Autor Tópico: Nova Logo do Clube Cético  (Lida 25399 vezes)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Re: Nova Logo do Clube Cético
« Resposta #125 Online: 17 de Novembro de 2006, 21:00:39 »
Mais um esboço... o mais "abstrato" possível

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #126 Online: 17 de Novembro de 2006, 21:01:39 »
Acho que deveríamos votar, mas não votar logotipos.. votar idéias.. e depois criarmos logotipos baseados nas idéias votadas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 17 de Novembro de 2006, 21:14:04 »
eu voto o do pacman!!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #128 Online: 17 de Novembro de 2006, 21:21:17 »
Segue em anexo todos os logos que fiz em psd, caso queiram dar uma mechida..

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #129 Online: 17 de Novembro de 2006, 21:26:01 »
Achou que era fácil criar logomarcas, hein?

Eu sei criar logomarcas pois fiz um ano de Desenho Industrial e caiu um curso sobre o assunto. O problema é que minhas logomarcas seguem um estilo muito pessoal, e não ando tão criativo assim para pensar em coisas inovadoras.

Outro problema é que muitos aqui não entendem tanto de logomarcas e acabam ficando chateados quando eu critico demais. Mas é que há certas regras para se criar uma logomarca decente.

A minha idéia é criar uma logomarca para representar o Clube Cético. Ela não precisa ser baseada em nada, por exemplo, mas precisa ser consistente.

Já pensaram na logomarca da TV Cultura por exemplo? É uma pessoa na forma de uma cruz, provavelmente fazendo referência a Jesus Cristo. Levando em conta que o nome da TV Cultura é "Fundação Padre Anchieta", é até esperado uma simbologia cristã. Mas a logomarca é tão simples que quando se olha pra ela, a primeira coisa que vem à cabeça é a TV Cultura, e não religião.

E a do McDonalds? Um M arredondado. Super simples, mas quem bate o olho já sabe que se refere ao McDonalds. Alguns começam a até ficar com fome só de olhar a marca (as cores amarela e vermelha ajudam também).

Pensem em outras logomarcas. A da Maggi, por exemplo, é supersimples. A da HP também. Pensem nas TVs: Globo, SBT, Bandeirantes, Record… são logos simples. Pensem na Nike, que tem como logo um mero "visto" estilizado! Até os nazistas podem ser identificados com um símbolo extremamente simples, como a suástica.

Se querem logotipos, pensem na Telefónica, no Google, no Yahoo!, na Nestlé, na Coca-Cola… Nâo precisam necessariamente de um símbolo para terem uma identidade visual. Só trabalham a fonte!

Tem muita coisa para se levar em conta ao se fazer uma logomarca ou um logotipo. Logos simples ficam na cabeça das pessoas.

Quem não pensa no macaquinho vermelho quando pensa em Religião é Veneno? Quem não lembra a forma como era desenhada "STR" ou a fonte gótica da Ateus.net, ou ainda aquele símbolo bacana do Ceticismo Aberto que parece uma manifestação ectoplásmica? São identidades visuais muito bem criadas.

Eu criei a marca dos dois Cs, e continuo achando que aquela marca é muito bacana. Ela é simples, e quando se bate o olho nela, você sabe que está se referindo ao site. Ela é uma logomarca muito boa, mas algumas pessoas não gostam. Por isso que eu sugeri que vocês criassem novos conceitos de logomarcas se quisessem. Claro que eu vou dar uma mexida nelas para ficar bem legal, mas a idéia geral da logomarca vai permanecer.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #130 Online: 17 de Novembro de 2006, 21:47:05 »
eu voto o do pacman!!

Eu tb!

Pacman comendo peixinho!
a melhor de todas!

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #131 Online: 17 de Novembro de 2006, 21:51:03 »
É impossível encontrar um "padrão" em logotipos de sucesso.. existem logos trabalhados (como o da coca-cola), simples (como o da HP).

O logotipo da STR eu considero particularmente ruim, ele é óbvio.. é uma idéia primitiva demais, um clichê. Por exemplo, foi explorada desde 1989 pela STR Supplies :

Eu particularmente nunca gostei do logo do Clube Cético, acho também uma idéia intuitiva demais, algo óbvio a se fazer.

Esse negócio de formas fortes, formas fracas.. é balela. Formas "finas" podem significar tanto delicadeza quanto precisão. Formas "robustas" podem significar estabilidade, brutalidade, força.. o fato é que (sendo cético) nunca vi um estudo que mostrasse que isso realmente influencia na opinião das pessoas.

Montar um logo pra algo "cético" é um desafio, sempre. Poucas coisas simbolizam isso. Interrogações, pensadores, cérebros.. talvez, mas nunca rendem bons resultados.

Existem logotipos ruins, muito ruins.. como esses:

Só temos que tomar cuidado com isso.. de resto, não dá pra simplesmente especular, temos que colher opiniões.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #132 Online: 18 de Novembro de 2006, 16:39:00 »
Vejo que sabe usar bem os editores de imagem, hein? Os efeitos são muito bonitos.

Obrigado  :D

Mais robusto... tentei colocar algum significado:

Pô meu! Gostei muito do comedor de pexinhos!!!

Boa, muito boa!
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #133 Online: 18 de Novembro de 2006, 16:54:17 »
Eu e o Rubens conversamos e temos dois comentários a fazer:

O primeiro desenho ficou ótimo. Achamos que não é necessário mais que isso... claro e sutil.

O segundo também ficou legal, e tem a vantagem do que o Alê falou sobre um "desenho que identifica a idéia a ser lembrada".

Ambos estão muito legais. Talvez possamos pensar nestas duas linhas... um desenho signficado (logomarca) e outro para usarmos em temas no fórum, mais como um logotipo. Ambas podem ser semelhantes em estilo.

O que vocês acham?  :)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #134 Online: 18 de Novembro de 2006, 17:52:41 »
Pacman e peixinho!

é apelo popular aquela logo! :P

rizk

• Visitante
« Resposta #135 Online: 18 de Novembro de 2006, 18:15:00 »
É difícil criar uma logo para um local que tem uma visão realista naturalista e nenhum ícone para representar.

É difícil mesmo criar uma IDENTIDADE pro cético. A nossa é na base do "não, não é isso". Arrumar um ícone, então...

Eu gosto da idéia da lâmpada. Razâo + tecnologia. É CONCEITUAL. E não veria mal em estilizado, mas não acho que daria uma CARA particular ao CC.

Agora que o Alê falou da Maggi. Vocês sabem aquele balãozinho de PENSAMENTO dos quadrinhos? Que se liga à cabeça via bolinhas? É apostar num código conhecido de todos, o balãozinho, e no conceito de pensamento. Mas e muito vago, e só funcionaria em conjunção com outra coisa.

Mas acho tudo bobagem e eu GOSTO do nosso logotipo. Eu só não gosto, como sabem, do verde-amarelo.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #136 Online: 18 de Novembro de 2006, 20:28:31 »
Muito show a do Tash, com os "C"s devorando o peixinho. Mas ela me parece representar Criacionismo vs. Evolucionismo...

Eu gosto muito do Pensador para representar ceticismo (muito embora a imagem não tenha sido concebida para esse ideal). Acho também que uma Interrogação estilizada com dois "C"s cairia bem também.

Segue uma brincadeirinha (quem achar conotação sexual aí está urgentemente precisando ser comido(a)):

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #137 Online: 18 de Novembro de 2006, 20:38:50 »
Eu concordo com o Alê e com a Mi; a Logo do CC tem de ser simples, facilmente reprodutível... e se possível não vir só em verde e amarelo :)

Gostei da sugestão que o Nightmare apresentou agora.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #138 Online: 18 de Novembro de 2006, 21:25:23 »
Tentativa com o conceito de lâmpada:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #139 Online: 18 de Novembro de 2006, 21:34:46 »
Boa, mas eu ainda acho que falta uma caricatura do maomé >D

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #140 Online: 18 de Novembro de 2006, 22:02:24 »
Bem eu voto na logo do peixinho sendo devorado, é apelo popular, e a maioria aqui ta apontando ele. A atual logo é terrivelmente simples, qualquer um pensaria nisso, não que seja um problema, mas não vejo por que não mudar para algo melhor.

Se querem algo para céticos, usemos o logotipo dos caça-fantasmas então, é muito adequado e não seria ofensivo a nenhum religioso de estômago fraco. 
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #141 Online: 18 de Novembro de 2006, 22:55:58 »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #142 Online: 19 de Novembro de 2006, 00:59:29 »
Tentativa com o conceito de lâmpada:

Ficou uma imagem excelente, mas tá complicada demais para usar no fórum, não acha? Imagina o símbolo colocado no fórum: não iria ficar pequeno? E o favicon?

A vantagem das logos simples é que você pode usar elas para imagens de 16x16 pixels e imagens de 1.600x1.600 pixels.

Outra coisa que me ocorreu agora é que os religiosos vão chiar porque "nos achamos iluminados". É isso o que dizem dos Brights até hoje. :P Se bem que no fundo ninguém liga pro que os crentes acham.

Boa, mas eu ainda acho que falta uma caricatura do maomé >D

Calado, por favor. Eu tenho muita vida pela frente.

Além do mais, é imprescindível que a logo seja algo simples.

Muito show a do Tash, com os "C"s devorando o peixinho. Mas ela me parece representar Criacionismo vs. Evolucionismo...

Eu gosto muito do Pensador para representar ceticismo (muito embora a imagem não tenha sido concebida para esse ideal). Acho também que uma Interrogação estilizada com dois "C"s cairia bem também.

Segue uma brincadeirinha (quem achar conotação sexual aí está urgentemente precisando ser comido(a)):

Conotação sexual não tem, mas acho os Cs finos demais. Como eu disse antes, não dariam um bom favicon. E quando se coloca o pensador ao fundo, a coisa se complica ainda mais.

Se querem algo para céticos, usemos o logotipo dos caça-fantasmas então, é muito adequado e não seria ofensivo a nenhum religioso de estômago fraco. 

E aos espíritas? :hehe:

A idéia é boa, mas esbarramos no quesito copyright. Nâo podemos usar o símbolo dos caça fantasmas, e se usarmos algo parecido vão notar. O ideal é não brincar com essas empresas grandes pois elas andam surtando feio ultimamente.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 19 de Novembro de 2006, 01:00:26 »
gostei do da lâmpada.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #144 Online: 19 de Novembro de 2006, 01:06:13 »
gostei do da lâmpada.

Ficou bom mesmo. O Tash poderia tentar fazer uma versão "menor", onde a lâmpada fosse um pouco mais grossa e menor, pra ver se fica legal no cabeçalho e em favicons. De repente a lâmpada não precisa ter as letras "CC".

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #145 Online: 19 de Novembro de 2006, 02:05:49 »
Acho que a lâmpada não terá problemas. É o símbolo universal de "idéia" e não de iluminação.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2006, 02:19:43 por Tash »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #146 Online: 19 de Novembro de 2006, 02:52:45 »
Não gostei da lâmpada e não entendo essa neura de ficar imaginando o que os religiosos vão pensar. Acho que isso nem deveria ser cogitado. Também não entendo por que o logotipo tem de ser simples, não dá para entender. Outra, até concordo que não pode ser muito rebuscado, o do peixe por exemplo é relativamente simples, entretanto, também não precisa ser extremíssimamente simples como o atual que qualquer um pensaria nisso. Quanto as letras "gordas" acho que isso é gosto pessoal seu Alenonimo, não acho que letras finas sejam pior.

Na minha opinião essa "lampada" não se parece tanto com uma lâmpada, eu olhando me lembra uma balão de gás, destes que a gente entra dentro. Teria que mudar o desenho afinando mais em direção ao bocal, e também detalhar o bocal.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2006, 02:57:23 por Amon »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #147 Online: 19 de Novembro de 2006, 07:11:46 »
não entendo por que o logotipo tem de ser simples, não dá para entender.

Porque convém que ele possa ser facilmente reproduzido e reconhecido mesmo quando feito à mão ou quando estiver muito reduzido.  Pode acontecer de querermos fazer faixas pintadas com ele, por exemplo, ou atalhos em tamanho pequeno para uso em computador.

Outra, até concordo que não pode ser muito rebuscado, o do peixe por exemplo é relativamente simples, entretanto, também não precisa ser extremíssimamente simples como o atual que qualquer um pensaria nisso. Quanto as letras "gordas" acho que isso é gosto pessoal seu Alenonimo, não acho que letras finas sejam pior.

Letras finas somem ou se distorcem muito em tamanhos reduzidos.

A propósito, o tema de lâmpada do Tash ficou mesmo ÓTIMO exceto talvez pela aparência ao reduzir.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #148 Online: 19 de Novembro de 2006, 11:36:22 »
Citação de: Amon
Teria que mudar o desenho afinando mais em direção ao bocal, e também detalhar o bocal.

Tentei fazer o que você sugeriu. Ainda trabalho nos favicons (16x16), coloco em breve.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2006, 11:43:12 por Tash »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #149 Online: 19 de Novembro de 2006, 14:26:00 »
Tash, tente reduzir mais a lâmpada em relação ao texto, pra ver como fica.

A propósito, que fonte está usando? Já tentou colocar uma parte em negrito, como na logo atual, pra ver como fica?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!