Autor Tópico: Sobre Linux...  (Lida 72169 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Sobre Linux...
« Resposta #876 Online: 27 de Setembro de 2018, 23:35:19 »
A comunidade de desenvolvedores de linux está adotando um novo código de conduta que está gerando alguma polêmica. A intenção é ter um ambiente mais amigável para LGBTetcs e não-brancos. Por trás dele estão pessoas que atacam a meritocracia como misognista, opressiva:

https://unixuniverse.com.br/artigo/desenvolvedores-ameacam-linux

O próprio Linus Torvalds estará "dando um tempo" do Linux em função de coisas relacionadas...

Eu não sei o que é pior, a histeria SJW, a histeria anti-SJW, ou tentar se desmerecer "meritocracia", já que em última instância o que a pessoa estiver defendendo que não for pura arbitrariedade, será apenas uma revisão do que é considerado mérito. Todos juntos definitivamente são o pior.

“Durante todo esse tempo, nunca precisei saber ou me importar se meus colegas colaboradores eram brancos, negros, homens, mulheres, heteros, gays ou do planeta Marte, apenas se o código deles era bom”; ou seja, em um projeto que recebe contribuições de voluntários que são anônimos além do controle escolhido, as alegações enganosas de exclusão e assédio desmoronam sob o escrutínio mais aleatório. Os colaboradores revelam o máximo sobre raça, sexo e orientação que desejam, porque ninguém se importa com essa coisa tangencial no final do dia. Se realmente houvesse alguma mentalidade de “apenas homens brancos e heterossexuais”, a comunidade insistiria em determinar se um novo colaborador é “um de nós” antes de aceitar seu código, mas eles não fazem isso, nem um pouco. Assim, é evidente que não há cultura de exclusão, mas sim uma cultura de total indiferença às diferenças individuais além da capacidade de codificação. A retórica da diversidade e inclusão é apenas uma arma sendo usada para atacar uma comunidade que é inerentemente oposta à política de identidade, e é por isso que eles são vistos como uma ameaça para esse pessoal SJW.”

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #877 Online: 28 de Setembro de 2018, 06:58:30 »
Hans Reiser, o criador do sistema de arquivos ReiserFS, matou a mulher e foi preso, mas sua criação não foi removida das distribuições e o desenvolvimento continuou.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #878 Online: 28 de Setembro de 2018, 13:45:34 »
Ainda não...

Os nazistas efetuaram experimentos médicos em seres humanos tão ou mais cruéis dos que são efetuados em animais. Mas digamos que as informações contidas nos arquivos médicos nazistas possam ser usadas em prol da humanidade, sendo úteis na criação de novos medicamentos, tratamentos etc. Poderíamos usar estas informações como se fossem meros espólios de guerra, ou fazê-lo seria um desrespeito às pessoas que sofreram nas mãos dos nazistas? Mesmo que estas atrocidades nunca fossem repetidas, fazer uso do conhecimento obtido por meio delas não seria legitimá-las? Por outro lado, uma vez que o mal já foi feito, usar o conhecimento obtido por meio dele não o desfaria. E o que as pessoas cujas as vidas poderiam ser salvas por meio deste conhecimento tem a ver com a forma pela qual ele foi obtido? Lembremos que a tecnologia usada para levar o homem à Lua começou com os mísseis V2 que tiraram a vida de tantos ingleses.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #879 Online: 29 de Setembro de 2018, 13:29:27 »
Desenvolvedores do Linux Kernel ameaçam remover seus códigos do kernel

https://sempreupdate.com.br/desenvolvedores-do-linux-kernel-ameacam-remover-seus-codigos-do-kernel/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #880 Online: 29 de Setembro de 2018, 15:08:03 »
Fico imaginando se vai dar merda como uma ramificação meio neonazista do Linux, tal como ocorreu com Tweeter... talvez Nazix, ou alt-Linux...

O SJWzismo é uma praga, ele praticamente te força a se associar com a escória da humanidade, que serão os seus críticos igualmente ou mais histéricos.

Não consigo conceber que não fosse possível se conseguir quaisquer melhoras no "ambiente" virem de maneira mais pacífica e gradual, deixando claro que não há esses riscos mencionados, e idealmente também sem esses discursos oximorônicos de "chega de meritocracia, as pessoas merecem mais que isso".

Na verdade acho que mesmo isso não deve causar um grande estrago, embora haja esse efeito de ampificação mútua de histeria por ambos extremos. Em alguns casos, as pessoas do lado anti-SJW praticamente fabricam histerias. Coisas como, caçam um tweet de um sujeito falando algo meio SJW, e transformam isso em uma coisa apocalipticamente dramática. E então isso é reproduzido/expandido por outros anti-SJWs, que criam mais vídeos e textos sobre o "escândalo"... chegando a ter mais comentários sobre isso do que retweets do tweet original. Se comparar-se então o volume de texto envolvido, deve ser algo centenas de vezes maior.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #881 Online: 28 de Abril de 2019, 20:29:42 »
50 melhores aplicativos do Ubuntu que você deveria usar

https://sempreupdate.com.br/50-melhores-aplicativos-do-ubuntu-que-voce-deveria-usar

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #882 Online: 29 de Abril de 2019, 08:31:32 »

https://sempreupdate.com.br/50-melhores-aplicativos-do-ubuntu-que-voce-deveria-usar
Uso alguns, mas, para ebooks, prefiro o FBReader.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #883 Online: 29 de Abril de 2019, 12:18:07 »

O Calibre também é ótimo. O FBReader não cheguei a usar, mas posso dar uma olhada algum dia, quando necessário.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #884 Online: 29 de Abril de 2019, 12:42:50 »

O Calibre também é ótimo. O FBReader não cheguei a usar, mas posso dar uma olhada algum dia, quando necessário.
Uso o Calibre para converter formatos, para editar ebooks etc., mas não para ler. É muito grande e pesado.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #885 Online: 29 de Abril de 2019, 15:22:49 »

Uso o Calibre para converter formatos, para editar ebooks etc., mas não para ler. É muito grande e pesado.

Eu também pouco o uso, em desktop não costumo ler ebooks, deixo mais para o smartphone, apesar da tela ser pequena, mas com o "eReader Prestígio", fazendo os devidos ajustes, dá pra ler bem até. O ideal seria um Kindle, mas vou esperar um pouco ainda.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #886 Online: 30 de Abril de 2019, 06:50:15 »
Eu também pouco o uso, em desktop não costumo ler ebooks, deixo mais para o smartphone, apesar da tela ser pequena, mas com o "eReader Prestígio", fazendo os devidos ajustes, dá pra ler bem até. O ideal seria um Kindle, mas vou esperar um pouco ainda.
No celular, tenho o "Google Livros", mas quase não uso. Já li muitos livros no desktop, mas prefiro o e-reader (Kobo).

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #887 Online: 15 de Julho de 2019, 18:30:23 »
By the way, I use Arch.

And Debian... and Manjaro...

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #888 Online: 15 de Julho de 2019, 21:32:27 »
By the way, I use Arch.

And Debian... and Manjaro...

Tempo atrás fiquei interessado em usar Manjaro, uma Rolling Release interessante.

Instalei em dual boot, mas por preguicite deixei de lado e depois apaguei do hd.

Me contento com o Mint, tem tudo o que preciso e já tenho considerável conhecimento.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #889 Online: 16 de Julho de 2019, 17:21:30 »
O Mint foi a distro que eu usei por anos. Só formatei o note que tinha o Mint porque eu queria botar Gnome e queria aprender um pouco mais de Linux para instalando o Arch.

O Linux Mint é foda.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #890 Online: 16 de Julho de 2019, 18:28:01 »
O Mint foi a distro que eu usei por anos. Só formatei o note que tinha o Mint porque eu queria botar Gnome e queria aprender um pouco mais de Linux para instalando o Arch.

O Linux Mint é foda.

:ok:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #891 Online: 16 de Julho de 2019, 19:59:17 »

Estou usando o Calibre para organizar Libraries e o Okular como applicativo padrão de leitura.

O Calibre tem uma coisa chata.  Não lê uma Library armazenada num NAS (*). Além disso a interface poderia ser melhor acabada.

Alguém conhece algum aplicativo (Linux) que funciona bem com um banco de dados remoto?

(*) Até lê...mas o próprio Calibre diz que é instável e não confiável usar esse recurso.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #892 Online: 16 de Julho de 2019, 20:07:29 »
Acho que deve ser tão confiável/estável quanto o acesso ao NAS pelo sistema. :hein:

Ele não deve ter um protocolo a parte do que o OS já "oferece" a todos aplicativos... :|

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #893 Online: 16 de Julho de 2019, 20:12:26 »

O Linux Mint é foda.

:ok:

Estava usando Deepin mas tive problemas com os drivers da placa de vídeo que é jurássica. Passei a usar o Mint 19.1 que reconheceu meu flintstonesware e roda redondinho.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #894 Online: 16 de Julho de 2019, 20:16:56 »
Algum usuário do Brave por aqui? Vale a pena?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #895 Online: 16 de Julho de 2019, 20:20:48 »
Acho que deve ser tão confiável/estável quanto o acesso ao NAS pelo sistema. :hein:

Verdade.

Mas não é um defeito do Linux. No OS X acontece a mesma coisa.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #896 Online: 18 de Julho de 2019, 13:29:29 »

Tenho instalado mas pouco usei.

Pelas observações iniciais, destaca-se a velocidade, segurança e privacidade, considero minha segunda opção como browser, ademais há muitas opções de configurações e as extensões são provenientes da Chrome Web Store, então pode ser um excelente browser padrão.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #897 Online: 10 de Agosto de 2019, 21:55:51 »

Pelas observações iniciais, destaca-se a velocidade, segurança e privacidade, considero minha segunda opção como browser, ademais há muitas opções de configurações e as extensões são provenientes da Chrome Web Store, então pode ser um excelente browser padrão.

Usei por um tempo. É semelhante ao Chrome/Chromium, com diferença que é mais focado em segurança/privacidade. Apesar de suas boas características, além de uma boa velocidade de carregamento, é um browser que, com as extensões mais comuns/populares utilizadas é pesado para computadores modestos.

Quando atingia o máximo de uso de RAM, mesmo com poucas abas, travava por demais o sistema, enquanto com o Firefox, quando ocorre ainda é mais fluído, assim ainda consigo fechar abas e desafogar o sistema.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #898 Online: 10 de Agosto de 2019, 22:44:25 »

Usei por um tempo. É semelhante ao Chrome/Chromium, com diferença que é mais focado em segurança/privacidade. Apesar de suas boas características, além de uma boa velocidade de carregamento, é um browser que, com as extensões mais comuns/populares utilizadas é pesado para computadores modestos.

Quando atingia o máximo de uso de RAM, mesmo com poucas abas, travava por demais o sistema, enquanto com o Firefox, quando ocorre ainda é mais fluído, assim ainda consigo fechar abas e desafogar o sistema.

Adotei o Brave. É o browser mais rápido que já usei. Não tive problemas com ele no Mint 19.1/19.2.

Já tentou modificar o swappiness?
https://www.howtoforge.com/tutorial/linux-swappiness/

Uso 10...funciona perfeito com 4 gb de memória.
gigaview@gigaview-desktop:~$ sysctl vm.swappiness
vm.swappiness = 10

« Última modificação: 10 de Agosto de 2019, 23:04:42 por Gigaview »

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #899 Online: 10 de Agosto de 2019, 23:04:41 »

Adotei o Brave. É o browser mais rápido que já usei. Não tive problemas com ele no Mint 19.1/19.2.

Já tentou fazer swappiness alterando o padrão de 60 p/ 80? Estou usando 80 com 4 gb de memória e um SSD p/swap e está ótimo.
https://www.howtoforge.com/tutorial/linux-swappiness/

Sim, cheguei a mudar, coloquei para 90.

Brave é um navegador bom, só que como o Chrome, para minha máquina quando chegava ao limite da Ram (4 gigas), basicamente travava o sistema, não costuma dar indícios prévios.

Com o Firefox ao menos consigo desafogar quando noto que começa a travar. Fora que já me acostumei com os atalhos e extensões.

Enfim, quem sabe algum dia volto a dar chance ao Brave, um bom navegador é, não posso negar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!