Olha… se você está falando de alguma quadrilha específica, me manda aí… Porque todas as notícias que encontrei se referem a ex-policiais (expulsos)…
Diego, não saberia "dar nome" às quadrilhas, mas em 5 ou 10 minutos de busca do Google com as palavras "polícia, corrupção" teria material para encher a página. Repito, conforme disse antes, que a grande maioria dos casos de corrupção envolvem a Polícia Civil. Não estou dizendo isto só para fazer média e porque você é da PM. Isto é um fato. Só para citar alguns casos mais recentes de altas patentes da polícia ( imagina os investigadores )...o Presidente da Associação dos Delegados, André Di Rissio preso com dois Jaguares na garagem...o Delegado Chefe da PF, Marcos Vinícius Deneno preso por formação de quadrilha e extorsão...o Chefe da Polícia Judiciáris do MS, Antonio Moura Filho...o Delegado da PF Jorge Luiz Bezerra, preso na Operação Anaconda por intermediar a venda de sentenças judiciais...o caso do assalto ao BC de Fortaleza inclui o nome de vários policiais civis...e por aí vai.
Se hoje são ex-policiais é porque cometeram crimes durante a carreira. Se ainda assim continuam cometendo crimes, significa que estão soltos. Mais um absurdo.
Não posso te falar de algo que eu saiba sem ser pelos jornais. Nem seria leviano de afirmar que sei, mesmo que soubesse em "off". Não sou do submundo nem me interesso por isso.
É bem mais difícil ouvir falar de PM envolvidos em crimes e isto precisa ficar bem claro. Para quem conhece um pouquinho dos bastidores de Detran, Denarc, Depatri, DHPP, etc...sabe que são verdadeiros antros do crime organizado. Toda grande quadrilha criminosa precisa de cobertura. Não há como roubar cargas e repassar sem a intermediação de policiais. Os assaltantes de banco presos são sistematicamente extorquidos pela polícia. Grande parte das armas aprendidas pela polícia retornam para as ruas com a numeração raspada.
Quanto aos policiais criminosos na ativa, o simples fato de estarem sendo encontrados e julgados mostra que existe algo sendo feito a respeito e que são aberrações no sistema.
Para cada policial preso, imagina quantos não estão. E digo isto baseado em estatísticas da própria polícia. É sabido que menos de 10% dos crimes são esclarecidos entre os criminosos comuns. Qual será o índice de crimes esclarecidos praticados por policiais ? Com certeza muito menos do que isto, já que é a própria polícia que investiga a polícia. E não imagino alguma categoria mais corporativista do que a Polícia Civil...
É verdade também que a PF e as corregedorias tem estado mais atuantes ultimamente. O problema é saber se a eficiência da PF que está aumentando ou se é o crime cometido por policiais que está...
Gostaria de estatísticas acerca da corrupção policial… alguém tem?
Como poderíamos ter estatísticas se somente a própria polícia pode fornecer estes dados ? Estatísticas confiáveis neste assunto seriam praticamente impossíveis, convenhamos...
Eu sou estudante de direito, PM, tenho familiares delegados, juízes e também sei bem como a coisa é…
Trabalho diretamente na rua, numa das áreas mais perigosas da capital e, até onde sei, não sou corrupto…
Jamais sequer sugeriria algo assim, Diego. Primeiro porque não conheço você. E segundo porque falei de maneira ampla, referente a uma categoria e não a um indivíduo específico. Repito, nunca disse que TODO policial é corrupto.
Aliás, eu não conseguiria imaginar um típico policial criminoso perdendo seu tempo em um fórum como este. É evidente que você é um policial diferenciado da maioria da corporação quanto à formação acadêmica e cultural. Me diga quantos dos teus colegas têm a mesma formação que você.
Este, inclusive, é o maior problema da Polícia na minha opinião. O critério de seleção, a má formação e os baixos salários certamente não ajudam a melhorar o nível dos seus membros.
Até onde sei na verdade...
Mais uma evidência de que neste campo, ninguém possui dados confiáveis. A Polícia é uma caixa preta e ninguém conseguiu até hoje penetrá-la. As polícias civis e militares mal se comunicam.
A grande verdade é que estes policias civis já eram bandidos antes de serem policiais, pois diferentemente da PM, que apesar das limitação já citadas, ainda tem um código de conduta e ética específicos da formação militar. O civil já entra mal intencionado, plenejando fazer a vida rapidamente com uma carteirona dourada e uma PT na cintura. O militar entra muitas vezes por falta de opção e necessidade financeira. O PM precisa fazer bicos de segurança para pagar suas contas. O civil vive farejando criminosos para poder extorquí-los. O PM não mantêm contato com grandes traficantes e assaltantes de banco. O PM é o coitado que sai para a rua tomar tiro dos criminosos que serão soltos pelo delegado depois do acerto.
Lamentavelmente é assim, Diego. Você sabe muito melhor do que eu como a coisa funciona na rua.
Não ofendeu, pois não se dirigiu a mim, e de qualquer maneira, não passou de uma mera opinião sua, "achismo"…
Fico feliz por isso. Não tive nem jamais terei a intenção de ofender ninguém por aqui. Ainda mais porque jamais desconfiaria que pudesse ter um PM aqui no fórum. Em boa parte pelo preconceito que se criou ( não de todo injustificado ) de que PM é uma pessoa sem preparo e violenta. Entendo o teu dilema e a frustração que deve sentir ao ver profissionais honestos tendo seu nome associado à toda a lama que aparece diariamente nos jornais. Eu lamento por isso.
Concordo com você que quase tudo o que escrevo é na base do "achismo", pois existem muito poucos números para citar em se tratando de corrupção policial. Isto é mais fruto da minha opinião pessoal e da sensação de impunidade que todos sentimos diante daqueles que deveriam nos proteger e se utilizam do distintivo para cometer crimes.
Pelo que percebi, teu dia foi complicado ontem e ler o meu post não deve ter soado muito agradável ao teu ouvido, Diego. Peço desculpas não pelo que afirmei, pois continuo mantendo a minha opinião...mas sim por ter contribuído para piorar a tua noite de sono, infelizmente.
Eu sempre debato sobre idéias e não sobre pessoas. Cansei de ouvir falarem que advogados são todos picaretas e nunca me estressei por ser um deles. Primeiro porque não deixa de ser em boa parte verdade que os advogados mentem, ocultam, procrastinam, defendem criminosos, etc, etc...e também porque ninguém nunca falou "Fred, você é um picareta" , o que seria bem diferente.
Aliás, meu amigo, quando você se formar em Direito, vai ter mais um estima para carregar. Se prepare...rs...
Grande abraço e desculpas sinceras, Diego !