Autor Tópico: Morte de um ente querido  (Lida 21821 vezes)

Offline Mental

• Nível 12
  • *
Morte de um ente querido
« Online: 27 de Novembro de 2006, 17:39:01 »
Provavelmente ja tenha discutido aqui, mas quero abordar outro angulo.

Quem sofre mais com a morte de um ente querido?

O Ateu ou o teista (que cre na vida eterna futura)?

Nem sempre...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Morte de um ente querido
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2006, 18:02:47 »
Ora mais... é claro que é aquele que gostar mais do suposto falecido... ou for mais “emotivo”......

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2006, 00:31:26 »
Imagino que tanto um quanto o outro sofram a perda de um ente querido.
A diferença é que o teísta, por acreditar que um dia poderá reencontrar esta pessoa, tenha uma sensação mais confortável e otimista diante do fato. A sensação de perda para o ateu, por ser definitiva, teoricamente deve ser um pouco mais intensa.
Isto também depende muito da cultura e da religião. O associação da morte a algo triste é muito ocidental. Pelo que sei, budistas e induístas, por exemplo, encaram a morte com muito mais naturalidade que os cristãos.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2006, 03:30:33 »
Eu já penso diferente. Creio que o teísta sofra mais do que o ateu, tanto é que mesmo os mais cultos e racionais teístas preferem se apegar em uma fantasia, mesmo que o senso lógico nada indique que exista uma outra existência... preferem acreditar em uma mentira, esdrúxula, inventada. Já o ateu não, ele sofre pela falta, mas reverencia algo mais importante que é a valorização dos bons momentos que viveram juntos e a valorização da memória e das obras do ente querido. Um prefere se enganar, outro olha a verdade cara a cara e não foge dela.   :wink:

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2006, 07:10:35 »
Teoricamente era para o teista se sentir feliz quando perde um parente que tambem era, digamos, "cristão fiel".
Se era um bom cristão certamente estaria no paraiso... então porque chorar e se desesperar?
Acho que tenho a resposta...
Seria porque o seu subconsciente diz que Deus é uma "mentira", e esse aflora quando se perde um ente querido?
Talvez.. :?
Nem sempre...

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2006, 07:42:25 »
oi mas se uma pessoa for cristã e o ente querido não aceitou Jesus ,o ente querido segundo a biblia vai pro inferno eterno,aí é uma situação triste pro cristão.

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2006, 10:37:06 »
Esse ângulo já foi abordado, também. Nada nos passa :D

Acho muito relativo, e acho que o que condiciona a perda mesmo é o grau de AMORRRR entre as pessoas.

Luz

• Visitante
« Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2006, 10:50:37 »

Eu acho que qualquer um sofre a morte de um ente realmente querido... por mais que se acredite em deus, vida após a morte e coisa e tal, a falta da pessoa, do contato físico, a saudade são iguais para qualquer pessoa. Eu penso que o que choramos é a ausência.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2006, 15:41:09 »
[...]Seria porque o seu subconsciente diz que Deus é uma "mentira", e esse aflora quando se perde um ente querido?
Talvez.. :?

Imagino que isso seja o mais provável. Não entendo como alguém possa sofrer muito sabendo que logo reencontrará o ente morto e passará a eternidade com ele.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2006, 15:46:22 »

Eu acho que qualquer um sofre a morte de um ente realmente querido... por mais que se acredite em deus, vida após a morte e coisa e tal, a falta da pessoa, do contato físico, a saudade são iguais para qualquer pessoa. Eu penso que o que choramos é a ausência.

A certeza em vida após a morte deveria amenizar bem mais esse sofrimento. 10, 20, 30, 40, 50 anos de ausência não são nada em comparação com a eternidade em que "eles" viverão juntos. Mas será que no fundo mesmo os religiosos realmente crêem nisso?
Who cares?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2006, 16:04:36 »
A certeza em vida após a morte deveria amenizar bem mais esse sofrimento. 10, 20, 30, 40, 50 anos de ausência não são nada em comparação com a eternidade em que "eles" viverão juntos.
E quem disse que eles vão..?
"Vai" tudo pro inferno comigo! :biglol:

Agora sem brincadeira.

"Quando morre um parente nosso, eles dizem: Não sofra, pois ele foi para junto de Deus".

O legal é que ninguém quer que o parente vá para "junto de Deus"...  :biglol:

danieli

• Visitante
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2006, 16:37:47 »
A certeza em vida após a morte deveria amenizar bem mais esse sofrimento. 10, 20, 30, 40, 50 anos de ausência não são nada em comparação com a eternidade em que "eles" viverão juntos.
E quem disse que eles vão..?
"Vai" tudo pro inferno comigo! :biglol:

Agora sem brincadeira.

"Quando morre um parente nosso, eles dizem: Não sofra, pois ele foi para junto de Deus".

O legal é que ninguém quer que o parente vá para "junto de Deus"...  :biglol:

Mussolim foi automático... o vá para junto de Deus, eu li como vá para a puta que o pariu :histeria:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2006, 16:44:11 »
Fico me perguntando se os crentes não temem ir para o céu e ter que conviver com certos entes não tão queridos. Aquele tio chato e ignorante. Aquela prima dondoca e fofoqueira. Enfim, aquelas pessoas com quem
conversamos só por serem da família.

Por Toda a Eternidade!

:susto:

Ainda bem que eu não acredito nessas coisas!  :D
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2006, 16:53:08 »
hahaha

Talvez o sofrimento seja no fundo esse... "Que saco! daqui a alguns anos vou ter que viver a eternidade com fulano(a)!"

:lol:
Who cares?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2006, 17:08:31 »
O pior é que... e se a pessoa gostar muito de um ateu e ter aquele parente evangélico fervoroso....?

Vai passar a eternidade com o parente chato... haha

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Novembro de 2006, 17:11:38 »
Mussolim foi automático... o vá para junto de Deus, eu li como vá para a puta que o pariu :histeria:
Bem... eu nunca tinha pensado que Deus era uma puta... pensado bem... não... hummm... SERÁ...?!  :biglol:

danieli

• Visitante
« Resposta #16 Online: 29 de Novembro de 2006, 17:13:53 »
Bem... eu nunca tinha pensado que Deus era uma puta... pensado bem... não... hummm... SERÁ...?!  :biglol:

que os crentes da minha casa não leiam isso  :grito:

Mas eu acho que há possibilidades X-D

Luz

• Visitante
« Resposta #17 Online: 29 de Novembro de 2006, 17:28:01 »
Fico me perguntando se os crentes não temem ir para o céu e ter que conviver com certos entes não tão queridos. Aquele tio chato e ignorante. Aquela prima dondoca e fofoqueira. Enfim, aquelas pessoas com quem
conversamos só por serem da família.

Por Toda a Eternidade!

:susto:

Ainda bem que eu não acredito nessas coisas!  :D

Acho que não temem, não! Eles acreditam que no paraíso só entram as pessoas queridas... do contrário, não seria o paraíso!  :D

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Novembro de 2006, 17:37:23 »
Ou então ao entrar no paraíso eles, automaticamente, se tornam perfeitos.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #19 Online: 29 de Novembro de 2006, 17:42:42 »
Ou então ao entrar no paraíso eles, automaticamente, se tornam perfeitos.

Existe um aspecto intrigante nisso que você disse. Suponha que um bebê morre e vá para o "céu".
Ele vai permanecer um bebê pela eternidade? É claro, os crentes dizem que é a essência que
permance e blá blá blá, mas isso não impede a conclusão de que teríamos que conviver com
multidões de pessoas que nunca tiveram a experiência de amadurecer...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Olho de Hórus

• Nível 02
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Novembro de 2006, 09:23:04 »
"todo mundo quer ir para céu, mas ninguém quer morrer". Desculpem colocar o ditado tão manjado aqui, mas não resisti, dada a pertinência do "bicho" :vergonha:
“A humanização da natureza deriva da necessidade de pôr fim à perplexidade e ao desamparo do homem frente a suas forças temíveis, de entrar em relação com elas e, finalmente, de influenciá-las. (...) O homem primitivo não tem escolha, não dispõe de outra maneira de pensar. É-lhe natural, algo inato, por assim dizer, projetar exteriormente sua existência para o mundo e encarar todo acontecimento que observa como manifestação de seres que, no fundo, são semelhantes a ele próprio.” Sigmund Freud

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Novembro de 2006, 11:03:43 »
Mas tem que ver pelo lado super positivo que é a vida eterna com Deus!  :biglol:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #22 Online: 30 de Novembro de 2006, 21:19:27 »
Eu acho que os teístas sofrem mais...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2006, 01:24:20 »
Acho que eles (os teístas) sofrem menos, pq sempre imaginam que os entes queridos vão para um lugar melhor que aqui (e aqui já é tão bom, pelo menos para mim) e pela espera do reencontro (que já foi mencionado acima), e ainda a possibilidade de dizer o que deixaram de dizer em vida (sempre fica algo à ser dito).

Nós ateus, sabendo que essa vida é única e nossa convivência com aqueles que  mais prezamos é ímpar, sofremos mais.
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

danieli

• Visitante
« Resposta #24 Online: 01 de Dezembro de 2006, 01:46:21 »
Hum, a impressão que dá é que os teístas sofrem mais mesmo, parece que eles tem medo do que vem pela frente, não confiam nas próprias crenças.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!