Autor Tópico: Reportagem sobre ateísmo na revista Época  (Lida 11798 vezes)

Offline Vicso

• Nível 00
  • *
Re: Reportagem sobre ateísmo na revista Época
« Resposta #25 Online: 11 de Novembro de 2006, 22:54:00 »
Vai sair na próxima edição da Época uma matéria sobre ateísmo para a qual fui entrevistado. Não sei bem qual é o enfoque pois a jornalista disse que queria abordar a crescente corrente "ateísta-científica" que prega que a religião é um mal e que a Humanidade estaria melhor sem ela. Entretanto falou-se também sobre como seria ser ateu num país religioso como o Brasil, minha vida familiar, como encaro as festas religiosas etc.
Deve sair na segunda-feira, pelo que o homem da banquinha da esquina me disse :wink:

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #26 Online: 12 de Novembro de 2006, 14:04:45 »
Acabei de ler a reportagem inteira.
Como tinha diagnosticado o alenônimo, realmente me precipitei um pouco... peço desculpas a qualquer um que possa ter se sentido ofendido.
Quanto a reportagem, achei boa. Mas o que realmente chamou a atenção foi o tom dado pelos repórteres, infelizmente freqüente em matérias sobre esse assunto, de que a ciência também exige crença, usando até o termo " pregar" (e sei que estou me repetindo pela terceira vez, mas é que isso me preocupa)  para se referir à atitude dos ateus. Infelizes também os comentários de Marcelo Cavallari no box "opnião". Aliás, já que a matéria era sobre ateísmo, por que não passar a palavra também a um ateu, tal como o Moschen?
E só mais uma coisa: Por que neo-ateísmo? Críticas a excessos religiosos já vêm de antes do século XXI. O que há de novo nisso além do fato de que só agora virou capa de revista?
Ainda assim, no geral, acho que a matéria pode ser bem aproveitada! Sempre vale a pena que se chame atenção ao fato de que há pessoas não-crentes, em especial no Brasil. E gostei muito do Newtal!       
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Novembro de 2006, 21:39:33 »
Cara, segundo o próprio site da revista época:

Marcelo Musa Cavallari
Editor de Internacional de Época, cobriu a eleição do papa Bento XVI. Estudou Letras Clássicas e Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência na USP e é católico praticante

E sinceramente, de ateu pra ateu (acho), se você tivesse que defender uma causa que você tem plena noção de que não se tem razão alguma, oque você faria? Uma resposta totalmente não embasada na razão, certamente!! É oque qualquer crédulo não disposto a aceitar a verdade nua e crua faria (e quando eu digo a verdade eu não me refiro ao ateísmo, mas pelo menos o agnosticismo em primeira instância, ou ao naturalismo)

Se ele assumisse, perdia o emprego como colaborador da época pra assuntos como a eleição do Papa.... até eu daria uma opinião medíocre e continuaria a ganhar dinheiro, certamente, ainda mais os crédulos que põe o bolso sempre à frente das convicções... :-)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Novembro de 2006, 21:45:26 »
Cara, segundo o próprio site da revista época:

Marcelo Musa Cavallari
Editor de Internacional de Época, cobriu a eleição do papa Bento XVI. Estudou Letras Clássicas e Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência na USP e é católico praticante

E sinceramente, de ateu pra ateu (acho), se você tivesse que defender uma causa que você tem plena noção de que não se tem razão alguma, oque você faria? Uma resposta totalmente não embasada na razão, certamente!! É oque qualquer crédulo não disposto a aceitar a verdade nua e crua faria (e quando eu digo a verdade eu não me refiro ao ateísmo, mas pelo menos o agnosticismo em primeira instância, ou ao naturalismo)

Se ele assumisse, perdia o emprego como colaborador da época pra assuntos como a eleição do Papa.... até eu daria uma opinião medíocre e continuaria a ganhar dinheiro, certamente, ainda mais os crédulos que põe o bolso sempre à frente das convicções... :-)

Bem vindo Lint!
De uma olhada no nosso tópico de apresentações.

Gostei do seu comentário, acho q é por ai mesmo!

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Novembro de 2006, 23:38:51 »
valeu :)

eu vou dar uma olhada lá...  :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 13 de Novembro de 2006, 02:59:58 »
Vou fazer publicidade Clube Cético lá! Aposto vai trazer muita gente aqui. Moderadores e administradores segura a onda! :lol:
Vito, pense bem antes de fazer essa propaganda. Não vai ajudar em nada se esse povinho que só sabe falar que não existe ateu em avião caindo vier pra cá, só vai dar trabalho para a moderação e encher o saco de vocês.

Faça-a de um jeito que atrairá mais gente educada e com o mínimo de conhecimento querendo discutir.
Já pensei ué...
Coloquei assim o nosso clube cético tem levar o debate sério e não é permitido fazer proselitismo... E também comentei lá têm cheias falácias.

eu sou mais a favor de convidar pessoas escolhidas à dedo do que promoção em megafone falando "venham todos! ateus desafiam vocês a pensarem!"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #31 Online: 13 de Novembro de 2006, 05:27:32 »
Lembra do caos que era quando aparecia o Apod ou o Sottomaior? Eles nem precisavam falar do CC, mas por consequência chegavam trocentas pessoas aqui que xingavam e iam embora...|(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 13 de Novembro de 2006, 08:10:54 »
Verdade, o custo x beneficio é baixo

No dia se cadastram centenas de pessoas e dessas apenas 1 ou 2 vem pra ficar, contribuindo e ajudando o forum.
E metade é troll com argumentos "logicos" e "cientificos" sobre a existencia de ET´s,
Fantasmas, Cristos, Deuses e afins.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #33 Online: 13 de Novembro de 2006, 12:43:59 »
Li a matéria e também achei o conteúdo "light", como não poderia deixar de ser considerando-se um revista semanal com espaço exíguo. Foi imparcial e mostrou os dois lados sem se comprometer ( excluindo o comentário do Cavallari, que achei fraco e infeliz, não pela posição contrária à minha, mas pela fraqueza de argumentação ) Interessante também que eles tenham escolhido a matéria para ser a capa da edição. Só achei a chamada da capa um tanto belicosa e provocadora, distoante da matéria em si. Mas também é compreensível, pois a Época precisa vender revistas para sobreviver e este tipo de chamadas instiga a venda de impulso na banca.
De qualquer maneira, o saldo foi positivo no meu entender. E certamente choverão cartas e e-mails indignados de pessoas religiosas criticando a matéria, citando salmos e lamentando a "degradação de valores" da sociedade moderna...rs...
Quanto a divulgar o Clube Cético sem um "filtro", não sei se seria interessante. Já estou aqui há menos de um mês, mas tempo suficiente para rever algumas opiniões. Recentemente defendi a participação de alguns colegas como Eu Eteu e deadlock, mas após observar o seu comportamento, creio que de fato suas participações não são produtivas, geram desgastes para os administradores do fórum e indignação de muitos participantes. Fazer o Clube Cético uma arena de combate não é produtivo, e infelizmente acredito que divulgá-lo em um blog aberto após uma matéria com esta vai gerar mais desgaste e "trollismo". Mas não sou conclusivo quanto a isto...é mais feeling do que convicção. Creio que os administradores do site deveriam se posicionar se é interessante ou não, pois a "dor de cabeça" será mais deles do que nossa.
Abraço a todos !
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #34 Online: 13 de Novembro de 2006, 19:39:50 »
Li a matéria e também achei o conteúdo "light", como não poderia deixar de ser considerando-se um revista semanal com espaço exíguo. Foi imparcial e mostrou os dois lados sem se comprometer ( excluindo o comentário do Cavallari, que achei fraco e infeliz, não pela posição contrária à minha, mas pela fraqueza de argumentação ) Interessante também que eles tenham escolhido a matéria para ser a capa da edição. Só achei a chamada da capa um tanto belicosa e provocadora, distoante da matéria em si. Mas também é compreensível, pois a Época precisa vender revistas para sobreviver e este tipo de chamadas instiga a venda de impulso na banca.

Assino em baixo!

A materia está boa, mas o comentário do Cavallari foi péssimo.

rizk

• Visitante
« Resposta #35 Online: 13 de Novembro de 2006, 21:57:32 »
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG75728-5990-443,00.html
Neste link tem a matéria inteira.

Eu gostei. SINCERAMENTE.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #36 Online: 13 de Novembro de 2006, 22:11:53 »
Acabei ler.

A matéria está boa.

Até quarta-feira. Não sei que meu avô vai ficar bravo. :P

Offline Clarice

• Nível 03
  • *
    • clarice's place
« Resposta #37 Online: 13 de Novembro de 2006, 22:51:50 »
Puxa! Fiquei surpreendida!
 ::)
Eh tao raro ver qualquer coisa  neutra na midia brasileira...
Me impressionei! achei a reportagem muito boa!
Ate surgiu uma esperancinha de que eu consiga me readaptar no brasil um dia!  :umm:
Mas ainda assim... Ainda vai levar muito tempo para que algo neutro assim vah mais longe que uma revista de elite... (essa revista nao eh lida pelo povao, eh? )
Mas eh um comeco...
Eu ainda prefiro nao abracar essa luta e continuar por aqui...
onde vejo o Derren Brown refutar todas as religioes em horario nobre na tv aberta!
Viva o ceticismo ingles!  :biglol:
Com maravilhosos 50% de ateus assumidos na populacao!
...
(Isso eh soh pq to com inveja de vcs... ta 5 graus la fora!!! :inverno:)
"Se o cerebro humano fosse simples o suficiente para que pudessemos entende-lo, seriamos tao burros que nao o entenderiamos!"

Luz

• Visitante
« Resposta #38 Online: 13 de Novembro de 2006, 23:15:16 »
Gostei bastante da matéria, mas fiquei sinceramente surpresa por ninguém "aqui" ter se manifestado ainda sobre o título: "Igreja dos Novos Ateus".  :lol:

Desculpem-me... não resisti!   ::)

« Última modificação: 13 de Novembro de 2006, 23:18:27 por Luz »

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Novembro de 2006, 23:54:19 »
Uma coisa excelente vista na reportagem:

"Imagine nenhum homem-bomba, nenhum 11 de setembro, nenhuma Cruzada, nenhum conflito na Irlanda do Norte, nenhuma guerra entre Israel e Palestina. Imagine nenhum Taleban para explodir as estátuas gigantes de Buda no Afeganistão".

Religiosos:
Sem a religião também não haveria missionários para tratar de doentes de aids na África, defender lavradores na Amazônia, visitar os presos ou criar algumas das mais belas manifestações artísticas.

Dawkins: " "Você realmente imagina que a única razão pela qual as pessoas tentam ser boas é para ganhar a aprovação de Deus?"

Dennet: "Segundo essa lógica, sem a cenoura e o chicote divinos, as pessoas se entregariam aos desejos mais básicos, quebrariam promessas, trairiam os cônjuges, abandonariam seus deveres".Para confirmar isso, ele (Dennett) diz que entre os 2 milhões de presidiários americanos a proporção de religiosos - inclusive de não-religiosos - é a mesma que entre a população livre.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

rizk

• Visitante
« Resposta #40 Online: 14 de Novembro de 2006, 00:29:16 »
O que foi bem o escopo da matéria, né? "Dá pra ser uma boa pessoa sem ser religioso."

Bem melhor do que aquelas outras que tratam o pobre ateu como um alienígena desajustado e sem noção do bem e do mal.  Vamos escrever pra Época parabenizando. Ia ser um barato fazê-lo coletivamente, em nome do CC.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #41 Online: 14 de Novembro de 2006, 01:33:02 »
Gostei bastante da matéria, mas fiquei sinceramente surpresa por ninguém "aqui" ter se manifestado ainda sobre o título: "Igreja dos Novos Ateus".  :lol:

Desculpem-me... não resisti!   ::)

Pois é, eu tentei chamar atenção pra isso, mas nem me toquei do título! Apesar de ter achado a matéria boa, acho que ela sofre do mesmo problema de outras reportagens sobre o mesmo asunto: Parecem querer passar a impressão de que ser ateu, ou ser cético, é meramente depositar fé em outro conjunto de valores...
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Luz

• Visitante
« Resposta #42 Online: 14 de Novembro de 2006, 16:01:38 »
Pois é, eu tentei chamar atenção pra isso, mas nem me toquei do título! Apesar de ter achado a matéria boa, acho que ela sofre do mesmo problema de outras reportagens sobre o mesmo asunto: Parecem querer passar a impressão de que ser ateu, ou ser cético, é meramente depositar fé em outro conjunto de valores...

Falando sério! A maioria aqui sabe que não sou ateísta (nem religiosa). Para você que não me conhece, deus para mim é uma questão em aberto, pode ser que exista, pode ser que não exista... eu não sei.

Deveria ser uma questão pessoal, individual. É como eu trato, e particularmente, não estou convencida de uma ou de outra possibilidade, mas também não vivo a vida em torno disso e nem me afeto muito.

O fato é que todo preconceito sempre me incomoda um pouco, seja contra ateus ou religiosos ou qualquer outra opção ou condição. Sinceramente, num primeiro momento a matéria me agradou mesmo, embora o título tenha me incomodado, mas depois de reler já não tenho a mesma opinião.

Existem sim, ateus que fazem o ateísmo parecer uma espécie de “seita” anti-teísta e aqueles que se dizem céticos, mas mais parecem adeptos de um fundamentalismo científico, que a própria Ciência rejeita.

Bom, esses estão nos seus direitos e não estou questionando isso, mas na minha opinião a matéria passou a sensação de generalização dessas posturas, a começar pelo título. E o que é pior, o tom de comparação, principalmente no último parágrafo, que me pareceu pretender evidenciar as vantagens da religião sobre o ateísmo.

Bem, não sei como texto será encarado pelo público, mas na minha opinião, o que marca o leitor num texto são: o título, a introdução e a conclusão.

E sinceramente, um texto que tem

por título:  “A Igreja dos Novos Ateus”;

na introdução: “Mal sabem que esse bom velhinho que acabaram de encontrar é um dos maiores inimigos da religião. Ele não é apenas um ateu convicto. É um dos mais eminentes líderes do Novo Ateísmo, uma espécie de religião dos não-crentes, que prega o fim da influência de Deus na vida moderna.”;

e por conclusão: "Em um aspecto, pelo menos, quem acredita em Deus está em situação favorável. Pesquisas sugerem que as pessoas religiosas vivem mais e se sentem mais felizes. Também, pelas taxas de natalidade dos EUA e da Europa, os religiosos parecem se reproduzir mais que os não-crentes. Isso é uma vantagem competitiva inquestionável, em termos darwinistas."

Me pareceu crítico, pouco imparcial e bastante direcionado, mas não exatamente ao ateísmo.

Ninguém mais teve essa impressão?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #43 Online: 15 de Novembro de 2006, 03:35:11 »
Existem sim, ateus que fazem o ateísmo parecer uma espécie de “seita” anti-teísta e aqueles que se dizem céticos, mas mais parecem adeptos de um fundamentalismo científico, que a própria Ciência rejeita.
De fato, existem alguns ateus assim, e eu mesmo em minha primeira mensagem critiquei essa postura por ser não-científica (se a escolha pelo ateísmo de quem o pratica assim teve qualquer lógica científica, que fique claro). Porém me incomodou que a reportagem generalizou a situação, como se todo o ateu fizesse parte de uma seita, o que está muito longe da verdade.
E o que é pior, o tom de comparação, principalmente no último parágrafo, que me pareceu pretender evidenciar as vantagens da religião sobre o ateísmo.
Também senti que houve uma tentativa explícita de chamar a atenção para determinadas "vantagens" da religiosidade sobre o ateísmo. Não posso criticar a escolha desse enfoque pelos autores da matéria, mas percebo que esse é o enfoque de toda a reportagem sobre ateísmo no Brasil, e lamento a falta de sensibilidade dos autores de enxergar a situação por outro prisma. Seria pelo menos original. 

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 15 de Novembro de 2006, 05:44:37 »
A reportagem é no geral um avanço, mas ainda deixa muito a desejar.  Se aprofunda mais do que, por exemplo, a matéria sobre ateísmo que a Veja publicou uns dez anos atrás.  Mas bem que poderia ser um pouco menos parcial.  O título ("A igreja dos novos ateus - Por que um grupo de cientistas partiu para uma cruzada contra a fé no mundo") e o primeiro parágrafo, como já foi observado, são realmente muito inadequados; "novos ateus"?  Novos por qual critério?  Essa denominação passa uma falsa impressão de algum tipo de movimentação recente.  Pior ainda, pinta uma idéia de beligerância ateísta que é realmente muito estranha.

Algumas frases me pareceram tendenciosas:

Final da página 2: "Tanto os agnósticos, como Gould, quanto os devotos, como Collins, têm em comum a opção por lutar contra o confronto entre ciência e religião." (não é necessariamente verdade).

Início da página 4: "Essa é uma posição bem mais ponderada que a cruzada dos novos ateus." (qual cruzada?  Quais novos ateus?)

No lado positivo, nunca vi tanta honestidade na grande imprensa sobre as crenças de Einstein e Darwin.  De fato, considerando tudo, é uma matéria até pioneira, que falou com relativa imparcialidade sobre um assunto ainda muito controverso.  Perfeita não foi, não chegou nem perto de ser, mas passou a ser a nova referência sobre o assunto na grande imprensa brasileira.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #45 Online: 15 de Novembro de 2006, 08:59:21 »
Amigos,

Na segunda-feira à noite tentei ler a reportagem no saguão de um hotel onde estou hospedado e que possuía a revista.  Não pude, pois as páginas da revista haviam sido arrancadas.  Ontem à noite a revista já nem estava mais lá.  Será que fanáticos religiosos pensam que vão extirpar o ateísmo impedindo os ateus de se expressarem?  Ridículo.  Me faz lembrar um trecho de uma comunicação espírita de 1866 contida em Obras Póstumas:

Ah! que de gemidos não se soltam no santuário! É aí que, prestando-se ouvido atento, se escutam os cochichos dolorosos. Que dizeis, então, pobres obstinados? Que a mão de Deus se abate sobre a sua Igreja? Que por toda parte a imprensa livre vos ataca e pulveriza os vossos argumentos? Onde estará o novo Crisóstomo, cuja potente palavra reduzirá a nada esse dilúvio de raciocinadores? Em vão o esperais; nada mais podem as vossas mais vigorosas e mais conceituadas penas. Elas se obstinam em agarrar-se ao passado que se vai, quando a nova geração, num impulso irresistível que a impele para a frente, exclama: Não, nada de passado; a nós o futuro; nova aurora se ergue e é para lá que tendem as nossas aspirações!...

Desculpem, mas eu não resisti. :histeria:

Para ler então a reportagem tive que gastar dinheiro do meu bolso e lá vão alguns comentários.

Citação de: Revista Época número 443
Os novos ateus condenam não apenas a crença em Deus, mas também o respeito pela crença em Deus.  Segundo eles, a religião não está apenas errada.  Ela é perversa...
Eu discordo em parte dessa colocação.  Não é o fato de crer em Deus que faz uma religião ser perversa.  A perversidade faz parte do coração de certos homens e estes são capazes de deturpar e distorcer mesmo as coisas mais santas.  Já se matou e se realizou barbaridades tanto em nome da fé como em nome da descrença.

Mas apesar da análise simplista desses novos ateus, eles não estão totalmente errados quando se trata do cristianismo.  Já coloquei certa vez aqui nesse fórum que considero a doutrina da salvação pela graça e o perdão gratuito do pecado (sem nenhum resgate ou reparação) é um câncer que corrói a humanidade.  Conheço pessoas cristãs (inclusive sacerdotes) que todos os dias fazem coisas absurdamente erradas e às noites pedem um perdão emocionado e "arrependido" a Deus.  E ainda dizem: "E tenho certeza que Deus me perdoa".  Contra essa doutrina eu, particularmente, declarei guerra ideológica.  Essa doutrina é perversa porque corrompe as populações e foi em nome dela que a Igreja cometeu os assassínios do passado.  Pensavam: "se estiver sendo injusto, depois peço perdão e fica tudo bem".

..."Contava como um deles (um asteróide) pode nos varrer do planeta, assim como ocorreu com os dinossauros.  E que isso não tem nada a ver com a versão do apocalipse que está na Bíblia", afirma.  Nessa hora, diz Gleiser, um ouvinte entrou na linha e se queixou: "Mas o doutor está querendo tirar até Deus da gente".  Foi um estalo, diz.  "A gente tira Deus e não oferece nenhum apoio espiritual no lugar."
Isso é uma verdade.  Os ateístas e os materialistas se esforçam por derrubar dogmas, mas são incapazes de oferecer coisa melhor.  Mas essa coisa melhor existe e o fato de se derrubar velhos dogmas na realidade abre lugar para as idéias progressistas, que serão buscadas por aqueles que realmente estão em busca desprevenida pela verdade.  Mas não adianta procurar no materialismo, pois lá só encontrarão "o nada".  É uma opinião.

"Esse movimento é uma reação", diz o sociólogo Maurício Martins, que dá aulas de Filosofia da Ciência na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro.  "Nas últimas duas décadas, os pesquisadores se ressentem de que a religião começou a atrapalhar o progresso da ciência."
Essa é uma opinião que eu definitivamente discordo.  Nunca a ciência teve tanta liberdade quanto agora.  A Igreja apenas timidamente reclama contra os seus avanços, como as pílulas anticoncepcionais, as células tronco, a clonagem, etc...  Outrora esses cientistas seriam queimados numa fogueira como hereges.  O que se vê hoje é justamente o contrário.  A Igreja perde cada vez mais posições na ciência e na política.  Ela tem poder para opinar, mas não para decidir.  E tem sido constantemente humilhada pelas descobertas científicas que contradizem os dogmas que ela se recusa a abrir mão.  É para esse lado que as coisas estão caminhando e é assim que deve ser, na minha opinião.  Sinais dos tempos...

Citação de: Revista Época 443 - Marcelo Cavallari
...Os neo-ateus são piores.  Argumentam, a partir de um provincianismo metodológico: só a ciência e seu método valem.  Dawkins chega a citar uma piada do filósofo Bertrand Russell, segundo a qual a existência de Deus é tão impossível de se provar pela ciência quanto a hipótese de que há uma xícara em órbita do Sol, entre a Terra e Marte.  É um fato.  E é um problema da ciência.  Mostra um limite sério dela, a menos que se considere que a existência de Deus, o sentido do Universo e da vida sejam problemas tão importantes quanto a existência de uma xícara na órbita de um planeta distante.

Dawkins e Dennett descartam atabalhoadamente as provas medievais da existência de Deus sob o argumento de que não são aceitáveis como provas científicas.  É claro que não.  São provas metafísicas.  Foram descartadas por causa de filósofos, como Hume e Kant, que o fizeram ao preço de estabelecer limites estreitos para a razão humana...

Se os neo-ateus são sérios em sua tentativa de tirar a religião do cenário, vão precisar discutir mais a fundo, mais informadamente e com menos provincianismo.  Há muito mais entre o céu e a terra que o limitado método científico pode tomar em consideração.
Quando li a questão da xícara me lembrei do APODman com o seu dragão da garagem.  Mas a existência da xícara na órbita de um planeta distante é mais fácil de provar do que a existência de Deus e o dragão da garagem.  Supondo que o acaso produziu várias xícaras aqui na Terra, é possível que o mesmo acaso tenha produzido outras xícaras em outros lugares do universo.  Assim como o acaso produziu naves espaciais aqui na Terra, pode ter produzido naves espaciais em outros lugares do universo.  E assim como o acaso pode fazer com que uma dessas naves possa carregar uma xícara e soltá-la no espaço, partindo daqui da Terra, o mesmo acaso pode produzir esse efeito em outros lugares do universo.  Portanto, a hipótese da xícara não é tão impossível assim.  Basta só observamos as coisas como funcionam na Terra para fazermos uma abstração para fora dela.

Quanto a descrição dos neo-ateus, qualquer semelhança com alguns membros desse fórum é mera coincidência.  Querem restringir o pensamento humano ao tímido e limitado método científico.  Continuem tentando...  Quem sabe algum dia não obtêm algum sucesso.

Um abraço a todos.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 15 de Novembro de 2006, 11:01:58 »
Oi, Leafar.

Amigos,

Na segunda-feira à noite tentei ler a reportagem no saguão de um hotel onde estou hospedado e que possuía a revista.  Não pude, pois as páginas da revista haviam sido arrancadas.  Ontem à noite a revista já nem estava mais lá.  Será que fanáticos religiosos pensam que vão extirpar o ateísmo impedindo os ateus de se expressarem?  Ridículo.

Não é possível que tenham retirado a reportagem porque queriam guardá-la?

(...)

Para ler então a reportagem tive que gastar dinheiro do meu bolso e lá vão alguns comentários.

Os novos ateus condenam não apenas a crença em Deus, mas também o respeito pela crença em Deus.  Segundo eles, a religião não está apenas errada.  Ela é perversa...
Eu discordo em parte dessa colocação.  Não é o fato de crer em Deus que faz uma religião ser perversa.  A perversidade faz parte do coração de certos homens e estes são capazes de deturpar e distorcer mesmo as coisas mais santas.  Já se matou e se realizou barbaridades tanto em nome da fé como em nome da descrença.

Já eu discordo completamente daquela colocação.  Tanto porque pessoalmente não acho a religião perversa em si, apenas acontece que frequentemente é mal cuidada e mal praticada.  Segundo porque desconheço a existência desses tais "novos ateus".  Os raros ateus que se dão ao trabalho de "condenar o respeito pela crença em Deus" estão sendo tanto tolos quanto desrespeitosos, e não tem o meu apoio.

Mas apesar da análise simplista desses novos ateus, eles não estão totalmente errados quando se trata do cristianismo.

Mas precisam ficar de olho mesmo é nos movimentos pseudo-religiosos que tentam se apresentar como científicos sem o ser, como a Cientologia e aquela linha que um certo Hipólito Rivail iniciou, não acha? (desculpe, não resisti...)  :P

Já coloquei certa vez aqui nesse fórum que considero a doutrina da salvação pela graça e o perdão gratuito do pecado (sem nenhum resgate ou reparação) é um câncer que corrói a humanidade.  Conheço pessoas cristãs (inclusive sacerdotes) que todos os dias fazem coisas absurdamente erradas e às noites pedem um perdão emocionado e "arrependido" a Deus.  E ainda dizem: "E tenho certeza que Deus me perdoa".  Contra essa doutrina eu, particularmente, declarei guerra ideológica.  Essa doutrina é perversa porque corrompe as populações e foi em nome dela que a Igreja cometeu os assassínios do passado.  Pensavam: "se estiver sendo injusto, depois peço perdão e fica tudo bem".

Há verdade nisso que você está dizendo.  Por outro lado, também devemos evitar cair no mau hábito de ficar sempre retaliando.  Perdão sincero tem o seu lugar, principalmente quando em resposta a uma mudança íntima verdadeira.

..."Contava como um deles (um asteróide) pode nos varrer do planeta, assim como ocorreu com os dinossauros.  E que isso não tem nada a ver com a versão do apocalipse que está na Bíblia", afirma.  Nessa hora, diz Gleiser, um ouvinte entrou na linha e se queixou: "Mas o doutor está querendo tirar até Deus da gente".  Foi um estalo, diz.  "A gente tira Deus e não oferece nenhum apoio espiritual no lugar."
Isso é uma verdade.  Os ateístas e os materialistas se esforçam por derrubar dogmas, mas são incapazes de oferecer coisa melhor.

Não, não é verdade.  Responsabilidade moral sem recurso ao sobrenatural - como a ensinada, por exemplo, pelo Utilitarismo - é "coisa melhor".

(...)

"Esse movimento é uma reação", diz o sociólogo Maurício Martins, que dá aulas de Filosofia da Ciência na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro.  "Nas últimas duas décadas, os pesquisadores se ressentem de que a religião começou a atrapalhar o progresso da ciência."
Essa é uma opinião que eu definitivamente discordo.  Nunca a ciência teve tanta liberdade quanto agora.  A Igreja apenas timidamente reclama contra os seus avanços, como as pílulas anticoncepcionais, as células tronco, a clonagem, etc...  Outrora esses cientistas seriam queimados numa fogueira como hereges.  O que se vê hoje é justamente o contrário.  A Igreja perde cada vez mais posições na ciência e na política.  Ela tem poder para opinar, mas não para decidir.  E tem sido constantemente humilhada pelas descobertas científicas que contradizem os dogmas que ela se recusa a abrir mão.  É para esse lado que as coisas estão caminhando e é assim que deve ser, na minha opinião.  Sinais dos tempos...

Taí, concordo com ressalvas muito leves.

(...)
Quando li a questão da xícara me lembrei do APODman com o seu dragão da garagem.  Mas a existência da xícara na órbita de um planeta distante é mais fácil de provar do que a existência de Deus e o dragão da garagem.  Supondo que o acaso produziu várias xícaras aqui na Terra, é possível que o mesmo acaso tenha produzido outras xícaras em outros lugares do universo.  Assim como o acaso produziu naves espaciais aqui na Terra, pode ter produzido naves espaciais em outros lugares do universo.

Pega leve, vai: o "acaso" não produz xícaras nem naves.  Não é legítimo falar dessa forma.  Além do que, a tal xícara de Russell não ficava em órbita de um planeta distante, e sim aqui mesmo neste minúsculo e isolado sistema solar, orbitando em volta do Sol como se fosse um planeta.

E assim como o acaso pode fazer com que uma dessas naves possa carregar uma xícara e soltá-la no espaço, partindo daqui da Terra, o mesmo acaso pode produzir esse efeito em outros lugares do universo.  Portanto, a hipótese da xícara não é tão impossível assim.  Basta só observamos as coisas como funcionam na Terra para fazermos uma abstração para fora dela.

"Não é tão impossível" no sentido de que "não é tão impossível" que eu seja simultaneamente o último legítimo herdeiro e monarca absoluto dos Zulus, Xavantes, Astecas e Bascos ao mesmo tempo, não é?  Sorte sua que eu sou humilde e não te aborreço com esses meus delírios egocêntricos... :)

Quanto a descrição dos neo-ateus, qualquer semelhança com alguns membros desse fórum é mera coincidência.  Querem restringir o pensamento humano ao tímido e limitado método científico.  Continuem tentando...  Quem sabe algum dia não obtêm algum sucesso.

Senti ironia nesse último parágrafo? :)
« Última modificação: 15 de Novembro de 2006, 11:27:20 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #47 Online: 15 de Novembro de 2006, 12:54:00 »

Somos 2...

Mas apesar da análise simplista desses novos ateus, eles não estão totalmente errados quando se trata do cristianismo.  Já coloquei certa vez aqui nesse fórum que considero a doutrina da salvação pela graça e o perdão gratuito do pecado (sem nenhum resgate ou reparação) é um câncer que corrói a humanidade.

Mesma opinião do Nietzsche:

Citação de: Nietzsche em "O antiCirsto"
Novamente recordo as inestimáveis palavras de Paulo: “Deus escolheu as coisas fracas deste mundo, as coisas loucas deste mundo, as coisas ignóbeis e as desprezadas”(4): essa era a fórmula; in hoc signo(5) a décadence triunfou. – Deus na cruz – o homem nunca compreenderá o assustador significado que esse símbolo encerra? – Tudo que sofre, tudo que está crucificado é divino... Nós todos estamos suspensos na cruz, conseqüentemente somos divinos... Apenas nós somos divinos!... Neste sentido o cristianismo foi uma vitória: uma mentalidade mais nobre pereceu por ele – o cristianismo continua sendo a maior desgraça da humanidade.

Conheço pessoas cristãs (inclusive sacerdotes) que todos os dias fazem coisas absurdamente erradas e às noites pedem um perdão emocionado e "arrependido" a Deus.  E ainda dizem: "E tenho certeza que Deus me perdoa".  Contra essa doutrina eu, particularmente, declarei guerra ideológica.  Essa doutrina é perversa porque corrompe as populações e foi em nome dela que a Igreja cometeu os assassínios do passado.  Pensavam: "se estiver sendo injusto, depois peço perdão e fica tudo bem".

Hipocrisia é pouco!

O papel da ciencia não é servir de muleta psicologica a ninguem. Se restringe a estudar todo e qualquer fenômeno natural.
Se alguem espera algo assim, tire o cavalinho da chuva.

Essa é uma opinião que eu definitivamente discordo.  Nunca a ciência teve tanta liberdade quanto agora.  A Igreja apenas timidamente reclama contra os seus avanços, como as pílulas anticoncepcionais, as células tronco, a clonagem, etc...

Timidamente??
discordo totalmente do seu pensamento.
As religiões tem sim atrapalhado e em muito algumas pesquisas científicas.

Quando li a questão da xícara me lembrei do APODman com o seu dragão da garagem.  Mas a existência da xícara na órbita de um planeta distante é mais fácil de provar do que a existência de Deus e o dragão da garagem. 
Tb achei o exemplo da xiraca, digamos... inadequado
O dragão na garagem é melhor. mas a ideia é a mesma.

Fico com as palavras de Einstein:
"Toda a nossa ciência, medida contra a realidade, é primitiva e infantil – ainda assim, é a coisa mais preciosa que temos"

rizk

• Visitante
« Resposta #48 Online: 15 de Novembro de 2006, 13:09:57 »
A perversidade faz parte do coração de certos homens e estes são capazes de deturpar e distorcer mesmo as coisas mais santas.  Já se matou e se realizou barbaridades tanto em nome da fé como em nome da descrença.
Cara, as idéias não são desvinculadas dos homens. "coisas mais santas", idéias puras, é aquela coisa em que só os museólogos acreditam.
A própria matéria ali argumenta que as cruzadas são um problema, sim, mas também a bomba atômica. Não tem nada a ver com "descrença", mas com "crença no progresso".

Eu fico com o professor. Aqui mesmo no Brasil a gente tem interdição pra trabalhar com células tronco e clonagem. Imagina nos EUA, que são quem realmente financia pesquisa, que têm interdições bem mais fortes que as nossas. Não é porque não se destrói fisicamente os cientistas que a religião não atrapalha a ciência. Verba, amigo, verba é um problema.

Citação de: Revista Época 443 - Marcelo Cavallari
...Os neo-ateus são piores.  Argumentam, a partir de um provincianismo metodológico: só a ciência e seu método valem.  Dawkins chega a citar uma piada do filósofo Bertrand Russell, segundo a qual a existência de Deus é tão impossível de se provar pela ciência quanto a hipótese de que há uma xícara em órbita do Sol, entre a Terra e Marte.  É um fato.  E é um problema da ciência.  Mostra um limite sério dela, a menos que se considere que a existência de Deus, o sentido do Universo e da vida sejam problemas tão importantes quanto a existência de uma xícara na órbita de um planeta distante.

Dawkins e Dennett descartam atabalhoadamente as provas medievais da existência de Deus sob o argumento de que não são aceitáveis como provas científicas.  É claro que não.  São provas metafísicas.  Foram descartadas por causa de filósofos, como Hume e Kant, que o fizeram ao preço de estabelecer limites estreitos para a razão humana...

Se os neo-ateus são sérios em sua tentativa de tirar a religião do cenário, vão precisar discutir mais a fundo, mais informadamente e com menos provincianismo.  Há muito mais entre o céu e a terra que o limitado método científico pode tomar em consideração.
Quando o método científico for "provinciano" e existir tal coisa como "prova metafísica", párem o mundo que eu quero descer! Párem de tomar remédio, quebrem seus eletrônicos, voltem às cavernas! Gaaah!!!!

Quando li a questão da xícara me lembrei do APODman com o seu dragão da garagem.  Mas a existência da xícara na órbita de um planeta distante é mais fácil de provar do que a existência de Deus e o dragão da garagem. 
Até onde eu me recordo, o dragão na garagem é uma metáfora do próprio Sagan - está num começo de um capítulo do "mundo assombrado". Essa da xícara é uma piadinha, filho: "seria uma possibilidade, caso não tivéssemos vasculhado e não achado."

Que coisa boba, cara. É de tanto você não "restringir seu pensamento" que fala esse monte de merda aí. Dizem que cabeça aberta demais faz o cérebro cair pra fora, viu.
Páre de tomar remédio, quebre seus eletrônicos, volte às cavernas! Gaaah!!!!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #49 Online: 15 de Novembro de 2006, 13:34:47 »
Já eu discordo completamente daquela colocação.  Tanto porque pessoalmente não acho a religião perversa em si, apenas acontece que frequentemente é mal cuidada e mal praticada.  Segundo porque desconheço a existência desses tais "novos ateus".  Os raros ateus que se dão ao trabalho de "condenar o respeito pela crença em Deus" estão sendo tanto tolos quanto desrespeitosos, e não tem o meu apoio.

Discordo: a maioria das religiões é perversa, não no sentido moral, mas por
consistirem de uma perversão do pensamento crítico. Elas se baseiam nos princípios: "aceite as conclusões, depois
procure argumentos para comprová-las." "Não questione a autoridade." "Crie compartimentos estanques em sua
mente para abrigar idéias contraditórias."

Outra coisa: quando críticos como Dennett e Dawkins falam contra o respeito à religião, acho que se
referem à deferência que so costuma dar ao pensamento religioso ("religião não se discute"). Como toda
atividade intelectual, a religião deve ser objeto de crítica.

Concordo com a Mimi: não existe nada menos provinciano do que a ciência. Para comprovar, basta você
ir a uma grande conferência internacional. Lá é possível ver pessoas das mais diversas culturas, das mais
variadas nacionalidades. Todas falando essencialmente a mesma língua. Não existe uma "química francesa", uma
"biologia sul-africana" ou uma "astronomia chinesa". A ciência é uma só. Um bem de todos.

Outro ponto: o conflito entre ciência e religião está mais evidente hoje em dia por causa do avanço da direita
religiosa nos EUA, do fundamentalismo islâmico no Oriente Médio, e dos avanços da própria ciência. Os
"neo-ateus" (também não gosto desse nome), simplesmente estão afirmando que o conflito é real e que ameaça
o avanço científico.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!