Autor Tópico: Morte de um ente querido  (Lida 21823 vezes)

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
Re: Morte de um ente querido
« Resposta #50 Online: 11 de Dezembro de 2006, 22:26:06 »
Por mim eu viveria para sempre, existir é melhor que não existir.

É? E para chegar a essa conclusão, você perguntou a alguem que não existe o que ela acha de não existir?

Pois é. Pensei exatamente a mesma coisa. Se não existo, que diferença faz o que é melhor ou não? Bem, na verdade acho que isso não faz o menor sentido. Então, pro assunto do tópico:

Acho que sentir a morte de um ente querido independe do fato de o sujeito ser ateu ou teísta. Penso que está mais ligado ao quanto essas pessoas (o vivo e o falecido) eram próximas.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #51 Online: 12 de Dezembro de 2006, 15:09:41 »
Eu só quero ter uma vida longa porque sou curioso. Quero poder testemunhar o desenrolar
da História e os avanços do conhecimento. No dia em que minha curiosidade se acabar, talvez
seja a hora de sair de cena.
  Também penso assim. Quantas pessoas morreram a pensar que a Terra era um cilindro no centro do Universo?

Pedro, você acha que se estas pessoas tivesses morrido sabendo o que sabemos hoje, elas poderiam ter sido mais felizes do que nós somos agora, com toda a tecnologia que nos cerca ?
Minha pergunta se deve ao fato de que, apesar de tantos séculos e avanços, a Humanidade ainda continua acreditando nas mesmas histórias fantásticas de épocas remotas ( de quando a Terra era um cilindro, por exemplo )
O que será que motiva alguém a querer viver mais...ampliar seus conhecimentos racionalmente ou acreditar em qualquer coisa que lhes dê conforto, por mais absurda que pareça ?
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #52 Online: 12 de Dezembro de 2006, 16:07:05 »
Citação de: Fred link=topic=9007.50.html#msg152678
Pedro, você acha que se estas pessoas tivesses morrido sabendo o que sabemos hoje, elas poderiam ter sido mais felizes do que nós somos agora, com toda a tecnologia que nos cerca ?
A felicidade não é a única motivação das coisas. Há também, por exemplo, a curiosidade.
  Acho que consideramos o bem-estar muito importante, e na maioria das vezes vive-se melhor comparando com épocas anteriores. Chocamo-nos com cenas violentas, mas houve alturas que eram normais. Houve países onde a população era na maioria escrava, as pessoas tinham de ter terrenos e lutar pela sua vida, não havia sequer anestesia para as cirurgias, as guerras eram aceites e podiam morrer num único dia o mesmo número de mortos no Holocauto, houve épocas onde pessoas aceitavam construir grandes monumentos, morrendo imensos de exaustão. Mudou-se.

Citação de: Fred link=topic=9007.50.html#msg152678
O que será que motiva alguém a querer viver mais…ampliar seus conhecimentos racionalmente ou acreditar em qualquer coisa que lhes dê conforto, por mais absurda que pareça ?
Talvez haja pessoas que simplesmente têm medo de morrer. Há também quem queira viver plenamente, ter o tempo suficiente para deixar uma marca ou que não gosta de ser ignorante. Cada um tem o seu quê.
 De qualquer modo, mesmo que seja possível viver para sempre, penso que o melhor é haver uma reciclagem. Novas gentes, ideias novas.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Ivan Pgua

• Nível 01
  • *
« Resposta #53 Online: 06 de Janeiro de 2007, 00:24:03 »
Ou então ao entrar no paraíso eles, automaticamente, se tornam perfeitos.

Existe um aspecto intrigante nisso que você disse. Suponha que um bebê morre e vá para o "céu".
Ele vai permanecer um bebê pela eternidade? É claro, os crentes dizem que é a essência que
permance e blá blá blá, mas isso não impede a conclusão de que teríamos que conviver com
multidões de pessoas que nunca tiveram a experiência de amadurecer…

Vc citou os protestantes, mas segundo a religião católica quem morre antes de ser batizado vai para o limbo, independente se for um recém nascido ou uma pessoa q tenha 21 anos. Será q eles tem noção do q aconteceu com seu ente querido, estar lá no meio do nada, vagando sem rumo. Deve ser muito estranho pensar q esta pessoa q era próxima de vc está lá. O q será q se passa na cabeça deles?
"Posso não acreditar em uma só palavra do que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las." Voltaire

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #54 Online: 26 de Janeiro de 2007, 19:59:22 »
 A certeza de um rencontro conforta mais, do que a certeza do "nunca mais vou ve-lo"? Claro que conforta! tem que ser muito apaixonado por uma causa, para não aceitar este fato!

É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 26 de Janeiro de 2007, 20:40:19 »
A certeza de um rencontro conforta mais, do que a certeza do "nunca mais vou ve-lo"? Claro que conforta! tem que ser muito apaixonado por uma causa, para não aceitar este fato!

Bom lembrar que os fatos pouco se lixam para o que vc pensa... Ah, cadê o "evoluir, tal é a lei"?  :biglol:

Offline Megazord

• Nível 05
  • *
« Resposta #56 Online: 26 de Janeiro de 2007, 22:53:18 »
Olá!  :P

Acho que seria interessante eu contar um caso que vivenciei a pouco tempo quando eu estava começando a criar o meu pensamento cético sobre tudo.

----
A namorada do meu irmão tinha perdido a mãe dela fazia uns 8 meses e numa noite estávamos todos conversando sobre assuntos filosóficos. Até que em determinado ponto da conversa eu joguei todas as minhas "um milhão de dúvidas" sobre a existência da alma "na roda".
Eu notei que ela ficou praticamente convencida que a alma realmente não existia com aquilo que eu tinha dito!
Os olhos dela se encheram de lágrimas (ela nunca mais ia ver a mãe dela!!?) nisso (eu fingindo que não tinha notado), já fui me desmentindo… colocando outros pontos de vista que "comprovam a existência!" da alma na conversa, falei um pouco de espiritos (rs), Allan Kardec e esse monte de coisas que não acredito nem um pingo.
Foi por pouco…
Mas ai ela ficou 'de boa' novamente.
 ::)
----

Mas eu conclui que ateismo não é pra qualquer um não…

:)
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2007, 23:03:13 por megazord »
---
mega

“Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?”
Justin Brown

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 27 de Janeiro de 2007, 12:24:25 »

Verdade. Tem gente que só consegue viver à base de drogas para controlar suas psicoses. Outros não precisam.

Offline Olho de Hórus

• Nível 02
  • *
« Resposta #58 Online: 30 de Janeiro de 2007, 08:53:18 »
Tenho passado alguns apertos ultimamente, pois estou revelando mais aos próximos minha descrença. Uma tia que eu não via a anos ficou chocada e depois disse que eu acreditava sim! E que estava apenas querendo chocar os outros, como vi que ela estava muito decepcionada dei um sorrizinho como quem é pego numa travessura e não toquei mais no assunto. Como disse um colega: ser  ateu não é para qualquer um...
“A humanização da natureza deriva da necessidade de pôr fim à perplexidade e ao desamparo do homem frente a suas forças temíveis, de entrar em relação com elas e, finalmente, de influenciá-las. (...) O homem primitivo não tem escolha, não dispõe de outra maneira de pensar. É-lhe natural, algo inato, por assim dizer, projetar exteriormente sua existência para o mundo e encarar todo acontecimento que observa como manifestação de seres que, no fundo, são semelhantes a ele próprio.” Sigmund Freud

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 30 de Janeiro de 2007, 09:53:49 »
Eu quase não acredito, sabe?  Ateísmo é algo tão simples de explicar e de entender.  Por que tanta negação e resistência?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Olho de Hórus

• Nível 02
  • *
« Resposta #60 Online: 30 de Janeiro de 2007, 10:24:26 »
Eu quase não acredito, sabe?  Ateísmo é algo tão simples de explicar e de entender.  Por que tanta negação e resistência?

Sim! è simples e racional, porém estou cada dia mais convencido que o melhor que faço é escondelo e disfarçá-lo o máximo possível. O Cristianismo está profundamente enraizado na cultura do nosso país, e ser "do contra" às vezes provoca desgastes chatíssimos.
“A humanização da natureza deriva da necessidade de pôr fim à perplexidade e ao desamparo do homem frente a suas forças temíveis, de entrar em relação com elas e, finalmente, de influenciá-las. (...) O homem primitivo não tem escolha, não dispõe de outra maneira de pensar. É-lhe natural, algo inato, por assim dizer, projetar exteriormente sua existência para o mundo e encarar todo acontecimento que observa como manifestação de seres que, no fundo, são semelhantes a ele próprio.” Sigmund Freud

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #61 Online: 30 de Janeiro de 2007, 11:13:28 »

Humm...este avatar me lembrou de um velho conhecido do CC ( que Deus o tenha... :anjo: )
Será que ele reencarnou no megazord ?
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #62 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 00:21:19 »

Acho que seria interessante eu contar um caso que vivenciei a pouco tempo quando eu estava começando a criar o meu pensamento cético sobre tudo.

----
A namorada do meu irmão tinha perdido a mãe dela fazia uns 8 meses e numa noite estávamos todos conversando sobre assuntos filosóficos. Até que em determinado ponto da conversa eu joguei todas as minhas "um milhão de dúvidas" sobre a existência da alma "na roda".
Eu notei que ela ficou praticamente convencida que a alma realmente não existia com aquilo que eu tinha dito!
Os olhos dela se encheram de lágrimas (ela nunca mais ia ver a mãe dela!!?) nisso (eu fingindo que não tinha notado), já fui me desmentindo… colocando outros pontos de vista que "comprovam a existência!" da alma na conversa, falei um pouco de espiritos (rs), Allan Kardec e esse monte de coisas que não acredito nem um pingo.
Foi por pouco…
Mas ai ela ficou 'de boa' novamente.
 ::)
----

Mas eu conclui que ateismo não é pra qualquer um não…

:)

Mas o que há de errado com a idéia de não ver mais um parente morto? Poxa, é difícil se afastar de alguém que morreu, mas nada do que fizer vai trazer tal pessoa de volta. Por que não tentar encarar isso de uma maneira mais positiva?

Não, não estou falando pra tirar sarro do morto. ¬¬

Mas, sabendo que todas as pessoas vão morrer mesmo um dia, podíamos ter uma abordagem diferente da morte do que simplismente sentir falta. Por que não guardar as lembranças boas? Passá-las pra frente com a família e os amigos? Se a pessoa morreu de uma doença, por que não conscientizar as outras pessoas e ajudá-las a superar a efermidade? Se morreu em um crime, por que não ajudar a evitar que tais crimes aconteçam de novo ou sejam impunes?

Ao invés de ficar chorando a morte de alguém, talvez devíamos buscar forças para levarmos nossas vidas de maneira melhor. Acham mesmo que a pessoa morta gostaria de as outras ficassem só de lamentação? Eu não gostaria.

A verdade é que os religiosos são uns fracos, e fazem questão de sê-los. Ficam aí chorando quando tentamos tirar as muletas psicológicas como se fossem maricas que não agüentariam encarar o mundo de cabeça erguida. Não querem se dar o trabalho de pensar, por que acham que dói horrores. Agem como autistas, sem se importar com o mundo lá fora e com a necessidade real das outras pessoas. Isso ferve o meu sangue de raiva!

Ironicamente, os religiosos são pessoas egoístas, que só se preocupam com seu próprio bem-estar psicológico e que recusam a realidade por ter medo dela. Não é isso o que dizem dos ateus? Eles sabem que são assim, e tentam enquadrar os outros nessa categoria, como uma tentativa de tirar o peso de suas costas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #63 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 15:33:26 »

Verdade. Tem gente que só consegue viver à base de drogas para controlar suas psicoses. Outros não precisam.

Tem outra verdade tambem! é aquele que o sujeito não tá nem ai pro ente não tão querido...

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #64 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 15:35:31 »

Bom lembrar que os fatos pouco se lixam para o que vc pensa… Ah, cadê o "evoluir, tal é a lei"?  :biglol:

Estamos falando de sentimento! e isso só tem relevancia pra quem os tem! evoluir sempree verdade...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 15:37:52 »
Video, você está propondo seriamente que algumas pessoas tem sentimentos e outras não?  Ou está só sendo dramático?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #66 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 15:46:01 »
Video, você está propondo seriamente que algumas pessoas tem sentimentos e outras não?  Ou está só sendo dramático?

Grande Dantas! estou afirmando que tem pessoas que não tem o menor problema em perder um ente querido! que não doi, independente da aproximação! é triste mais é verdade...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #67 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 15:52:42 »
Saber lidar com a perda (principalmente quando o motivo é fé e confiança no que foi vivido com quem se foi) não é "triste", Video.  É uma habilidade desejável e valiosa.  Sofrer só pela poesia do sofrimento não é necessariamente a melhor coisa que podemos fazer.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #68 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 15:56:14 »
Saber lidar com a perda (principalmente quando o motivo é fé e confiança no que foi vivido com quem se foi) não é "triste", Video.  É uma habilidade desejável e valiosa.  Sofrer só pela poesia do sofrimento não é necessariamente a melhor coisa que podemos fazer.

Dantas vc pode dizer o que te traria mais conforto numa situação destas! A certeza de um rencontro ou a trsiteza de nunca mais ve-lo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #69 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 15:59:44 »
Nenhuma das duas.  Certeza de reencontro é a fuga dos fracos que não sabem aceitar mudanças e vivem presos ao passado.  Tristeza, obviamente, não traz conforto.

Como já foi dito, acho mais produtivo e mais sensato simplesmente aceitar os fatos pelo que são e cultivar confiança na validade do que foi efetivamente vivido.  Sentir tristeza pelos que se foram é lamentar o que não chegou a haver, por isso devemos viver a vida da melhor forma que pudermos, sem expectativas de eternidade. 

Todo mundo morre.  Isso é natural e inclusive tem um lado de alívio.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #70 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 18:25:07 »
Nenhuma das duas.  Certeza de reencontro é a fuga dos fracos que não sabem aceitar mudanças e vivem presos ao passado.  Tristeza, obviamente, não traz conforto.

Como já foi dito, acho mais produtivo e mais sensato simplesmente aceitar os fatos pelo que são e cultivar confiança na validade do que foi efetivamente vivido.  Sentir tristeza pelos que se foram é lamentar o que não chegou a haver, por isso devemos viver a vida da melhor forma que pudermos, sem expectativas de eternidade. 

Todo mundo morre.  Isso é natural e inclusive tem um lado de alívio.

Sua reflexão me parece tipica de quem não teve um ente querido que tenha morrido precocimente! e que vc não tenha nunca!,quando não se tem essa experiencia, parece que a dor é assim suportavel! e vai embora e só fica a saudade, desculpe-me se estiver enganado! Lidar com isso não é tão simples assim como vc coloca, estou falando de um filho, que a "casualidade" levou sem mesmo ter deixado momentos suficientes para lembrar! Talvez seja preciso mas do que um  "a vida é cruel" mesmo!, para diminuir a dor de quem sofre e não pode fazer mais nada, a não ser sofrer!
Se a pespectiva de um recontro não conforta o suficiente, ajuda a erguer a cabeça e seguir em frente!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #71 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 18:41:58 »
Sua reflexão me parece tipica de quem não teve um ente querido que tenha morrido precocimente! e que vc não tenha nunca!,

Não vou ficar discutindo qual de nós dois tem mais histórias tristes para contar, Video... se você prestar atenção, dizer que eu "pareço um típico (...)" é uma forma indireta de me julgar sem ter os fatos relevantes.

E isso, sinceramente, não te cabe.

quando não se tem essa experiencia, parece que a dor é assim suportavel! e vai embora e só fica a saudade, desculpe-me se estiver enganado! Lidar com isso não é tão simples assim como vc coloca, estou falando de um filho, que a "casualidade" levou sem mesmo ter deixado momentos suficientes para lembrar! Talvez seja preciso mas do que um  "a vida é cruel" mesmo!, para diminuir a dor de quem sofre e não pode fazer mais nada, a não ser sofrer!
Se a pespectiva de um reencontro não conforta o suficiente, ajuda a erguer a cabeça e seguir em frente!

Sinto pela sua perda.  Ninguém merece, realmente. 

Só não acho que a sua dor tenha algum tipo de poder sobre verdades metafísicas; são questões distintas e separadas.

Creio que já te recomendei ler um pouco do que o Rabino Harold Kushner escreveu, não?  Ele também perdeu um filho, e em situação extremamente cruel.

Foi essa a motivação para o livro "Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas".  Para quem lida com a dor e crê em Deus é excelente leitura.

http://en.wikipedia.org/wiki/When_Bad_Things_Happen_to_Good_People

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22por+que+coisas+ruins%22+kushner&meta=

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #72 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 18:45:58 »
Sua reflexão me parece tipica de quem não teve um ente querido que tenha morrido precocimente! e que vc não tenha nunca!,

Não vou ficar discutindo qual de nós dois tem mais histórias tristes para contar, Video… se você prestar atenção, dizer que eu "pareço um típico (…)" é uma forma indireta de me julgar sem ter os fatos relevantes.

E isso, sinceramente, não te cabe.

quando não se tem essa experiencia, parece que a dor é assim suportavel! e vai embora e só fica a saudade, desculpe-me se estiver enganado! Lidar com isso não é tão simples assim como vc coloca, estou falando de um filho, que a "casualidade" levou sem mesmo ter deixado momentos suficientes para lembrar! Talvez seja preciso mas do que um  "a vida é cruel" mesmo!, para diminuir a dor de quem sofre e não pode fazer mais nada, a não ser sofrer!
Se a pespectiva de um reencontro não conforta o suficiente, ajuda a erguer a cabeça e seguir em frente!

Sinto pela sua perda.  Ninguém merece, realmente. 

Só não acho que a sua dor tenha algum tipo de poder sobre verdades metafísicas; são questões distintas e separadas.

Creio que já te recomendei ler um pouco do que o Rabino Harold Kushner escreveu, não?  Ele também perdeu um filho, e em situação extremamente cruel.

Foi essa a motivação para o livro "Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas".  Para quem lida com a dor e crê em Deus é excelente leitura.

http://en.wikipedia.org/wiki/When_Bad_Things_Happen_to_Good_People

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22por+que+coisas+ruins%22+kushner&meta=

Só pra ficar claro, Eu não perdi nenhum filho! Tento apenas vislumbrar esse sentimento, e não é nada agradavel! Vou procurar o livro que vc deu a dica.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #73 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 18:58:10 »
Menos mal então.  Mas ainda não vejo com bons olhos essa sua vontade de taxar de insensível quem não tem as mesmas suscetibilidades que você.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #74 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 19:04:40 »
Menos mal então.  Mas ainda não vejo com bons olhos essa sua vontade de taxar de insensível quem não tem as mesmas suscetibilidades que você.
[/quot

Talvez eu seja muito sensivel! ou ame demaseadamente meus filhos! ou …

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!