Social-democracia é centro.
Depende do contexto. Não existem definições absolutas de esquerda e direita. No Brasil até faz sentido dizer que social-democracia é centro, já na Europa ela é conhecida como centro-esquerda.
a)Um país do tamanho de cuba faz mas pela saúde no terceiro mundo que o tio sam.
Você tem números, dados comparativos?
b)Acho que ficam mais do que voltam,
Você acha? Eu sinceramente tenho idéia de quantos ficam, mas a maioria dos meus professores na universidade fizeram doutorado no exterior, e desses a maioria absoluta fez nos EUA. E voltaram.
sem falar no sistema de patentes nos EUA, que é prepóstero… patenteiam seres vivos… ouviu falar das sementes gm da monsanto que tem que ser compradas em cada plantio, por serem estereis? Dos fazendeiros canadenses pagando multas pelo vento ter levado essas sementes às suas fazendas?
Para mim faz todo o sentido, já que foram essas empresas quem investiram no aperfeiçoamento genético dessas sementes. Quem não estiver interessado nas sementes genteicamente modificadas que use as convencionais.
c)Claro, não se pode ter medicina eficiente se não for privada. Os pobres do mundo agradecem.
Saúde não tem preço, mas medicina custa caro. Se você não respeita a propriedade intelectual então não vai ter remédio novo revolucionário nem para o pobre e nem para o rico.
d)A Ruanda não chegou ali por acaso, a divisão entre hutus e tutsis foi criada pelos belgas.
Mas quem massocrou os tutsis foram os hutus.
e)1/4 da poluição mundial
Eu até pensava que era mais.
f)Pra que toda a população mundial consumisse o que consume o americano médio, umas 4 terras seriam necessárias. É insustentável e imoral.
Até te dou razão. Acho que a possibilidade de um colapso ambiental é iminente, com Kyoto ou sem Kyoto.
me canso de repetir que um sistema econômico baseado no crescimento da produção e necessidades infinitas do consumidor é por definição insustentável em um cenário de recursos limitados.
Sem dúvida.
e falar sobre democracia em um país de analfabetos funcionais com dois partidos que só se diferenciam em quanto à besteiras como matrimônio gay e possessão de armas,
E você acha que os EUA ou outros países desenvolvidos precisam discutir questões tão estruturais quanto países como o Brasil, por exemplo? Como a maior parte do Estado funciona bem melhor em países desenvolvidos o que sobra para discutir são questões de direitos civis. Mas é fato que eles podiam se preocpar mais com política externa e desnvolvimento sustentável, mas os americanos têm fama de só olharem para o próprio umbigo.
e onde quando faz falta há um golpe de estado ou eleição fraudulenta é risível.
Mais de 200 anos de democracia nunca houve um único golpe de estado nos EUA. Mesmo as trapalhadas que conduziram George W. Bush a seu primeiro mandato estão de acordo com a lei - nos EUA é sim possível ser eleito sem maioria, e pelo Bush nem mesmo foi o primeiro presidente a ser eleito sem ela, em outras três oportunidades isso ocorreu (
Bush was first elected in 2000, becoming the fourth president in U.S. history to be elected without a plurality of the popular vote after the 1824, 1876 and 1888 elections )
Mais de 40 intervenções militares só na américa latina do pós-guerra… democracia… fala sério… São uns putos mafiosos…
Era o contexto do mundo à época. Quantas intervenções militares a URSS fez dentro da sua esfera de influência no mesmo período?
vai ver quem lucrou com a guerrinha do bush… não foram nem os cidadãos estadunidenses e muito menos os iraqis, que agora vivem em uma maravilhosa democracia…
Isso aí não é novidade. Não só os cidadãos americanos não lucraram nada, como também pagaram a conta.