Autor Tópico: Reportagem sobre ateísmo na revista Época  (Lida 11801 vezes)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Re: Reportagem sobre ateísmo na revista Época
« Resposta #100 Online: 19 de Novembro de 2006, 12:29:25 »
Obrigado. :-) Estou a ler agora.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #101 Online: 19 de Novembro de 2006, 14:53:59 »
  Infelizmente não li entrevistas (não tenho acesso à revista), mas li o artigo. Não achei mau de todo, mas leve demais (falta de coragem?), com uma conclusão que não tenho meios para confirmar (temos de ter grande cuidado com estatísticas) e pode dar entender que os ateus todos andam numa cruzada contra a religião (apesar de haver referências a ateus moderados).

O grande problema do artigo é não explorar tanto os argumentos teísta que são mostrados...

Um perigo na religião fundamentalista na saúde e ciência está representado neste parágrafo:
Com o sucesso da fertilização in vitro, em 1978, ativistas religiosos foram aos tribunais tentar impedir que a técnica se popularizasse. A briga mudou de foco com a epidemia de aids no início dos anos 80. Líderes católicos diziam que bastava ser fiel para evitar a doença. Chegaram até a dizer que o vírus HIV teria capacidade para ultrapassar a barreira de látex da camisinha. Neste século, a polêmica passou para a clonagem e estudos com células-tronco. O Vaticano e alguns evangélicos acusam os cientistas de brincar de Deus. Nos EUA, uma coalizão cristã levou George W. Bush à Presidência e, de lá para cá, influencia a política federal para assuntos que vão da Justiça à alocação de verbas para pesquisas.

Segundo Gould, que se dizia agnóstico, os cientistas se limitariam a explicar o que diz respeito ao mundo natural. Já os filósofos e religiosos se encarregariam de questões sobre o sentido da existência.
Há imensos filósofos que dizem não haver sentido na existência, e até fazem ilustrações sobre isso, como na peça "O Caso de Makropulos", de Karel Capek. Os religiosos que defendem um sentido da existência devem mostrar que existe um sentido, senão não há qualquer sentido em procurar sentidos arbitrários...

Nessa hora, diz Gleiser, um ouvinte entrou na linha e se queixou: "Mas o doutor está querendo tirar até Deus da gente". Foi um estalo, diz. "A gente tira Deus e não oferece nenhum apoio espiritual no lugar."
  O que significa "apoio espiritual". Espírito não passava de vento, e alma era corpo com ar (aquilo que respira, ou vida). Com o tempo, mudou-se de conceito em relação ao termo, tornando-se tão abstracto e vasto, rodeando as descobertas que eram feitas sobre o ar, que é difícil perceber bem o que é o espírito ou o que é espiritual. Será que apoio espiritual é o mesmo que consolo? Em http://www.priberam.pt há várias definições para espiritual, e não vejo qualquer necessidade para incluir essas ideias na vida e no sistema cognitivo. Portanto, pensar que em tudo deve haver uma substituição (e ainda por cima, da mesma natureza) é um erro.

"Enquanto discutíamos o ateísmo, a aula ia bem. Quando mostrei minha posição - sou atéia -, as pessoas ficaram incomodadas e agressivas." A aula fazia parte de um curso sobre grandes religiões. Um dos dias era dedicado à falta de religião. "As pessoas se revoltaram." Até por causa dessa cultura religiosa, a maioria dos ateus brasileiros aprendeu a conviver bem com a fé do próximo.
  Eu já verifiquei esse ódio em relação a ateus. Já ouvi até dizer que os ateus fazem de si mesmos deuses, e que são egoístas e que não têm moral. Acho que é bom haver informação que mostre que são ideias preconceituosas. Talvez seja por ser improvável converter um ateu, ao contrário de uma pessoa com uma crença qualquer; há até manuais para converter pessoas com determinadas crenças. Ou então, por não um ateu não ter uma autoridade moral absoluta, concluem (erradamente) que não tem moral ou que faz a si próprio essa autoridade, como se fosse realmente necessário haver autoridades absolutas. São meras hipóteses...

Mas os religiosos - inclusive vários cientistas - lembram que não seria possível pretender que a ciência, limitada a observar fenômenos materiais, fosse o instrumento adequado para avaliar a existência de Deus.
  Então qual é o instrumento adequado? Uma pomba pousar em livros para formar o Novo Testamento? Não há objectividade, e assim fica difícil falar sobre o assunto. Devem dizer que instrumento é adequado, não basta simplesmente dizer. Mas se um conceito particular de deus -- como os deuses teítas -- são negados pelas descobertas científicas e por argumentos racionais, como há por meio da Filosofia, considero a Ciência e Filosofia como instrumentos adequados para avaliar a existência de Deus.

Mas isso não capacita o conhecimento científico a desafiar o argumento mais metafísico da fé: que a marcha do Universo tem um objetivo. Qual experimento científico poderia comprovar o contrário?
  Mais uma vez: há realmente necessidade de haver um objectivo, ou um sentido?

Sem a religião também não haveria missionários para tratar de doentes de aids na África, defender lavradores na Amazônia, visitar os presos ou criar algumas das mais belas manifestações artísticas.
  E há necessidade de implicar religião no auxílio dos outros? O tratamento de doenças existe graças à Ciência. Há vários movimentos sem relação religiosa. Ideias para melhorar a vida dos presos não têm ligação religiosa: aliás, foi uma preocupação que surge com descrentres, depois da Revolução Francesa. Devo reconhecer que há belíssimas obras artísticas com temas religiosos, e que me agradam, mas essas obras mais belas devem-se mais ao Classicismo (basta verificar que têm motivos pagãos) e não há necessidade de ser crente para criar arte, mesmo que tenha temas religiosos (eu próprio já fiz desenhos com temas religiosos). Um artista pode fazer obras extraordinárias por orgulho ou humanismo, mas devo tembém reconhecer que seria difícil construir algo como as pirâmides egípcias (que exigem esforço colectivo) sem um ideal absoluto, mas é possível em obras sem conotação religiosa, como as que por vezes surgem nas notícias, ou em programas no "Discovery Channel".

Dawkins tenta mostrar como os melhores impulsos humanos podem ter evoluído naturalmente, pelo mesmo mecanismo de seleção natural que produziu a linguagem. O instituto da generosidade teria se desenvolvido quando os humanos ainda viviam em bandos pequenos e a sobrevivência de todos dependia de cooperação.
  Está provado cientificamente que os sentimentos, como a simpatia, podem ser controlados artificialmente removendo partes do encéfalo (acho que é nas amígdalas) ou injectando hormonas. No "60 minutes" uma senhora que era depressiva, melhorou com uma intervenção cirúrgica, colocando um eléctrodo num ponto do cérebro.

O que eu vejo é que exigem dos ateus que expliquem tudo na hora, explorando a nossa ignorância para justificar a ignorância religiosa. Não há responsabilidade dos ateus em provarem que não há deuses; aquele que afirma a existência de uma entidade é que tem a responsabilidade de provar. Se assim não for, cada crente tem de provar que os deuses não existem, o que é um absurdo.
  Acho que vai sempre haver muita coisa que não conhecer, apesar da grande velocidade no progresso do conhecimento científico e tecnológico que tem havido desde parte do último século. A adesão religiosa tem diminuido, e até à grupos religiosos que apontam isso para os seus adversários (principalmente à Igreja Católica), sem olharem para si. Os outros é que estão errados...
« Última modificação: 19 de Novembro de 2006, 15:02:06 por pedroac »
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 19 de Novembro de 2006, 16:54:16 »
  Eu já verifiquei esse ódio em relação a ateus. Já ouvi até dizer que os ateus fazem de si mesmos deuses, e que são egoístas e que não têm moral. Acho que é bom haver informação que mostre que são ideias preconceituosas. Talvez seja por ser improvável converter um ateu, ao contrário de uma pessoa com uma crença qualquer; há até manuais para converter pessoas com determinadas crenças. Ou então, por não um ateu não ter uma autoridade moral absoluta, concluem (erradamente) que não tem moral ou que faz a si próprio essa autoridade, como se fosse realmente necessário haver autoridades absolutas. São meras hipóteses...
Por que os crentes têm tanto ódio dos que não crêem? Por que eles vivem
inventando historinhas tolas onde o ateu é pintado como um arrogante que, no
fim, é humilhado por alguma pessoa simples e ignorante que, entretanto, é
cheia de "sabedoria" porque crê?

Por que eles criam listas de gente que morreu depois que disse alguma coisa
supostamente insultuosa a seu "deus de amor", tirando daí o ensinamento de
que é perigoso desafiá-lo?

Será que eles têm medo de estarem errados? Será que eles, no fundo, sentem
que acreditam numa mentira e, como defesa psicológica, procuram evidências
de que ateus têm sempre vidas horríveis e mortes piores ainda, esquecendo-se
de todo o sofrimento que atinge, igualmente, crentes e não crentes?

Será que eles não conseguem admitir a idéia de que ateus possam levar vidas
felizes e produtivas enquanto eles perdem seu tempo em abjeta submissão a um
deus terrível, que os vigia o tempo todo e pune suas menores faltas?

Por que eles insistem em falar num "deus de amor" e, logo em seguida, nos
ameaçam com os castigos que este nos reserva se o contrariarmos? Por que,
embora digam que têm pena de nós, mal consigam disfarçar a ansiedade com que
esperam pelo "dia da vingança", em que serão glorificados diante de todos
enquanto assistem ao sofrimento dos condenados ao inferno?

"As pessoas que me dizem que vou para o inferno me deixam feliz por não
estar indo para o mesmo lugar que elas" - Mark Twain

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #103 Online: 19 de Novembro de 2006, 17:21:42 »
  Já me chamaram arrogante por ter contra-argumentado uma ideia usando a Bíblia. Posso ser arrogante (mesmo que não saiba porquê), mas se acreditam que têm a verdade absoluta, são sempre mais arrogantes do que eu. Se dizem que o um argumento está errado, mas sem contra-argumentação, ficando apenas com a verdade porque sim, são claramente arrogantes. Acho, que por essa atitude, acreditam estarem errados, mas mesmo assim resistem ao seu próprio pensamento, que é proibido ser independente.
Pedro Amaral Couto

Luz

• Visitante
« Resposta #104 Online: 19 de Novembro de 2006, 19:05:02 »
Pedro,

Na minha opinião, tanto faz se ateu ou teísta, numa discussão o simples fato de não admitir poder estar errado já é uma demonstração de arrogância.

O fato é que quando essas questões surgem, mesmo entre os mais moderados, tanto um quanto o outro lado costumam se exaltar e acabam por "impor" suas posturas em vez de simplesmente "expor" o que pensam e acreditam.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #105 Online: 20 de Novembro de 2006, 10:48:27 »
  "Luz", peço desculpa se pareceu ser parcial no "post". Concordo com o que dizes.

Há ateus dogmáticos, e alguns de nós já deve ter tido problemas do género  -- o meu "post" também serve para eles. Mas estava a pensar em casos em particular que me ocorreram com religiosos, que me acusaram de arrogante sem justificação alguma (mesmo quando eu disse que uso dialéctica para conhecer os meus erros), simplesmente por ter mostrado um argumento, e eu considero isso uma atitude arrogante.

Tento evitar generalizações grosseiras, e podem considerar que o meu "post" tem este erro, mas a intenção não é esta. Só falo sobre este tipo de experiências que me ocorreram, e não digo que todos os religiosos sejam assim.

Quanto a lados, eu já tinha escrito noutros "posts" sobre isso, por exemplo em ../forum/topic=8653.25.html#msg144459 . Acho muito limitado colocarmo-nos em barricadas opostas, mesmo que me considere ateu, que é apenas por um incidente de definição, mas também em parte posso considerar-me agnóstico (tendo em conta como o termo "deus" é vasto e vago).

Abraços, e obrigado pelo "post".  :ok:
« Última modificação: 20 de Novembro de 2006, 10:54:27 por pedroac »
Pedro Amaral Couto

Luz

• Visitante
« Resposta #106 Online: 20 de Novembro de 2006, 14:28:40 »
"Luz", peço desculpa se pareceu ser parcial no "post". Concordo com o que dizes.

Há ateus dogmáticos, e alguns de nós já deve ter tido problemas do género -- o meu "post" também serve para eles. Mas estava a pensar em casos em particular que me ocorreram com religiosos, que me acusaram de arrogante sem justificação alguma (mesmo quando eu disse que uso dialéctica para conhecer os meus erros), simplesmente por ter mostrado um argumento, e eu considero isso uma atitude arrogante.

Tento evitar generalizações grosseiras, e podem considerar que o meu "post" tem este erro, mas a intenção não é esta. Só falo sobre este tipo de experiências que me ocorreram, e não digo que todos os religiosos sejam assim.

Quanto a lados, eu já tinha escrito noutros "posts" sobre isso, por exemplo em ../forum/topic=8653.25.html#msg144459 . Acho muito limitado colocarmo-nos em barricadas opostas, mesmo que me considere ateu, que é apenas por um incidente de definição, mas também em parte posso considerar-me agnóstico (tendo em conta como o termo "deus" é vasto e vago).

Abraços, e obrigado pelo "post". :ok:

Pedro,

Desculpe-me você, pelo mal entendido... eu poderia ter trabalhado melhor o comentário. A intenção era "complementar" sua idéia.

É que, coincidentemente, também estava pensando nos casos particulares que já me ocorreram, mas não somente com religiosos, enquanto lia seu post anterior.

É por isso, que eu, pessoalmente, também não gosto de classificar as pessoas "em geral" pela opção religiosa (inclusive ateus), mas em "particular" pela postura pessoal. Tenho acompanhado seus posts em diversos tópicos e acredite, com muito respeito por suas idéias.

Quando dizemos "existem religiosos", por exemplo, que se portam de determinada maneira, fico um pouco incomodada, pois isso não significa muito, mas fica direcionado somente à religiosos, quando também existem ateus que se portam da mesma forma. E o mesmo vale para o oposto ou para qualquer postura "postura".

É fato que a proporção de religiosos para ateus é desigual, logo, é natural que encontremos mais exemplos para citar entre os religiosos, mas também não gosto de generalizações grosseiras.

A minha opinião é de que existem pessoas arrogantes, independente de serem atéias ou religiosas e que por já serem arrogantes, tornam-se ainda mais num confronto de posturas.

Na verdade, eu tenho a forte impressão que justamente aquelas que sentem mais prazer em questionar a postura alheia, são também, as que, geralmente, sentem-se mais confrontadas quando questionadas, e consequentemente, tornam-se mais arrogantes.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #107 Online: 20 de Novembro de 2006, 14:45:32 »

Na verdade, eu tenho a forte impressão que justamente aquelas que sentem mais prazer em questionar a postura alheia, são também, as que, geralmente, sentem-se mais confrontadas quando questionadas, e consequentemente, tornam-se mais arrogantes.

É verdade .

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 22 de Novembro de 2006, 10:35:08 »
Muito boa a reportagem, a Época me surpreendeu. Ousada, para o mercado brasileiro, e bastante imparcial, mostrando os dois lados da moeda e defendendo as posições mais moderadas.

Eu assisti ao documentário da BBC feito pelo Richard Dawkins que a reportagem cita (chama-se 'Roots of all evil' e está disponível no Youtube em inglês) e apesar de eu admirar muito o Dawkins, acho que quando o tema é religião ele exagera no tom. É ingênuo culpar a religião por tanta coisa, mas em contrapartida não reconhecer as coisas boas que ela proporciona. É especialmente interessante a comparação que a Época faz entre os ateus que dizem que sem religião o mundo seria bem melhor (sem aviões jogados em edifícios, sem padres pedófilos, sem homens-bomba...) e os religiosos que preferiam um mundo sem ciência (e conseqüentemente sem a bomba atômica, acidentes de trânsito, aquecimento global...)

Um erro que a revista comete, entretanto, é antagonizar os ateus e os agnósticos, dizendo que os ateus são os radicais e os agnósticos os moderados, o que não é necessariamente verdade. Na verdade em certos casos é até difícil diferenciar um ateu de um agnóstico.

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #109 Online: 22 de Novembro de 2006, 10:41:36 »
Alguém comprou a edição seguinte??? Como esperado choveram cartas e e-mails para revista sobre a reportagem.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

rizk

• Visitante
« Resposta #110 Online: 22 de Novembro de 2006, 12:19:36 »
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG75776-6005-444,00.html
Itálico é a Época, azuis são os nossos (?), vermelhos são ELES.
Verdes são os agnósticos. Mais atrapalham que ajudam :lol:

A reportagem de capa da semana passada dividiu os leitores em trincheiras. A maioria acha que a ciência quer matar Deus, mas não consegue. Outros acreditam que um mundo sem Deus seria um lugar bem melhor para viver.

A ciência está contra a religião?
(443/2006) A Igreja dos novos ateus

A ciência prova a existência de Deus todos os dias. A cada descoberta, tenho mais certeza de que Ele existe e é um Deus criador maravilhoso.
André Luís Lago, Brasília, DF

O tema é oportuno e foi tratado pela revista com imparcialidade, sensibilidade e muita profundidade. Ateus querem remover Deus da cultura da humanidade por se tratar de um conceito improvável (e de fato é). Mas o que oferecem em troca? A "contemplação da natureza" ou, no dizer de Sam Harris, "o poder da poesia e da contemplação silenciosa". Propõem que se troque uma abstração por outra. Em suma, o neo-ateísmo não passa de uma religião sem Deus.
Marcelo Dawalibi, São José dos Campos, SP

Não sou como a maioria dos brasileiros, que prefere assumir o comodismo e a cordialidade medíocre em prol da superstição patológica da "fé", incrementando a pobreza, o analfabetismo, a criminalidade e a desigualdade social. É chegada a hora de este câncer ser exterminado da face da terra.
Pedro Paulo Netto, São Paulo, SP

É preciso muita fé para aceitar que apenas o método científico tem todas as respostas.
Fernando César Oliveira, São Paulo, SP

Teria sido proveitoso se abordassem o serviço do ateísmo comparado ao desserviço da maioria das religiões. Elas partem do princípio mimético de que os filhos seguem a religião dos pais. Portanto, a religião que mais se reproduzir será a certa. Infelizmente, vivemos num mundo condenado à superpopulação.
Carlos Lint, por e-mail
?!?!?!?!?!?!

As igrejas são desde os primórdios grandes controladores da mente humana. O homem, por fraqueza, criou Deus, um ser à sua imagem e semelhança. Isso para justificar tudo aquilo que ainda não consegue explicar e para aplacar sua infelicidade com a célebre frase: "Deus quis assim".
Leonardo W. César, Salvador, BA

Ninguém está livre de pressuposições religiosas, e o ateísmo é mais uma ilustração disso. O filósofo Daniel Dennett tentou construir um argumento para concluir que o teísmo é falso, por ter sido mais um produto da evolução. Com isso, ele ironicamente seria obrigado a concluir que a ciência naturalista também é falsa, por ser mais um produto da evolução arbitrária e caótica. Ateus de forte retórica como ele, na ausência de bons argumentos, recorrem à "lei do mais forte" para impor essas teses no mundo da ciência.
Lucas G. Freire, por e-mail

Acredito que o tema mereça tratamento mais profundo. Como a crença em Deus tem sido tratada pelas religiões? São os religiosos escravos (servos) de Deus ou dos líderes religiosos? A História demonstra que sempre houve grupos minoritários que mandam na grande massa de pessoas manipuladas, oprimidas e subjugadas. Como pode uma pessoa bondosa e sábia, como o Deus descrito na Bíblia, criar essa situação?
Ernesto Rodrigues, Curitiba, PR
Talvez não seja, mas hm, simpático esse Ernesto.

Cientistas famosos não precisam mesmo de Deus. É compreensível que estejam satisfeitos com sua fama e riqueza. E, no materialismo em que se expressam, mantenham-se em posição confortável com suas teorias mirabolantes.
Marcelo de Oliveira Orsini, Belo Horizonte, MG

A ciência experimental não tem a mínima competência para se posicionar a favor ou contra a existência de Deus. Ela não pode emitir juízos a respeito.
Marcelo Herberts, por e-mail
Ok, mas acho que ele é mais vermelho.

Para tirar a vida de alguma coisa, ela precisa estar viva. E a hipótese levantada pelos cientistas é que Deus não existe, pois não há evidências que confirmem sua existência. Logo, ele não pode ser morto.
Marcelo Wolfgang, por e-mail
WTF?

Há séculos todos os maiores cientistas do mundo tentam explicar nosso planeta, a vida e seus fenômenos. Teorias surgem, caem por terra e causam polêmica entre a própria comunidade científica. Na verdade, é mais cômodo dizer que Deus não existe que reconhecer que não conseguem explicar os grandes questionamentos da humanidade. Seria o mesmo que não conseguir decifrar o código genético dos seres humanos e afirmar que o homem não existe.
Weber Dornelas de Paula, Conselheiro Lafaiete, MG
Duh.

Acredito num ser supremo que convencionamos chamar de Deus. Não temos meios de descrever esse criador. Mas creio que foi Ele quem estabeleceu as leis que regem a criação do Universo
Vicente de Souza, Belo Horizonte, MG

A ciência não vai matar Deus, porque Ele é intocável. Muitas coisas que os religiosos fizeram em nome de Deus são sem dúvida vergonhosas, como as cruzadas, as guerras santas, a inquisição. Os homens que mais devastaram a Terra foram religiosos fanáticos que até hoje brigam por nada. E, para piorar, a ciência age da mesma forma. Eles inventam e constroem em benefício da humanidade, mas também são grandes colaboradores na descoberta das armas nucleares, medicamentos abortivos e filosofia negativista.
Eloisa Bento, São Bernardo do Campo, SP

No início do século, o crente com tuberculose pedia socorro a Deus, hoje ele toma antibiótico. Agora, o crente com câncer do fígado se direciona à Igreja e pede um milagre. Amanhã ele usará células-tronco para se curar.
Amanda Ribeiro Dias, por e-mail

Não ter Deus em nossa vida é perder a própria vida.
Sydia Borges, Recife, PE
Ai.

É uma grande hipocrisia alguns cientistas ateus falarem que admiram a beleza do mundo natural, quando na verdade o que fazem é destruir, com a própria ciência, o que Deus criou. Se continuar nesse ritmo, os próximos cientistas ateus não trabalharão em cima da teoria da evolução das espécies, mas sim na realidade da extinção das espécies
Eliseu Alves Guimarães, Mauá, SP
E....?

Não é possível sondar o insondável, conceber o inconcebível, nominar o inominável, finitizar o infinito (Deus).
Samuel Mendes de Morais, Teresina, PI

Fica mais lógico acreditar na necessidade de uma inteligência superior como a causa primária de tudo o que existe. A essa inteligência dêem o nome que quiserem.
Luiz Carlos Ceglys, São Paulo, SP

94% do DNA humano é igual ao da banana. Dizer que a teoria da evolução foi comprovada é uma irresponsabilidade. Se eu vim do macaco, provavelmente você tenha surgido de uma banana.
Rodrigo F. Costa, Porto Alegre, RS

A atitude de alguns cientistas, que apesar de não terem argumentos científicos pregam o ateísmo, é negativa para a ciência. Se possuímos um espírito imortal, ele deverá ter uma consistência física, embora não tenha sido ainda identificada pela ciência.
Manoel Siqueira Marques, por e-mail

(443/2006) O provincianismo neo-ateu

Gostaria de lembrar que não é a religião ou a ciência que matam. Ambas foram inventadas pelo homem. Não é correta a afirmativa de que foi o século XX, com a ajuda de teorias científicas ultrapassadas ou da ciência da guerra, o mais cruel da história da humanidade. Para ficar no estrito campo das diferenças religiosas, basta lembrar do massacre dos 5 mil prisioneiros sarracenos promovido por Ricardo Coração de Leão. Foram todos decapitados por representar um estorvo ao avanço de suas tropas durante as cruzadas.
Patrick Simas, por e-mail

É importante ressaltar que o território atualmente ocupado pela Igreja, o Vaticano, foi cedido pelo governo nazifascista, em comum acordo entre Hitler e Mussolini. O nazismo foi pseudociência porque nunca foi aceito pela maioria mundial. Esse mesmo nazismo talvez não tivesse o mesmo sucesso sem o aval da "Santa Igreja Católica", que o apoiou e o difundiu.
Caio Henrique B. Figueiro, por e-mail

A meu ver, as respostas foram queima-filme. De ambos os lados.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #111 Online: 22 de Novembro de 2006, 12:44:05 »
94% do DNA humano é igual ao da banana. Dizer que a teoria da evolução foi comprovada é uma irresponsabilidade. Se eu vim do macaco, provavelmente você tenha surgido de uma banana.
Rodrigo F. Costa, Porto Alegre, RS

Mais de 150 anos de Darwin e tem gente que AINDA não entendeu.

É nessas horas que eu entendo porque o Dawkins fica espumando... :-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #112 Online: 22 de Novembro de 2006, 13:07:38 »
Que chuva de falácias...

:susto:
Ótimo! Isso quer dizer que se meu sobrenome tiver o mesmo número de letras que o do Bill Gates, eu
posso me considerar herdeiro da fortuna dele.
Não sei se rio ou se choro...

O que mais me chamou a atenção nessas repostas foi a tremenda ignorância das pessoas acerca do método
científico. A ciência não dá todas as respostas. Se fosse assim já saberíamos de tudo e
não haveria pesquisa. Quem se arvora a dar respostas finais são as religiões. A ciência envolve um método
para se obter respostas precisas e confiáveis acerca da natureza, num processo constante de refinamento. Já
aprendemos muito, mas ainda existe muito a se aprender.
A ciência não é uma ideologia.
A ciência não busca "derrubar" deuses, ela só descobre que os fenômenos antes atribuídos à ação de deuses
possuem explicações naturais. Aliás, a ciência não encontrou nenhuma prova da existência de deus. Ora
bolas, se essa prova existisse eu acreditaria em deus. Alguem pode ser cientista e acreditar em deus.
Aliás, alguem pode ser cientista e acreditar em duendes (e, a meu ver, as duas posturas são idênticas). 
O ateísmo é uma postura filosófica, não uma teoria científica. Ah, e quantos ao que argumentam que
os cientistas são responsáveis pelas atrocidades do século XX, então alguns dos maiores genocidas da
história são Daimler, Diesel, Henry Ford, entre outros. Afinal, eles são os responsáveis por todas as mortes no
trânsito, em todos os países do mundo :hmph:

Acho que é preciso haver um sério esforço de popularização da ciência.   |(
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #113 Online: 22 de Novembro de 2006, 13:13:42 »
Aliás, muita gente também parece achar que ateísmo é simplesmente a afirmação que deuses não existem.
Muitos parecem desconhecer que existe uma diferença enorme entre afirmar que algo não existe, e afirmar
que não existem motivos para acreditarmos que algo existe (dá até para abreviar: NEMPA: NEMPA que
Papai Noel existe, NEMPA que ETs estão visitando a Terra, NEMPA que deuses existem :) ).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #114 Online: 22 de Novembro de 2006, 13:50:23 »
Espero que a Época tenha selecionado as respostas por amostragem, pq se estas estão dentre as melhores... PUTA KIU PARIU!!!

"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #115 Online: 22 de Novembro de 2006, 16:02:05 »
E que tipo de respostas vocês esperavam encontrar ? Elas nada mais são do que uma amostragem fiel da sociedade em que vivemos. E o resultado da enquete "você acredita em Deus ?" da revista Época foi bastante aproximado das estatísticas comuns...92% contra 8%. Na verdade, creio que por se tratar de pessoas que lêem alguma coisa, nem que seja uma revista semanal, o universo amostral não reflita o real índice de ateus/agnósticos no Brasil ( que certamente é menor do que 8% )
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #116 Online: 22 de Novembro de 2006, 16:08:22 »
Pedro,

Na minha opinião, tanto faz se ateu ou teísta, numa discussão o simples fato de não admitir poder estar errado já é uma demonstração de arrogância.

O fato é que quando essas questões surgem, mesmo entre os mais moderados, tanto um quanto o outro lado costumam se exaltar e acabam por "impor" suas posturas em vez de simplesmente "expor" o que pensam e acreditam.

É isso mesmo ! Arrogância é uma característica individual e não de um grupo específico.
É raríssimo encontrar alguém com quem discutir qualquer assunto que aceite previamente a hipótese de que possa estar enganado...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #117 Online: 22 de Novembro de 2006, 16:29:21 »

Lembrando que eu não vejo oposição entre religiosidade (ou prática religiosa) e ateísmo, me ocorreu que há uma coisa que é muito valiosa para a prática religiosa e vida espiritual que nós ateus podemos conseguir com mais facilidade do que os teístas. É a esperança aprendermos a ser pessoas de alguma forma mais sábias, que contribuem mais e melhor para a sociedade e para a felicidade da comunidade, do que somos hoje. "Entregar a Deus" pode ser mais confortável, mas nem sempre. Vai saber o que Deus pensa ou quer...

Luiz, os teus argumentos e os dos demais participantes estão corretos. Só que todos eles só podem ser aceitos por ateus, o que não invalida a vantagem do crente simplesmente por "crer". Repito...nenhum crente jamais vai achar que é menos sábio por ser crente.
Em tese, todo ser humano acha que do seu jeito contribui para o bem da sociedade, seja ele crente ou ateu. Assim, esta suposta esperança em evoluir que você citou não é exclusiva de ninguém e não serve para derrubar o fato de que um crente tem maiores probabilidades de ser feliz, e por consequência leva uma vantagem sobre nós.
Eu posso concordar com você, pois enxergamos a vida de maneira parecida. Mas 95% do mundo não.
Continuo achando que, na prática, não há vantagem alguma em ser ateu.
"Entregar a Deus" SEMPRE vai ser mais confortável, pois nos desonera de responsabilidades, tira o peso do erro e cria a ilusão de que no fim, tudo será redimido e recompensado.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #118 Online: 22 de Novembro de 2006, 20:01:06 »
Vocês notaram que uma das cartas comentadas foi do Lint? Será que é o Lint usuário novo daqui? :hein:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

rizk

• Visitante
« Resposta #119 Online: 22 de Novembro de 2006, 21:29:17 »
Se for, precisa de um pouquinho de NOÇÃO enfiada goela abaixo.

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #120 Online: 22 de Novembro de 2006, 23:22:28 »
Foi minha sim, eu só conhecí aqui pq alguém postou lá a respeito daqui e eu aproveitei pra ver se conhecia mais gente com visão cética do mundo
mas faltou a outra metade, não sei pq....?

no entanto a idéia é exatamente essa, as religiões pregam que você precisa se reproduzir desenfreadamente, pois quanto mais você se reproduzir, mas adeptos a religião provavelmente vai ter (mas claro que eles não falam isso), desconsiderando completamente o problema da hiperpopulação do planeta (até pq quando elas começaram não se tinha nem noção de quantas pessoas existiam na terra)

isso é comum inclusive pros não-ateus também que estão mais concernidos com o planeta, no entanto as religiões continuam afirmando que planejamento familiar é vil e etc, então acho que seria no minimo injusto fazer uma comparação darwinista e dizer que as religiões são melhores/mais felizes/etc só pq os devotos de outras religiões se reproduzem mais, como se fosse uma questão de sobrevivência pra gente ficar se reproduzindo à torto e a direito...

mas eu confesso que tô começando a ficar encanado aqui e à me sentir um peixe fora d'agua... já é o segundo esporro supostamente em menos de 25 posts o_O

rizk

• Visitante
« Resposta #121 Online: 22 de Novembro de 2006, 23:41:07 »
Cara, desculpe. Mas nem botar a culpa na edição vai dar. Você precisava ter se articulado melhor, tanto na carta quanto no último post. Agora entendemos melhor o que você quis dizer, mas continua não tendo relação com a matéria.

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #122 Online: 22 de Novembro de 2006, 23:46:00 »
Você leu a conclusão da matéria na revista?

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #123 Online: 23 de Novembro de 2006, 00:16:38 »
E que tipo de respostas vocês esperavam encontrar ? Elas nada mais são do que uma amostragem fiel da sociedade em que vivemos. E o resultado da enquete "você acredita em Deus ?" da revista Época foi bastante aproximado das estatísticas comuns...92% contra 8%. Na verdade, creio que por se tratar de pessoas que lêem alguma coisa, nem que seja uma revista semanal, o universo amostral não reflita o real índice de ateus/agnósticos no Brasil ( que certamente é menor do que 8% )

Mas é exatamente minha questão...eles devem ter usado amostragem. PQ as respostas estão muito ruins qualquer forista mediano daqui faria melhor.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #124 Online: 13 de Dezembro de 2006, 12:01:39 »
Segue trascrição de carta do leitor na penúltima edição da revista Época referente à reportagem em questão ( A Ciência vai matar Deus ? ):

"Sou um estudioso da matéria e poderia dar mil razões de que Deus existe. Mas vou dar só um exemplo prosaico. Todos sabemos que o corpo humano é composto de vários minerais, como ferro, fósforo e água. Deus com o seu poder, com esses ingredientes, fez um belo ser humano. O que esses ateus conseguiriam fazer com esses mesmos ingredientes seria uma massa gosmenta e fedorente, igual ao cérebro deles. Vocês ateus só vão acreditar que Deus existe quando sentirem o cheiro de enxofre ao final de vossas vidas."
Carlos M. Fernandes - Niterói, RJ

Eu já posso até sentir o cheiro do enxofre... :enjoo:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!