Exato. Naquela época existia um porte do Unix para Intel, o SCO Unix, e uma iniciativa da Novell de absorver seu concorrente, criando o Unixware. Não deram certo por não terem sido seguidos pela comunidade de desenvolvedores Unix.
O SCO se afundou a si mesmo pelos preços que praticava, e seu esnobismo mesmo com desenvolvedores (parecia que fazíamos um favor em desenvolver na plataforma deles, quando na verdade o Windows já liderava o mercvado e éramos uma alternativa que precisava brigar com preço). para vocês verem, os únicos clientes que eu tinha no ERP nos anos noventa que usavam SCO eram empresas de informática ou automação, que queriam economizar nas instalações e tinham know-how para isso. Ciente final tem medo de Unix, com razão, pois os profissionais são mais caros e tudo é um pouco mais complexo (embora isso tenha mudado um pouco nos últimos anos, a vantagem que o Windows fez no mercado se sente até hoje).
O Unixware afundou com o seu dono, a Novell, que não acompanhou as revoluções gráficas do Windows.
Na verdade o que eu uso é meio que um desvio, isto é, utilizar o Linux como plataforma de usuário, mais porque também sou desenvolvedor e para um desenvolvedor de software as ferramentas para desenvolver no Windows são melhores, e o desempenho delas no Linux geralmente são bem melhores.