Você usa live CD para acessar bancos mesmo tendo linux instalado?
pois o windows é mais fácil, mais amigável, tanto na interface dos programas, quanto na compatibilidade com periféricos, e vc acha os programas principais para baixar, muita gente pirateando,
Acho que é falso isso de ser "mais amigável". É mais "amigável" apenas/principalmente por conta de geralmente ser já
mais familiar, por contato prévio com o windows, e não porque os designers das interfaces da MS tenham feito algum trabalho fenomenal que deixa as eventuais alternativas do linux/outros no chinelo. Para alguém que nunca tenha mexido fica sendo essencialmente um empate, com cada um perdendo uns pontos aqui e outros ali em relação ao outro. E com N ressalvas do linux ter um monte de "desktop environments", o que complica um pouco a mensuração disso.
Em um aspecto o linux (ou algumas variantes) é imbativelmente mais amigável: instalação e manutenção de programas em pacotes, via repositório e alguma interface gráfica (como synaptic ou o que quer que seja usado como padrão no ubuntu hoje). Não tem nem comparação. É um pouco como se você tivesse o site de downloads de programas (como tucows, download.com, baixaki, etc) e a instalação "embutidos" num mesmo programa. Em vez de baixar cada programa individualmente, tentando descobrir quais são os menos impregnados de porcarias ad-ware/spyware/toolbars pé-no-saco, vai simplesmente marcando as opções que parecem melhor, e clica "aplicar" e um eventual OK. Um só. Mesmo que instale doze programas de uma vez. No windows, dá-lhe ficar clicando próximo, próximo, próximo, editar os menus padrão que sempre tentam enfiar todos os nomes e subdivisões da companhia como submenus, próximo, próximo, desmarcar "ler readme.txt" e executar, e finalmente concluir. Para cada um dos doze programas. E fazer isso meio que aleatoriamente em menor grau sempre que vir uma nova atualização. Deus me livre, é uma chatice, dá vontade de ter um assistente para fazer isso. E é possível ter que reiniciar depois... (mas talvez isso não seja mais algo comum)
O mais próximo disso no windows são aquelas opções de programas meio "embutidos" com o windows, da própria microsoft, mas ainda assim acho que você só instala um de cada vez. A MS deveria dar um jeito de criar uma aproximação disso que valesse para todos os softwares, de alguma forma, ditar um "padrão" e fazer com que os sites do tipo tucows/download/outros tivessem um esquema de "repositório". Se ainda bolassem uma coisa meio análoga ao netflix só que para software então, estariam feitos. Bem... na verdade já estão, então provavelmente por isso não vão se esforçar em fazer algo significativamente melhor do que já têm...
O linux realmente fica atrás em questão de alguns programas de uso profissional (como photoshop, corel draw, que embora tenham análogos, estes ainda não têm algumas funcionalidades/capacidades muito valorizadas, podem ter menor desempenho, e há também a o problema dos formatos (fechados) de arquivo de trabalho de uso quase generalizado), e drivers, que tem que ser escritos de forma "artesanal", muitas vezes não aproveitando todo o potencial do hardware. Caso as coisas não funcionem no modo "plug and play" ainda há tendência às coisas serem mais complicadas de serem resolvidas do que algo que não funcionasse automaticamente no windows.