Colegas, a justificação da lâmpada, pra quem quiser saber. É difícil, como todos percebemos, ter um ícone cético. É até uma contradição em termos. Porém, genealogicamente falando, o ceticismo moderno remonta ao Iluminismo do XVIII. Todas as questões então postas continuam vivas entre nós. Qualquer um de nós assinaria embaixo dos valores do progresso, ciência, tecnologia, religião como atraso, ceticismo quanto às autoridades, etc etc etc.
Até o Sagan apelou pra ciência como uma luz na escuridão. Dá pra traçar DIRETAMENTE aos philosophes.
Ao mesmo tempo, a questão de ser "iluminado" também é herdada deles. A ponto que, em algumas línguas, prefere-se falar em "esclarecimento" a "iluminismo", porque remonta a coisas místicas tipo os illuminati. Se é uma polêmica tão velha, não seremos nós a resolver.
Além disso, a lâmpada remonta a um argumento muito básico pró-ciência (talvez mesmo pró-civilsation e anti-kultur huahahaha): se a modernidade e a ciência são problemas, cancele a luz da sua casa, a água encanada, páre de tomar remédio, compre uma chácara e vá plantar cenoura. Vcs sabem. Seria melhor a lâmpada que uma vela, que o sol, etc.
Voltando à/ao logo. Que polêmica é essa com o favicon. Que use-se só as letrinhas no favicon, e bota a lâmpada no site, ué.
Ou usa uma lâmpada vazada para o favicon (com a borda/cê colorida, e o meio com um "pistilo" cinza representando a RESISTÊNCIA. UAAAAUUU. Fantástica essa idéia de lâmpada, tem até uma resistência!!!
Por isso, acho que qualquer coisa que remonte às Luzes é válida pra nós. Se vocês escolherem a lâmpada, eu prometo fazer um texto de explicação para divulgação e tal. Um "about". Com referências e nota de rodapé e todas as frescuras, se for o caso.