Ei, também não é assim, Fred. Ou você acha mesmo que ilusão é vantagem? Quem tem coragem de procurar ver o mundo da forma mais clara possível não pode estar em desvantagem.
Luis, não estou afirmando que ser crente é melhor do que ser ateu. Eu me refiro à sensação de conforto que traz um religião. Neste sentido, a ilusão é boa e torna a percepção do mundo mais amena e agradável. A religião supre várias necessidades do ser humano, ainda que de modo simplista e enganoso. Ela tem respostas prontinhas para todas as nossas perguntas...conformismo para os infortúnios e as perdas...alento para alcançar objetivos...esperança...ilusão...proteção para os medos...consolo para a angústia da morte...
Não é à toa que, mesmo depois de 10.000 anos, 95% do mundo procura refúgio para seus enseios e respostas para suas dúvidas nesta vã filosofia. Se ser ateu fosse uma "opção" tão agradável, seria o contrário, não é mesmo ?
E seja lá qual for a verdade das coisas, ela o é independente de acreditarmos ou não. A Terra não pára de girar em torno do Sol, acreditemos ou não em deus. Portanto, se acreditar em deus aumenta minhas chances de ser feliz e não faz a Terra mudar seu curso, creio que sim, existe uma vantagem intrínseca em querer acreditar nele.
É óbvio que para aqueles como a maioria de nós, que enxergam o mundo de forma clara e racional, isto pode parecer uma estupidez. Mas supondo que você não tivesse esta visão e pudesse optar sem a consciência que possui hoje, o que escolheria ? Se analisarmos os estudos sobre felicidade, a resposta mais racional ( por mais absurdo que possa parecer isto ) seria acreditar em deus. Mas isto é uma abstração, é claro. Não tem efeito prático.
E esta não é uma pergunta difícil de ser comprovada. Veja a história dos grandes gênios da humanidade...quase todos descrentes, socialmente excluídos, depressivos ( Nietzsche & Cia ), com problemas psiquiátricos graves, péssimos pais, muitos suicidas, etc...
Pegue um grupo de céticos sentados em uma mesa de bar discutindo o mundo e compare com um grupo de crentes orando e cantando música gospel. Qual dos dois grupos será que é mais feliz ? Eu não tenho dúvida alguma nesta questão. Um crente não perde tanto tempo pensando na vida...ele apenas vive.
Não me sinto corajoso nem afortunado por ser cético, pois isto não é uma escolha de vida. É algo que me tornei naturalmente por questionar tudo à minha volta. Ser cético não é uma opção...é um fardo pesado, na minha opinião.
A humanidade só é o que é hoje graças aos céticos. Não questiono isso. Mas a maioria deles deu a sua vida em prol da humanidade. E pensando de maneira egoísta, não vejo nenhum benefício nisto. É a esta vantagem a que me refiro dos crentes sobre os céticos. No âmbito pessoal unicamente.
Se alguém aqui puder me apontar vantagens PRÁTICAS que tornem a vida de um cético mais feliz, gostaria muito de ouvir. Mas que sejam coisas das quais somente um cético consiga usufruir em função da sua postura.
Abraço a todos !