Autor Tópico: O outro lado das Testemunhas de Jeová.  (Lida 15582 vezes)

Offline Mineiro18

• Nível 00
  • *
Re: O outro lado das Testemunhas de Jeová.
« Resposta #25 Online: 19 de Novembro de 2006, 14:33:21 »
muito bom esse seu texto, mostra com clareza e explicaçao o fundamentalismo e opressao que essa religiao coloca em seus seguidores.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #26 Online: 19 de Novembro de 2006, 16:36:28 »
  Olá, "Mental". O texto é óptimo. Eu já tinha falado um pouco sobre as Testemunhas de Jeová no tópico "Estudando a Bíblia".
  Alguns bons "sites":
  - http://br.geocities.com/indicetj/
  - http://www.bibliotecatj.org/
  - http://www.freeminds.org/
  - http://osarsif.blogspot.com/
  - http://www.watchtowerinformationservice.org//watchtower_quotes/
  - http://www.geocities.com/gilson_medufpr/misquote.html
  - http://www.watchtower.org

Eu tenho literatura das Testemunhas de Jeová, sejam revistas da "Sentinela" e "Despertai!", como livros e a tradução da Bíblia deles. Nunca fui Testemunha de Jeová -- aliás, nunca fui crente de qualquer religião --, só quis informar-me mais sobre o assunto e aceitei receber revistas em casa. A Testemunha de Jeová que conheci, abusou da minha tolerância, e quis dar um estudo e converter-me (apesar de não admitir, claro), e assim fui conhecendo mais sobre eles. Acho que desistiram de mim quando não mostrei interesse em frequentar todos os sábados o "Salão do Reino" (só fui umas quatro vezes, por convidarem-me e porque da última vez uma Testemunha de Jeová não podia escrever -- teve um acidente, que lesou a mão direita). Quando tive uma crise -- tenho uma doença crónica -- fui muitas vezes pressionado para lá vizitar, e mostrei o meu desagrado. Deixei sempre claro que não queria ser convertido, mas a Testemunha de Jeová revelou-se pela sua atitude que era o objectivo era converter-me, mesmo que seja pela mentira descarada.
  Soube que essa Testemunha de Jeová certa vez ofendeu uma irmã minha, por causa da roupa que usava. E um par de anos mais tarde, soube que essa Testemunha frequentou um curso de fisioterapia, como colega dessa minha irmã, quis fazer graça quando teve de fazer massagem nos seios de uma moça (falando em maminhas com piadinhas) e foi repreendida pela instrutora. A Testemunha de Jeová tinha o mesmo nome e características daquela que quis fazer um estudo da Bíblia (a minha irmã falou sobre o assunto durante um jantar em casa).

"Alenônimo", posso ajudar a dar informações sobre as Testemunhas de Jeová -- tenho de confessar que tenho um projecto relacionado --, e gostava de ter certas informações que não tenho em primeira mão ao "Mental".

É muito provável que as Testemunhas de Jeová que lerem o tópico fiquem ofendidos, ou, na melhor das hipóteses, nem o leiam, já que são proibidos pela "WatchTower", ou o escravo fiel e discreto, mas se forem intelectualmente honestos, vão pensar quais as razões de escrevermos estas críticas em vez de se vitimizarem como estando perseguidas por todos. Examinem: não é isso que aprendem?
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Novembro de 2006, 17:06:41 »
Pedroac,

A insistencia das TJ em te ensinar tem um interesse particular, a saber, o "relatório de serviço de campo", como já expliquei.
Existe até uma certa "competição" dentro do Salão do Reino em ver quem "faz mais horas de estudo" por mês.
Passei por tudo isso.
No começo era interessante sair e falar sobre Deus com as pessoas, mas com o decorrer do tempo, começei a perceber que os "irmãos" tinham um maior interesse em encher seus relatórios, pouco ligando se convertia ou não alguém.
É obvio que se convertem alguem e trazem para o salão, inflam seu ego por mostrar aos outros que "conseguiu um estudante".

Outro detalhe interessante (que não constam nos sites pela net) é o fato de muitas TJ perceberem que na sua doutrina tem erro, mas fecharem os olhos conscientemente "com medo de sofrer" caso venham a perceber que estão no erro.
Tenho muitos "ex-amigos" assim.
Eu fui diferente. Vi os erros, encarei de frente , descobri a verdade, SOFRI, mas tomei a atitude correta, ainda que me doesse muito por saber o que iria enfrentar; O desprezo.

Nem sempre...

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #28 Online: 19 de Novembro de 2006, 17:47:11 »
  Também li sobre alguns meandros, mas não posso conhecer por experiência, porque para isso seria necessário converter-me. Mas tive a experiência de ver um papel com o relatório sobre mim, e até já vi livros antigos, até o livro dos anciões. Para alguém que nunca foi crente, tive uma vasta experiência e tenho muita informação sobre as Testemunhas de Jeová; mas é claro que nunca cheguei ao ponto de baptizar-me e não conheço bem os sentimentos de um crente em determinadas situações.

O mais interessante para mim são as ideias e conselhos contraditórios, até mesmo na literatura. Como argumento, já fizeram analogias com conselhos de médicos, que são para o bem apesar do sofrimento temporário, mas para a analogia ser correcta deveriam aceitar transfusões de sangue. Também falam muito em examinar a fé, para terem mente abertas, mas por outro lado proibem que se informem sobre as ideias contrárias, para que não tenham pensamentos independentes.

Talvez seja algo natural nas pessoas conformarem-se com o grupo, apesar de acreditarem estarem errados, mas para mim é muito estranho (há experiências psicológicas que confirmam isso). É provável que eu próprio fosse assim, mas actualmente parece-me muito estranho.

Sobre o teu último parágrafo, "Mental", aconselho os livros de George Orwell. No livro "1984" apresenta o conceito duplipensar. Já escrevi sobre isso no meu primeiro "post" (costumo fazer referências a "posts" anteriores para não ter de repetir): ../forum/topic=7693.75.html#msg135724 .
  E podes apresentar alguns trechos de livros da "WatchTower"? (há muitos livros que não tenho, mas encontro citações em inglês ou de traduções na Web)

Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Luz

• Visitante
« Resposta #29 Online: 19 de Novembro de 2006, 19:26:02 »
Percebo que tanto católicos quanto evangélicos têm um pé atrás com espiritismo, que é quase tão mal visto quanto o ateísmo, de uma forma geral, e acredito que seja, principalmente, por causa da questão reencarnação X ressurreição.

Que os testemunhas de Jeová e os evangélicos de uma forma quase geral tem verdadeiro horror do espiritismo eu já percebi, pois as reações são evidentes, mas não sei exatamente o porquê.

Não convivo com evangélicos, mas mesmo os católicos praticantes que conheço, são bastante "liberais" tanto com o ateísmo quanto com o espiritismo, por isso não entendo muito bem o motivo desse horror todo. Poderiam me dar uma noção da coisa?

Às vezes a resposta mais óbvia é a verdadeira. O Espiritismo é mal visto em parte por causa do medo de "contato com o que não vem de Deus" de certos grupos, sim. Mas não é o meu caso, e aparentemente nem o de muitos outros como por exemplo Rene Guenon (autor de "O Erro Espírita", livro de 1923).

Pessoalmente eu acho simplesmente abominável a própria existência do Espiritismo, enquanto que me considero até um tanto simpático às religiões tradicionais. Não consigo ter respeito por uma doutrina que joga dogmas na nossa cara a toda hora e ao mesmo tempo tenta se apresentar como "científica". E ao mesmo tempo, é uma doutrina de pouco ou nenhum valor religioso, porque não consegue se decidir quanto à responsabilidade pelos nossos atos e nem assume honestamente essa indefinição.

Na prática o Espiritismo é simplesmente uma Programação Neurolinguística com complexo de Messias, uma doutrina confusa e contraditória o bastante para ser moldada de acordo com a conveniência do momento. Traz respostas para quem as quer, mas a um preço moral e de saúde mental completamente inaceitável. É extremamente comum ver espíritas citando e selecionando textos e interpretações para alimentar a própria vaidade e arrogância sem qualquer preocupação espiritual verdadeira.

Aqui você encontra o texto em espanhol de "O Erro Espírita".
http://www.euskalnet.net/graal/index2.htm

Luís,

Desculpe-me pela demora em responder, estava lendo a respeito.

Acho que ficou claro o motivo do horror dos TJ e também os seus... embora eu não compartilhe da mesma opinião, compreendo seu ponto de vista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 19 de Novembro de 2006, 19:41:12 »
Não quer elaborar, Luz?  Não é muito frequente, mas às vezes encontro motivos para rever minha opinião sobre o Espiritismo.  Quem sabe você me fornece algum?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #31 Online: 20 de Novembro de 2006, 10:12:57 »
"Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra", p. 95:
COMO OS ESPÍRITOS INÍQUOS DESENCAMINHAM
Já aprendemos que Satanás, como "deus deste sistema de coisas", usa governos do mundo e a religião para cegar as pessoas quanto às verdades da Bíblia. (2 Coríntios 4:4) Outro meio importante pelo qual os espíritos iníquos desencaminham homens e mulheres é o espiritismo. Que é espiritismo? É entrar em contato com espíritos iníquos, quer diretamente, quer por meio dum médium humano. O espiritismo faz a pessoa cair sob a influência dos demônios. A Bíblia nos adverte que nos mantenhamos livres de toda a prática relacionada com o espiritismo. -- Gálatas 5:19-21; Revelação 21:8.

Acho as Testemunhas de Jeová acreditam que certos objectos e rituais têm influência maligna. Talvez dêem presentes aos amigos em qualquer dia, excepto em dias como o aniversário e Natal -- não encaram como dias como os outros (pelo menos é essa a impressão que me deram).
  Tenho um pequeno crucifixo florescente pregado num pedaço de cortiça, na parede do quarto, e uma Testemunha de Jeová fez esse reparo. Indiquei alguns versículos bíblicos (das cartas de Paulo) e perguntei-lhe se o crucifixo o afectava, e se assim for, tapava-o. Ela pareceu embaraçada, e disse que o crucifixo não tinha influência nele. Expliquei que foi oferecido por uma avó e que eu usava como ornamento. Já li algures que as Testemunhas de Jeová têm o ritual de desfazer de materiais que simbolizam algo contrário às suas crenças, como se tivessem algo mágico.
Pedro Amaral Couto

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 20 de Novembro de 2006, 10:33:03 »
Não apenas TJ como também certas linhas protestantes tem esse hábito de recomendar o afastamento de "pontos de contato" (contato com o que "é do mundo e não de Deus", suponho).  Conheço gente que não aceita que os filhos tenham coisas com personagens da Disney por esse motivo.

O que não deixa de me parecer falta de fé.  Afinal de contas, será possível que um objeto cotidiano tenha tanto poder sobre os que "são de Deus"?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #33 Online: 20 de Novembro de 2006, 10:44:53 »

Já li algures que as Testemunhas de Jeová têm o ritual de desfazer de materiais que simbolizam algo contrário às suas crenças, como se tivessem algo mágico.

O único ritual que eles tem é "destruir" os objetos.
Se você, sendo TJ,  recebe um presente de um espírita (uma camisa, por exemplo), o conselho dado é que "queime" esse objeto. Se não for possivel, jogue fora, longe de sua casa.

Quando eu me batizei, me fizeram jogar no fogo um disquete com um programa de xadrez, só porque o nome da marca era "Mephisto". Foi duro...  :(

Os evangélicos em geral não tem esse pensamento. São um pouco mais "mente aberta" em relação as Testemunhas de Jeová.

« Última modificação: 20 de Novembro de 2006, 10:48:20 por Mental »
Nem sempre...

Luz

• Visitante
« Resposta #34 Online: 20 de Novembro de 2006, 10:57:24 »
Luís
Não quer elaborar, Luz? Não é muito frequente, mas às vezes encontro motivos para rever minha opinião sobre o Espiritismo. Quem sabe você me fornece algum?

Luis, não posso falar com conhecimento de causa, porque não tenho muita intimidade com a religiosidade, internamente, apenas no sentido "literário", e claro, nas impressões pessoais do convívio com diferentes religiosos.

Sou da opinião que as religiões abraâmicas, de forma geral, são as mais intolerantes e que, por consequência possuem os adéptos mais intolerantes, principalmente com respeito a liberdade de escolha e no convívio com as diferentes posturas.

Raramente elas se mostram abertas ao diálogo, embora sejam as que mais os promovam no intuito de militar contra "os outros"; enquanto outras, como o espiritismo, por exemplo, sejam e possuam adéptos mais moderados, na prática.

É desse ponto de vista, que particularmente, discordo do seu. Enquanto você se mostra mais simpático com as religiões tradicionais, eu sou menos simpática a elas. Digo: na prática, no convívio.

Pessoalmente, nenhuma religião me incomoda, pois tenho muita facilidade em lidar com pessoas e com a diferença, mas devo confessar que acho os "religiosos tradicionais" mais difíceis de conviver.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 20 de Novembro de 2006, 15:14:53 »
Citação de: Mental

Os evangélicos em geral não tem esse pensamento. São um pouco mais "mente aberta" em relação as Testemunhas de Jeová.
Minha Nossa-senhora-das-calças-rasgadas.... a que ponto nós chegamos...

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #36 Online: 20 de Novembro de 2006, 15:21:52 »
Para você ver... e eu estava "consciente" quando escrevi isso.  :D
Nem sempre...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 20 de Novembro de 2006, 15:45:59 »
Eu conheci alguns TJs... e tb não fui muito com a cara desses sujeitos não...
Eu conheci um que queimou o ursinho de pelúcia da mulher... fez isso porque a mulher dele “idolatrava o ursinho”...
Peeeeeeeeense num povo meio abirobado da cabeça!!!!

Outra coisa que eu não sabia era que os TJs também fazem exorcismos, não é?

Todas as vezes que eu vejo um “exorcismo” ou aquele crente que pegou o “capêta” na TV, eu fico com inveja.... ô mamãe... por que isso não acontece comigo...? :chorao:

Agora sem brincadeira.

Eu realmente acho que as religiões são um atraso para humanidade. Todas elas.  ;P

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #38 Online: 20 de Novembro de 2006, 20:24:00 »

Eu realmente acho que as religiões são um atraso para humanidade. Todas elas.  ;P

Eu acho que não. Toda religião tem algo bom, as pessoas que não sabem filtrar isso.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #39 Online: 20 de Novembro de 2006, 21:20:19 »

Eu acho que não. Toda religião tem algo bom, as pessoas que não sabem filtrar isso.

Concordo, toda religião tem algo bom, mais especificamente duas coisas, mulher e dinheiro, dependendo da posição dentro da religião essas duas coisas boas não faltam.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #40 Online: 20 de Novembro de 2006, 22:08:56 »

Concordo, toda religião tem algo bom, mais especificamente duas coisas, mulher e dinheiro, dependendo da posição dentro da religião essas duas coisas boas não faltam.
E dependendo da religiao, voce nem precisa esconder a mulher.
Mas que tal fundar aquelas relgioes new-age cujos os dogmas sao para todos dar dinheiro ao fundador, e para mulheres bonitas, dar para o fundador
"The patient refused an autopsy."

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #41 Online: 21 de Novembro de 2006, 09:25:52 »

E dependendo da religiao, voce nem precisa esconder a mulher.
Mas que tal fundar aquelas relgioes new-age cujos os dogmas sao para todos dar dinheiro ao fundador, e para mulheres bonitas, dar para o fundador

Eu já pensei em fundar uma nesses moldes, aqui no Brasil tinha uma senão me engano se chamava "Meninos de Deus", peloes relatos era uma suruba constante.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #42 Online: 21 de Novembro de 2006, 10:37:50 »

Mental,

Outra coisa que funciona, testado e aprovado é dizer: sou espírita!

Os testemunhas de Jeová tem verdadeira ojeriza do espiritismo. Por que?

Eu falo que sou atéia... eles olham com cara de bolacha e perguntam: "como assim?"

Então eu explico que não acredito na existência de um (ou dois, ou três...) deus. Aí sobra um "ah, tá... então, bom, então, Deus te abençõe!"... e eu apenas agradeço.

Eficaz, sincero e desconcertante... exatamente como gosto! :D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Luz

• Visitante
« Resposta #43 Online: 21 de Novembro de 2006, 10:51:16 »

Mental,

Outra coisa que funciona, testado e aprovado é dizer: sou espírita!

Os testemunhas de Jeová tem verdadeira ojeriza do espiritismo. Por que?

Eu falo que sou atéia... eles olham com cara de bolacha e perguntam: "como assim?"

Então eu explico que não acredito na existência de um (ou dois, ou três...) deus. Aí sobra um "ah, tá... então, bom, então, Deus te abençõe!"... e eu apenas agradeço.

Eficaz, sincero e desconcertante... exatamente como gosto! :D

Também já falei que era atéia, mas não resolveu o problema, porque eles se tornaram insistentes... então, alguém me aconselhou a tática do espiritismo. É imbatível! Depois da segunda visita, eles nunca mais voltaram... acho que fui exclusída da lista de horas!   :)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #44 Online: 21 de Novembro de 2006, 11:43:42 »
  Quando uma Testemunha de Jeová interpela-me, mostro ter conhecimentos da Bíblia (mas na verdade, também tem haver com conhecimentos sobre a organização), e até digo quais os livros da Bíblia sobre o assunto falado. No fim dizem que sei muito sobre a Bíblia, e que posso aprender mais com um estudo. Aceito as revistas, mas não aceito o estudo, explicando as razões, acabando com um adeus cordial, com apertos de mão ou beijos.
Pedro Amaral Couto

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #45 Online: 21 de Novembro de 2006, 12:13:39 »

Também já falei que era atéia, mas não resolveu o problema, porque eles se tornaram insistentes... então, alguém me aconselhou a tática do espiritismo. É imbatível! Depois da segunda visita, eles nunca mais voltaram... acho que fui exclusída da lista de horas! :)

Luz, experimente oferecer um lanche para eles, e depois de comerem falar que é espirita e que o lanche que voce serviu contem matéria prima energizada com o bem.
Ou experimente dizer que é desassociada, para fazer um teste e ver como eles agem.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2006, 13:39:52 por Mental »
Nem sempre...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 21 de Novembro de 2006, 12:30:23 »
:histeria:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 21 de Novembro de 2006, 15:44:45 »

Também já falei que era atéia, mas não resolveu o problema, porque eles se tornaram insistentes... então, alguém me aconselhou a tática do espiritismo. É imbatível! Depois da segunda visita, eles nunca mais voltaram... acho que fui exclusída da lista de horas! :)

Luz, experimente oferecer um lanche para eles, e depois de comerem falar que é espirita e que o lanche que voce serviu contem matéria prima energizada com o bem.
Ou experimente dizer que é desassociada, para fazer um teste e ver como eles agem.

eu ia perguntar se TJ's usam da violência, e aí lembrei do caso da transfusão de sangue...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Luz

• Visitante
« Resposta #48 Online: 21 de Novembro de 2006, 17:47:02 »

Menino mau   :lol:

:histeria: :histeria: :histeria:

Olha, deu até vontade, mas eles me abondonaram há uns seis anos, depois que me me declarei espírita...  |(  :histeria:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 21 de Novembro de 2006, 17:57:56 »
O legal disso tudo é que TJs, evangélicos, espíritas e o !caralho! acreditam num mesmo Deus... e mesmo assim continuam com essas briguinhas infantis...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!