Fred, neste site existem muitas informações a respeito da polícia… http://www.crisp.ufmg.br/home.htm
Dei uma olhada e achei o site do CRISP uma proposta interessante, principalmente por estar vinculado à UFMG ( o que lhe confere mais autorizade acadêmica e neutralidade ). Não encontrei estatísticas que pudessem ajudar na nossa discussão, mas é uma boa iniciativa para aproximar a polícia da comunidade, sem dúvida. Tentei baixar um pdf chamado "O papel da Ouvidoria de Polícia no Controle da Atividade Policial - Relatório de Pesquisa", mas não consegui.
De qualquer maneira, obrigado pelo link.
Sim, os PC estão infinitamente mais expostos a situações das quais possam tirar algum proveito econômico.
Mas não posso dizer se são ou não mais corruptos, pois além de ser precipitado sem números exatos, seria só uma forma de reforçar a idéia de rivalidade que existe entre as polícias…
Nem esperaria outra posição diferente de você, Diego. Com certeza, assim como eu, você também tem o seu "achômetro", mas entendo que seria politicamente incorreto e pouco produtivo você tomar partido em um assunto delicado como este. Tua postura foi sensata.
A PM lida sim com traficantes e ladrões de banco, e melhor, na hora em que eles estão mais vulneráveis. Acha que a gente nunca ouve coisas do tipo: "Ali tem $$$. Me dá 15 minutos de vantagem e é seu"…?
Sempre, mas ocorre na PM uma ética de grupo muito forte, já que sabemos que aquele sujeito é o mesmo que vai atirar em algum amigo nosso no dia seguinte.
Dilemas éticos e tentações todos nós temos. O problema é que o dilema de um policial pode ser muitíssimo mais danoso à sociedade do que de um cidadão comum. O policial está na rua para supostamente nos proteger e não para se aliar ao bandido, como ocorre muitas vezes. É muito diferente de alguém achar uma carteira no chão e não procurar o legítimo dono.
Deve ser difícil para um PM que ganha uma miséria ter de lidar com ofertas como esta, depois de colocar a sua vida em risco e não saber se volta para casa no final do dia. Mas creio que ele já sabe de todas as limitações e riscos antes de entrar para a corporação. E não acho aceitável em nenhum tipo de profissão alegar baixa remuneração para não desempenhar ao máximo a sua função ou se corromper. Seja lixeiro, professor ou policial. Quem não estiver satisfeito com as condições de trabalho, deve procurar outro mais adequado às suas necessidades.
Fred, com sinceridade, você já foi extorquido pela polícia? (qualquer uma delas)
Você já foi a alguma delegacia/Cia?
Assim como o Daniel descreveu sua experiência, acho difícil encontrar alguém que nunca tenha passado por algo desagradável junto à polícia. Eu percebo, pelo contrário, uma enorme surpresa quando a pessoa foi bem tratada em uma delegacia ou não foi extorquido. Não é à toa que a imagem da polícia é tão pior que a dos bombeiros ( e ambos são da mesma corporação militar ).
Particularmente não tive problemas sérios, mas sem entrar em detalhes por motivo óbvios, vou relatar alguns que recorde. É bom deixar claro que moro em SP e a percepção de violência nas grandes metrópoles é muito maior.
Quando era adolescente fui pego dirigindo sem carta por uma viatura da Rota. Como estava bem perto da minha casa, os policiais foram até lá e falaram com meu pai, que acabou fazendo um acerto na hora para me liberarem. Entenda "acerto" como preferir.
Uma vez discuti com um descohecido no trânsito que me deu uma fechada. Foi uma bobagem, nada de mais. Ele era da Civil em carro particular. Me seguiu, apontou a arma, mandou descer e disse que quem se mete com polícia não sabe o risco que corre. Depois de alguns desaforos que tive de ouvir calado, disse que tive sorte pois ele estava de bom humor e que da próxima vez eu teria o destino que tem os bandidos, ou seja...a represa de Guarapiranga.
Tive loja de carros alguns anos e regularmente "contribuia espontaneamente" para o pessoal do Detran e do Depatri que faziam visitas regulares. Entenda "contribuição espontânea" como preferir.
Já tive veículo roubado e recuperado dois dias depois pela polícia que me ligou. Desenbolsei uma pequena "taxa de retorno" pela gentileza. Interprete "taxa" como preferir.
Já fui parado por policiais na estrada durante o feriado para inspeção de rotina. Mesmo com tudo em ordem, um policial mal intencionado facilmente consegue encontrar alguma "irregularidade", que é rapidamente sanada após breve "conversa". Entenda "conversa" como preferir.
Aceitei conversar a primeira vez há muitos anos atrás. Hoje não aceito mais por questão de princípios e prefiro uma multa ( que nunca é dada no final, mas é utilizada apenas para coersão psicológica ).
Resumindo...sou um cidadão relativamente honesto ( sim, dirigi sem carta com 17 anos ), que pago meus impostos e levo uma vida regrada ( com um ou outro pequeno percalço , pois ninguém é santo também...rs... ), e como você pode ver, nunca tive problemas coma polícia. Entenda "problemas" como preferir.
Abraço