A eternidade não tem que ser necessariamente sempre igual e repetitiva, mas se uma vida é eterna as possibilidades devem ser infinitas, pois de outro jeito eventualmente ela se tornaria repetitiva.
Sobre a pílula, dependeria muito. Você está fazendo uma analogia ao filme Matrix, sim? Se me fosse assegurado que, por exemplo, apenas abstraindo, existissem infinitos universos nos quais eu poderia viver, "provavelmente" eu tomaria a pílula vermelha, para sair desta transitoriedade da vida e conhecer a eternidade, vivendo para sempre.
Sim, foi uma analogia a Matrix, por sua citação a filmes. Sabe, quando penso em eternidade eu a relaciono a realidade.
Eu gostaria de estar aqui daqui a mil, dois mil, cinco mil anos... acompanhando as descobertas científicas, a queda dos atuais impérios, religiões, crenças e nascimento de outros... quem sabe, assistir pelo noticiário o dia em que a ciência puder provar a inexistência de deus, ou sua existência, descobrir a existência de vida extraterrestre, e quem sabe, inteligente...
Ver o desenrolar da história, como quando lemos sobre a história, porque o nosso tempo, o tempo em que vivemos, sempre parece algo muito distante do tempo que lemos, como se tudo aquilo não fizesse parte a mesma história. Sempre tenho essa impressão. Sempre imagino como nossa época, o século XX, será visto daqui há 500 ou 1000 anos.
Sempre imagino como será o mundo quando cristianismo e islamismo, por exemplo, forem vistos como hoje são vistos os deuses gregos... me pergunto se um dia a religião deixará de fazer parte da vida humana ou como serão as novas religiões que virão substituir as atuais... e por aí vai.
São essas coisas que me interessam na eternidade... os livros que ainda quero ler, os lugares, aqui mesmo na Terra, que ainda quero conhecer, as novidades, as descobertas... não consigo ver essas coisas com finitude, porque as opções me parecem infinitas. Além da descoberta do espaço, das possíveis viagens, que caso venham existir de fato um dia, tornarão nosso "universo real limitado" muito mais amplo, talvez infinito.
Universos paralelos, também me parece uma idéia encantadora, mas ainda recente que preciso trabalhar na imaginação. Ah... sinceramente, quando penso em eternidade, tudo me parece muito interessante... sei que existem os momentos de monotonia, como eles existem até mesmo na realidade, que é tão curta... e momentos ruins, mas são momentos, não são a vida toda.
E de qualquer forma, até onde sabemos, a eternidade não existe... se é para pensar nela, por que nos limitarmos á idéia de tédio, mesmisse, repetição... imaginação deveria servir para tornar as coisas fascinantes e não entediantes.