Que bom que alguém resolveu discutir: é pra isso mesmo que serve o fórum (acho).
sob a justificativa de combate à violência grupos se armam (crime)
Que grupos? Por quê é crime???
Essa é uma pergunta muito, digamos, complexa. Acho que vou precisar pedir ajuda:
do Lat. crimen
s. m.,
transgressão, infracção grave de um preceito da lei ou da moral;
por ext. delito, facto repreensível, infracção de um dever;
CAPÍTULO III
DO PORTE
Art. 6o É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos
previstos em legislação própria e para:
I – os integrantes das Forças Armadas;
II – os integrantes de órgãos referidos nos incisos do caput do art. 144 da Constituição
Federal;
III – os integrantes das guardas municipais das capitais dos Estados e dos Municípios com
mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, nas condições estabelecidas no regulamento desta
Lei;
IV – os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 250.000 (duzentos e
cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço;
IV - os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 50.000 (cinqüenta mil)
e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço; (Redação dada pela Lei nº
10.867, de 2004)
V – os agentes operacionais da Agência Brasileira de Inteligência e os agentes do
Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República;
VI – os integrantes dos órgãos policiais referidos no art. 51, IV, e no art. 52, XIII, da
Constituição Federal;
VII – os integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais, os integrantes das
escoltas de presos e as guardas portuárias;
VIII – as empresas de segurança privada e de transporte de valores constituídas, nos termos
desta Lei;
IX – para os integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas, cujas atividades
esportivas demandem o uso de armas de fogo, na forma do regulamento desta Lei, observando-se,
no que couber, a legislação ambiental.
As tais mineiras são, sim empresas de segurança privada, mas não são constituídas de acordo com lei alguma, são, portanto, criminosas, visto que burlam, desobedecem uma lei. A não ser que alguém tenha uma outra definição para a palavra crime, senão "ato que vá de encontro ao determinado por lei" (dentro do contexto em que estamos usando a tal palavra, entenda-se)…
Ptz, lá vem o papo esquerdista de defesa ao bandidismo…
Acho que o problema é o mesmo. Eu vou ter que quotar também uma definição para a palavra bandido. Quem defendeu banditismo aqui? Eu? Onde? Muito pelo contrário, da minha parte só se leu críticas ao banditismo. Só entende o contrário alguém que tenha uma definição muito peculiar para esta palavra:
bandido.
Bem, para dirimir qualquer dúvida, lá vai a definição
convencional e
bem precisa para o termo
Criminoso
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bandido)
Ir para: navegação, pesquisa
Um criminoso é um indivíduo que viola uma ou mais leis ou regulamentos.
Aos criminosos que são pegos, se aplica uma punição, geralmente proporcional ao crime cometido.
A punição aplicada a um criminoso pode ser de caráter corretivo, com a intenção de reeducar o indivíduo para que não volte a cometer delito, ou de caráter exemplar, com a intenção de desincentivar outras pessoas a cometerem atos semelhantes.
Aquele que ajuda um criminoso a cometer um crime ou que, por omissão, permite que um crime aconteça quando poderia ou deveria ter impedido, geralmente é considerado cúmplice
Isso é ótimo, bandido bom é bandido morto!
Mais uma vez, milhares, até a exaustão. Rhyan, esta frase só faz sentido na cabeça de alguém que não compreendeu bem o significado do significante B-A-N-D-I-D-O. Ora, meu amigo, se bandido bom é bandido morto, então para serem coerentes com o próprio discurso que os justifica os tais seguranças deveriam dar um tiro em suas próprias cabeças imediatamente após terem dado um na cabeça de um preto qualquer. Mas se você quer reduzir a significação das palavras ao que você gostaria que elas significassem eu acho que realmente a discussão não anda.