Autor Tópico: Tentando começar a usar o linux  (Lida 13187 vezes)

CuritibaCetica

• Visitante
Sistemas operacionais alternativos
« Resposta #125 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 02:37:55 »

Offline Lint

• Nível 10
  • *
Re: Tentando começar a usar o linux
« Resposta #126 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 04:22:38 »
Bons argumentos, mas nada que um screen e wget-c com um script que envolve date e grep não resolva.
só faltou você lembrar que eu tô no Windows, e Windows não tem wget a não ser se eu instalar o cygwin, coisa que eu não vou fazer só pra conseguir baixar um mísero arquivo ao invés de usar bit torrent, me erra :P

Sem falar que wget não tem controle de banda, ou seja, eu até posso baixar algo, mas tem que ser na velocidade que vier..
Na verdade, só a partir do 11. Depois que o Pat ficou doente acho queele viu que não dava conta de organizar todos os pacotes sozinho e como ele queria continuar fazendo isso sozinho, ele largou mão do Gnome que parecia ser o mais chato de botar pra funcionar. Aliás, esse foi um dos motivos pelos quais eu larguei o slack. QUando o Pat ficou doente, eu vi que a distro morre com ele. E não tem gnome… Tá certo que eu usava o Dropline desde o Slack 9, mas quando eu percebi que se fosse pra ficar pegando pacote de fora e instalando, era melhor compilar td no gentoo mesmo…
Discordo, o Slack é kde-base pelo menos desde o release 10, eventualmente o gnome pode vir junto num dos cds de contribuição, não sei, mas nos cds base só tem KDE e outros wms alternativos como windowmaker e etc... Dum jeito ou de outro eu acho que ele já foi embora tarde :hihi:

O Brasil tem um monte de gente que usa slack, assim como no mundo a fora, o lance é que o usuário do Slackware é o menos interessado em divulgar o linux possível (na minha opinião), na verdade, muitos dos usuários do Slack gostariam que Linux continuasse sendo aquele coisa underground e misteriosa.... Essas coisas patéticas. Mas não ficaria surpreso se o slack morresse junto com o Volkerding... De qualquer forma o Slackware me agrada por ser um Linux mais volta ao Unix, não ao Windows, mas não que eu recomende pros outros..
gaim _no way_ por causa do GTK, né? Taí mais um motivo por que eu larguei slack.

E eu nunca me dei bem com windowmaker. Nunca entendi a interface direito, pq eu fui criado no windows… Não consigo viver sem uma "barra de tarefas" (apesar de eu ter execrado o Windows 95 pq a interface não tinha as "janelas" do  gerenciador de programas, que depois descobri que ficava escondido)…
Gaim no way pq eu não gosto da interface dele, não acho intuitiva e dá trabalho ficar adicionando funcionalidade a ele, sendo que o amsn e o kopete já vem com tudo prontinho.. E se você não gostava do 95 por causa disso é pq vc foi criado no Windows 3.11 ou anterior! :lol:

O WindowMaker eu me dei bem, mas atualmente eu uso(ava) KDE mesmo pra tentar ser um pouco mais compatível com o resto do mundo, até o Slackware 9 eu usava apenas console em modo de texto, tinha o X instalado, mas não precisava dele pra nada, tudo que eu fazia o Linux conseguia sem precisar ir pra modo gráfico, e eu ainda tinha a vantagem de não precisar ficar alternando a mão direita entre o mouse e o teclado!

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #127 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 08:50:48 »
SnowRaptor, quanto tempo demorou para instalar o gentoo no seu PC? Estava pensando em instalar, mas meu PC é meio antigo então demora para compilar. E eu preferia não ter que ficar usando o PC do meu pai enquanto isso.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 08:54:44 »
Ale, andei olhando o site do ReactOS, parece que é o que você iria querer - se um dia estiver pronto. Estou pensando até em entrar pro time de desenvolvimento!
Já brinquei com a versão 0.2 por alguns dias. Ainda está muito cru. Havia programas que não rodavam nele e rodavam no Wine (programa que permite executar aplicativos para MS Windows em ambientes tipo Unix). Experimentarei a versão 0.3.1 quando ela sair.
Bom, pelo que vi é cru mesmo. Mas enfim, é uma idéia legal.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 13:09:09 »
Parece que ficou um tempo parado por causa de uma auditoria da justiça, sim?

Um projeto que eu queria que desse certo era o Haiku.

Ps. Off: Nome legal de OS que eu faria era AtheOS... Pena que já existe.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2007, 13:12:49 por Oceanos »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 13:11:16 »
que era...?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 13:13:50 »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 13:17:18 »
eu tinha perguntado do Haiku, antes de você editar  a mensagem...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 13:19:29 »
Ah Tá...

http://haiku-os.org/

Basicamente, é um BeOS livre e escrito do zero.

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #134 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 05:44:50 »
Parece que ficou um tempo parado por causa de uma auditoria da justiça, sim?
Não. Os desenvolvedores resolveram fazer uma auditoria no código-fonte para garantir que ele tenha sido gerado apenas através de uma técnica na qual os implementadores de um recurso não são os mesmos que o documentaram.
Nome legal de OS que eu faria era AtheOS… Pena que já existe.
E o nome foi dado em homenagem à deusa grega Athenas.

Para os saudosistas: http://www.freedos.org
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2007, 05:47:03 por CuritibaCética »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 10:31:31 »
Não. Os desenvolvedores resolveram fazer uma auditoria no código-fonte para garantir que ele tenha sido gerado apenas através de uma técnica na qual os implementadores de um recurso não são os mesmos que o documentaram.

Hein?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #136 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 20:44:47 »
Tenho algumas perguntas:

Se eu usar um Linux live em cd com Windwos no hd, ou ter um dual boot Linux e Windows, é possivel um virus ou spyware que estiver no windows "roubar" minha senha numa transição bancaria, por exemplo?

O Linux é seguro para esse tipo de operação?

E se já tiver o Windows no hd e usar aquele programa que faz partição mesmo com um sistema operacional instalado, fazer outra partição e instalar o Linux, existe risco de perder algum dado que existia na partição Windows?

Por enquanto é isso. Até.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 23:08:22 »
Tenho algumas perguntas:
Eu tenho algumas respostas:

Se eu usar um Linux live em cd com Windwos no hd, ou ter um dual boot Linux e Windows, é possivel um virus ou spyware que estiver no windows "roubar" minha senha numa transição bancaria, por exemplo?
Se o malware estiver no windows e vc executar as tarefas no linux, não.

O Linux é seguro para esse tipo de operação?
Sim. Mais ainda se vc não usar o navegador como root

E se já tiver o Windows no hd e usar aquele programa que faz partição mesmo com um sistema operacional instalado, fazer outra partição e instalar o Linux, existe risco de perder algum dado que existia na partição Windows?
Sim. Sempre há risco de perda de dados durante operações de particionamento de disco. Se você for usar uma ferramenta como o Partition Magic,. que é capaz de redimensionar partições sem destruí-las, lembre-se sempre de desfragmentar a unidade e liberar espaço suficiente (se você quiser redimensionar sua partição para ter 50 GB, vc tem que ter no máximo 50 Gb ocupados). O procedimento mais seguro para isso é sempre fazer um backup, apagar as partições e recriá-las com os tamanhos desejados. Eu NUNCA consegui redimensionar partições NTFS sem perder tudo o que tinha dentro. Mas isso é culpa da política escrota em torno do NTFS, que o torna um bicho de 21 cabeças de Medusa.  :susto:

Por enquanto é isso. Até.
Bis bald!  :ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #138 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 00:56:29 »
Eu redimensiono direto com partition magic e no pc velho e nunca perdi dados com ele.

Tirei o Ubuntu gente... :( devido ao alto uso de memoria que o gnome faz estava 300mb ocupado só com o gaim e o koversation aberto sem nada aberto um pouco menos.

Como sou paranóico com isto resolvi tirar e daqui um tempo quem sabe instalar o xubundo que vem com o xfce.

Xp ocupa 150 por ai com o nod32 aberto.
Não deseje.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 09:01:38 »
O Xubuntu vai-lhe economizar bastante memória.

Usando Gentoo aqui, com XFCE, Firefox, aMSN (um memoriófago de carteirinha) e um BitTorrent de 5 GB baixando, tenho 280 MB ocupados.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #140 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 09:09:49 »
Aqui no ruindows com msn live 8.1(super comedor de memória) antivirus , firefox o controlador de audio da soundmax aberto estou com 256mb ocupado.

Daqui um tempo vou testar o xubuntu. Por enquanto vou no xp mesmo agora que acabei de otimizar o bixo.
Não deseje.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 13:00:52 »
Sim. Sempre há risco de perda de dados durante operações de particionamento de disco. Se você for usar uma ferramenta como o Partition Magic,. que é capaz de redimensionar partições sem destruí-las, lembre-se sempre de desfragmentar a unidade e liberar espaço suficiente (se você quiser redimensionar sua partição para ter 50 GB, vc tem que ter no máximo 50 Gb ocupados). O procedimento mais seguro para isso é sempre fazer um backup, apagar as partições e recriá-las com os tamanhos desejados. Eu NUNCA consegui redimensionar partições NTFS sem perder tudo o que tinha dentro. Mas isso é culpa da política escrota em torno do NTFS, que o torna um bicho de 21 cabeças de Medusa.  :susto:
Aqui eu acho que nunca perdi dado nenhum com o Partition Magic... O que eu costumo fazer, sempre é tipo: Diminuo a partição, aplico; Aumento a outra, aplico; etc. Não deixo-o fazer tudo sequencialmente de forma automática, ele já deu alguns erros assim.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 13:01:08 »
Eu redimensiono direto com partition magic e no pc velho e nunca perdi dados com ele.

Tirei o Ubuntu gente… :( devido ao alto uso de memoria que o gnome faz estava 300mb ocupado só com o gaim e o koversation aberto sem nada aberto um pouco menos.

Como sou paranóico com isto resolvi tirar e daqui um tempo quem sabe instalar o xubundo que vem com o xfce.

Xp ocupa 150 por ai com o nod32 aberto.
Mas você tem quanto de ram?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #143 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 20:47:48 »
512
Não deseje.

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #144 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 03:49:21 »
Daqui um tempo vou testar o xubuntu. Por enquanto vou no xp mesmo agora que acabei de otimizar o bixo.
Espere a próxima versão, provavelmente a 7.04. Uso o Xubuntu 6.06 e apesar de muito bom, não estava 100%. Faltou uma melhor escolha de programas, e foi baseado numa versão preliminar do XFCE 4.4.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 13:02:48 »
pppoeconf, sudo, root, dhcp, modem router e modem bridge, netmask, arre.
nunca tinha ouvido falar nessas coisas. agora depois de muita pesquisa acabei ouvindo sobre mas ainda não sei pra que servem. depois de ter gasto 5 horas pra instalar internet no linux e não ter conseguido, i give up.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 13:04:09 »
Mas... Qual tipo de conexão com a internet é? ADSL?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 13:08:50 »
é, adsl normalzona, speedy. deveria ser pra qual tem mais suporte já que é a mais usada, né?
aí me perguntam se meu modem é router. e eu sei lá? eu ligo ele através do cabo de rede e pronto. não sei nem se é soft ou hardmodem ou que-coisa-modem, sei que é um destes convencionais speed touch que ficam do lado de fora.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 13:10:45 »
VocÊ tem que se conectar à internet pelo Windows, ou quando você o inicia ele já vem conectado?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 13:13:59 »
bom, eu o inicio do boot. então não adiantaria conectar pelo windows.
eu inicio e o browser não navega, presumo que esteja desconectado. e aí é o kurumin, que dizem ser mais fácil; aí vou direto pro sudo pppoeconf, que já resulta numa mensagem de erro depois de ter tentado detectar interfaces dizendo que "outro processo pppoe controla a execução" e algo sobre um controlador de acesso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!