Autor Tópico: Não consigo entender…  (Lida 12057 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Não consigo entender…
« Resposta #25 Online: 09 de Janeiro de 2007, 23:13:41 »
Vou me ater à sua assinatura, por enquanto (lamento ter pego essa discussão num estado já adiantado :-))

Acreditar infantilmente que o universo foi criado expontaneamente é o mesmo que crer que uma explosão numa grafica resultasse na Delta-Larousse.

A ordem aparente observada no Universo não é mais do que a nossa tendência à Pareidolia - tentar reconhecer padrões onde eles não necessariamente existem.

Seja F o conjunto das leis físicas que observamos no nosso Universo U. Qualquer conjunto F' de leis físicas alternativas que poderiam ter aparecido num Universo U' (supondo que seja possível existir outro conjunto de leis físicas diferente das nossas) pareceriam tão "perfeitas e ordenadas" para os habitantes de U' quanto para os habitantes de U. Supondo estágios de desenvolvimento semelhantes, não teríamos como dizer qual conjunto de leis, F ou F' é o mais provável de ocorrer.

Dito de outra forma, é como dizer que os números sorteados na Mega Sena da semana passada são mais ou menos especiais que a seqüência 01-02-03-04-05-06, ou de fato qualquer outra. O fato de vivermos em U com as leis F não implica necessariamente numa ordem ou desígnio prévio.

Isso me fez lembrar uma história do Richard Feynman.
Antes de uma de suas famosas palestras, para acordar o público ele disse:

“Hoje de manhã ocorreu a coisa mais incrível de minha vida. Assim que saí de casa, deparei-me com um carro com a placa XYN4358. Dá para acreditar? Com tantos carros no mundo, fui ver exatamente a XYN4358”.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2007, 23:20:54 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #26 Online: 09 de Janeiro de 2007, 23:34:36 »
Desculpa, pessoal, mas não consigo imaginar o universo sem uma mente dirigente ou criadora, não consigo entender algo se formando do nada ou do vacuo ou o nada criando algo pq isto vai contra as leis cientificas mais simples e corriqueiras usadas até na padaria do "seu" Manel Portuga.
A ciência não lhe dará respostas 100% corretas e absolutas, elas somente são o mais próximo de tal.
O caso do universo ter vindo do nada ser algo o qual parece difícil de compreender, é mais plausível do universo ser criado por um ser vivo que veio do nada.
Do modo como você fala é como se Deus fosse a resposta definitiva para o início, o ponto oposto ao "veio do nada", quando na verdade a pergunta sobre o que veio antes continua.
Se fosse uma pedrinha perdida em algum ponto do cosmos infinito, tudo bem, mas "algo" tão gde, majestoso e perfeito como o universo ?
Você descreve as coisas quase como mágicas, mas quando como não vimos outro universo não podemos declarar o nosso como "bem feito". É questão de que para definir qualidade é preciso de mais de um referencial.
(1) Partindo do principio que o Big-Bang e o Big-Crunch seriam verdadeiros.
(2) Que o universo já teve diversos eventos de explosão e retração.
(3) Que a evolução natural exista e que podemos evoluir para outros corpos ou formas de energia desconhecidas nos proximos milhões ou bilhões de anos.
(4) A evolução tecnologica não nos destrua ou paralize nosso desenvolvimento.
Estes nunca foram opostos a teoria criacionista.
O problema é que por questões de evangélicos e afins o criacionismo ficou famoso como oposto à evolução.
Afinal, a natureza não é obrigada a se comportar de acordo com nossos preconceitos.
Sim, a natureza não foi feita perguntando sobre o que gostaríamos. A natureza se opõe aos nossos gostos, como imortalidade ou um ser vivo que criou o universo.
Problema de lógica, ou de entendimento para uma mente simples e ignorante como a minha.

Como pode a ciencia acreditar em algo que possa ter sempre existido, principalmente em algo que se transforma continuamente, se ela não aceita a evidencia da existencia de um ser criador ou que sempre tenha existido ?
Qual o problema em se acreditar em um ato de criação e que o universo não seja eterno ou eterno "enquanto dure" ?
Porque acreditar que o universo sempre tenha existido, e provavelmente romper com algumas leis cientificas, e não acreditar em um ato de criação ?
Porque é desnecessário.
Não adiciona nada para a questão de origem do universo, tendo a pergunta sobre inicio absoluto permanecendo igual.
Porque no nosso universo tudo tem um inicio
"No universo nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"
Segundo as bases observadas até agora não há início para o que ocorre no universo.
Um sol tem inicio a sua vida luminosa, depois perde o brilho, implode, transforma-se em uma super-nova e provavelmente em poeira estelar.
Isso está totalmente errado. Quimicamente só houve transformações. Somente aos olhos humanos parece que o Sol perdeu a "beleza", mas cientificamente essa estética visual de nada vale como suposição.
(1) Estou tentando propor a solução do problema da criação (Ou do surgimento, como queiram) do universo (teorias, intenções, qual, porque, como e talvez) e que poderia satisfazer teistas e ateus e acabar com esta guerra suja de vez.
O ateísmo é um ceticismo quanto ao teísmo. Não há o que haja de ser agradado dando uma resposta que explica como ocorre, seria precisa a base de evidência.
Não há guerra suja:
Caso procure os fundamentos do ateísmo contra o teísmo, basta abrir um livro de história ou ligar o noticiário para perceber quem melhora o mundo, a crença ou a ciência. Baseia-se na evidência e no que pode ser observado para analisar o que é melhor, e caso considera-se que se errou, tenta-se corrigir o erro.
Os teístas dizem que os ateus são enviados do demônio contra o ser invisível mas que sabem sua vontade. Possui verdades absolutas que não podem mudar, mesmo que aparentam estarem completamente erradas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Janeiro de 2007, 23:41:24 »
Mas já li muito sobre termos como "singularidades" em minhas andanças por conhecimentos mas, não querendo parecer critico ao extremo (mas já sendo) acho que os fisicos encontraram algo que não podem ir mais longe ou encontraram um ponto inexpugnavel então colocaram uma "pedra" no caminho como a dizer: Favor não passar daqui.

(Einstein deve estar ser revirando tumulo pelo que eu escrevi…)

Como tá escrito na ass do HSette:
“Nós começamos confusos, e terminamos ainda mais confusos, porém num nível mais elevado”.
Eu "tomem" …

Mas é bem por aí mesmo. Os físicos avançam só até onde dá e até que apareça uma nova teoria que jogue uma nova luz sobre a questão. Até lá eles ficam empacados mesmo. Mas isso é porque Física é uma ciência, para uma idéia ser aceita pela Física ela deve ser muito bem fundamentada matematicamente e ser compatível com os fenômenos observados; ela não pode se basear em achismos e em especulações metafísicas porque na ciência isso não vale nada, o que vale é o concreto, é aquilo que pode ser avaliado contra a natureza e contra o nosso conhecimento dela. Infelizmente as singularidades são um daqueles becos sem saída na ciência. Devemos ser pacientes até que a Física aprenda a lidar com elas.

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #28 Online: 09 de Janeiro de 2007, 23:42:11 »
Como pode a ciencia acreditar em algo que possa ter sempre existido, principalmente em algo que se transforma continuamente, se ela não aceita a evidencia da existencia de um ser criador ou que sempre tenha existido ?

Aqui vc está invertendo o ônus da prova. A sua teoria precisa necessariamente da explicação do primeiro construtor do primeiro universo.

Mas a ciência não 'acredita em algo que sempre possa ter existido'. A energia e a própria natureza da matéria mudou muito, demais. Inclusive ao ponto das explicações parecerem o suficientemente absurdas como para que o seu josé da padoca e vc acharem que é crença ou loucura.

jcatino,
Agora vc me apertou sem me abraçar, como explicar a construção do primeiro universo se nem consigo colocar o mistério dos subsequentes, que são infinitamente mais faceis ? Mas tentarei...

Absolutamente, eu e o Manel da padaria não compartilhamos a mesma teoria, apenas exemplifiquei que ele usa as leis cientificas em seu forno a gás para assar deliciosos paezinhos e como ele usa corriqueiramente pq eu não posso usar para colocar e dar alguma validade a minha cambaleante teoria ?

A natureza da matéria mudou muito desde o BB ?
Na teoria a matéria não estava condensada pelo poder de atração gravitacional, não poderia ser atração de campos atomicos pois tudo era um "caldo" energetico e não havia "espaço" entre os componentes da matéria, então existiam as mesmas leis que existem hoje e não jogar tudo em uma facilidade de uma "singularidade".
Se fisicos entendem que o tempo não existia antes do BB mas eu suponho que ele existia porque não consigo separar Fator Matéria de Fator Tempo ou algo acontecendo de um evento que leva a uma passagem de tempo, ou será que nunca compreendi a Física ?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #29 Online: 09 de Janeiro de 2007, 23:58:43 »
Mas é bem por aí mesmo.

Mas não é só isso. O caso é que o tempo é uma dimensão do universo, e sem as outras dimensões, impossível também falar em tempo.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Luz

• Visitante
« Resposta #30 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:03:29 »
Mas não é só isso. O caso é que o tempo é uma dimensão do universo, e sem as outras dimensões, impossível também falar em tempo.

Taí uma coisa que eu aceito bem, mas nunca compreendi direito. Por que o tempo é uma dimensão do Universo e não poderia existir "supostamente" antes do Universo, caso esse tenha surgido em algum instante?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #31 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:04:17 »
apenas exemplifiquei que ele usa as leis cientificas em seu forno a gás para assar deliciosos paezinhos e como ele usa corriqueiramente pq eu não posso usar para colocar e dar alguma validade a minha cambaleante teoria?

Lamento apertá-lo um pouco mais ainda. Quem está certo é seu Zé, pois a física dos paezinhos é a física das partículas, e vc está deduzindo coisas onde precisamos utilizar uma física para sub-partículas (quântica) e uma historia térmica (uma estória do universo a partir de sua temperatura) no nível dessas sub-partículas (inclusive algumas hoje inexistentes).

Inclusive, se o padeiro for bom, mas bom mesmo, sabe que a pressão atmosférica e a humidade do ar são importantes na hora de fazer a massa. Mas sabe que isso é só na Terra. Em Júpiter, tentar fazer o pãozinho às 5h da manhã não ia funcionar.

Da mesma forma vc... :)
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #32 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:07:12 »

Taí uma coisa que eu aceito bem, mas nunca compreendi direito. Por que o tempo é uma dimensão do Universo e não poderia existir "supostamente" antes do Universo, caso esse tenha surgido em algum instante?

Poderia existir, mas certamente seria outro universo, não necessariamente com as mesmas leis.

Aproveito para passar o link do excelente curso de Cosmologia que fiz no ano passado, no qual tirei a parca nota de 7.8, ministrado pelo Observatório Nacional:

http://www.on.br/site_edu_dist_2006/site/index.html

Para a sua questão, leia o Módulo 3. Mas todos são ótimos.
--
Si hemos de salvar o no,

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #33 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:08:32 »
…e provavelmente tinha ultra-alta-bestial-tecnologia para, antes do Big-Bang, alterar rumos de galaxias, criar novas, alterar campos estelares inteiros como fazemos com nossos jardins,

Cereal: esta é mais uma prova do que digo: na verdade, o seu Grande Gerente Bestial (gostei do nome) precisaria quebrar muitas leis da física para fazer isso.

Para começar, ter paciência. Do Big Bang para as primeiras galáxias, esperou talvez um milhão de anos.

E alterar para parecer que não alterou não faz sentido. Ou faz ? Então por quê não temos evidências do GGB ?

jcatino,
Grande Gerente Bestial (tbm gostei do nome).
Depois vou fundar a Igreja Quantica Universal, para ateus e teistas e colocarei a minha teoria como dogma (mutavel claro) e talvez te convide para ser meu Sacerdote-Chefe.

O GGB teria que ter uma paciencia descomunal, isto é certo, e vc colocou outro grande impecilho a teoria  :? . Se o conceito fosse transposto para o deus espirita, que vive segundo Espiritas em planos existenciais altissimos o tempo de milhares de anos parecem segundos. Isto estaria resolvido.

"E alterar para parecer que não alterou não faz sentido. Ou faz ? Então por quê não temos evidências do GGB ?"
Vc faz perguntas muito dificeis e acho que não vou te convidar mais para o cargo.  ::)

Mas vamos a elas:
(1) O GGB não pode influenciar diretamente o universo criado mas age atraves de "terceiros".
(2) o CGB age veladamente para não provocar "choques culturais" ou outras anomalias que paralizariam o desenvolvimento da criatura. Acho que isto foi explicado em topicos anteriores.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:14:09 »

Segundo a Relatividade Geral, tempo e espaço estão intrinsicamente ligados.

A dica do site do jcatino é ótima. Assino embaixo.

PS:
Essa é boa: GGB:biglol:
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 00:16:33 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #35 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:16:36 »
Mas vamos a elas:
(1) O GGB não pode influenciar diretamente o universo criado mas age atraves de "terceiros".
(2) o CGB age veladamente para não provocar "choques culturais" ou outras anomalias que paralizariam o desenvolvimento da criatura. Acho que isto foi explicado em topicos anteriores.

Cereal Killer, novamente estamos chegando a um modelo parecido com o de Olaf Stapleton do 'Fazedor de Estrelas' (StarMaker) citado pelo Dr Manhattan. na verdade os fazedores de estrelas tentam seguir o 'projeto' que 'imaginam' que foi iniciado (pelo menos era algo assim que a minha cabeça entendeu sobre The StarMaker, aliás, fiquei com vontade de lê-lo de novo ! O li inteiro ao som espacial de Brian Eno).

Mas insisto que teriamos evidências dele ou da sua gangue. por outro lado, o sentimento de que tudo foi criado por um propósito é mais alentador do que a realidade. E por isso imagino seu ponto 2) como um reconfortante invento humano, muito humano :)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #36 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:20:09 »
[super-off-topic]

Luz, adorei o seu novo avatar. É sugestivo, inspirador, e até fico olhando, descobrindo coisas na pintura, me esqueço de ler o post...

[/super-off-topic]
--
Si hemos de salvar o no,

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:22:23 »

Se continuarmos nesse ritmo, ainda hoje teremos prontos os nossos Livros Sagrados.

Cereal, mantenha o jcatino no cargo. As questões difíceis são para dar a aura de mistério ao culto. É assim que os fiéis serão mantidos.

off topic: Luz, seu avatar está desviando a atenção do nosso futuro grão-mestre. Isso prejudica o bom andamento dos nossos trabalhos. Favor mudá-lo imediatamente.  :biglol:
"Por quê?"

Chaves

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #38 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:35:10 »

Luz,
Tbm achei seu avatar "sugestivo, inspirador" e outras coisitas mais, parabens.

Eu tbm acho deveras complicada a definição do Tempo para a Fìsica, pois segundo a Relatividade Geral e proposta pelo genialissimo Einstein, tempo e espaço estão ligados, ou seja um não existe sem o outro. Ou o Tempo é a quarta dimensão da matéria ou do espaço.

Para pessoas comuns como nós, o Tempo é uma passagem (De algo, de "espaço", alguma "coisa") entre dois eventos e somente existe em nossos cerebros. Não tem existencia real, defino assim, me corrijam se estiver incorreto...

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #39 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:47:39 »
Mas vamos a elas:

Cereal Killer, novamente estamos chegando a um modelo parecido com o de Olaf Stapleton do 'Fazedor de Estrelas' (StarMaker) citado pelo Dr Manhattan. na verdade os fazedores de estrelas tentam seguir o 'projeto' que 'imaginam' que foi iniciado (pelo menos era algo assim que a minha cabeça entendeu sobre The StarMaker, aliás, fiquei com vontade de lê-lo de novo ! O li inteiro ao som espacial de Brian Eno).

Mas insisto que teriamos evidências dele ou da sua gangue. por outro lado, o sentimento de que tudo foi criado por um propósito é mais alentador do que a realidade. E por isso imagino seu ponto 2) como um reconfortante invento humano, muito humano :)

Do deus catolico não temos evidencias fisicas, a não ser algumas teoricas, tipo causa e efeito, toda reação (universo) teria uma ação inicial (criação), Design inteligente, primeiro "boot", etc, etc..., temos evidencias psicologicas/comportamentais que são as muitas religiões ou evidencias de seus "terceirizados" que são seus profetas e apostolos. Parece que ele tbm fez tudo muito "velado" igual ao nosso CGB. Mas não vejo ou sinto nenhuma evidencia fisica...

Bem, agora vou dormir e amanhã a noite continuo...

Sonhem com os anjos...

Luz

• Visitante
« Resposta #40 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:49:34 »
Segundo a Relatividade Geral, tempo e espaço estão intrinsicamente ligados.

Por isso é que eu aceito bem!  ::)  e é por isso também que não entendo direito!   :)
A dica do site do jcatino é ótima. Assino embaixo.

Já dei uma olhada e hoje estou cansada, mas amanhã eu começo. O problema é que por mais que eu leia, sinto que o que o que sei é uma pequena fração do que ainda preciso saber para compreender direito as coisas. Nunca perco as esperanças de ter uma resposta simples e direta, tipo: o tempo é uma dimensão do Universo porque existe em função da matéria - só para exemplificar.   :hein:

[super-off-topic]

Luz, adorei o seu novo avatar. É sugestivo, inspirador, e até fico olhando, descobrindo coisas na pintura, me esqueço de ler o post…

[/super-off-topic]

A idéia era é essa… desviar a atenção das bobagens que eu eventualmente escrevo…    :lol:

Luz,
Tbm achei seu avatar "sugestivo, inspirador" e outras coisitas mais, parabens.

Eu fico satisfeita com isso - fui eu que desenhei!  :D

« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 00:56:39 por Luz »

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #41 Online: 10 de Janeiro de 2007, 01:20:04 »
Eu consigo aceitar bem a idéias do BB. Eu acredito que antes do BB, já existia o tempo, não da forma que o conhecemos. Mas ouve um "tempo" se passando enquanto tudo se concentrava no mesmo espaço, enquanto ia se adquirindo a temperatura e densidade necessária para que se desse o Big Bang. Mas se o BB ou o nosso universo se deu por seres de outra dimensão ou qualquer outro tipo de coisa, isso não nos vem a o caso agora.
Como conseguiríamos explicar tais coisas se sabemos muito pouco sobre nosso próprio universo. Devemos entender primeiro tudo que pudermos sobre nosso universo a partir de seu nascimento, o BB, depois irmos em direção ao que ele era antes ou porque deixou de ser o que era.
Eu vejo no BB algo assim: Uma criança que teve um nascimento e provavelmente terá uma morte na forma que o conhecemos, nada desaparece ele existirá, mas provavelmente de uma forma que não mais será o universo como o conhecemos. Agora o que fez se dar esse nascimento ou que acontecerá depois de sua extinção, como vamos saber se ainda não o entendemos enquanto Universo.
Se formos procurar um agente criador, em algum momento teremos que aceitar que um agente criador sempre existiu. Pois se não alguém ou alguma coisa também o criou. Então eu prefiro ficar com um agente criador já descoberto o BB, antes dele é outra estória.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 02:40:50 por Copelli »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #42 Online: 10 de Janeiro de 2007, 07:36:45 »
Já dei uma olhada e hoje estou cansada, mas amanhã eu começo. O problema é que por mais que eu leia, sinto que o que o que sei é uma pequena fração do que ainda preciso saber para compreender direito as coisas.

Foi por isso que fiz o curso à distância. Se ler com calma o Capitulo 3, talvez passe a fazer mais sentido para você, mas a estória começa na procura da correta geometria do espaço-tempo, e da matemática associada a ela. EM encontro a isto, as descobertas do fim do século XIX e começo do XX sugeriam o que depois foi o Big Bang (que começou com a descoberta de que as galáxias se afastavam umas das outras, descoberta casual tentando medir a distância das estrelas).

Eu também tenho ainda lacunas, e acho que só começando a fazer cálculos e estudando física de verdade tudo ficaria esclarecido. Mas não é necessário ser astrofísico para entender que a idéia faz sentido, e que precisamos do Grande Gerente Bestial para ser adorado, não para que trabalhe para nós.  :biglol:
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #43 Online: 10 de Janeiro de 2007, 07:50:05 »
Citação de: Copelli
Eu consigo aceitar bem a idéias do BB. Eu acredito que antes do BB, já existia o tempo, não da forma que o conhecemos. Mas [h]ouve um "tempo" se passando enquanto tudo se concentrava no mesmo espaço, enquanto ia se adquirindo a temperatura e densidade necessária para que se desse o Big Bang. Mas se o BB ou o nosso universo se deu por seres de outra dimensão ou qualquer outro tipo de coisa, isso não nos vem a o caso agora.

Então... se a matéria se concentrava no mesmo espaço, onde estariam os seres ? Em qual dimensão ? Por mais brana apertada onde morassem, na tentativa de interferir na Big Bola Incandescendete, as coisas iriam ficar difíceis.

Uma possibilidade (se não me engano, de novo sugerida por Stapleton) é que estamos num dos vários 'universos-bolha', onde ainda só 'enxergamos' a radiação eletromagnética do 'nosso' universo. É uma das propostas dos 'multi-versos'.

Nesse multi-verso, onde seria o começo ? Adoradores do Grande Gerente Bestial o colocam como no Homens de Preto, onde nosso universo vira bolinhas-de-gude do seu filhinho.

Ou podemos estar num 'racimo' de universos, que se apagam e morrem, dissipando a energia originalmente provinda de ... do quê ? Impossível saber, mas seria uma linda e fatal explicação para o que começamos a suspeitar: o universo terá um fim e não será um Big Crunch.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #44 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:20:35 »
Bom dia a todos.

Algum tempo atrás eu tive uma idéia parecida, sobre um criador para o universo. Eu estava pensando numa solução para o problema da "sintonia" das constantes físicas. Isto é, se fizéssemos mudanças mínimas nos valores das constantes, a vida tal como a conhecemos não poderia ter surgido. A explicação mais comum para isso é dada pelo princípio antrópico: se o universo fosse diferente, nós não estaríamos aqui para fazermos essas perguntas. Então eu pensei no caso das ondas estacionárias: na ausência de confinamento, as ondas planas (por exemplo, ondas sonoras) podem ter qualquer frequência. Porém, no momento em que colocamos as ondas entre "paredes", passa a existir apenas um conjunto discreto de frequências - os harmônicos. Isso ocorre com ondas sonoras, vibrações em uma corda, ondas eletromagnéticas, etc. Uma forma de entender isso é notar que a onda, ao ser refletida pela parede, interfere consigo mesma. As ondas estacionárias são então "selecionadas" porque obedecem às condições de contorno. Se imaginarmos que as constantes físicas podem assumir um contínuo de valores, talvez, quem sabe, um mecanismo semelhante "selecione" desse contínuo um conjunto discreto de valores (que mesmo assim pode ser bem grande).
Então, minha idéia era que (e agora começa a viagem na maionese) a vida, ou se vocês quiserem, a vida inteligente, poderia, de alguma maneira, exercer uma influência sobre o passado, de forma a aumentar a probabilidade de sua própria existência. Quem sabe, talvez viagens ao passado sejam possíveis, e assim uma civilização Kardashev Tipo III talvez possa, num futuro (muito) distante, interferir com as condições iniciais do universo e catalizar sua própria existência. As condições de contorno seriam então o instante inicial do Big Bang, e o instante "de partida" no futuro distante. Nesse caso, haveria um criador para o universo, e esse criador seria um descendente distante da própria humanidade!
Foi então que acabou a propaganda política na TV, e eu acordei, meio tonto :).

P.S. Eu costumo usar esse tipo de especulação fantasiosa para mostrar para os crentes que a idéia de que o universo é artificial não implica necessariamente a existência de um deus tal-como-eles-entendem. Além disso, um universo artificial não implica também que o fabricante tinha controle sobre o resultado final, da mesma forma como não temos controle sobre a personalidade e as características físicas de nossos filhos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #45 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:22:18 »
Ah: eu já li sim, o "Starmaker". A perspectiva cósmica que ele dá é de tirar o fôlego. Devia ser leitura obrigatória para todo criacionista.  :wink:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #46 Online: 10 de Janeiro de 2007, 12:05:37 »
Dr.Manhattan...a sua teoria deu nó na minha cabeça...rs... :bua:
Será que existe um curso de física para leigos à venda na Polishop ?
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #47 Online: 10 de Janeiro de 2007, 12:45:14 »
Bem, agora eu fiquei curiosa para ler este tal de "Starmaker". Apesar de não ser nem criacionista nem evolucionista, ou ser os dois ao mesmo tempo, quer dizer…sei lá ainda.   :o
Quero mais é descobrir.

Bom esse tópico!
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Luz

• Visitante
« Resposta #48 Online: 10 de Janeiro de 2007, 14:28:51 »
Já dei uma olhada e hoje estou cansada, mas amanhã eu começo. O problema é que por mais que eu leia, sinto que o que o que sei é uma pequena fração do que ainda preciso saber para compreender direito as coisas.

Foi por isso que fiz o curso à distância. Se ler com calma o Capitulo 3, talvez passe a fazer mais sentido para você, mas a estória começa na procura da correta geometria do espaço-tempo, e da matemática associada a ela. EM encontro a isto, as descobertas do fim do século XIX e começo do XX sugeriam o que depois foi o Big Bang (que começou com a descoberta de que as galáxias se afastavam umas das outras, descoberta casual tentando medir a distância das estrelas).

Eu também tenho ainda lacunas, e acho que só começando a fazer cálculos e estudando física de verdade tudo ficaria esclarecido. Mas não é necessário ser astrofísico para entender que a idéia faz sentido, e que precisamos do Grande Gerente Bestial para ser adorado, não para que trabalhe para nós.  :biglol:

Então, faz sentido. Não precisa do GGB, mas "adoraria" um livro com "respostas simples e diretas em liguagem acessível para perguntas científicas primárias".   :D  Você nunca desejou ter um astrofísico à sua direita enquanto lê textos mais complexos para tirar suas dúvidas mais banais? Esse sim é um GGB desejável.  ::)

O quê que acontece - esses textos são escritos por quem domina o beabá da questão, para quem tem uma boa noção do beabá. O caminho é estreito. Textos científicos partem geralmente do pressuposto de que o que não foi mencionado é amplamente dominado pelo leitor.

Você tem que escolher uma área de atuação, não dá para dominar todas, mas imagine um físico e um biólogo mutuamente se tentando fazer entender em sua própria linguagem e um leigo interessado em ciência tentando acompanhar a discussão. É provável que ninguém entenda nada!   :lol:

Eu gosto de ciências, de algumas mais que outras, mas o acesso a qualquer uma delas não é nada fácil. Como se a própria linguagem fosse um recurso de seleção. Tem cientistas, muitos aliás, que parecem que não querem que os outros saibam do que eles estão falando.   ::)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #49 Online: 10 de Janeiro de 2007, 14:53:21 »
O pior é que tinha uma época não tão distante em que os cientistas que tentavam "traduzir" seu trabalho para o público eram malvistos1...

1 - Pelo menos foi o que ouvi de um neurologista na Globo News nesta semana. Reclamem com ele se a informação não proceder :-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!