Já dei uma olhada e hoje estou cansada, mas amanhã eu começo. O problema é que por mais que eu leia, sinto que o que o que sei é uma pequena fração do que ainda preciso saber para compreender direito as coisas.
Foi por isso que fiz o curso à distância. Se ler com calma o Capitulo 3, talvez passe a fazer mais sentido para você, mas a estória começa na procura da correta geometria do espaço-tempo, e da matemática associada a ela. EM encontro a isto, as descobertas do fim do século XIX e começo do XX sugeriam o que depois foi o Big Bang (que começou com a descoberta de que as galáxias se afastavam umas das outras, descoberta casual tentando medir a distância das estrelas).
Eu também tenho ainda lacunas, e acho que só começando a fazer cálculos e estudando física de verdade tudo ficaria esclarecido. Mas não é necessário ser astrofísico para entender que a idéia faz sentido, e que precisamos do Grande Gerente Bestial para ser adorado, não para que trabalhe para nós.
Então, faz sentido. Não precisa do GGB, mas "adoraria" um livro com "respostas simples e diretas em liguagem acessível para perguntas científicas primárias". Você nunca desejou ter um astrofísico à sua direita enquanto lê textos mais complexos para tirar suas dúvidas mais banais? Esse sim é um GGB desejável.
O quê que acontece - esses textos são escritos por quem domina o beabá da questão, para quem tem uma boa noção do beabá. O caminho é estreito. Textos científicos partem geralmente do pressuposto de que o que não foi mencionado é amplamente dominado pelo leitor.
Você tem que escolher uma área de atuação, não dá para dominar todas, mas imagine um físico e um biólogo mutuamente se tentando fazer entender em sua própria linguagem e um leigo interessado em ciência tentando acompanhar a discussão. É provável que ninguém entenda nada!
Eu gosto de ciências, de algumas mais que outras, mas o acesso a qualquer uma delas não é nada fácil. Como se a própria linguagem fosse um recurso de seleção. Tem cientistas, muitos aliás, que parecem que não querem que os outros saibam do que eles estão falando.
Luz e jcatino,
Acho que se queremos que a nossa ideia/teoria (Ou a nossa Igreja Quantica Universal) vingue e produza resultados devemos:
(1) Sermos simples para atingir a maior quantidade de pessoas possiveis.
(2) Nada de dogmas fechados ou assuntos fechados.
(3) Ateus, ceticos ou agnosticos são tristes em relação a religiosos, crentes ou teistas. Me desculpem pessoal mas isto é um fato por mim observado constantemente e uma critica construtiva, levem por este lado. Pq teistas são felizes ? Isto é facil de constatar basta ver a saida de um culto qualquer. As pessoas estão extasiadas, felizes, libertas, hipnotizadas. Tem felicidade, esperança´, otimismo e fé em seus olhares. Pq teistas são felizes ? Eles são felizes porque tem menos pretensão. O pastor "encheu" de esperança suas almas torturadas e simples. Alguem disse para eles que Jesus acredita neles e os ama e morreu por eles e eles se sentem grandes por isto. Deixaram suas almas, problemas e tormentos dentro da igreja onde foram "incinerados" por canticos, risos, orações positivas, fé, e esperança. Religiosos, segundo pesquisas divulgadas a algum tempo, são mais otimistas e tem fé e portanto vivem mais ou tem menos doenças e menos problemas, sendo isto constatado em pesquisas médicas, por outro lado, ateus, ceticos & cia são mais inteligentes, estão em menor numero e nos paises em que são em grande numero existem altos indices de suicidios e deprê. Isto é sério.
Portanto proponho que a nossa igreja ou mesmo a nossa teoria seja feliz como este icone (
) nada menos do que isto.Se ateus querem crescer em numero e "encostar" nas pesquisas e passar dos teistas tem que criar mecanismos como criaram os teistas, do contrario,
esqueçam, pois nunca serão populares e qualquer igrejazinha de periferia bate em reunião de ateu, agnostico ou cetico. Concordam comigo ? Se estiver errado me corrijam… (Isto é uma critica construtiva baseada em observações simples que qualquer um pode fazer)
(4) Termos uma parte da teoria complexa para mostrarmos aos "iniciados" ou estudiosos senão seremos alvo de preconceitos como são algumas religiões.
(4.5) Que tal o jcatino como martir ???
(5) Me ajudem aqui…
(6) Aqui tambem…