Eu sei que essas coisas não são fáceis, Fabulous. Eu mesmo sofro de problemas um pouco diferentes, mas essencialmente iguais aos seus. Para mim, por motivos diferentes, tudo sempre foi muito fácil na minha vida. No colégio eu sempre tirava notas excelentes sem estudar e quase sem prestar atenção ás aulas, o vestibular para mim foi facílimo, o único em que não passei foi o do ITA, então pude me dar ao luxo de escolher em qual entre as melhores universidades do Brasil eu iria estudar.
Até chegar à universidade minha vida acadêmica sempre foi extremamente fácil, mas isso fez muito mal para o meu caráter: como conseguia tudo sem me esforçar, eu me acostumei a ser preguiçoso e ter pouca força de vontade, me acostumei a não ter paciência para desafios e desistir deles rápido demais. Eu bão costumo adimitir esses defeitos para outras pessoas, então sinta-se privilegiado, pois eu estou baixando a guarda para tentar te ajudar.
O problema é que quando entrei na universidade e percebi que eu não poderia levá-la nas coxas como o colégio eu me frustrei bastante comigo mesmo. Meu primeiro curso, Física na USP - São Carlos eu larguei antes de completar o primeiro semestre e minha sensação era essa mesma, de que eu não era tão bom quanto deveria ser, de que eu era um derrotado, de que estava decepcionando todo mundo.
Voltei para o cursinho e de novo sem dificuldades passei no vestibular, agora para Engenharia Física, na UFSCar - e eu já estou trocando de novo, mas dessa vez por motivos completamente diferentes e bem mais justificáveis, mas isso eu já expliquei em vários outros tópicos e não interessa agora. A diferença é que dessa vez, com mais auto-conhecimento, sendo sincero comigo mesmo, identificando meus defeitos e tentando corrigi-los, eu cheguei muito mais longe. Sabia que sem um diploma eu não chegaria a lugar algum, que não conseguiria um emprego decente, que poderia até continuar dependente de meus pais, por isso me dispuz a me esforçar e estudar para valer, para variar. E eu descobri que a faculdade não era aquele bicho-papão todo que parecia e que cavalar, por incrível que pareça, não era tão ruim quanto parecia - eu até levava jeito.
Quer dizer que eu venci completamente os meus defeitos? Não. Cada dia é uma luta contra essas minhas falhas de caráter, minhas tendências a ir fazer qualquer coisa mais divertida do que estudar. E às vezes elas até vencem a batalha! Mais uma prova de que ainda tenho bastante a amadurecer também. Mas o importante é que eu já provei para mim mesmo que quando eu luto eu sou capaz. Eu já venci várias vezes e essas vitórias me servem de exemplo de que eu posso vencer de novo, e isso recupera minha auto-estima. Eu acho que você precisa disso também, Fabulous, você precisa se dedicar pela menos uma vez, agüentar mais firme pelo menos uma vez para pelo menos uma vez você provar para si mesmo qe você é capaz. Quando você acreditar nisso você estará pronto para passar por muitos outros desafios.