Autor Tópico: Não consigo entender…  (Lida 12058 vezes)

Luz

• Visitante
Re: Não consigo entender…
« Resposta #50 Online: 10 de Janeiro de 2007, 15:30:53 »
O pior é que tinha uma época não tão distante em que os cientistas que tentavam "traduzir" seu trabalho para o público eram malvistos1

1 - Pelo menos foi o que ouvi de um neurologista na Globo News nesta semana. Reclamem com ele se a informação não proceder :-)

Eu acredito nisso - há artigos que defendem a idéia de que Sagan e Einstein, por exemplo, eram mal vistos no meio científico pela publicidade que geravam - fazendo da ciência um assunto "popular". Sagan, principalmente, por tentar tornar a ciência uma assunto acessível através de seus livros e documentários.

Os homens são elitistas, antes muito mais que hoje, talvez pela Grande Rede que conecta todas as informações ou pela inciativa de homens como os citados acima que gostariam de poder dividir seus conhecimentos com todo mundo.

Eu acho até que o ceticismo está virando moda por estar mais acessível!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #51 Online: 10 de Janeiro de 2007, 15:35:06 »

Deus te ouça!! :lol:

Hehehe, mas sabe, eu ando cá com uma impressão parecida. Esperemos que não fique apenas na impressão, no modismo passageiro.

Luz

• Visitante
« Resposta #52 Online: 10 de Janeiro de 2007, 15:58:53 »

Deus te ouça!! :lol:

Hehehe, mas sabe, eu ando cá com uma impressão parecida. Esperemos que não fique apenas na impressão, no modismo passageiro.

Amém!  :lol:

Eu acredito sinceramente que daqui por diante o ceticismo tende a se transformar em hábito - não há mais espaço para uma realidade em que o conhecimento fique preso ao alcance de poucos. Todos os meios de comunicação de que dispomos conectam o mundo ao conhecimento.

Não acho que as coisas vão mudar de repente, mas num processo longo e contínuo em que as novas gerações tendem a ter cada vez mais acesso a todo tipo de conhecimento e por isso mesmo, dicernimento para escolher, sendo inclusive influenciadas por esta onda crescente.

Grande parte do mundo tem acesso aos meios comuns de comunicação e disso para o ceticismo se tornar uma postura majoritária, penso que é questão de tempo, mas não faço idéia de quanto.  ::)

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #53 Online: 10 de Janeiro de 2007, 19:26:50 »
Citação de: Copelli
Eu consigo aceitar bem a idéias do BB. Eu acredito que antes do BB, já existia o tempo, não da forma que o conhecemos. Mas [h]ouve um "tempo" se passando enquanto tudo se concentrava no mesmo espaço, enquanto ia se adquirindo a temperatura e densidade necessária para que se desse o Big Bang. Mas se o BB ou o nosso universo se deu por seres de outra dimensão ou qualquer outro tipo de coisa, isso não nos vem a o caso agora.

Então… se a matéria se concentrava no mesmo espaço, onde estariam os seres ? Em qual dimensão ? Por mais brana apertada onde morassem, na tentativa de interferir na Big Bola Incandescendete, as coisas iriam ficar difíceis.

Uma possibilidade (se não me engano, de novo sugerida por Stapleton) é que estamos num dos vários 'universos-bolha', onde ainda só 'enxergamos' a radiação eletromagnética do 'nosso' universo. É uma das propostas dos 'multi-versos'.

Nesse multi-verso, onde seria o começo ? Adoradores do Grande Gerente Bestial o colocam como no Homens de Preto, onde nosso universo vira bolinhas-de-gude do seu filhinho.

Ou podemos estar num 'racimo' de universos, que se apagam e morrem, dissipando a energia originalmente provinda de … do quê ? Impossível saber, mas seria uma linda e fatal explicação para o que começamos a suspeitar: o universo terá um fim e não será um Big Crunch.

Bem pessoal, "vortei". Declaro abertos os trabalhos… :)

jcatino,
Acho que não precisamos complicar muito qdo podemos simplificar ou o mais simples melhor. Ou seja, o GGB se afastaria o suficiente do universo em colapso (Existiria espaço para isto pois o universo tem o espaço ilimitado, não direi infinito pois não entendo esta palavra pois a acho exagerada ao absurdo) para não ser "tragado" pelo digamos "buraco negro" universal que seria formado antes do BB. Tbm não precisamos pensar em multi-verso, branas, ou mesmo dimensões extra-fisicas ou "coisas" semelhantes.

Como a LUZ adiantou ela procura entender o universo mas a Física atual complicou muito e se queremos que a nossa ideia/teoria se torne popular temos que simplificar para torna-la compreensivel. Deuses, teorias, teoremas e objetos mentais semelhantes tem que existir quem acredite neles senão eles morrem.

Vamos aos exemplos ? Se Einstein não tivesse feito exemplos da sua Teoria maior com simplificações tipo viagens de trens ou Cristo não tivesse se utilizado de parabolas provavelmente a Física estaria circunscrita a circulos fechados ou "iniciaticos" e ninguem teria entendido bulufas da Relatividade ou o cristianismo não teria vingado e viveriamos em outra realidade.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 19:29:18 por Cereal Killer »

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #54 Online: 10 de Janeiro de 2007, 19:32:38 »
O pior é que tinha uma época não tão distante em que os cientistas que tentavam "traduzir" seu trabalho para o público eram malvistos1

1 - Pelo menos foi o que ouvi de um neurologista na Globo News nesta semana. Reclamem com ele se a informação não proceder :-)

Acho que Einstein com exemplos de viagens de trem para exemplificar a Relatividade ou Cristo com suas parabolas foram muito felizes em suas intenções. Acho que toda ciencia tem que atingir o grande publico e ser alvo obrigatorio dele.

Concorda comigo ?
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 19:59:03 por Cereal Killer »

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #55 Online: 10 de Janeiro de 2007, 19:54:11 »
Já dei uma olhada e hoje estou cansada, mas amanhã eu começo. O problema é que por mais que eu leia, sinto que o que o que sei é uma pequena fração do que ainda preciso saber para compreender direito as coisas.

Foi por isso que fiz o curso à distância. Se ler com calma o Capitulo 3, talvez passe a fazer mais sentido para você, mas a estória começa na procura da correta geometria do espaço-tempo, e da matemática associada a ela. EM encontro a isto, as descobertas do fim do século XIX e começo do XX sugeriam o que depois foi o Big Bang (que começou com a descoberta de que as galáxias se afastavam umas das outras, descoberta casual tentando medir a distância das estrelas).

Eu também tenho ainda lacunas, e acho que só começando a fazer cálculos e estudando física de verdade tudo ficaria esclarecido. Mas não é necessário ser astrofísico para entender que a idéia faz sentido, e que precisamos do Grande Gerente Bestial para ser adorado, não para que trabalhe para nós.  :biglol:

Então, faz sentido. Não precisa do GGB, mas "adoraria" um livro com "respostas simples e diretas em liguagem acessível para perguntas científicas primárias".   :D  Você nunca desejou ter um astrofísico à sua direita enquanto lê textos mais complexos para tirar suas dúvidas mais banais? Esse sim é um GGB desejável.  ::)

O quê que acontece - esses textos são escritos por quem domina o beabá da questão, para quem tem uma boa noção do beabá. O caminho é estreito. Textos científicos partem geralmente do pressuposto de que o que não foi mencionado é amplamente dominado pelo leitor.

Você tem que escolher uma área de atuação, não dá para dominar todas, mas imagine um físico e um biólogo mutuamente se tentando fazer entender em sua própria linguagem e um leigo interessado em ciência tentando acompanhar a discussão. É provável que ninguém entenda nada!   :lol:

Eu gosto de ciências, de algumas mais que outras, mas o acesso a qualquer uma delas não é nada fácil. Como se a própria linguagem fosse um recurso de seleção. Tem cientistas, muitos aliás, que parecem que não querem que os outros saibam do que eles estão falando.   ::)

Luz e jcatino,

Acho que se queremos que a nossa ideia/teoria (Ou a nossa Igreja Quantica Universal) vingue e produza resultados devemos:

(1) Sermos simples para atingir a maior quantidade de pessoas possiveis.
(2) Nada de dogmas fechados ou assuntos fechados.
(3) Ateus, ceticos ou agnosticos são tristes em relação a religiosos, crentes ou teistas. Me desculpem pessoal mas isto é um fato por mim observado constantemente e uma critica construtiva, levem por este lado. Pq teistas são felizes ? Isto é facil de constatar basta ver a saida de um culto qualquer. As pessoas estão extasiadas, felizes, libertas, hipnotizadas. Tem felicidade, esperança´, otimismo e fé em seus olhares. Pq teistas são felizes ? Eles são felizes porque tem menos pretensão. O pastor "encheu" de esperança suas almas torturadas e simples. Alguem disse para eles que Jesus acredita neles e os ama e morreu por eles e eles se sentem grandes por isto. Deixaram suas almas, problemas e tormentos dentro da igreja onde foram "incinerados" por canticos, risos, orações positivas, fé, e esperança. Religiosos, segundo pesquisas divulgadas a algum tempo, são mais otimistas e tem fé e portanto vivem mais ou tem menos doenças e menos problemas, sendo isto constatado em pesquisas médicas, por outro lado, ateus, ceticos & cia são mais inteligentes, estão em menor numero e nos paises em que são em grande numero existem altos indices de suicidios e deprê. Isto é sério.
Portanto proponho que a nossa igreja ou mesmo a nossa teoria seja feliz como este icone ( :biglol: ) nada menos do que isto.Se ateus querem crescer em numero e "encostar" nas pesquisas e passar dos teistas tem que criar mecanismos como criaram os teistas, do contrario, esqueçam, pois nunca serão populares e qualquer igrejazinha de periferia bate em reunião de ateu, agnostico ou cetico. Concordam comigo ? Se estiver errado me corrijam… (Isto é uma critica construtiva baseada em observações simples que qualquer um pode fazer)
(4) Termos uma parte da teoria complexa para mostrarmos aos "iniciados" ou estudiosos senão seremos alvo de preconceitos como são algumas religiões.
(4.5) Que tal o jcatino como martir ???  :lol:
(5) Me ajudem aqui…
(6) Aqui tambem…
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 20:14:21 por Cereal Killer »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 10 de Janeiro de 2007, 20:02:09 »
Achei interessante o post do Dr. Manhattan.

Porém, na parte em que ele mesmo diz que começa a “viagem na maionese” temos um sério problema, uma situação do tipo “cobra se engolindo pelo próprio rabo”.

Se não, vejamos:

As condições de contorno seriam então o instante inicial do Big Bang, e o instante "de partida" no futuro distante. Nesse caso, haveria um criador para o universo, e esse criador seria um descendente distante da própria humanidade!

Se bem entendi, de duas, uma: ou o primeiro Big Bang com as condições de contorno ideais teria ocorrido por sorte, levando ao surgimento da vida inteligente; ou a vida inteligente teria sido criada primeiro por (não sei como) e depois teria evoluído a ponto de criar as circunstâncias citadas na primeira alternativa.

Olhando bem, em nenhum dos casos seria necessário nenhuma intervenção.

No primeiro, as condições teriam já surgido por sorte, e então tudo bem.
No segundo caso, a vida inteligente já teria sido criada, e então tudo bem também.

Ixe, fundi a cuca...
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Luz

• Visitante
« Resposta #57 Online: 10 de Janeiro de 2007, 20:15:23 »
Cereal, quem sou eu - não tenho competência para colaborar com as bases da IQC - quando muito ser uma adépta   :lol:   mas estou acompanhando, se brotar algo frutífero eu posto!
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 20:20:20 por Luz »

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #58 Online: 10 de Janeiro de 2007, 20:37:54 »
Bem, agora eu fiquei curiosa para ler este tal de "Starmaker". Apesar de não ser nem criacionista nem evolucionista, ou ser os dois ao mesmo tempo, quer dizer…sei lá ainda.   :o
Quero mais é descobrir.

Bom esse tópico!

Seja bem vinda ao nosso topico.

Pensava que Descobrir seria a principal meta (E deveria ser a unica) de todo humano. A alguns anos procurando um sentido para a vida eu descobri que aprender era o principal sentido da vida mas ultimamente descobri que é ensinando que aprendemos e fixamos mais conhecimento. Ensinar, aprender, descobrir, fixar, passar adiante, compartilhar, amar...

Luz

• Visitante
« Resposta #59 Online: 10 de Janeiro de 2007, 20:39:02 »

Porém, na parte em que ele mesmo diz que começa a “viagem na maionese” temos um sério problema, uma situação do tipo “cobra se engolindo pelo próprio rabo”.

Essa parte me fez pensar nos "buracos de minhoca", não que eu saiba do que estou falando   ::), mas acho que dá para fazer uma viagem fictícia, mais ou menos embasada. Não? Quem se atreve?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 10 de Janeiro de 2007, 20:43:18 »

Essa parte me fez pensar nos "buracos de minhoca", não que eu saiba do que estou falando   ::), mas acho que dá para fazer uma viagem fictícia, mais ou menos embasada. Não? Quem se atreve?

Os tais "Buracos de Minhoca" serviriam bem ao propósito.

Mas aí é que eu não entendi: se nós já estamos aqui, para que voltar para criar as condições para o nosso surgimento?
Melhor deixar quieto.

Sem falar que algo pode sair errado, e o presente se evaporar. E aí, bye bye, não vai sobrar ninguém para ir lá no passado consertar as coisas.  :(
"Por quê?"

Chaves

Luz

• Visitante
« Resposta #61 Online: 10 de Janeiro de 2007, 20:50:14 »
Mas aí é que eu não entendi: se nós já estamos aqui, para que voltar para criar as condições para o nosso surgimento?

A resposta está na sua assinatura   :lol:
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 20:52:25 por Luz »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #62 Online: 10 de Janeiro de 2007, 20:52:49 »
Ah, as maravilhas da retrocausalidade...  :)

A questao eh que nao teriamos escolha: nos iriamos ao passado porque se nao fossemos nos nao estariamos aqui! Seria o nosso destino. Nos seriamos o Alpha e o Omega, o Ovo e a Galinha. Alias, nisso o tal livre-arbitrio vai pro espaco...
Eu digo essas coisas meio que na brincadeira, mas uma ideia como essa foi usada por John Cramer na sua Interpretacao Transacional da Mecanica Quantica:
http://en.wikipedia.org/wiki/Transactional_interpretation

P.S. Os acentos deste terminal entraram em greve por tempo indeterminado.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #63 Online: 10 de Janeiro de 2007, 20:56:12 »

Essa parte me fez pensar nos "buracos de minhoca", não que eu saiba do que estou falando   ::), mas acho que dá para fazer uma viagem fictícia, mais ou menos embasada. Não? Quem se atreve?

Os tais "Buracos de Minhoca" serviriam bem ao propósito.

Melhor deixar quieto.

Sem falar que algo pode sair errado, e o presente se evaporar. E aí, bye bye, não vai sobrar ninguém para ir lá no passado consertar as coisas.  :(

Seria perigoso voltar no tempo, se fosse possivel claro.

Mas o Tempo teria que ser continuo para a teoria ser correta como no pensamento de H. Clark ou seja uma alteração no passado refletiria no futuro mas uma alteração no presente ou no futuro não se refletiria no passado, ou seja o Tempo tem sentido positivo e num unico sentido. Esta ideia foi muito aproveitada por filmes de F.C. mas eu acho que o tempo não é continuo e uma alteração no passado não se reflete no presente ou no futuro acho que mais para o pensamento de Asimov. Ou talvez pela teoria dop padre polonês, que não me lembro o nome, que dizia que o tempo é assincrono em relação ao seu ponto de referencia o que torna impossivel uma viagem.

Mas voltar para consertar o presente ? Não entendi bem a teoria proposta.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 10 de Janeiro de 2007, 20:59:31 »

A resposta está na sua assinatura   :lol:

Pior que é verdade...  :hihi:

Cereal, voltar ao passado, caso algo desse errado na ida anterior que tinha por objetivo criar as tais condições ideais.

PS: parece que o Tópico virou um hit de verão. :-)
"Por quê?"

Chaves

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #65 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:00:18 »

A resposta está na sua assinatura   :lol:

Ou talvez na sua assinatura Luz :)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #66 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:07:53 »
Soh um detalhe: aquele negocio que eu falei nao eh teoria. Eh so uma especulacao divertida. Mas o problema que ela tenta resolver eh importante: sabemos que se as constantes fisicas, como a massa do eletron, a constante gravitacional G, etc. fossem ligeiramente diferentes, a vida (tal como a conhecemos) nao poderia ter surgido. Ou seja, no espaco de parametros possiveis do universo, os parametros que permitem a vida como a nossa estao em um volume infimo. O que explica isso? Ninguem sabe. O que eu sugeri (nao `a serio, veja bem) eh que o universo eh tal como o vemos hoje porque a vida (num futuro distante) consegue agir no passado e causar sua propria existencia.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #67 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:08:15 »
Ah, as maravilhas da retrocausalidade…  :)

A questao eh que nao teriamos escolha: nos iriamos ao passado porque se nao fossemos nos nao estariamos aqui! Seria o nosso destino. Nos seriamos o Alpha e o Omega, o Ovo e a Galinha. Alias, nisso o tal livre-arbitrio vai pro espaco…
Eu digo essas coisas meio que na brincadeira, mas uma ideia como essa foi usada por John Cramer na sua Interpretacao Transacional da Mecanica Quantica:
http://en.wikipedia.org/wiki/Transactional_interpretation

P.S. Os acentos deste terminal entraram em greve por tempo indeterminado.

Acho que esta transactional interpretation of quantum mechanics (TIQM) explicaria o velho problema da expereincia da passagem de um mesmo eletron por dois buracos ?
Estou correto ?

Luz

• Visitante
« Resposta #68 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:19:57 »
Soh um detalhe: aquele negocio que eu falei nao eh teoria. Eh so uma especulacao divertida. Mas o problema que ela tenta resolver eh importante: sabemos que se as constantes fisicas, como a massa do eletron, a constante gravitacional G, etc. fossem ligeiramente diferentes, a vida (tal como a conhecemos) nao poderia ter surgido. Ou seja, no espaco de parametros possiveis do universo, os parametros que permitem a vida como a nossa estao em um volume infimo. O que explica isso? Ninguem sabe. O que eu sugeri (nao `a serio, veja bem) eh que o universo eh tal como o vemos hoje porque a vida (num futuro distante) consegue agir no passado e causar sua propria existencia.

Hum... acho que ninguém está levando a sério, mas essa é uma forma divertida de entender um pouco mais as coisas. Nesse tom de brincadeira em que ninguém está esperando rigidez com as questões, acho que todos ficam mais à vontade para até mesmo para expor suas dúvidas.  :)

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #69 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:22:48 »

Entendi, caiu a ficha agora.

Vc propoe que a nossa realidade poderia ter sido alcançada por aproximações sucessivas ou feitas por um ser que retornou no tempo e consertou certos parametros até atingir o sucesso que somos hoje.

Realmente já li sobre estes parametros e que em alguns casos pequenos desvios de eventos como gravitacionais e outros a vida ou mesmo as formações estelares não teriam sido possiveis, pelo menos como nós a conhecemos e que o nosso universo atual seria um caso estrondoso de sucesso e que poderia ter havido outros universos "com defeito" ou fora do padrão e que nunca tenham gerado vida ou configurações minimas ou mesmo materia como nós a conhecemos. O Acaso poderia ser um Deus ?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #70 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:25:04 »
Hum… acho que ninguém está levando a sério, mas essa é uma forma divertida de entender um pouco mais as coisas. Nesse tom de brincadeira em que ninguém está esperando rigidez com as questões, acho que todos ficam mais à vontade para até mesmo para expor suas dúvidas.
Mesmo que seja a intenção, não vejo totalmente somente como brincadeira, pois há alguma teoria ou semelhante.
Eu nunca compreendi a declaração de que se a gravidade ou seja o que fosse um pouco diferente a vida não poderia ter existido. Não vejo problema em ela ainda existir, somente acabaria sendo diferente (segundo a teoria do caos).
A menos que considere-se a Terra como o único lugar com vida. Pois caso seja, realmente o surgimento da vida é improvável.
Aliás, a base de como é fácil a vida surgir pelo experimento da Sopa Elemental, parece ser provável a Terra ser a única a gerar vida? Claro, difícil afirmar pela falta de conhecimento que temos nisso.
O Acaso poderia ser um Deus ?
Qual a necessidade de um ser vivo ter criado? Aliás, sempre na base de algo ser complexo demais que necessita de Deus, acaba caindo na mesma para Deus: da mesma forma que a Terra não poderia ter vindo ao "acaso" e precisa de uma inteligência, um ser vivo capaz de gerenciar isso também precisa, então o Super Buda, criado pelo Hyper Zeus...
A base de algo ser complexo demais que necessita de Deus, até hoje sempre percebi que cai nessa onda infinita de deuses criador de deuses.

A evolução explica uma aparente inteligência que coordena a natureza pela seleção natural, que os seres vivos não se tornam verdes ao meio das plantas porque uma inteligência fez assim, e sim que os de outra cor morreram por seres facilmente encontrado. Na verdade, é um meio "inteligente", como uma fábrica de lâmpadas que as bate depois de feitos para eliminar as que quebram mais fácil com batidas, mas não vem de uma entidade.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 21:29:10 por Tails -ORIGINAL- »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #71 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:28:19 »
Eu nunca compreendi a declaração de que se a gravidade ou seja o que fosse um pouco diferente a vida não poderia ter existido

A declaração parece um bocado forte, sem dúvida. Ocorre que esse um pouco diferente seria diferente o bastante para impedir que objetos como estrelas estáveis - ou estrelas, ponto, dependendo - pudessem ocorrer. Sem estrelas, sem vida. Ou ao menos "vida como a conhecemos".

O que é um bocado presunçoso e antropocêntrico, mas...

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #72 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:33:52 »
Eu nunca compreendi a declaração de que se a gravidade ou seja o que fosse um pouco diferente a vida não poderia ter existido

A declaração parece um bocado forte, sem dúvida. Ocorre que esse um pouco diferente seria diferente o bastante para impedir que objetos como estrelas estáveis - ou estrelas, ponto, dependendo - pudessem ocorrer. Sem estrelas, sem vida. Ou ao menos "vida como a conhecemos".

O que é um bocado presunçoso e antropocêntrico, mas…

O ajuste perfeito das quatro forças físicas fundamentais: o eletromagnetismo, a gravidade, a força nuclear forte e a força nuclear fraca. Essas forças afetam toda a matéria no Universo, e estão ajustadas e equilibradas de modo tão exato que mesmo variações mínimas poderiam tornar a vida impossível.

(1) A força nuclear fraca mantém constante a velocidade da queima do hidrogênio no Sol
(2) A força nuclear forte mantém coeso o núcleo dos átomos
(2) A gravidade é responsável por manter os objetos na Terra

Se estas quatro forças não estivessem em perfeita regulagem e equilíbrio, a vida não seria possível

Realmente nosso universo é um caso estrondoso de sucesso ? Mas conseguido ao acaso e depois de muitas tentativas e erros ?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #73 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:35:53 »
Então, minha idéia era que (e agora começa a viagem na maionese) a vida, ou se vocês quiserem, a vida inteligente, poderia, de alguma maneira, exercer uma influência sobre o passado, de forma a aumentar a probabilidade de sua própria existência.

O que sim poderia fazer seria recriar universos onde certas condições mínimas de estabilidade existam. Mas é claro que o problema seria, como sempre, a primeira vez, a primeira ocorrência da inteligência.

Para isso sou mias 'budista': princípio da impermanência para todos vcs, hehehe (princípio da impermanência seria +- 'um dia estaremos todos mortos e as pessoas que nos conhecem também, então, tudo é efêmero, afinal de contas').
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #74 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:38:26 »
Hum… acho que ninguém está levando a sério, mas essa é uma forma divertida de entender um pouco mais as coisas.

(Aliás, usualmente crentes taxam céticos de pouco imaginativos, 'pés no chão' demais, com o qual não concordo nem um pouco. Eu consigo imaginar um planeta povoado de polvos semiderretidos em sulfuros, mas ainda se tem uma idéia muito 'terrãquea' da vida).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!