Achou que era fácil criar logomarcas, hein?
Eu sei criar logomarcas pois fiz um ano de Desenho Industrial e caiu um curso sobre o assunto. O problema é que minhas logomarcas seguem um estilo muito pessoal, e não ando tão criativo assim para pensar em coisas inovadoras.
Outro problema é que muitos aqui não entendem tanto de logomarcas e acabam ficando chateados quando eu critico demais. Mas é que há certas regras para se criar uma logomarca decente.
A minha idéia é criar uma logomarca para representar o Clube Cético. Ela não precisa ser baseada em nada, por exemplo, mas precisa ser consistente.
Já pensaram na logomarca da TV Cultura por exemplo? É uma pessoa na forma de uma cruz, provavelmente fazendo referência a Jesus Cristo. Levando em conta que o nome da TV Cultura é "Fundação Padre Anchieta", é até esperado uma simbologia cristã. Mas a logomarca é tão simples que quando se olha pra ela, a primeira coisa que vem à cabeça é a TV Cultura, e não religião.
E a do McDonalds? Um M arredondado. Super simples, mas quem bate o olho já sabe que se refere ao McDonalds. Alguns começam a até ficar com fome só de olhar a marca (as cores amarela e vermelha ajudam também).
Pensem em outras logomarcas. A da Maggi, por exemplo, é supersimples. A da HP também. Pensem nas TVs: Globo, SBT, Bandeirantes, Record… são logos simples. Pensem na Nike, que tem como logo um mero "visto" estilizado! Até os nazistas podem ser identificados com um símbolo extremamente simples, como a suástica.
Se querem logotipos, pensem na Telefónica, no Google, no Yahoo!, na Nestlé, na Coca-Cola… Nâo precisam necessariamente de um símbolo para terem uma identidade visual. Só trabalham a fonte!
Tem muita coisa para se levar em conta ao se fazer uma logomarca ou um logotipo. Logos simples ficam na cabeça das pessoas.
Quem não pensa no macaquinho vermelho quando pensa em Religião é Veneno? Quem não lembra a forma como era desenhada "STR" ou a fonte gótica da Ateus.net, ou ainda aquele símbolo bacana do Ceticismo Aberto que parece uma manifestação ectoplásmica? São identidades visuais muito bem criadas.
Eu criei a marca dos dois Cs, e continuo achando que aquela marca é muito bacana. Ela é simples, e quando se bate o olho nela, você sabe que está se referindo ao site. Ela é uma logomarca muito boa, mas algumas pessoas não gostam. Por isso que eu sugeri que vocês criassem novos conceitos de logomarcas se quisessem. Claro que eu vou dar uma mexida nelas para ficar bem legal, mas a idéia geral da logomarca vai permanecer.