Autor Tópico: Reportagem sobre ateísmo na revista Época  (Lida 11800 vezes)

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
Re: Reportagem sobre ateísmo na revista Época
« Resposta #75 Online: 17 de Novembro de 2006, 12:00:31 »

A capacidade de se iludir pode ser uma vantagem se a pessoa conseguir manter a ilusão durante a vida toda e for mais feliz por causa disto.
Algumas não conseguem e apelam para as drogas e a bebida, outras não querem se iludir.
Eu não quero acreditar em Papai Noel, por exemplo, e não conseguiria mesmo que quisesse, mas tem gente que consegue.

É justamente isto que estou dizendo. A capacidade de se iludir ( que nós não temos...ou até temos, mas em muito menor grau ) é o que mantêm a ilusão de felicidade. E que, na minha opinião, é uma enorme vantagem prática do crente sobre o cético.
Vou usar o exemplo do Papai Noel que você deu, Fernando :

“Se papai Noel existe, e acreditamos nele, no Natal ele entrará pela nossa chaminé para colocar presentes debaixo da árvore. Se papai Noel existe, e não acreditamos nele, ficamos sem presentes. Se papai Noel não existe, e acreditamos nele, nada perdemos. Se papai Noel não existe, e não acreditamos nele, nada ganhamos. Portanto, a opção mais vantajosa é acreditarmos no papai Noel. ”
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Luz

• Visitante
« Resposta #76 Online: 17 de Novembro de 2006, 12:00:57 »

Fred,

O que chamou a minha atenção não foi o fato dessas pesquisas terem sido citadas, mas o fato de terem sido citadas como "conclusão" do texto.

OK, entendi. Agora eu gostaria de propor uma simulação, Luz.
Se você fosse a redatora e tivesse que concluir a matéria sendo parcial para o outro lado ( no caso o ateísmo ), como você o faria ? Como você seduziria o leitor de maneira prática, mostrando como isto tornaria sua vida melhor ?

Mas então, Fred. O problema é justamente esse. Como insistem os próprios profissionais da mídia, seu papel é informar, de forma isenta e imparcial.

O artigo poderia, e deveria, na minha opinião, ter se limitado a falar do ateísmo, simplesmente expondo o tema e mostrando a influência da Ciência nessa crescente postura, através do conhecimento e visão da realidade que oferece, sem necessariamente citar o tema religiosidade, muito menos, fazendo comparações.

Na minha opinião, o teor desse artigo passa ao público alvo, provavelmente, de maioria religiosa, a seguinte mensagem, equivocada e preconceituosa:

A Igreja dos Novos Ateus, encabeçada pelos cientistas (autores mencionados), verdadeiros papas dessa nova seita, inimiga da religião, que não oferece nenhuma vantagem, nem mesmo do ponto de vista científico – o darwinismo, conta com um crescente números de adeptos, seduzidos pelas verdades dogmáticas da Ciência moderna.

Foi essa impressão que, pelo menos, eu tive.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #77 Online: 17 de Novembro de 2006, 12:23:19 »

Na minha opinião, o teor desse artigo passa ao público alvo, provavelmente, de maioria religiosa, a seguinte mensagem, equivocada e preconceituosa:

A Igreja dos Novos Ateus, encabeçada pelos cientistas (autores mencionados), verdadeiros papas dessa nova seita, inimiga da religião, que não oferece nenhuma vantagem, nem mesmo do ponto de vista científico – o darwinismo, conta com um crescente números de adeptos, seduzidos pelas verdades dogmáticas da Ciência moderna.

Você está corretíssima, Luz ! Eu concluí o mesmo que você, mas compreendo a postura da revista. E já respondi esta questão no post anterior...sugeri a simulação de "parcialidade" para o outro lado apenas como exercício de argumentação lógica e retórica, tal qual fazia nas minhas aulas de Juri na faculdade de Direito. Jamais compactuaria ou defenderia em tese a parcialidade de uma publicação. Mas esta parcialidade sempre existirá, quer você goste ou não. Além da linha editorial, existe a posição pessoal do repórter, que é impossível de ser abstraída por completo.
Meu foco é na questão "quem consegue me mostrar um argumento prático para substituir o pirulito tirado da boca do crente".
Não com argumentos científicos, mas de maneira empírica. Me ofereça um "vantagem" que contraponha a suposta conclusão equivocada da revista.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Luz

• Visitante
« Resposta #78 Online: 17 de Novembro de 2006, 19:17:09 »

Você está corretíssima, Luz ! Eu concluí o mesmo que você, mas compreendo a postura da revista. E já respondi esta questão no post anterior...sugeri a simulação de "parcialidade" para o outro lado apenas como exercício de argumentação lógica e retórica, tal qual fazia nas minhas aulas de Juri na faculdade de Direito. Jamais compactuaria ou defenderia em tese a parcialidade de uma publicação. Mas esta parcialidade sempre existirá, quer você goste ou não. Além da linha editorial, existe a posição pessoal do repórter, que é impossível de ser abstraída por completo.
Meu foco é na questão "quem consegue me mostrar um argumento prático para substituir o pirulito tirado da boca do crente".
Não com argumentos científicos, mas de maneira empírica. Me ofereça um "vantagem" que contraponha a suposta conclusão equivocada da revista.

Se a questão é a tal felicidade, o ateísmo é infinitamente mais vantajoso que a religiosidade, por um detalhe muito simples: o prazer. O sentido da vida é a bsuca e realização dos nossos prazeres: isso é felicidade!

Tudo que precisamos e que desejamos é motivado inclusive pelo prazer que proporciona, das necessidades mais básicas de sobrevivências às maiores futilidades. Estar vivo pede a satisfação dos prazeres, quando come, quando dorme, quando ama e tudo mais que a vida pede.

Dentro da religiosidade o que paira no ar, ameaçador, é a lei de que todo prazer traz consigo sua cota de pecado. O homem religioso vive eternamente a culpa do prazer que sente, sem quase nunca satisfazê-lo completamente. Vive em conflito com a própria consciência sem quase nunca entender direito o porquê.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #79 Online: 17 de Novembro de 2006, 19:28:46 »
Se a questão é a tal felicidade, o ateísmo é infinitamente mais vantajoso que a religiosidade, por um detalhe muito simples: o prazer. O sentido da vida é a bsuca e realização dos nossos prazeres: isso é felicidade!

Assino em baixo

rizk

• Visitante
« Resposta #80 Online: 17 de Novembro de 2006, 22:36:49 »

Assino em baixo
Hedonistas! Pecadores! Vivem a vida como se fosse o último dia, não pensam no bem comum, bando de imorais!

Nada que se diga é à prova de crente.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 17 de Novembro de 2006, 22:38:34 »
e edsde quando precisa ser ateu pra ser hedonista? gente, vocês vivem no brasil, o que não falta é cristão desfrutando dos prazeres da carne.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Luz

• Visitante
« Resposta #82 Online: 18 de Novembro de 2006, 00:20:12 »

Assino em baixo
Hedonistas! Pecadores! Vivem a vida como se fosse o último dia, não pensam no bem comum, bando de imorais!

A questão é  "quem consegue me mostrar um argumento prático para substituir o pirulito tirado da boca do crente?".

Como não? O bem comum também é motivado pelo prazer. A caridade é motivada pelo prazer. Tudo aquilo que motiva e satisfaz o religioso, motiva e atisfaz o ateu, porque o prazer faz parte da nossa constituição, com ou sem culpa.

Luz

• Visitante
« Resposta #83 Online: 18 de Novembro de 2006, 00:24:13 »
e edsde quando precisa ser ateu pra ser hedonista? gente, vocês vivem no brasil, o que não falta é cristão desfrutando dos prazeres da carne.

A vantagem do ateu é que ele desfruta dos mesmos prazeres integralmente e sem culpa.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #84 Online: 18 de Novembro de 2006, 00:52:37 »

A vantagem do ateu é que ele desfruta dos mesmos prazeres integralmente e sem culpa.

Desfrutar dos mesmos prazeres não é vantagem nenhuma. Não existe nenhum prazer carnal ou sensorial que possa ser desfrutado exclusivamente por um ateu. Mas a recíproca não é verdadeira. O prazer proporcionado através de uma experiência religiosa é aparentemente muito intenso ( vide os romeiros e as procissões ). O sensação do "divino" é algo que jamais sentirei provavelmente, assim como o conforto de saber que irei reencontrar meus entes queridos em outra vida.
A angústia advinda da aniquilação absoluta do ser é algo exclusivo dos ateus.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 18 de Novembro de 2006, 01:00:09 »

De onde você tirou isso, Fred?

Você já teve essa experiência?  :?:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #86 Online: 18 de Novembro de 2006, 01:19:27 »

De onde você tirou isso, Fred?

Você já teve essa experiência? :?:

É uma suposição minha HSette. Imagino que os ateus sejam os únicos que não têm expectativas de vida após a morte. Todas as religiões oferecem algum tipo de resposta continuísta e confortante para isto.
Se eu já tive essa experiência ? Se eu já senti a angústia do inexorável fim ? Se for isto, minha resposta é...ainda não, talvez pela minha idade, mas tenho certeza de que ainda irei passar por este tipo de reflexão.
Me desculpe, mas não sei se compreendi bem a sua pergunta. Poderia reformular, por favor ? :umm:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 18 de Novembro de 2006, 01:25:49 »
OK, Fred.

Eu perguntei isso mesmo: se você sente ou sentiu algum tipo de angústia diante do inexorável.

Eu particularmente, não tenho e nunca tive essa sensação. Na verdade, ao contrário: minha convicção da existência de um limite à minha auto-consciência me incentiva a viver a vida em sua integralidade, tal qual ela  se apresenta a mim.

Mas como você disse, é algo pessoal, e pode até ser que em algum momento eu venha a encarar essa situação de forma diferente, talvez até com certa angústia. Mas ainda assim, penso que seja algo superável.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2006, 08:36:51 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #88 Online: 18 de Novembro de 2006, 03:04:41 »
Imagino que os ateus sejam os únicos que não têm expectativas de vida após a morte. Todas as religiões oferecem algum tipo de resposta continuísta e confortante para isto.

Nós também temos uma, pelo menos como opção: a vida continua após a morte.  Só não vai ser a MINHA vida...

Se eu já tive essa experiência ? Se eu já senti a angústia do inexorável fim ? Se for isto, minha resposta é...ainda não, talvez pela minha idade, mas tenho certeza de que ainda irei passar por este tipo de reflexão.
Me desculpe, mas não sei se compreendi bem a sua pergunta. Poderia reformular, por favor ? :umm:

Não é simplesmente uma questão de cultivar a fé nos que sobreviverão a nós?

Essa angústia não é algo que tem de existir.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2006, 12:26:41 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #89 Online: 18 de Novembro de 2006, 09:29:23 »
Achei a reportagem tendenciosa, parcial e preconceituosa, fizeram os ateus parecerem insanos, totalmente dispensável!

Em junho de 2002 a revista Veja publicou uma matéria de capa sobre os ateus, essa sim, correta, e imparcial.
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #90 Online: 18 de Novembro de 2006, 09:43:28 »
Bom te ver de novo, Athena!

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #91 Online: 18 de Novembro de 2006, 12:28:17 »
Achei a reportagem tendenciosa, parcial e preconceituosa, fizeram os ateus parecerem insanos, totalmente dispensável!

Em junho de 2002 a revista Veja publicou uma matéria de capa sobre os ateus, essa sim, correta, e imparcial.

Bem-vinda de novo Athena . Fazia tempo que você não postava aqui .

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 18 de Novembro de 2006, 12:41:33 »

Tudo que precisamos e que desejamos é motivado inclusive pelo prazer que proporciona, das necessidades mais básicas de sobrevivências às maiores futilidades. Estar vivo pede a satisfação dos prazeres, quando come, quando dorme, quando ama e tudo mais que a vida pede.

Dentro da religiosidade o que paira no ar, ameaçador, é a lei de que todo prazer traz consigo sua cota de pecado. O homem religioso vive eternamente a culpa do prazer que sente, sem quase nunca satisfazê-lo completamente. Vive em conflito com a própria consciência sem quase nunca entender direito o porquê.
Tudo depende da cabeça de cada um. Tem gente que gosta de liderar, tem gente que gosta de ser liderada. Tem gente que gosta de pensar livremente, tem gente que tem medo desta liberdade e prefere que alguém lhe diga o que fazer e pensar.
As pessoas talvez não adotem uma religião porque acreditam naquela baboseira toda, mas, simplesmente, porque ela lhes dá uma lista de mandamentos e dogmas.
Talvez seja por isto que a ICAR está perdendo fiéis para os neopentecostais: eles são mais afirmativos.
A ICAR diz: "se você for bonzinho, quando morrer vai viver com Papai do Céu".
Os crentes dizem (gritam, na verdade): "Sua vida está melhorando agora! Deus está agindo na sua vida agora! Você está ficando curado agora!".
E têm explicações e soluções simples para nossos problemas: "Você está com um encosto. Aceite a Jesus e tudo vai melhorar".

Talvez Caetano Veloso estivesse falando da ICAR: "Por que você me deixa tão solto?"

Não adianta você "vender" a idéia de liberdade de agir e pensar a quem não a deseja, a quem prefere se manter no rebanho, sem pensar. A quem prefere ficar "comfortably numb".

Se a realidade fosse o suficiente para todos, ninguém usaria drogas ou bebidas - ou religião.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 18 de Novembro de 2006, 12:47:09 »

Assino em baixo

Além disto, a vida às vezes se torna uma boa porcaria e quem não tem uma boa cabeça pode acabar correndo para o consolo das religiões, num momento de desespero, como último recurso antes de pular do 20º andar.
Nem sempre a vida é esse hedonismo todo que vocês estão descrevendo. Nem sempre se tem essa opção.
Aliás, o que se vê muito são ex-hedonistas se refugiando na religião quando a juventude, a fama e a riqueza se vão.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #94 Online: 18 de Novembro de 2006, 14:04:43 »
A reportagem não está tão ruim assim. Ruins são os comentários dos visitantes do blog.

:chorao:

Bom, Nina, sempre pode ficar pior :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #95 Online: 18 de Novembro de 2006, 19:14:05 »
Eu digo que a entrevista poderia ser muito melhor. O Moschen mesmo só apareceu na parte em que citam o Newtal, e como espiritualidade. Por que não sobre mais coisas?

Sem contar que houve falácias hediondas na matéria. É bom ver que ateus tem espaço na mídia ainda, mas o resultado deveria ser melhor.

Sabe de quem é a culpa? Do Sottomaior e do APODman. Eles foram lá no SuperPop várias vezes e agora o povo acha que podem fazer baixaria sobre ateísmo. :hehe:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 19 de Novembro de 2006, 10:15:19 »
Sabe de quem é a culpa? Do Sottomaior e do APODman. Eles foram lá no SuperPop várias vezes e agora o povo acha que podem fazer baixaria sobre ateísmo. :hehe:
A verdade é que há muita gente que não sabe que existem ateus (eu achava que era o único...) e, se existirem, devem ser monstros degenerados.
A presença do APODman, do Daniel e do Nelson serviu para mostrar que ateus existem e são "gente como a gente".
E garanto que eles deixaram uma impressão melhor que a Amira Lépore babando de ódio ("Ateu tem que morrer!") ou do Quevedo ("Ateus são animais!").
Com o tempo, pode ser que os crentes entendam que ateus não são os que "rejeitam Jesus" ou que estão "revoltados com Deus".
Na cabeça deles, o mundo inteiro gira em torno de Jesus e da Bíblia e eles têm dificuldade em conceber gente para quem isso não é importante.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #97 Online: 19 de Novembro de 2006, 11:13:38 »
Imagino que os ateus sejam os únicos que não têm expectativas de vida após a morte. Todas as religiões oferecem algum tipo de resposta continuísta e confortante para isto.

Lembrando que eu não vejo oposição entre religiosidade (ou prática religiosa) e ateísmo, me ocorreu que há uma coisa que é muito valiosa para a prática religiosa e vida espiritual que nós ateus podemos conseguir com mais facilidade do que os teístas.  É a esperança aprendermos a ser pessoas de alguma forma mais sábias, que contribuem mais e melhor para a sociedade e para a felicidade da comunidade, do que somos hoje.  "Entregar a Deus" pode ser mais confortável, mas nem sempre.  Vai saber o que Deus pensa ou quer...

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #98 Online: 19 de Novembro de 2006, 12:19:30 »
O prazer proporcionado através de uma experiência religiosa é aparentemente muito intenso ( vide os romeiros e as procissões ). O sensação do "divino" é algo que jamais sentirei provavelmente, assim como o conforto de saber que irei reencontrar meus entes queridos em outra vida.
  Acho que não é apenas a sensação do divino, mas também a sensação de integração num grupo, como os adolescentes num pequeno grupo. E não há apenas o conforto de encontrar os amigos após a morte (que reconheço haver), mas também o desgosto de não poder encontrar amigos descrentes após a morte. Há também quem se sinta bem em pensar que após a morte vão poder assistir ao lado do trono de Cristo os tormentos dos descrentes em fogo ardente com enxofre e já não sei mais o quê.
  Mas ser feliz em ignorância não é bom. Os bêbedos, drogados, loucos, e cornudos podem sentir-se felizes. Uma pessoa pode sentir-se feliz num mundo enganador, como nos filmes "Dark City" e "Matrix". Há muitos problemas clássicos filosóficos sobre isso. Em literatura religiosa são mostrados dilemas de consciência (por exemplo, em relação a amigos apóstatas, ou tentações), com conselhos para ultrapassar através de orações, ou seja, ignorando os problemas, por isso não considerados realmente felizes, excepto, talvez, os liberais.

As pessoas talvez não adotem uma religião porque acreditam naquela baboseira toda, mas, simplesmente, porque ela lhes dá uma lista de mandamentos e dogmas.
  É o que também penso. Talvez sintam-se melhor achando que há regras externas absolutas, e sentiriam-se abandonados se assim não fosse.

Encontrei esta página http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EDG75728-5990,00.html . É este o artigo que é falado no tópico?
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #99 Online: 19 de Novembro de 2006, 12:22:38 »
(...) Encontrei esta página http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EDG75728-5990,00.html . É este o artigo que é falado no tópico?

Sim, é esse mesmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!