Luís
Não quer elaborar, Luz? Não é muito frequente, mas às vezes encontro motivos para rever minha opinião sobre o Espiritismo. Quem sabe você me fornece algum?
Luis, não posso falar com conhecimento de causa, porque não tenho muita intimidade com a religiosidade, internamente, apenas no sentido "literário", e claro, nas impressões pessoais do convívio com diferentes religiosos.
Sou da opinião que as religiões abraâmicas, de forma geral, são as mais intolerantes e que, por consequência possuem os adéptos mais intolerantes, principalmente com respeito a liberdade de escolha e no convívio com as diferentes posturas.
Raramente elas se mostram abertas ao diálogo, embora sejam as que mais os promovam no intuito de militar contra "os outros"; enquanto outras, como o espiritismo, por exemplo, sejam e possuam adéptos mais moderados, na prática.
É desse ponto de vista, que particularmente, discordo do seu. Enquanto você se mostra mais simpático com as religiões tradicionais, eu sou menos simpática a elas. Digo: na prática, no convívio.
Pessoalmente, nenhuma religião me incomoda, pois tenho muita facilidade em lidar com pessoas e com a diferença, mas devo confessar que acho os "religiosos tradicionais" mais difíceis de conviver.