Não resolve nada… De onde veio toda a matéria existente? aliás de onde veio tudo o que existe? Algo foi necessário para possibilitar o Big Bang, como esse algo ocorreu e o que é?
Não sabemos. Ainda. Há algumas hipóteses, mas nenhuma confirmada
E digo mais, talvez a coisa seja tal que
jamais sejamos capazes de chegar lá e dizer "foi assim, ou assado"; como na Mecânica Quântica, talvez exista um limite não técnico, mas intrínseco e natural, que impeça que cheguemos a uma resposta definitiva.
O que também me é estranhamente confortável
e por que ocorreu só a tantos bilhões de anos atrás e não antes? Quem disse que algo não pode existir sem existir o tempo?
Poder, pode. Só que não muda, não evolui - está estático. O tempo tem origem com a primeira mudança de estado.
O fato de sempre ter existido, a partir de que o tempo iniciou, não resolve a questão de por que então o tempo iniciou ou como isso ocorreu… nem como tudo o que existe foi criado e veio de onde…
"Criado"? Olha lá a escolha de palavras
E se a questão não puder ser resolvida, por alguma até agora desconhecida conseqüência das leis físicas? Como é que fica? Isso é epistemologicamente desconfortável para você?
É, essa é a resposta "agnóstica" (hehehehehe!) e o padrão adotado por algumas pessoas. Eu prefiro ser o agnóstico do agnóstico e me ater ao que dá para confirmar com observação
Quando diz "confirmar com observação" você se refere a cálculos, não?
Quero dizer cálculos que sugiram previsões, mais tarde confirmadas por observações.
Bom, mas tem uma coisa que ainda não assimilei. O espaço e tempo estão intrisecamente ligados, segundo a RG, pois então. Num sposto Big Crunch como é que essa coisa funciona? Não faz sentido que o espaço "regrida" em um tempo linear se tempo-espaço é uma só grandeza.
Responder adequadamente esta questão num fórum é complicado… vamos tentar.
O Espaço-Tempo é basicamente geometria -- a menos de coisas como branas e teorias quânticas de gravitação. Vou me ater à RG aqui -- e é descrito por uma
métrica. Essa métrica, que é uma medida de como se parece a trama da "tapeçaria" do Universo é alterada por uma série de coisas:
* massa;
* densidade de energia;
* pressão de radiação;
* constante cosmológica
1 (?)
Conforme essas grandezas mudam e alteram-se umas às outras na Equação de Campo (que é não-linear), o Universo se expande ou se contrai, ou se torce todo. Podemos realizar esses cálculos localmente - perto de uma estrela ou buraco negro - ou, se tivermos dados o suficiente, aplicar a Equação de Campo para o Universo inteiro. Ela nos dirá como o sistema estudado vai evoluir.
Assim, o "espaço-tempo" não é exatamente
uma grandeza. Como se vê, depende de um monte de coisas.
Eu lamento apenas não poder explicar isso na língua natural da física, que é a matemática…
[1] Ainda não há confirmação da existência da Constante Cosmológica.