente de um Office, e os Office do Linux não são totalmente compatíveis com o Windows, muitas vezes gerando erro em documentos ou não disponibilizando informações corretas em ppts. Só isso já 'mata' o usuário final.

http://www.freeoffice.com/

É o SoftMaker Office citado no artigo:

http://www.techradar.com/news/software/applications/best-office-suites-for-linux-5-reviewed-and-rated-1146417/2

Verdict

LibreOffice: 5/5
Calligra Suite: 3/5
Gnome Office: 3/5
SoftMaker Office: 5/5
Google Docs: 5/5

King_Karl • 3 years ago
The main reason why I clearly prefer SoftMaker Office is the unrivaled compatibility with Microsoft Office. It's the only office suite with seamless interoperability with Word, Excel, and PowerPoint, all others destroy formatting. Other merits are: it's compact, very fast, has a got a very neat user interface, and includes (only in the Professional version) a very good mail client (eM Client 5 Professional).

Ainda não vi eu mesmo, mas posto porque nunca tinha nem ouvido falar, e acho que pode interessar.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #823 Online: 16 de Novembro de 2016, 01:01:04 »
Alguem sabe me dizer se da pra colocar interface grafica LXDE no Ubuntu via apt-get sem Lubuntu e Openbox junto?

(tambem estou com problemas na encaixe do tipo de teclado.)

Valeu! Nao entendo quase nada de linux.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #824 Online: 16 de Novembro de 2016, 02:29:19 »
Openbox é componente fundamental do LXDE, então nesse aspecto ao menos, impossível.

"Lubuntu" eu imagino que seja já um meta-pacote do LXDE com alguns "extras" (que podem de qualquer forma não ser nada extravagantes, mas talvez até só editor de texto e coisas assim).

Para uma instalação mínima é necessário pesquisar quais são os pacotes específicos que se queira. Um jeito de fazer isso é em instaladores como o "synaptic" apenas ver e se lembrar do que ele avisa que será instalado quando se marca um meta-pacote para instalação, e instalar menos daquelas coisas. Talvez dê para conseguir fazer algo parecido mesmo no apt-get, acho que seria talvez até algo mais fácil, antes de confirmar a instalação, ver os pacotes que ele avisa que instalará, e então usar um novo comando apt-get tirando aqueles que não queira, ou não pareçam essenciais. Se forem, ele deve enfiá-los de volta no próximo aviso.

Algumas vezes alguém já fez algo parecido e dá instruções disso na internet, o que deverá ser encontrado sob termos como "instalação mínima de ..."

https://wiki.lxde.org/en/Ubuntu#Minimal_Ubuntu_.2B_LXDE_Installation

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!