Parece que seu maior problema é não ter problemas!
Bingo!
Como ele mesmo disse uma vez "vivo num mundo diferente, o mundo dos filhos de fazendeiros". E aí é que está o segredo. Você vive num mundo de imagens. Num mundo em que os recursos vêm sem esforço pelo cordão umbilical e onde o que importa é andar de picape, ir pro centro da cidade, escolher seu posto de gasolina preferido, chegar perto do carro que tá tocando o sertanejo que mais lhe agrada, abaixar a aba do chapéu, encostar a sola da bota direita na parede e, entre uma golada e outra da latinha de cerveja, dar uma espiada pra ver se aparece uma morena que lhe chame a atenção.
Nesse mundo não há compromissos, menos ainda responsabilidades. O cordão umbilical não mostra sinais de que vai ser cortado, então sua fonte de recursos que permitem manter esse estilo de vida não depende das suas atitudes. O pouco que você precisa saber pra lidar com pessoas é o necessário para se destacar no posto de gasolina e conquistar o máximo de morenas possível (note que uma coisa pode levar à outra e vice-versa). Mais que isso é desnecessário, pois você sabe que amanhã você vai ter diesel e cerveja pra mais uma noite no posto de gasolina.
Olha, eu acordo às 6 da manhã, saio de casa às 7, vou de carro pra faculdade e volto pra às 23h e acho que estou numa mamata só, pois além disso, eu guardo minha bolsa na poupança pra trocar de carro em 2008.
Conheço gente que acorda às 4 da manhã, pega trem numa linha nada agradável, depois um ônibus e outro trem pra chegar à faculdade às 8. Faz os cursos da faculdade, um curso avançado de idioma (que não é inglês), faz sua iniciação científica com muita dedicação, volta pra casa às 22h também por trem + ônibus + trem e se vira pra custear suas despesas fora de casa somente com a bolsa de R$300,00 por mês pois a renda da mãe dela (divorciada) não pode ser comprometida com gastos além das contas domésticas e do supermercado. E o caso dela
não é extremo, pois tem gente que tem esses R$300,00 pra família toda e não pode se dar ao luxo de perder o emprego pelos motívos superficiais que você citou (nem por motivos mais profundos) pois isso pode levar a família à miséria.
Quer tentar algo que pode te ensinar muita coisa sobre a vida? Na próxima vez que você for a um posto de gasolina com seu gol de quarenta mil reais pra ouvir sertanejo, engravide uma das morenas e faça questão de fazer isso de modo que seus pais e os pais dela os deserdem. Aí você vai ver o que é fútil e o que nào é.