Autor Tópico: Sobre Linux...  (Lida 72165 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Sobre Linux...
« Resposta #775 Online: 30 de Novembro de 2012, 10:52:57 »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #776 Online: 30 de Novembro de 2012, 10:55:14 »
Você tá no Windows? Não tem um ubuntu na sua máquina? Boota no Ubntu e monta o pendrive conforme as instruções.

Pra Widnows vc precisa baicxar programas de fonte duvidosa, fazer o quê. Mas se a Canonical tá recomendando, deve dar de boa.

Não. Tô em outro computador que não é meu, mas como desconfiava, mudei de navegador e foi pro download do ISO. Deve ter algum add instalado no Chrome tentando fazer treta...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #777 Online: 30 de Novembro de 2012, 13:38:18 »
Sistema operacional para o pen drive. Sugestões?

http://unetbootin.sourceforge.net/

Um programa (para windows. mac e linux) que já de dá as opções de várias distribuições de linux para instalar no pendrive e faz isso também automaticamente.

Alternativas ao ubuntu live:

slitaz - extremamente pequeno e bastante completo e leve, faz uma máquina rodando um windows XP lentamente parecer nova em contraste. Ponto fraco que nem sempre detecta resolução máxima (depende da placa, acho que funcinou com aquelas embutidas SiS e com nvidia, mas não com uma embutida intel).

antiX - um pouco menos leve, supostamente mais completa, mas ao menos a versão que gravei em CD não funcionou/iniciou no laptop com XP que mencionei anteriormente, ao menos não na opção de boot padrão. O ambiente é "fluxbox", que foge um pouco mais do padrão windows.

puppy linux e feather linux -- são os "clássicos" de distribuições leves e pequenas, que devem ser por isso bastante adequadas para o uso como live USB

knoppix -- acho que foi a distribuição que começou com toda essa coisa de "live", então talvez tenham uma tradição em conseguir fazer algo um pouco adiante das outras, não sei. Pode bem ser que todas as outras tenham alcançado e até ultrapassado a essa hora. É essencialmente um debian, da última vez que vi com KDE3, hoje deve ser o 4. O usuário root padrão talvez tenha interface em alemão. :/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #778 Online: 30 de Janeiro de 2013, 21:51:31 »
Eu não sabia até ontem, mas você pode criar funções no .bashrc.

Pode servir como um "alias" mais avançado, para aquilo que acha que ainda é pequeno demais para merecer um script próprio.

"Mais avançado" como por exemplo, por aceitar variáveis/parâmetros do tipo "$*", "$1", "$2", etc. Com "aliases" isso não funciona.

Ex.:
Código: [Selecionar]
obviamente() { a="$*" ; if [ -z "$a" ] ; then a="obviamente" ; fi ; echo "obviamente você digitou \"$a\"" ; }

O que pode ser usado também em coisas que não sejam absolutamente inúteis.

Eu fico sem entender para que serve o "alias" então. Acho que deve ser só para ter uma sintaxe mais fácil... :hein:

E pode inclusive colocar lá um loop como "while true ; do sleep 30 ; echo "$USER is awesome" ; done &", o que não deve ter nenhuma utilidade prática senão talvez umas espécies de trotes, se tiver a oportunidade de editar o .bashrc de outra pessoa.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #779 Online: 30 de Janeiro de 2013, 23:26:47 »
O jeito que o bash interpreta aliases e funções é diferentes. Acho que um alias está mais para um #define do C do que para uma função. Parece fazer substituição direta de string, mesmo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #780 Online: 30 de Janeiro de 2013, 23:33:04 »
Eu não sei "o que isso quer dizer". Acaba resultando em algo como aliases gastarem menos memória, serem mais rápidos em pentelhonésimos de segundo, ou algo assim?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #781 Online: 30 de Janeiro de 2013, 23:43:11 »
Não é questão de eficiência, é de implementação. Pelo que eu li na Wiki, os aliases vieram herdados do C Shell, enquanto as funções vêm do Bourne shell. O Bash juntou as duas funcionalidades, ams parece que é recomendável usar funções quando possível.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #782 Online: 30 de Janeiro de 2013, 23:54:27 »
Uma diferença que eu percebi é que o alias pode se "sobrepor" a um comando/programa, enquanto a função não. Daí o uso comum é usar para configurar parâmetros "defaults".

ls() { echo "ls uma ova -- não funciona" ; }

alias ls="echo \"ls uma ova\""

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #783 Online: 31 de Janeiro de 2013, 00:48:41 »
Bem observado.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #784 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 08:27:19 »
Eu não sabia até ontem, mas você pode criar funções no .bashrc.

Pode servir como um "alias" mais avançado, para aquilo que acha que ainda é pequeno demais para merecer um script próprio.

(...)

Você pode criar uma biblioteca de funções que executa processos. Funções são usadas para programação, e alias são só substituições de strings para reduzir algum comando longo.

Com funções você pode programar sem necessitar de outra linguagem.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #785 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 21:22:29 »
... e também criar "aliases com esteróides" ou mini-scripts mais sofisticados do que permite um alias, se colocar no bashrc... era isso que eu nunca tinha me dado conta

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #786 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 21:47:19 »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #787 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 22:44:38 »
:hein: acabei de ver que isso existe inclusive como pacote do debian...

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=30155

Você ainda pode ter essas funções/comandos em um arquivo externo, e o bashrc apenas "carregar" isso ("source").

#incase I need to type yaourt..
alias yoaurt='yaourt'
alias yuaort='yaourt'
alias youart='yaourt'
alias yauort='yaourt'
alias yuoart='yaourt'

:biglol:

No meu sempre precisa ter cd..="cd ..". Uma das maiores vantagens do DOS/Windows, só porque os caras não colocam isso como default. :nao:

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #788 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 01:46:36 »
Tô sem tempo de procurar... alguém me indica um livecd que já venha com o básico pra navegar, editar um texto, que já venha com os codecs de áudio, vídeo e visualizador de imagens e pdf?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline alersson

• Nível 10
  • *
« Resposta #789 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 02:19:53 »
linux mint:
http://www.linuxmint.com/download.php

Tô sem tempo de procurar... alguém me indica um livecd que já venha com o básico pra navegar, editar um texto, que já venha com os codecs de áudio, vídeo e visualizador de imagens e pdf?

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
Re: Sobre Linux...
« Resposta #790 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 08:55:12 »
afinal, qual a diferença do linux com o windows?
A diferença fundamental é que o Linux tem o código aberto e toda uma comunidade para fazer melhorias, enquanto o windows é código fechado.
Mas eu instalei o windows 7 no meu computador já faz uns 2 anos e até hoje não deu pau, é que minha máquina foi montada com ótimas placas e memórias, isso faz muito a diferença. A configuração de hardware manda muito em todos os casos, tanto no Linux como no Windows.  Coloque uma boa placa-mãe tipo uma ECS para processadores AMD, no caso do meu um Hexacore, phenon II, memórias ddr3 ou superiores, uma boa placa de vídeo, e uma fonte real. Você terá seu win7 funcionando muito bem.
No terceiro mundo devido à pirataria, o Linux não ocupou seu espaço como desejava, pois o windows é mais fácil, mais amigável, tanto na interface dos programas, quanto na compatibilidade com periféricos, e vc acha os programas principais para baixar, muita gente pirateando, isso atrai para o lado do windows, enquanto que no Linux é preciso ter um pouco mais de conhecimento de computação, claro que isto vem mudando, mas em ritimo muito lento, e como o celular está começando a ser a máquina mais usada por todos, sistemas alternativos estão tomando a dianteira, vai ser preciso repensar a estratégia, tanto no linux quanto no windows. O windows 8 foi uma tentativa, acho que até boa para tablets, mas muito aquém para desktops,  quanto ao linux não tenho mexido muito com as novas distros...tô por fora.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #791 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 10:10:19 »
Este vem com mais coisas (é um LiveDVD) e eu uso para acessar bancos porque já tem Flash:

http://www.biglinux.com.br/web/download/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #792 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 20:21:18 »
Você usa live CD para acessar bancos mesmo tendo linux instalado?

pois o windows é mais fácil, mais amigável, tanto na interface dos programas, quanto na compatibilidade com periféricos, e vc acha os programas principais para baixar, muita gente pirateando,

Acho que é falso isso de ser "mais amigável". É mais "amigável" apenas/principalmente por conta de geralmente ser já mais familiar, por contato prévio com o windows, e não porque os designers das interfaces da MS tenham feito algum trabalho fenomenal que deixa as eventuais alternativas do linux/outros no chinelo. Para alguém que nunca tenha mexido fica sendo essencialmente um empate, com cada um perdendo uns pontos aqui e outros ali em relação ao outro. E com N ressalvas do linux ter um monte de "desktop environments", o que complica um pouco a mensuração disso.

Em um aspecto o linux (ou algumas variantes) é imbativelmente mais amigável: instalação e manutenção de programas em pacotes, via repositório e alguma interface gráfica (como synaptic ou o que quer que seja usado como padrão no ubuntu hoje). Não tem nem comparação. É um pouco como se você tivesse o site de downloads de programas (como tucows, download.com, baixaki, etc)  e a instalação "embutidos" num mesmo programa. Em vez de baixar cada programa individualmente, tentando descobrir quais são os menos impregnados de porcarias ad-ware/spyware/toolbars pé-no-saco, vai simplesmente marcando as opções que parecem melhor, e clica "aplicar" e um eventual OK. Um só. Mesmo que instale doze programas de uma vez. No windows, dá-lhe ficar clicando próximo, próximo, próximo, editar os menus padrão que sempre tentam enfiar todos os nomes e subdivisões da companhia como submenus, próximo, próximo, desmarcar "ler readme.txt" e executar, e finalmente concluir. Para cada um dos doze programas. E fazer isso meio que aleatoriamente em menor grau sempre que vir uma nova atualização. Deus me livre, é uma chatice, dá vontade de ter um assistente para fazer isso. E é possível ter que reiniciar depois... (mas talvez isso não seja mais algo comum)

O mais próximo disso no windows são aquelas opções de programas meio "embutidos" com o windows, da própria microsoft, mas ainda assim acho que você só instala um de cada vez. A MS deveria dar um jeito de criar uma aproximação disso que valesse para todos os softwares, de alguma forma, ditar um "padrão" e fazer com que os sites do tipo tucows/download/outros tivessem um esquema de "repositório". Se ainda bolassem uma coisa meio análoga ao netflix só que para software então, estariam feitos. Bem... na verdade já estão, então provavelmente por isso não vão se esforçar em fazer algo significativamente melhor do que já têm...

O linux realmente fica atrás em questão de alguns programas de uso profissional (como photoshop, corel draw, que embora tenham análogos, estes ainda não têm algumas funcionalidades/capacidades muito valorizadas, podem ter menor desempenho, e há também a o problema dos formatos (fechados) de arquivo de trabalho de uso quase generalizado), e drivers, que tem que ser escritos de forma "artesanal", muitas vezes não aproveitando todo o potencial do hardware. Caso as coisas não funcionem no modo "plug and play" ainda há tendência às coisas serem mais complicadas de serem resolvidas do que algo que não funcionasse automaticamente no windows.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #793 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 08:11:19 »
Você usa live CD para acessar bancos mesmo tendo linux instalado?
Dois problemas:
1. Às vezes, eu estou numa máquina sem Linux.
2. Minha máquina de casa está com uma versão muito antiga. Eu gosto dela, mas o Itaú tem que instalar um tal de 'Guardião' que só funciona em versões mais recentes (acho que é um applet Java).

Sem falar em paranóia pura e simples  :-)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #794 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 01:26:06 »
linux mint:
http://www.linuxmint.com/download.php

Este vem com mais coisas (é um LiveDVD) e eu uso para acessar bancos porque já tem Flash:

http://www.biglinux.com.br/web/download/

Obrigado.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #795 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 00:23:35 »
afinal, qual a diferença do linux com o windows?

O Windows é um sistema operacional para o usuário final.

O Linux é um unix no Intel, um sistema oepracional feito por programadores, para programadores.

Um Windows é como ter um carro novo, o Linux é como ter um fusca, uma caixa de ferramentas e o poder de transformá-lo numa Ferrari. Sò toma cuidado, porque colocar rodas de caminhão não vai deixá-lo mais funcional !

Como usuário que lê e-mails, segue o facebook ou navega em browser e administra seus documentos, recomendo fortemente o Windows.

Para instalar programas de áudio, programar, usar seu computador para coisas inusuais como programar em linguagens, utilizar configuradores de audio, som, legendas, fazer sistemas ou calcular órbitas de planetas, recomendo um Linux de sua preferência.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #796 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 15:36:16 »
E para jogos de PC, Windows.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #797 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 20:34:30 »
Um Windows é como ter um carro novo, o Linux é como ter um fusca, uma caixa de ferramentas e o poder de transformá-lo numa Ferrari. Sò toma cuidado, porque colocar rodas de caminhão não vai deixá-lo mais funcional !

Eu achei a analogia um tanto exagerada/distante demais para "visualizar". "Ambos" (considerando linux como "um", o que já talvez seja inadequado) são "carros novos" de modelos diferentes, com diferentes opcionais de fábrica, e um um pouco mais propício a se fazer modificações variadas, mas em contrapartida podendo ter dificuldade em fazer funcionar com todos os recursos (ou simplesmente funcionar) algum "acessório famoso"... mas no geral ambos dão para andar numa boa. Mas muitas vezes só o windows atenderá a "taxistas" ou transportadores de alguma coisa específica, e poderá ser mais cômodo a quem quer sair para ir no parque de diversões...

Mas saindo totalmente da analogia, diria que é praticamente idêntico para essas tarefas descritas, "ler e-mails, seguir o facebook ou navegar em browser e administrar seus documentos," um linux  pode facilmente ser até mais recomendável, por maior segurança e maior facilidade de manutenção/instalação de programas. Desde que "seus documentos" não incluam formatos de documento "fechados", que não tenha como abrir e modificar (como arquivos do corel draw ou do adobe illustrator). Exceto se o programa que usa esses arquivos calhar de funcionar bem no "emulador" de windows.

Já ouvi falar de um ou outro jogo de windows que funcionava melhor em "emulação" de windows no linux (não me pergunte por que), mas isso será mais incomum e um pouco mais complicado do que instalar os jogos diretamente no windows (deixando de lado a questão de possíveis dificuldades de instalar jogos mais antigos, onde talvez o linux possa levar alguma vantagem), e também podem requerer mais espaço em disco (se for usado um sistema meio improvisado para ajustar a "emulação" de windows a cada jogo, "playonlinux")

Tomei conhecimento da existência hoje:
The Air Force's secure Linux distribution
Summary: Linux has long had a close, working relationship with governments, but Lightweight Portable Security (LPS) is the first official U.S. Linux distribution.

[...] LPS is designed to boot from a CD or USB pen-drive on any Intel-based computer. It doesn't install anything. It's designed solely to run solely in memory and to leave no traces behind when you're doing running it. [...]

(iceWM)

http://www.zdnet.com/blog/open-source/the-air-forces-secure-linux-distribution/9618

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #798 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 20:01:58 »

Eu achei a analogia um tanto exagerada/distante demais para "visualizar".

E eu achei o seu cabelo um desastre :P

Citação de: Buckaroo Banzai
"Ambos" (considerando linux como "um", o que já talvez seja inadequado) são "carros novos" de modelos diferentes, com diferentes opcionais de fábrica, e um um pouco mais propício a se fazer modificações variadas, mas em contrapartida podendo ter dificuldade em fazer funcionar com todos os recursos (ou simplesmente funcionar) algum "acessório famoso"... mas no geral ambos dão para andar numa boa. Mas muitas vezes só o windows atenderá a "taxistas" ou transportadores de alguma coisa específica, e poderá ser mais cômodo a quem quer sair para ir no parque de diversões...

Tá bom, sua analogia está legal :ok:

Mas saindo totalmente da analogia, diria que é praticamente idêntico para essas tarefas descritas, "ler e-mails, seguir o facebook ou navegar em browser e administrar seus documentos," um linux  pode facilmente ser até mais recomendável, por maior segurança e maior facilidade de manutenção/instalação de programas.

Desde que "seus documentos" não incluam formatos de documento "fechados", que não tenha como abrir e modificar (como arquivos do corel draw ou do adobe illustrator). Exceto se o programa que usa esses arquivos calhar de funcionar bem no "emulador" de windows.

Eu discordo. Um usuário final é dependente de um Office, e os Office do Linux não são totalmente compatíveis com o Windows, muitas vezes gerando erro em documentos ou não disponibilizando informações corretas em ppts. Só isso já 'mata' o usuário final.

Já ouvi falar de um ou outro jogo de windows que funcionava melhor em "emulação" de windows no linux (não me pergunte por que), mas isso será mais incomum e um pouco mais complicado do que instalar os jogos diretamente no windows (deixando de lado a questão de possíveis dificuldades de instalar jogos mais antigos, onde talvez o linux possa levar alguma vantagem), e também podem requerer mais espaço em disco (se for usado um sistema meio improvisado para ajustar a "emulação" de windows a cada jogo, "playonlinux")

O 'PlayOnLinux', tirando as vezes que não executa por causa de alguma incompatiblilidade, é um bom interface com wine.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #799 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 21:57:50 »

A interface do windows é mais atrativa, mas o Linux está avançando no mesmo sentido.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!