Autor Tópico: Nova Logo do Clube Cético  (Lida 25400 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Nova Logo do Clube Cético
« Resposta #150 Online: 19 de Novembro de 2006, 15:08:32 »
Muito boas todas as novas "propostas" de logo!

Parabens Tash e Nightmare!!

rizk

• Visitante
« Resposta #151 Online: 19 de Novembro de 2006, 15:19:48 »
Colegas, a justificação da lâmpada, pra quem quiser saber. É difícil, como todos percebemos, ter um ícone cético. É até uma contradição em termos. Porém, genealogicamente falando, o ceticismo moderno remonta ao Iluminismo do XVIII. Todas as questões então postas continuam vivas entre nós. Qualquer um de nós assinaria embaixo dos valores do progresso, ciência, tecnologia, religião como atraso, ceticismo quanto às autoridades, etc etc etc.

Até o Sagan apelou pra ciência como uma luz na escuridão. Dá pra traçar DIRETAMENTE aos philosophes.

Ao mesmo tempo, a questão de ser "iluminado" também é herdada deles. A ponto que, em algumas línguas, prefere-se falar em "esclarecimento" a "iluminismo", porque remonta a coisas místicas tipo os illuminati. Se é uma polêmica tão velha, não seremos nós a resolver.

Além disso, a lâmpada remonta a um argumento muito básico pró-ciência (talvez mesmo pró-civilsation e anti-kultur huahahaha): se a modernidade e a ciência são problemas, cancele a luz da sua casa, a água encanada, páre de tomar remédio, compre uma chácara e vá plantar cenoura. Vcs sabem. Seria melhor a lâmpada que uma vela, que o sol, etc.

Voltando à/ao logo. Que polêmica é essa com o favicon. Que use-se só as letrinhas no favicon, e bota a lâmpada no site, ué.
Ou usa uma lâmpada vazada para o favicon (com a borda/cê colorida, e o meio com um "pistilo" cinza representando a RESISTÊNCIA. UAAAAUUU. Fantástica essa idéia de lâmpada, tem até uma resistência!!!

Por isso, acho que qualquer coisa que remonte às Luzes é válida pra nós. Se vocês escolherem a lâmpada, eu prometo fazer um texto de explicação para divulgação e tal. Um "about". Com referências e nota de rodapé e todas as frescuras, se for o caso.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #152 Online: 19 de Novembro de 2006, 19:14:15 »
Tash, tente reduzir mais a lâmpada em relação ao texto, pra ver como fica.

A propósito, que fonte está usando? Já tentou colocar uma parte em negrito, como na logo atual, pra ver como fica?

A fonte que usei é Giovanni e já está em negrito..

Aqui uma versão com Myriad Negrito 800 Itálico

Também segue o psd que fiz, caso queiram propor ajustes de acordo com seus gostos..

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #153 Online: 19 de Novembro de 2006, 22:10:31 »
Não dá para usar uma lâmpada de design mais moderno ?

PS: eu invejo a capacidade de vocês de desenhar...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #155 Online: 20 de Novembro de 2006, 00:00:47 »
Não dá para usar uma lâmpada de design mais moderno ?

PS: eu invejo a capacidade de vocês de desenhar...

Você acha que se uma pessoa bater o olho nessas lámpadas modernas, vai imaginar que são lâmpadas? Isso é importante.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #156 Online: 20 de Novembro de 2006, 00:02:55 »
Tash, tente reduzir mais a lâmpada em relação ao texto, pra ver como fica.

A propósito, que fonte está usando? Já tentou colocar uma parte em negrito, como na logo atual, pra ver como fica?

A fonte que usei é Giovanni e já está em negrito..

Aqui uma versão com Myriad Negrito 800 Itálico

Também segue o psd que fiz, caso queiram propor ajustes de acordo com seus gostos..

Esta última versão está muito melhor que as outras. A fonte Myriad ficou surpreendentemente boa!

Agora precisamos ver como ficaria um favicon para essa logo. 16x16 e sem o texto.

Não se preocupe em "fazer" o favicon. Pode deixar que eu me viro com o ícone.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #157 Online: 20 de Novembro de 2006, 00:45:47 »
Gostei da lâmpada.

O que é que têm contra "O Pensador"?
« Última modificação: 20 de Novembro de 2006, 00:47:22 por Nigh†mare »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #158 Online: 20 de Novembro de 2006, 02:00:03 »
Gostei da lâmpada.

O que é que têm contra "O Pensador"?
"O Pensador" é um desenho complicado.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #159 Online: 20 de Novembro de 2006, 02:18:42 »

Esta sugestão do Tash tá super legal. Então eu sugeri um outro esquema de cores para usar com fundo escuro:

Uma logo sempre precisa de esquemas de cores alternativos além das posições alternativas. Afinal, ela pode ser usada para vários fins.

rizk

• Visitante
« Resposta #160 Online: 20 de Novembro de 2006, 09:33:38 »
Ahaaaaaaahahahaha eu estou amaaaando. Prefiro a que tem a Lâmpada "deitada", porque dá pra ver os Cs.

Gosto tanto do branco quanto do verde. Agora até é legal ter verde e amarelo, eu abriria mão numa boa.

Tash fantástico!

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #161 Online: 20 de Novembro de 2006, 19:24:09 »
Lâmpadas:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 20 de Novembro de 2006, 19:26:14 »
Faltou o pensador. :D

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #163 Online: 20 de Novembro de 2006, 19:50:54 »
Faltou o pensador. :D
É "complexo", mas, lá vai:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #164 Online: 20 de Novembro de 2006, 21:35:00 »
Definitivamente a do Tash é melhor.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #165 Online: 21 de Novembro de 2006, 00:37:06 »
Colegas, a justificação da lâmpada, pra quem quiser saber. É difícil, como todos percebemos, ter um ícone cético. É até uma contradição em termos. Porém, genealogicamente falando, o ceticismo moderno remonta ao Iluminismo do XVIII. Todas as questões então postas continuam vivas entre nós. Qualquer um de nós assinaria embaixo dos valores do progresso, ciência, tecnologia, religião como atraso, ceticismo quanto às autoridades, etc etc etc.

Até o Sagan apelou pra ciência como uma luz na escuridão. Dá pra traçar DIRETAMENTE aos philosophes.

Ao mesmo tempo, a questão de ser "iluminado" também é herdada deles. A ponto que, em algumas línguas, prefere-se falar em "esclarecimento" a "iluminismo", porque remonta a coisas místicas tipo os illuminati. Se é uma polêmica tão velha, não seremos nós a resolver.

Além disso, a lâmpada remonta a um argumento muito básico pró-ciência (talvez mesmo pró-civilsation e anti-kultur huahahaha): se a modernidade e a ciência são problemas, cancele a luz da sua casa, a água encanada, páre de tomar remédio, compre uma chácara e vá plantar cenoura. Vcs sabem. Seria melhor a lâmpada que uma vela, que o sol, etc.

Voltando à/ao logo. Que polêmica é essa com o favicon. Que use-se só as letrinhas no favicon, e bota a lâmpada no site, ué.
Ou usa uma lâmpada vazada para o favicon (com a borda/cê colorida, e o meio com um "pistilo" cinza representando a RESISTÊNCIA. UAAAAUUU. Fantástica essa idéia de lâmpada, tem até uma resistência!!!

Por isso, acho que qualquer coisa que remonte às Luzes é válida pra nós. Se vocês escolherem a lâmpada, eu prometo fazer um texto de explicação para divulgação e tal. Um "about". Com referências e nota de rodapé e todas as frescuras, se for o caso.

Ok, estou convencida! :D

Pode prepara a FAQ da logo do CC!!! :ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #166 Online: 21 de Novembro de 2006, 00:38:41 »
Definitivamente a do Tash é melhor.

Concordo. Gostei mais da lâmpada deitada, com fundo escuro. Assim fica o "CC" mais óbvio.

:ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 21 de Novembro de 2006, 01:19:07 »
O que a gente pode fazer também é um scriptzinho que escolhe uma logo randômica cada vez que a página é acessada. Nesse caso, o único "problema" seria deixar as melhores logos mais ou menos no mesmo estilo.

Não lembro onde vi coisa semelhante, acho que foi no Need for Speed. Cada vez que você iniciava o jogo o nome do jogo estava diferente.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #168 Online: 21 de Novembro de 2006, 01:21:56 »
O que a gente pode fazer também é um scriptzinho que escolhe uma logo randômica cada vez que a página é acessada. Nesse caso, o único "problema" seria deixar as melhores logos mais ou menos no mesmo estilo.

Não lembro onde vi coisa semelhante, acho que foi no Need for Speed. Cada vez que você iniciava o jogo o nome do jogo estava diferente.

Por quê? Não seria frescura?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 21 de Novembro de 2006, 01:28:10 »
Por que seria? Onde é a linha que divide a "estética" da "frescura"?

Acho que seria interessante, evitaria alguns descontentamentos. Evitaria que tivessemos que escolher dentre as excelentes logos que proporam aqui. E a priori, não vejo contrapartidas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #170 Online: 21 de Novembro de 2006, 01:58:46 »
Por que seria? Onde é a linha que divide a "estética" da "frescura"?

Acho que seria interessante, evitaria alguns descontentamentos. Evitaria que tivessemos que escolher dentre as excelentes logos que proporam aqui. E a priori, não vejo contrapartidas.

Como não? Além do fato de que deve haver um script funcionando para fazer a troca da imagem (aumentando o tráfego de dados para os usuários), onde fica a identidade visual do site? A idéia não é construir uma identidade visual que todo mundo possa reconhecer quando bater o olho?

Por que não podemos ficar com a melhor logo e pronto?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 21 de Novembro de 2006, 03:14:59 »
Como não? Além do fato de que deve haver um script funcionando para fazer a troca da imagem (aumentando o tráfego de dados para os usuários),
Não aumenta tráfego de dados nenhum para o usuário, o servidor envia a imagem que ele escolher de forma randômica. Isso seria implementado no lado do servidor. Um script de 10 linhas (chutando alto) faz esse serviço.

onde fica a identidade visual do site? A idéia não é construir uma identidade visual que todo mundo possa reconhecer quando bater o olho?
Identidade visual? Não sei até que ponto isso é válido e nem quão isso é definido, são raras as logomarcas que realmente ficam guardadas na memória, o nome do que quer que seja fica é que fica guardado. E a atual logomarca não é uma delas, a do RV não é uma delas e a STR não é uma delas. Esses sites são muito mais conhecidos pelo nome do que pela logomarca.

É bastante subjetivo dizer que o site perderia a identidade visual. Aliás, já acho bastante subjetivo dizer exatamente o que é uma identidade visual, quanto mais dizer que essa não pode ser "dinâmica".

Por que não podemos ficar com a melhor logo e pronto?
Pelo mesmo motivo que não deixemos ele como está agora ou pelo motivo de diversos sites te darem a possibilidade de escolha de temas e estilos?

rizk

• Visitante
« Resposta #172 Online: 21 de Novembro de 2006, 08:42:00 »
Olha, eu sou contra múltiplas logos.
TALVEZ coubesse escolher uma segunda para um "tema" alternativo, que o usuário escolhe depois de cadastrado. Mas a gente já está tendo trabalho com a principal... vamos escolher ela primeiro, e depois a gente vê.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #173 Online: 21 de Novembro de 2006, 10:28:56 »
Eu gosto do pensador também, não acho complicado, aliás, e mesmo que seja não tem problema nenhum ao meu ver. Acho que o Dantas falou em se um dia fizermos faixas etc, a logo teria que ser simples. Uma pergunta, para que faixas? isso é aqui é só um fórum, não é uma entidade. É dificil até fazer um churrasco, imagina alguma "manifestação" com faixas. Não sei, me parece meio surreal. O da lâmpada ficou bom, mas o do peixinho é melhor rs...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #174 Online: 21 de Novembro de 2006, 11:38:34 »
Muito boa a lâmpada...a melhor idéia até agora! E tem o lado filosófico já exposto pela Mi!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!