Lusitano pergunta:
"Falar de varão para varão? Porque não, de homem para homem, ou de "deus, para "deus", dado que você confirmou que a bíblia assim o diz... E as mulheres, porventura, não são humanas, portanto também divinas?"
Veja bem, caro Lusitano, eu não sou Deus e nem vc o É. Vc se faz deus a si próprio. Nunca direi de minha própria boca que sou Deus, pois conheço Deus e sei quem Ele é. Vc, Lusitano, não conhece Deus. Por isso mesmo, por presunção humana, se intitula "deus". Por isso, por causa da presunção humana, a Bíblia faz uma crítica à insensatez do homem: "sois deuses".
E as mulheres nessa história?
Observem que o homem foi gerado por Deus. Sendo assim, Deus tem primazia sobre o homem - é autoridade sobre o homem. Percebam que a mulher foi gerada do homem. Ou seja, o homem tem autoridade sobre a mulher. E a mulher e o homem geram o filho. O filho está subordinado à autoridade de seus pais. E o filho primogênito tem autoridade e primazia sobre os demais irmãos. Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. Sendo assim, já que Deus é criador dos animais, e Deus tem autoridade sobre os animais, assim também o homem tem autoridade sobre os animais. Uma simples lei de hierarquia universal determinada pelo próprio Deus.
Hoje em dia, por causa do mal da humanidade, a mulher acabou assumindo autoridade do homem e sobre o homem. Porém, não foi assim desde o princípio. O homem, por ser mal, modificou o natural. E é por isso, por ser o homem insensato, que os filhos afrontam seus pais, as mulheres desrespeitam seus maridos, os irmãos se matam uns aos outros. Percebam que Jesus era homem; os doze apóstolos, os profetas, os patriarcas, todos homens. O homem é a representação da autoridade sobre todos, instituida por Deus. Na Bíblia há o livro de Rute, de Estér, porém verifiquem nos textos que Rute não é autoridade e nem se faz autoridade, nem Estér, e Deus nos mostra que Ele revela-se também às mulheres, e as mulheres que conhecem a Deus, sujeitam-se às determinações hierárquicas de Deus. Deus nos mostra que Ele deu autoridade aos homens, mas isso não anula o amor que Deus tem pelas mulheres, e exorta as mulheres para que manifestem respeito aos homens, e sejam submissas à hierarquia que Deus instituiu, assim como o filho deve ser submisso a seus pais. Como Deus não muda, a mesma hierarquia que Deus criou no princípio está valendo para os dias de hoje. Porém, o homem mudou a verdade de Deus, em mentira de homem.
Vamos observar o relato sobre a autoridade do homem:
"Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo."
Mas qual deve ser o proceder do homem com relação à mulher? Tratá-la como um pano sujo só porque ela está debaixo de nossa autoridade? Vamos observar o relato:
"Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura." ;
"Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam suas orações."
Mudando um pouco de assunto, percebam que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. E também Deus criou satanás. Podemos concluir que, se Deus tem autoridade sobre satanás, e somos imagem e semelhança de Deus, também nós temos autoridade sobre satanás. E por que satanás é quem nos domina? Simples. Pois nós não reconhecemos a autoridade de Deus e nos sujeitamos à autoridade de satanás. Porém, no dia em que passamos a enxergar Deus e Sua autoridade, nos apercebemos da autoridade que temos como filhos de Deus, e que satanás está debaixo de nossos pés. Por isso Deus vai advertir a antiga serpente, satanás: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."