Autor Tópico: Milícias cariocas  (Lida 13362 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Milícias cariocas
« Resposta #25 Online: 16 de Janeiro de 2007, 20:57:43 »

Seguir o exemplo de Rudolph Giuliani em NY, por exemplo. Tolerância zero com o policial corrupto e o pixador de muro.
É isso aí, tolerância zero com a criminalidade, foi só assim que NY reduziu a violência e a criminalidade.  :apoiado:

Engraçado é que tem quem defenda que o responsável pela queda criminalidade em NY não foi o Tolerância Zero, foi a legalização do aborto em 1978. Na época da queda na criminalidade as pessoas com o perfil criminoso que atingiriam a faixa etária de criminosa simplesmente tinham sido impedidas de nascer. Nem preciso dizer que essa é uma teoria polêmica.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #26 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:06:30 »
(...)O policial honesto é a exceção aqui no Brasil. (...)
Não existe crime organizado sem a participação de policiais, principalmente civis.

:sleepy:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Fabi

• Visitante
« Resposta #27 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:09:19 »
Extremamente polêmica e delicada, tem gente que é extremamente contra o aborto. Se prepare Willy Nilly que lá vem bomba, você tocou num tema sagrado e intocável aqui no Brasil.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #28 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:11:26 »
Por isso não defendo a prisão perpétua no atual modelo prisional, mas depois de uma reforma ampla. Uma que contemple, por exemplo, que o preso possa receber alguma instrução e possa realizar algum trabalho e seja remunerado por isso.
Num modelo assim, a prisão perpétua seria reservada para aquele sujeito que comete crimes hediondos de forma reincidente, mesmo depois de passar pelo período de reabilitação.

Não sei se algo assim existe, ou mesmo se é factível, mas estou pronto a mudar de idéia se me apresentarem contra-argumentos razoáveis :-)

OK. Vamos falar em tese sobre a prisão perpétua. Na prática isto não vai ocorrer no Brasil, pois teria que se modificar todo o ordenamento jurídico e não vejo indícios para tanto.
Qual é objetivo final da pena ? Tirar de circulação um elemento perigoso à sociedade, primeiramente.
Depois dele preso, o que fazer com o indivíduo ? A princípio, tentar recuperá-lo para que retorne ao convívio social.
No caso da prisão perpétua, qual seria a finalidade desta punição ?
Que tipo de objetivo teria um condenado a morrer na prisão ? Trabalhar para que ? Melhorar para que ?
Tirando o aspecto ético e sendo pragmático...qual é a diferença entre a pena de morte a a prisão perpétua ( ou morte em vida ) ?
Se a sociedade já tirou o bandido de circulação, qual o benefício que teria mantendo-o encarcerado para sempre a um custo altíssimo ?
Neste caso, para a sociedade seria mais lógica a pena de morte ( o que sou contra na prática, por ser inesequível )

Já eu sou contra a redução da maioridade penal. De que adianta prender maiores de 16, em vez de 18?
O que é preciso fazer, urgentemente, não é reduzir a maioridade penal. É destruir as prisões-masmorras e construir presídios inteligentes, com separação por categoria de criminoso. Sou favorável a prisões de iniciativa privada, por exemplo.

Concordo com você quanto à urgente necessidade de reformas prisionais. No caso da maioridade não tenho uma opinião absolutamente formada. Concordo com você em tese, mas o que se vê na prática hoje são verdadeiros monstros com 15 anos, muito piores do que os adultos em vista da inexistente formação de caráter e valores para alguém tão jovem e brutalizado. Mandar uma criatura destas para a FEBEM ou similar é pior do ele ficar na rua. Lá ele vai contaminar outros infratores menos violentos.
Pela falta de questionamentos éticos, crianças são utilizadas no mundo inteiro por traficantes e milícias para-militares ( você assistiu Diamantes de Sangue ? )

“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:22:06 »

HSette, não sei de onde saiu o nome, mas "polícia mineira" é o apelido que se dá, aqui, aos grupos de policiais que atuam clandestinamente, às vezes como milícia, às vezes como grupo de extermínio.

Ah, tá.

Acho que sei porque. Acho...

Há tempos atrás a polícia daqui adquiriu a fama de liquidar os bandidos em suas acões. Foi uma época em que vários bandidos de SP e RJ, ligados a assaltos a bancos e sequestros, pareciam estar tentando migrar pra cá e foram repelidos.

Deve ser isso.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #30 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:24:07 »
(…)O policial honesto é a exceção aqui no Brasil. (…)
Não existe crime organizado sem a participação de policiais, principalmente civis.

Xiiii...por acaso você é policial, Diego ? :vergonha:
Se for ( ou algum parente seu ), não leve isto para o lado pessoal, por favor.
Não vou mudar minha opinião só para fazer média. Apenas vou tentar reformular a minha afirmação.
Eu não disse que TODO policial é bandido, mas que TODA grande quadrilha especializada ( assalto a banco, cargas, tráfico de drogas e armamento pesado, etc. ) precisa ter o acobertamento de alguma autoridade ( geralmente policiais ) para realizar seus crimes. Isto é um fato e não sou eu quem diz. Basta ligar a TV.
Covenhamos que a imagem da polícia no Brasil é péssima, por mais legal que seja nosso amigo ou parente. E só para constar...sou advogado e tenho amigos delegados e investigadores. Através deles tenho uma boa visão dos bastidores da polícia.
O policial que não compactua com a sujeira é sistematicamente removido das ruas e mantido em funções burocráticas.
É isso aí ! Não se esqueça que aqui debatemos idéias, Diego. Eu procuro evitar personalizar o máximo.
Se alguém se ofender, não foi a minha intenção, ok ? :ok:
Abraço
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Fabi

• Visitante
« Resposta #31 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:25:44 »
Fred e Dbohr, porque ao invéz de ficar construindo presídios e mais presídios, ficar alterando a constituição, a gente não constrói mais escolas, e acolhe as crianças antes que elas peguem o caminho do crime?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:27:25 »

Xiiii…por acaso você é policial, Diego ? :vergonha:

Tarde demais.  :bandido:

:histeria: :histeria: :histeria:
"Por quê?"

Chaves

Fabi

• Visitante
« Resposta #33 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:31:47 »

Xiiii…por acaso você é policial, Diego ? :vergonha:

No Avatar do DiegoJaf devia estar escrito em negrito e letras grandes: Sou PM.

Eu também descobri agora pouco que ele era policial, lá no tópico "Conte sua experiência com as drogas!" e a gente lá fazendo as maiores confissões... :vergonha:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #34 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:40:03 »

Agora já foi...só espero que a frase "Pega fogo e morre..." no seu perfil não tenha nada a ver com a sua atividade profissional ou hobby... :chorao:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #35 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:52:19 »
Fred e Dbohr, porque ao invéz de ficar construindo presídios e mais presídios, ficar alterando a constituição, a gente não constrói mais escolas, e acolhe as crianças antes que elas peguem o caminho do crime?

Perfeito. Para diminuir a criminalidade daqui a 20 anos.
Para ontem, precisamos de mais e melhores presídios, infelizmente...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #36 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:58:41 »
Estou um tanto alterado agora... tive um dia bem atípico e minhas palavras podem ser fortemente influenciadas por isso...  :(

Amanhã a tarde posto minhas opiniões aqui.

Abraços...

Jaques
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #37 Online: 17 de Janeiro de 2007, 19:55:36 »
Eu não disse que TODO policial é bandido, mas que TODA grande quadrilha especializada ( assalto a banco, cargas, tráfico de drogas e armamento pesado, etc. ) precisa ter o acobertamento de alguma autoridade ( geralmente policiais ) para realizar seus crimes. Isto é um fato e não sou eu quem diz. Basta ligar a TV.

Olha... se você está falando de alguma quadrilha específica, me manda aí... Porque todas as notícias que encontrei se referem a ex-policiais (expulsos)...

Quanto aos policiais criminosos na ativa, o simples fato de estarem sendo encontrados e julgados mostra que existe algo sendo feito a respeito e que são aberrações no sistema.

Covenhamos que a imagem da polícia no Brasil é péssima, por mais legal que seja nosso amigo ou parente. E só para constar…sou advogado e tenho amigos delegados e investigadores. Através deles tenho uma boa visão dos bastidores da polícia.
O policial que não compactua com a sujeira é sistematicamente removido das ruas e mantido em funções burocráticas.

Bem, menos revoltado...

Gostaria de estatísticas acerca da corrupção policial... alguém tem?

Eu sou estudante de direito, PM, tenho familiares delegados, juízes e também sei bem como a coisa é...
Trabalho diretamente na rua, numa das áreas mais perigosas da capital e, até onde sei, não sou corrupto...

Até onde sei na verdade, a Polícia Militar de Minas não é nem um pouco complacente com a corrupção dos seus membros sujos e, estes sim, acabam sendo retirados sistematicamente das posições que os coloquem diretamente em contato com a possibilidade de corrupção.

É isso aí ! Não se esqueça que aqui debatemos idéias, Diego. Eu procuro evitar personalizar o máximo.
Se alguém se ofender, não foi a minha intenção, ok ? :ok:
Abraço

Não ofendeu, pois não se dirigiu a mim, e de qualquer maneira, não passou de uma mera opinião sua, "achismo"...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #38 Online: 17 de Janeiro de 2007, 20:48:05 »
Diego, o que você pensa das histórias que circulam de vez em quando na imprensa carioca de comandantes de batalhão ou delegados fazendo acordos com os traficantes e extorquindo dinheiro ou aceitando propina deles?

Tenho um conhecido no BOPE que confirma essas histórias. Ele fica muito aborrecido, porque além de não suportar corrupção, entende que esse é o tipo de coisa que faz a guerra urbana no Rio interminável.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #39 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:10:59 »
Diego, o que você pensa das histórias que circulam de vez em quando na imprensa carioca de comandantes de batalhão ou delegados fazendo acordos com os traficantes e extorquindo dinheiro ou aceitando propina deles?

Tenho um conhecido no BOPE que confirma essas histórias. Ele fica muito aborrecido, porque além de não suportar corrupção, entende que esse é o tipo de coisa que faz a guerra urbana no Rio interminável.

Dbohr, o que você faz da vida?

Em toda e qualquer profissão, existem os bons e maus profissionais. O que eu estou perguntando é onde está a fonte da afirmação "TODA grande quadrilha especializada ( assalto a banco, cargas, tráfico de drogas e armamento pesado, etc. ) precisa ter o acobertamento de alguma autoridade ( geralmente policiais ) para realizar seus crimes. Isto é um fato e não sou eu quem diz. Basta ligar a TV."

Sempre vão existir estes, mas não há evidência nenhuma de que são a maioria esmagadora... Mas um ruim consegue facilmente manter a imagem na lama...

Eu me lembro uma vez do escarcéu que o Stéfano fez aqui quando alguém fez um comentário preconceituoso e que generalizou toda a classe médica.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #40 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:25:50 »
Fred, pensei um bocado sobre prisão perpétua. Não vou quotar tudo porque vai ficar enorme.Caveat: não sou jurista e não compreendo os pontos finos da teoria por trás da duração e qualificação penal, então isso representa só a minha opinião.

O objetivo de uma pena deveria ser a correção do criminoso, mas e se pudesse ser demonstrado que ele está além da recuperação? Sou contra a pena de morte por ela ser irreversível. Então, a prisão perpétua se justificaria porque ao mesmo tempo que remove um indivíduo de circulação em tese permanentemente, ao mesmo tempo permite revisões de caso.

É factível um regime de prisão perpétua semi-aberto, ou variantes disso? Podia-se facultar tal coisa a condenados que demonstrassem algum progresso na tentativa de reabilitação. Reconheço prontamente que essa é uma sugestão ingênua, e de fato já estou repensando minha posição quanto à prisão perpétua graças aos seus argumentos. Acho apenas que deveria haver provisão legal para manter um criminoso realmente terrível trancado por mais de 30 anos.

Dbohr, o que você faz da vida?

Sou funcionário público e dou aulas nas horas vagas. Meu círculo social é bem variado.

Em toda e qualquer profissão, existem os bons e maus profissionais. O que eu estou perguntando é onde está a fonte da afirmação "TODA grande quadrilha especializada ( assalto a banco, cargas, tráfico de drogas e armamento pesado, etc. ) precisa ter o acobertamento de alguma autoridade ( geralmente policiais ) para realizar seus crimes. Isto é um fato e não sou eu quem diz. Basta ligar a TV."

Concordo que esta é uma generalização grosseira.

Sempre vão existir estes, mas não há evidência nenhuma de que são a maioria esmagadora… Mas um ruim consegue facilmente manter a imagem na lama…

Realmente. Era desses casos que meu conhecido do BOPE falava. E sim, ele fica tão aborrecido com a generalização quanto você.

Mas e aí, o que você pensa da história dele?

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #41 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:35:17 »
Olha… se você está falando de alguma quadrilha específica, me manda aí… Porque todas as notícias que encontrei se referem a ex-policiais (expulsos)…
Diego, não saberia "dar nome" às quadrilhas, mas em 5 ou 10 minutos de busca do Google com as palavras "polícia, corrupção" teria material para encher a página. Repito, conforme disse antes, que a grande maioria dos casos de corrupção envolvem a Polícia Civil. Não estou dizendo isto só para fazer média e porque você é da PM. Isto é um fato. Só para citar alguns casos mais recentes de altas patentes da polícia ( imagina os investigadores )...o Presidente da Associação dos Delegados, André Di Rissio preso com dois Jaguares na garagem...o Delegado Chefe da PF, Marcos Vinícius Deneno preso por formação de quadrilha e extorsão...o Chefe da Polícia Judiciáris do MS, Antonio Moura Filho...o Delegado da PF Jorge Luiz Bezerra, preso na Operação Anaconda por intermediar a venda de sentenças judiciais...o caso do assalto ao BC de Fortaleza inclui o nome de vários policiais civis...e por aí vai.
Se hoje são ex-policiais é porque cometeram crimes durante a carreira. Se ainda assim continuam cometendo crimes, significa que estão soltos. Mais um absurdo.
Não posso te falar de algo que eu saiba sem ser pelos jornais. Nem seria leviano de afirmar que sei, mesmo que soubesse em "off". Não sou do submundo nem me interesso por isso.
É bem mais difícil ouvir falar de PM envolvidos em crimes e isto precisa ficar bem claro. Para quem conhece um pouquinho dos bastidores de Detran, Denarc, Depatri, DHPP, etc...sabe que são verdadeiros antros do crime organizado. Toda grande quadrilha criminosa precisa de cobertura. Não há como roubar cargas e repassar sem a intermediação de policiais. Os assaltantes de banco presos são sistematicamente extorquidos pela polícia. Grande parte das armas aprendidas pela polícia retornam para as ruas com a numeração raspada.

Quanto aos policiais criminosos na ativa, o simples fato de estarem sendo encontrados e julgados mostra que existe algo sendo feito a respeito e que são aberrações no sistema.
Para cada policial preso, imagina quantos não estão. E digo isto baseado em estatísticas da própria polícia. É sabido que menos de 10% dos crimes são esclarecidos entre os criminosos comuns. Qual será o índice de crimes esclarecidos praticados por policiais ? Com certeza muito menos do que isto, já que é a própria polícia que investiga a polícia. E não imagino alguma categoria mais corporativista do que a Polícia Civil...
É verdade também que a PF e as corregedorias tem estado mais atuantes ultimamente. O problema é saber se a eficiência da PF que está aumentando ou se é o crime cometido por policiais que está...

Gostaria de estatísticas acerca da corrupção policial… alguém tem?
Como poderíamos ter estatísticas se somente a própria polícia pode fornecer estes dados ? Estatísticas confiáveis neste assunto seriam praticamente impossíveis, convenhamos...

Eu sou estudante de direito, PM, tenho familiares delegados, juízes e também sei bem como a coisa é…
Trabalho diretamente na rua, numa das áreas mais perigosas da capital e, até onde sei, não sou corrupto…
Jamais sequer sugeriria algo assim, Diego. Primeiro porque não conheço você. E segundo porque falei de maneira ampla, referente a uma categoria e não a um indivíduo específico. Repito, nunca disse que TODO policial é corrupto.
Aliás, eu não conseguiria imaginar um típico policial criminoso perdendo seu tempo em um fórum como este. É evidente que você é um policial diferenciado da maioria da corporação quanto à formação acadêmica e cultural. Me diga quantos dos teus colegas têm a mesma formação que você.
Este, inclusive, é o maior problema da Polícia na minha opinião. O critério de seleção, a má formação e os baixos salários certamente não ajudam a melhorar o nível dos seus membros.

Até onde sei na verdade...
Mais uma evidência de que neste campo, ninguém possui dados confiáveis. A Polícia é uma caixa preta e ninguém conseguiu até hoje penetrá-la. As polícias civis e militares mal se comunicam.
A grande verdade é que estes policias civis já eram bandidos antes de serem policiais, pois diferentemente da PM, que apesar das limitação já citadas, ainda tem um código de conduta e ética específicos da formação militar. O civil já entra mal intencionado, plenejando fazer a vida rapidamente com uma carteirona dourada e uma PT na cintura. O militar entra muitas vezes por falta de opção e necessidade financeira. O PM precisa fazer bicos de segurança para pagar suas contas. O civil vive farejando criminosos para poder extorquí-los. O PM não mantêm contato com grandes traficantes e assaltantes de banco. O PM é o coitado que sai para a rua tomar tiro dos criminosos que serão soltos pelo delegado depois do acerto.
Lamentavelmente é assim, Diego. Você sabe muito melhor do que eu como a coisa funciona na rua.

Não ofendeu, pois não se dirigiu a mim, e de qualquer maneira, não passou de uma mera opinião sua, "achismo"…
Fico feliz por isso. Não tive nem jamais terei a intenção de ofender ninguém por aqui. Ainda mais porque jamais desconfiaria que pudesse ter um PM aqui no fórum. Em boa parte pelo preconceito que se criou ( não de todo injustificado ) de que PM é uma pessoa sem preparo e violenta. Entendo o teu dilema e a frustração que deve sentir ao ver profissionais honestos tendo seu nome associado à toda a lama que aparece diariamente nos jornais. Eu lamento por isso.
Concordo com você que quase tudo o que escrevo é na base do "achismo", pois existem muito poucos números para citar em se tratando de corrupção policial. Isto é mais fruto da minha opinião pessoal e da sensação de impunidade que todos sentimos diante daqueles que deveriam nos proteger e se utilizam do distintivo para cometer crimes.
Pelo que percebi, teu dia foi complicado ontem e ler o meu post não deve ter soado muito agradável ao teu ouvido, Diego. Peço desculpas não pelo que afirmei, pois continuo mantendo a minha opinião...mas sim por ter contribuído para piorar a tua noite de sono, infelizmente.
Eu sempre debato sobre idéias e não sobre pessoas. Cansei de ouvir falarem que advogados são todos picaretas e nunca me estressei por ser um deles. Primeiro porque não deixa de ser em boa parte verdade que os advogados mentem, ocultam, procrastinam, defendem criminosos, etc, etc...e também porque ninguém nunca falou "Fred, você é um picareta" , o que seria bem diferente.
Aliás, meu amigo, quando você se formar em Direito, vai ter mais um estima para carregar. Se prepare...rs...
Grande abraço e desculpas sinceras, Diego !
 :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #42 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:41:11 »
Mas e aí, o que você pensa da história dele?

Difícil dizer... a PM do Rio e a de Minas são completamente diferentes... são realidades também muito distantes.

Não sei o quanto houve de omissão para que tenha se chegado ao nível em que as coisas andam por aí... mas com certeza, os péssimos exemplos do seu amigo tiveram papel significativo nisso.

Acredito que os policiais mais novos tenham uma capacidade maior de reverter este quadro... possuem uma mentalidade diferente e um nível intelectual que não se compara ao dos comandantes e praças velhos de casa de hoje...

Essa é a grande esperança da polícia hoje, pra se falar a verdade... :/

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:46:43 »
Diego, não sei se tem a ver, mas a maioria dos oficiais mais antigos foram formados dentro da ideologia repressiva do regime militar, quando nível intelectual / grau de instrução (tenho um pouco de cautela ao usar o termo "intelectual") era muito pouco ou nada considerado.

Isso deve ter reflexos ainda hoje.
"Por quê?"

Chaves

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #44 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:57:51 »
Diego, não sei se tem a ver, mas a maioria dos oficiais mais antigos foram formados dentro da ideologia repressiva do regime militar, quando nível intelectual / grau de instrução (tenho um pouco de cautela ao usar o termo "intelectual") era muito pouco ou nada considerado.

Isso deve ter reflexos ainda hoje.

Tem... e muito. A PM hoje busca muito apagar essa imagem de repressão... tanto é que o policiamento comunitário hoje ocupa uma parcela muito grande (quase 70%) do efetivo...

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #45 Online: 17 de Janeiro de 2007, 22:10:53 »

Concordo que esta é uma generalização grosseira.

Concordo que foi uma generalização. E como toda generalização, certamente poderá cometer alguma injustiça. Mas discordo que tenha sido grosseira.
Grosseira é quando damos um chute sem o menor fundamento, baseado em preconceito ou em conversa de botequim.
Se assim for, torna-se praticamente impossível falar de alguma categoria ou grupo. Não posso dizer que políticos são corruptos, nem que americanos são consumistas, nem que prostitutas gostam de dinheiro, ou que evangélicos não sejam racionais, ou que céticos têm bom senso. Se eu falar que Hunos eram violentos, poderia ter um mais bonzinho que se sentiria injustiçado porque matava sem empalar...
Quer dizer que basta um ou dois indivíduos estarem fora do padrão para desmerecer o conceito coletivo ?
Óbvio que não vou ter números e estatísticas para mostrar sobre corrupção policial. Onde eu conseguiria tais dados ? Na delegacia ?
Não posso falar que X% dos policias cometem crimes, assim como não posso dizer que Y% não cometem.
Mas sim, posso acreditar que a maioria da Polícia Civil esta envolvida no crime...e que bem menos PMs praticam crimes, e quando o fazem são em menor escala e com valores bem inferiores aos da civil. PM não lida com traficante nem ladrão de banco...isto é com o Dotô Delegado...
Basta ler os jornais ou conversar com um amigo investigador. Aliás, basta procurar uma delegacia de chinelo e bermuda para ver quantos investigadores se prontificam a te ajudar...e depois de um mês volta de carro importado e Rolex no pulso para ver a diferença, ...

Sempre vão existir estes, mas não há evidência nenhuma de que são a maioria esmagadora… Mas um ruim consegue facilmente manter a imagem na lama…
Realmente. Era desses casos que meu conhecido do BOPE falava. E sim, ele fica tão aborrecido com a generalização quanto você.

Este discurso do Comandante que vai à TV a cada escândalo envolvendo policiais já cansou. Já ouvi centenas de vezes a frase "por uma minoria, paga a esmagadora maioria". Este discurso padrão não convence mais ninguém. Se assim for, eu devolvo a pergunta...cadê os dados para afirmar que os policiais criminosos são minoria ? Sem um padrão estabelecido, não podemos falar em maioria ou minoria.
Como disse ao Diego...admito que isto é "achômetro" meu. Não é uma afirmação rigorosamente científica. Mas é fruto de observação, de informação de massa, de histórico de relatos e principalmnte...de percepção de impunidade das autoridades no Brasil.
É uma falácia afirmar que Fulano é policial e corrupto...logo todo policial é corrupto. Mas como não foi isso que afirmei, continuo firme no meu "achômetro" , por mais que o Diego discorde. Aliás, nem poderia ser diferente. Muito me supreenderia se um policial concordasse com isto.
Assim como me surpreenderia que um guarda me parasse na estrada e não pedisse uma contribuição para o peru de Natal... :quase-anjo:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #46 Online: 17 de Janeiro de 2007, 22:40:02 »
O objetivo de uma pena deveria ser a correção do criminoso, mas e se pudesse ser demonstrado que ele está além da recuperação?
Em casos como o de Pedrinho Matador (http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT530112-1664-1,00.html ) realmente não há muito o que se fazer. Só que eu aposto que se logo no primeiro crime este cara tivesse recebido um tratamento digno, não teria chegado ao númeor de homicídios atual ( a maioria foi dentro da cadeia ). Deve-se estudar caso a caso, mas somando a quantidade de condenações, na prática o cara não sai mais da prisão. Se não morrer lá dentro, morre logo que sai tal qual o Bandido da Luz Vermelha, por total inaptidão de se inserir à sociedade após tanto tempo.

Sou contra a pena de morte por ela ser irreversível. Então, a prisão perpétua se justificaria porque ao mesmo tempo que remove um indivíduo de circulação em tese permanentemente, ao mesmo tempo permite revisões de caso.
Humm...A é menos pior do que B...logo A se justifica... :umm:
Mas é claro que do ponto de vista da possibilidade de revisão, um é definitivo e outro não.
Na prática, sou contra os dois de qualquer maneira.

É factível um regime de prisão perpétua semi-aberto, ou variantes disso? Podia-se facultar tal coisa a condenados que demonstrassem algum progresso na tentativa de reabilitação. Reconheço prontamente que essa é uma sugestão ingênua
De fato é bem ingênuo...mas isto demonstra a sua boa índole, Dbohr.
Imagina um condenado a prisão perpétua tendo a chance de botar o pé na rua. O que ele teria a perder se não voltasse ?

...e de fato já estou repensando minha posição quanto à prisão perpétua graças aos seus argumentos. Acho apenas que deveria haver provisão legal para manter um criminoso realmente terrível trancado por mais de 30 anos.
Você já parou para pensar o que representam 30 anos preso ?? Se não me engano é pouco menos do que a tua idade...
Imagina você preso desde que nasceu. Será que não é tempo suficiente para castigar e recuperar alguém ?
Acho curioso quando alguém diz "O cara só pegou 30 anos ??" como se estivéssemos falando da diferença do Triássico para o Cretáceo... :corrente:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #47 Online: 18 de Janeiro de 2007, 00:05:07 »
Deve-se estudar caso a caso, mas somando a quantidade de condenações, na prática o cara não sai mais da prisão. Se não morrer lá dentro, morre logo que sai tal qual o Bandido da Luz Vermelha, por total inaptidão de se inserir à sociedade após tanto tempo

(...)

Você já parou para pensar o que representam 30 anos preso ?? Se não me engano é pouco menos do que a tua idade…
Imagina você preso desde que nasceu. Será que não é tempo suficiente para castigar e recuperar alguém ?
Acho curioso quando alguém diz "O cara só pegou 30 anos ??" como se estivéssemos falando da diferença do Triássico para o Cretáceo…

O Luz Vermelha ameaçou um pescador e foi morto por ele, aparentemente em legítima defesa. Concordo que depois de 30 anos numa das nossas masmorras um indivíduo não vai ressocializar direito. E mesmo que reformássemos todo o complexo prisional, e a filosofia judiciária... hmmm.

...

Sabe de uma? Você tem razão. Prisão perpétua é uma idéia idiota. E é tanto mais assustador que eu nunca tenha parado dois minutos para pensar a respeito para perceber quanto ela é idiota. Não há nada que a prisão perpétua faça que o nosso limite de 30 anos não faça melhor. O que precisamos mesmo é de uma boa reforma.

Eu tiro o meu chapéu, senhor.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #48 Online: 18 de Janeiro de 2007, 12:07:28 »
Sabe de uma? Você tem razão.

E vindo de você, isto não é pouca coisa, não...
Fico deveras lisonjeado com seu comentário !  :vergonha:
Abraço

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:07:37 »
Sabe de uma? Você tem razão.

E vindo de você, isto não é pouca coisa, não…
Fico deveras lisonjeado com seu comentário !  :vergonha:
Abraço

Postura muito madura e inteligente a sua, Dbohr! Parabéns! É bom ter gente assim no fórum. :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!