Autor Tópico: Reportagem sobre ateísmo na revista Época  (Lida 11797 vezes)

Offline Moschen

• Nível 01
  • *
    • http://www.str.com.br
Reportagem sobre ateísmo na revista Época
« Online: 09 de Novembro de 2006, 21:02:08 »
Vai sair na próxima edição da Época uma matéria sobre ateísmo para a qual fui entrevistado. Não sei bem qual é o enfoque pois a jornalista disse que queria abordar a crescente corrente "ateísta-científica" que prega que a religião é um mal e que a Humanidade estaria melhor sem ela. Entretanto falou-se também sobre como seria ser ateu num país religioso como o Brasil, minha vida familiar, como encaro as festas religiosas etc.
Deve sair na segunda-feira, pelo que o homem da banquinha da esquina me disse  :wink:

rizk

• Visitante
Re: Reportagem sobre ateísmo na revista Época
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2006, 22:58:26 »
Ai, não quero nem ver. Essas sempre começam bem, e acabam com algum depoimento com viés espiritual. "Apesar de tudo, os ensinamentos de Jesus são válidos para incutir noções de moral ética, tradição família e propriedade".
Espero que não tenha sido você a dizer :D

vazio

• Visitante
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2006, 00:47:52 »
Valeu pela dica, quanto chegar na banca eu compro.

Ô Roberto, você não usava cavanhaque?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2006, 01:19:21 »
Não sei bem qual é o enfoque pois a jornalista disse que queria abordar a crescente corrente "ateísta-científica" que prega que a religião é um mal e que a Humanidade estaria melhor sem ela.
Ateísta-científica? Que há de científico em pregar (meio religioso esse o termo não? Nada científico) que a humanidade estaria melhor sem religião.
Científico seria estudar os diversos tipos de religião, entendê-los como forma de manifestação cultural, que por vezes (e concordo, muitas vezes) pode ser usada como forma de manipulação. Mas esse fato não implica que a religião seja inerentemente um mal.
De qualquer maneira, vou ler a matéria antes de dizer mais.    
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2006, 02:10:45 »
acho que pelo corrente "ateísta-científica" não quis dizer que o que os mais ativistas/pregadores façam seja científico, ainda que possa ter algum embasamento científico*, mas é mais no sentido de descrever que são ateus com uma visão mais científica do mundo e seus fenômenos, em vez de ateu-comunista, ateu-raelista, ateu-que-só-diz-que-é-ateu-mas-é-um-revoltado-com-deus, etc.

* Ver o tópico "as sociedades se saem pior quando tem deus do seu lado"

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2006, 02:57:10 »
Buckaroo,
Obrigado pelo link, interessante o tópico. Deixe-me antes de começar a responder, colocar a seguinte informação: Também sou ateu. Não acredito em Deus ou em qualquer conjunto de idéias que se apóie no sobrenatural, naquilo que não se pode confrontar com um padrão.
Minha crítica a tal corrente ateísta-científica não foi direcionada ao ateísmo e sim a colocação de que seria científica e que por ser científica "prega" (?) que a religião é intrinsecamente ruim. Me preocupa que o adjetivo científico hoje em dia seja aplicado sem o devido cuidado, gerando grande distorção que leva leigos a enxergar a ciência como quase "sagrada", temida e admirada ao mesmo tempo. Se os adeptos de tal corrente realmente tivessem uma visão mais científica do mundo (em oposição ao ateísmo político) não afirmariam categoricamente ("prega!?") que a religião é ruim sem acesso a resultados de estudos nesse sentido.
Como foi bem desenvolvido no próprio tópico que você me recomendou, qualquer estudo nesse sentido esbarra no seguinte problema: não se pode comparar a religiosidade de duas nações como em um laboratório, como se todos os outros fatores fossem mantidos constantes. Se, como no estudo citado no tópico, os EUA são sem dúvida mais religiosos do que grande parte da Europa, também são muito diferentes em uma série de outros aspectos, que não podem ser ignorados ao se pensar em questões como a violência e o "desenvolvimento social" (que para começo de conversa, acredito ser um conceito subjetivo demais para ser comparado automaticamente). Tanto é que a URSS, marxista, ateísta a princípio (concordo que a extensão desse ateísmo a população é discutível, mas ignoremos isso por enquanto), não foi um primor em termos de respeito aos direitos do cidadão, ou prevenção da violência (praticada em larga escala pelo próprio estado ateu).
É claro também que argumentos de religiosos de que a crença é necessária para oferecer os fundamentos morais e éticos de uma sociedade saudável não fazem o menor sentido, e que o fundamentalismo está profundamente ligado a violência legitimizada pela crença, mas como disse antes o fato de (freqüentemente) a religião ser utilizada para coerção não implica necessariamente que haja algo de intrinsecamente ruim na crença em si. Sei que a analogia é um tanto exagerada mas, assim como a física nuclear pode gerar bombas ela também pode ser usada na medicina para salvar vidas. Isso por quê ela não é "má" ou "boa", é apenas uma ferramenta da qual podemos nos servir para os mais diversos fins. Vejo a religião da mesma forma. 

Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2006, 05:29:34 »
Buckaroo,
Obrigado pelo link, interessante o tópico. Deixe-me antes de começar a responder, colocar a seguinte informação: Também sou ateu. Não acredito em Deus ou em qualquer conjunto de idéias que se apóie no sobrenatural, naquilo que não se pode confrontar com um padrão.
Minha crítica a tal corrente ateísta-científica não foi direcionada ao ateísmo e sim a colocação de que seria científica e que por ser científica "prega" (?) que a religião é intrinsecamente ruim. Me preocupa que o adjetivo científico hoje em dia seja aplicado sem o devido cuidado, gerando grande distorção que leva leigos a enxergar a ciência como quase "sagrada", temida e admirada ao mesmo tempo. Se os adeptos de tal corrente realmente tivessem uma visão mais científica do mundo (em oposição ao ateísmo político) não afirmariam categoricamente ("prega!?") que a religião é ruim sem acesso a resultados de estudos nesse sentido.
Como foi bem desenvolvido no próprio tópico que você me recomendou, qualquer estudo nesse sentido esbarra no seguinte problema: não se pode comparar a religiosidade de duas nações como em um laboratório, como se todos os outros fatores fossem mantidos constantes. Se, como no estudo citado no tópico, os EUA são sem dúvida mais religiosos do que grande parte da Europa, também são muito diferentes em uma série de outros aspectos, que não podem ser ignorados ao se pensar em questões como a violência e o "desenvolvimento social" (que para começo de conversa, acredito ser um conceito subjetivo demais para ser comparado automaticamente). Tanto é que a URSS, marxista, ateísta a princípio (concordo que a extensão desse ateísmo a população é discutível, mas ignoremos isso por enquanto), não foi um primor em termos de respeito aos direitos do cidadão, ou prevenção da violência (praticada em larga escala pelo próprio estado ateu).
É claro também que argumentos de religiosos de que a crença é necessária para oferecer os fundamentos morais e éticos de uma sociedade saudável não fazem o menor sentido, e que o fundamentalismo está profundamente ligado a violência legitimizada pela crença, mas como disse antes o fato de (freqüentemente) a religião ser utilizada para coerção não implica necessariamente que haja algo de intrinsecamente ruim na crença em si. Sei que a analogia é um tanto exagerada mas, assim como a física nuclear pode gerar bombas ela também pode ser usada na medicina para salvar vidas. Isso por quê ela não é "má" ou "boa", é apenas uma ferramenta da qual podemos nos servir para os mais diversos fins. Vejo a religião da mesma forma. 

Você está se precipitando demais em suas conclusões, Thufir_Hawat. Além do mais, acho melhor criar um outro tópico para discutir esse assunto.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2006, 12:36:55 »
O problema não são as religiões em si, mas sim a interpretação que seus líderes fazem delas conforme conveniência. As principais religiões do mundo exaltam virtudes e incentivas coisas boas em tese.
Moschen, sou assinante da Época e vou aguardar ansioso pela reportagem. Espero que o repórter escreva uma matéria isenta e sem o maniqueísmo típico que costumamos ver neste tipo de reportagem. Seria interessante que mostrasse o aspecto humano, social e psicológico do ateu como minoria, sem entrar no campo filosófico do ateísmo.
Parabéns pela coragem de se expor desta maneira e se prepare para os olhares tortos e condescendentes dos seus vizinhos no elevador. "Nossa, mas ele é ateu ??!! Nunca imaginei...tão educado e simpático, nunca atrasou o condimínio..."...rsrs
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2006, 15:37:36 »
Alenônimo,
Você está se precipitando demais em suas conclusões, Thufir_Hawat. Além do mais, acho melhor criar um outro tópico para discutir esse assunto.
Talvez esteja. Como disse em minha primeira mensagem nesse tópico, pretendo ler a matéria antes de dar mais opniões sobre o assunto. Quanto ao outro tópico, acho que já foi criado, aquele cujo link o buckaroo colocou. Não pretendia colocar uma nova discussão, apenas comentar o tópico recomendado, mas entendo que poderia tê-lo feito no próprio tópico. 

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2006, 15:51:10 »
  Acho que não devemos chatear teístas só por serem teístas, como também não gostamos de sermos chateados por apenas sermos ateus.
  Há muitos meios de informação e vivemos em nações onde podemos expressar as nossas opiniões livremente (estou a assumir que assim é...) e quem achar que há grandes injustiças, há muitas maneiras de expô-las e mudar as coisas, e é isso que é importante. Não quero que estejamos como os países com teocracias e ditaduras...
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Moschen

• Nível 01
  • *
    • http://www.str.com.br
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2006, 18:23:38 »
Já saiu a revista, comprei hoje. Ficou bem light a matéria, ainda não li tudo pois é comprida hahaha

Detalhe: eu NÃO DISSE que fui em quem inventou o Newtal, isso foi uma licença poética da moça  ;P. Mas não distorceu nada mais, eu diria que ficou muito bom, ela poderia ter feito horrores  :erm:

Quanto ao comentário acima sobre o ateísmo científico, eu realmente deixei bem vago o conceito. Pelo que entendi ela se referiu a ateus que procuram explicar o mundo através de explicações da realidade natural e se utilizam do método científico para tanto. Eles dizem também que seu ateísmo é uma conseqüência da aplicação do método científico na hipótese deus(es), com o que se deve concordar por conceito, afinal fé não demanda evidências. Existem teorias que apostam na dubiedade moral do ensino religioso e dos problemas advindos disso na educação de crianças, o que me parece bem razoável, entretanto eu não sou total partidário da ênfase no malefício da religião na Humanidade. Mais por uma questão de abordagem, me parece que é como ser contra a raiva. Tudo bem, raiva nem sempre é construtiva, mas é parte do nosso hardware, como ser "contra" raiva? Enfim, se for o caso, eu desenvolvo isso melhor depois.

Divirtam-se com a reportagem, é de capa e bem extensa, mas interessante!  :ok:

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2006, 19:37:07 »
Meu avô vai ficar muito bravo comigo. Ele é assinante a revista Época.

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2006, 21:02:08 »
Quando o fim de ano se aproxima, o filósofo americano Daniel Dennett costuma ser abordado por crianças nos aeroportos. Elas percebem seu ar bonachão, as bochechas rosadas e a barba branca, e perguntam se ele está vindo do Pólo Norte. Dennett costuma se abaixar, encostar o indicador na boca e fazer "psiu", com um ar conspiratório. Em geral puxadas pelos pais, elas se afastam, sua crença no Natal revigorada. Mal sabem que esse bom velhinho que acabaram de encontrar é um dos maiores inimigos da religião. Ele não é apenas um ateu convicto. É um dos mais eminentes líderes do Novo Ateísmo, uma espécie de religião dos não-crentes, que prega o fim da influência de Deus na vida moderna.

Os novos ateus condenam não apenas a crença em Deus, mas também o respeito pela crença em Deus. Segundo eles, a religião não está apenas errada. Ela é perversa. A face mais visível dessa cruzada contra a religião são as dezenas de livros lançados neste ano por cientistas influentes. Três deles estão causando mais impacto. O primeiro é do zoólogo britânico Richard Dawkins, um dos mais conhecidos pesquisadores do evolucionismo. Respeitado há três décadas por suas pesquisas e seus livros de divulgação científica, ele publicou em setembro o livro The God Delusion (algo como A Ilusão de Deus), baseado em um documentário que fez para a TV inglesa. No mesmo tom, o neurocientista americano Sam Harris publicou Letter to a Christian Nation (Carta a uma Nação Cristã), uma espécie de desafio à fé cristã, amparado em uma crítica racional da religião. O mais ponderado dos três é Dennett. No livro Breaking the Spell (que sairá neste mês pela Editora Globo), ele oferece explicações naturais para o surgimento da fé e questiona o papel das religiões.

Embora usem palavras fortes, esses desafiantes não querem soar desrespeitosos. Eles dizem não pretender abalar a fé dos devotos. Seu público-alvo seriam as ovelhas desgarradas, que já trilham caminhos mais céticos. O objetivo, afirmam, é fazer os agnósticos, gente que alimenta dúvidas sobre Deus, assumir o ateísmo. Para isso, brandem o argumento mais incendiário. Dizem que a religiosidade faz mais mal do que bem à humanidade (leia os argumentos nos quadros ao longo da reportagem).

Foi nos Estados Unidos que o grupo de militantes ateus ficou mais ruidoso. O fenômeno cultural já pode ser observado nas bancas de jornal e nas livrarias. De acordo com a Associação Americana dos Livreiros, em 2005 as obras que se enquadram na categoria "céticos e ateus" registraram o maior crescimento da História e o segundo maior entre os gêneros catalogados. A Sociedade dos Céticos edita uma revista mensal com a quinta maior tiragem entre as publicações especializadas do país. Na televisão, a dupla de mágicos Penn Jillette e Raymond Joseph Teller desmascara truques místicos e agora prega o ateísmo no programa Bullshit, no canal Fox News (exibido no Brasil pelo canal pago FX).

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG75731-5990-443,00.html

É isso que tem no site por enquanto. Bom começo. Em breve deve aparecer um "leia mais" e a gente vai precisar de senha, quem tem?

ukrainian

• Visitante
« Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2006, 21:05:31 »
 :paladino:
« Última modificação: 11 de Novembro de 2006, 21:09:40 por Ukrainian »

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #14 Online: 11 de Novembro de 2006, 21:17:10 »
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG75731-5990-443,00.html

É isso que tem no site por enquanto. Bom começo. Em breve deve aparecer um "leia mais" e a gente vai precisar de senha, quem tem?
Eu tenho...

Mas eu clico "Leia Mais" e não faz nenhum efeito.
Acho é esperar que eles vão colocar os textos.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Novembro de 2006, 21:20:22 »
Legal, parece que criaram um blog para falar do tema: http://ateismo.globolog.com.br/

Mas já tem pérolas, tal como o senhor Marcelo aparentemente apoiando a idéia de que a vida sem um "referencial absoluto" não tenha sentido... :)

Ainda que a crítica dele seja razoavelmente interessante.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #16 Online: 11 de Novembro de 2006, 21:34:12 »
Interessante a idéia do blog com espaço para comentários...

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #17 Online: 11 de Novembro de 2006, 21:37:06 »
Vou recolher os comentários engraçados e sem sentido:

40. ACHO QUE O SER HUMANO NÃO ESTÁ PREPARADO PARA DESCOBRIR CERTAS VERDADES. A MAIORIA DAS PESSOAS VEM A EXISTÊNCIA DE DEUS COMO UM HOMEM VELHO E SÁBIO, NO ENTANTO NÃO PROCURAM A PERFEIÇÃO COMO ESPÍRITO.. PARA ALGUNS DIZER SER ATEU É SINONIMO DE PODER É NÃO DEVER SATISFAÇÃO A NINGUÉM."O REAL É RACIONAL, E O RACIONAL É REAL" ALGUMAS PESSOAS SE APEGAM MUITO A VIDA TERRENA, A CIÊNCIA E A OUTROS FATOS.. AS VERDADES VIRÃO QUANDO AS PESSOAS ESTIVEREM PREPARADAS. ACREDITAR QUE NÃO EXISTA NADA, NÃO É EVOLUIR A CIÊNCIA E SIM É RETROCESSO. A CIÊNCIA JÁ COMPROVOU A EXISTÊNCIA DO ESPÍRITO E AINDA ASSIM ACREDITAM QUE SÃO APENAS UM PEDAÇO DE CARBONO COM H2O.

Essa doeu...  :stunned:

37. Toda religião tem seu deus, seus profetas, seus milagres, seus livros sagrados, seus seguidores.
com a teoria da evolução não é diferente, só ha mudanças de nomes.
O deus da teoria da evolução é o elo perdido, pois os cientistas dizem que ele existe, mas ninguém nunca viu.
Seu profeta principal é o naturalista Charles darwin.
Seus milagres (vidas inferiores virando complexas)
são causados pelo tempo.
Seu livro sagrado é A origem das espécies, de Charles darwin.
Seus devotos são muitos.
E só para finalizar, até o dia de Darwin é comemorado.
Alguma diferença com qualquer outra religião?

Esqueceu têm religiões tem deuses e não tem deus.
E mais engraçado ele colocou o Santo Darwin.  :lol:

35. Jamais a Ciência vai matar Deus, porque Deus é Ciência, lembram-se da Frase : "A Matemática é a linguagem pela qual Deus escreveu o universo". Pois é, Ele é um cientista dos "bão". E as células -tronco ? Pois ele é um biológo dos "bão" também...e por aí vai.... Sob o aspecto sociológico, embora os esforços do grupo Globo para matar Deus,através de suas programação , publicações e principalmente suas novelas, o cumprimento das profecias bíblicas, que não falharam até hoje, estão já hoje escancarando o apocalipse através da NOM ( Nova Ordem Mundial ), só não vê quem Não quer ver. Aldemir

:histeria:

ukrainian

• Visitante
« Resposta #18 Online: 11 de Novembro de 2006, 21:43:02 »
É um festival de falácias aquele espaço para comentários, infelizmente... Comentem lá também!

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #19 Online: 11 de Novembro de 2006, 21:49:48 »
Vou fazer publicidade Clube Cético lá! Aposto vai trazer muita gente aqui. Moderadores e administradores segura a onda! :lol:

ukrainian

• Visitante
« Resposta #20 Online: 11 de Novembro de 2006, 22:08:43 »
Citação de: Fascistinha lunático
http://9. As organizações Globo são inimigas de DEUS, pois sabem que as suas amoralidades mostradas na TV em novelas e em programas diversos não são aceitas em meios onde a MORAL e os bons costumes prevalecem, por isso, 100% dos autores e diretores de novelas pregam o DEUS do tudo pode, tudo é permitido... a idéia do ateísmo e do espiritismo é o que interessa a Globo a MORAL Judaico-Cristã é combatida diariamente...

Luis Marques | E - mail | 11/11/06 19:24:00

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Novembro de 2006, 22:13:09 »
Vou fazer publicidade Clube Cético lá! Aposto vai trazer muita gente aqui. Moderadores e administradores segura a onda! :lol:
Vito, pense bem antes de fazer essa propaganda. Não vai ajudar em nada se esse povinho que só sabe falar que não existe ateu em avião caindo vier pra cá, só vai dar trabalho para a moderação e encher o saco de vocês.

Faça-a de um jeito que atrairá mais gente educada e com o mínimo de conhecimento querendo discutir.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2006, 22:18:04 por Oceanos »

rizk

• Visitante
« Resposta #22 Online: 11 de Novembro de 2006, 22:16:46 »
É um festival de falácias aquele espaço para comentários, infelizmente... Comentem lá também!
Abstenho-me. A precariedade da discussão assusta.

A globo ofende até a MINHA moral.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #23 Online: 11 de Novembro de 2006, 22:24:36 »
Vito, pense bem antes de fazer essa propaganda. Não vai ajudar em nada se esse povinho que só sabe falar que não existe ateu em avião caindo vier pra cá, só vai dar trabalho para a moderação e encher o saco de vocês.

Faça-a de um jeito que atrairá mais gente educada e com o mínimo de conhecimento querendo discutir.
Já pensei ué...
Coloquei assim o nosso clube cético tem levar o debate sério e não é permitido fazer proselitismo... E também comentei lá têm cheias falácias.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Novembro de 2006, 22:30:42 »
Parece que o nosso mais novo usuário leu tua propaganda, Vito. :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!