Autor Tópico: Um mundo inteligênte.  (Lida 22836 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Um mundo inteligênte.
« Resposta #200 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 07:48:06 »
Sim, mudamos de assunto, mas entendo e apóio a intenção do Dbohr e do Fred.  Aliás, muito bem executadas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #201 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 09:33:15 »
Fico feliz que você tenha encontrado algumas respostas na fé. Não quero tentar demovê-lo disso, pois respeito sua escolha. Mas não pense por um só momento que isso mudará o debate, especialmente com os argumentos que você coloca.
Quando existem margens a direita ou a esquerda do numero zero(0), cada um escolhe para onde quer ir.
Não estou fazendo joguinho quando afirmo que você está sendo honesto e realmente pensa o que pensa sobre 'evolução'. O que acontece é que não temos conseguido mudar certos conceitos errôneos que você tem sobre evolução, e isso acaba por irritar a platéia
O meu mau é querer saber do alicerce que sustenta cada teoria. Quando não se tem explicação as evidências não podem provar nada.
O sentido da vida para um cristão está na consciência inteligênte que chamamos de Alma e para os materialista o sentido da vida não existe, por isto a evolução fez esta diferença. Tenho fiel consciência em afirmar que a vida também não tem sentido. Eu aprendi isto no cristianismo.
Jesus disse: Deixa que os mortos enterrem seus mortos. Quer dizer estamos vivos, mas mortos este é o sentido material. Em outra passagem no livro de eclesiaste diz 3:19 Pois o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos brutos; uma e a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego; e o homem não tem vantagem sobre os brutos; porque tudo é vaidade.
20 Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão.

Este é o verdadeiro sentido da vida material explicado pelos ateus que as escrituras também explicam.
Realmente a vida não tem sentido e como muito de voces já afirmaram, precisamos dar sentido a vida e para que isto possa acontecer que sentido de vida temos para dar sentido a vida?
Creio que seja a consciência inteligente, pois sem ela como poderíamos dar sentido a ela?

Em relação a evolução creio sim nela até certo ponto. Já expliquei meu ponto de vista.
Eu gostaria de ver comprovadamente pela ciência que o ser humano veio de um único ancestral da macacada :ok:
Até a próxima.

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #202 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 12:14:23 »
O sentido da vida para um cristão está na consciência inteligênte que chamamos de Alma
1 - Isso ainda não foi provado. Declarar como sentido da vida é ingenuidade.
2 - Isso é antropocentrismo. "Só com a vida eterna o universo vai ter um objetivo".
Realmente a vida não tem sentido e como muito de voces já afirmaram, precisamos dar sentido a vida e para que isto possa acontecer que sentido de vida temos para dar sentido a vida?
Eu não concordo com a idéia. Sentido = objetivo, função. Se não sabemos, inventarmos não é um sentido.
Creio que seja a consciência inteligente, pois sem ela como poderíamos dar sentido a ela?
Segundo a evolução, inteligência é só uma utilidade para o uso de ferramentas, assim digamos. Não vejo porque colocar isso como sendo o centro de tudo.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #203 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 13:38:56 »
Obrigado pelo seu comentário, Luis.

Lendo o último post do Erivelton, ficou muito claro para mim que a sua postura é definitiva e que ele não consegue encontrar sentido para sua vida sem ser através da fé. Qualquer tipo de explicação que se dê é sistematicamente repelida com os mesmos argumentos, tornando a discussão improdutiva na minha opinião.

Desta maneira, com todo respeito pela opinião do Erivelton ( e até me desculpo por ter brincado algumas vezes ), encerro minha participação neste tópico com uma poesia do Vinícius de Moraes "Sei Lá a Vida Tem Sempre Razão"...abraço a todos ! :)

"Tem dias que eu fico pensando na vida
E sinceramente não vejo saída
Como é por exemplo que dá pra entender
A gente mal nasce e começa a morrer
Depois da chegada vem sempre a partida
Porque não há nada sem separação

Sei lá, sei lá
A vida é uma grande ilusão
Sei lá, Sei lá
A vida tem sempre razão

A gente nem sabe que males se apronta
Fazendo de conta, fingindo esquecer
Que nada renasce antes que se acabe
E o sol que desponta tem que anoitecer
De nada adianta ficar-se de fora
A hora do sim é o descuido do não

Sei lá, sei lá
Só sei que é preciso paixão
Sei lá, sei lá
A vida tem sempre razão"

“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #204 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 16:00:04 »
Eu não concordo com a idéia. Sentido = objetivo, função. Se não sabemos, inventarmos não é um sentido.
O que seria preciso na interpretação ateísta afirmar que a vida possa ter um sentido?
Isto mesmo, o que seria preciso?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #205 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 16:04:50 »
O que seria preciso na interpretação ateísta afirmar que a vida possa ter um sentido?

A gramática dessa sua pergunta deixa a desejar... seja como for, nesse tema de ateísmo e sentido, já foi dito que não há necessariamente um sentido na vida para um ateu.  E outros (como eu) vêem a possibilidade de se construir um sentido.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #206 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 16:13:14 »
Acho que isso já foi discutido antes, mas afirmar que a vida tem um sentido, e que é algo específico é como afirmar que a Beleza, como objeto transcendente existe, e que corresponde a um padrão específico. Não há como ser específico em relação a isso, pois toca na intimidade da mente de cada um. O que sei é que o sentido da vida pode ser encontrado ao se realizar algo que faça com que sintamos que a vida tem um sentido! Sei que parece circular, mas tenha em mente que o tão falado Sentido da Vida é, num certo nível, uma sensação, uma emoção: quando realizamos algo que parece ser de suprema relevância para nós, sentimos que cumprimos um objetivo. Sentimos que um sentido foi dado à nossa ação. Numa analogia meio piegas: não faz sentido procurarmos O Amor no mundo, como se ele fosse algo concreto, palpável. O amor surge dentro de nós e, de certa forma, está pode ser encontrado em qualquer lugar [1]. É por isso que dizemos que o sentido da vida é criado por cada um de nós.

[1] Ou, como diz a Björk: "All is full of love!" :)

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #207 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 20:01:15 »
O que podemos perceber na análise científica? O que podemos observar agora.
Você foi feita para: sobreviver, competir por bons genes e procriar.
Se isso não faz as pessoas felizes, não importa, e ninguém disse que o nosso sentido é para nos fazer felizes, que o universo tinha de nos perguntar como gostaríamos de ser, é o que pode ser observado.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #208 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 09:03:43 »
O que podemos perceber na análise científica? O que podemos observar agora.
Você foi feita para: sobreviver, competir por bons genes e procriar.
Se isso não faz as pessoas felizes, não importa, e ninguém disse que o nosso sentido é para nos fazer felizes, que o universo tinha de nos perguntar como gostaríamos de ser, é o que pode ser observado.
Quem poderia dar sentido a vida se não conseguissemos desfrutar da liberdade de pensar?
Se através dela podemos dar sentido a vida é porque podemos desenvolver nossa inteligência para isto.
Os animais por exemplo não podem dar sentido a vida porque não possuem o grau de evolução mental que o ser humano tem. Se alguém diz que a vida não tem sentido, está na verdade dando um sentido para ela. Então se para algumas pessoas ela não tem sentido para outros tem um grande valor.
Os genes não pergunta a ninguém quem quer ser feliz, mas podemos dizer: Eu quero ser feliz!
Citação de Dr. Manhattan:
Sentido da Vida é, num certo nível, uma sensação, uma emoção:
Pelo menos já sentimos alguma coisa. Pior seria se não sentíssemos estas emoções. Teria sentido?
Citação de Dantas:
E outros (como eu) vêem a possibilidade de se construir um sentido.
Bom o importante é que cada um de nós podemos criar um sentido para a vida indenpendente se julgamos ter ela sentido ou não.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #209 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 09:15:04 »
Que bom que concordamos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #210 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 09:24:24 »
Quod erat demonstrandum

Ufa!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #211 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 10:45:48 »
 :dedos:
Puxa, finalmente conseguimos concordar com alguma coisa. Isso merecia uns fogos de artifício.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #212 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 10:50:46 »
Os genes não pergunta a ninguém quem quer ser feliz, mas podemos dizer: Eu quero ser feliz!
Ninguém te impede. Somente acho que crenças religiosas e semelhantes é um meio de se enganar, não é um verdadeiro meio de ser feliz. Pois afinal, se a existência de Deus te faz feliz, crer nada mais é seria fingir ser feliz?
Sentido da Vida é, num certo nível, uma sensação, uma emoção:
Pelo menos já sentimos alguma coisa. Pior seria se não sentíssemos estas emoções. Teria sentido?
Eu diria que é mais movido por curiosidade.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #213 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 15:42:58 »
Pois afinal, se a existência de Deus te faz feliz, crer nada mais é seria fingir ser feliz?
Alguém conhece estas frases?
Disse eu a mim mesmo: Ora vem, eu te provarei com a alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade.
Do riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve estar.
Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne, sem deixar de me guiar pela sabedoria, e como me apoderar da estultícia, até ver o que era bom que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu, durante o número dos dias de sua vida.
Fiz para mim obras magníficas: edifiquei casas, plantei vinhas;
fiz hortas e jardins, e plantei neles árvores frutíferas de todas as espécies.
Fiz tanques de águas, para deles regar o bosque em que reverdeciam as árvores.
Comprei servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e de rebanhos, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.
Ajuntei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens, concubinas em grande número.
Assim me engrandeci, e me tornei mais rico do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.
E tudo quanto desejaram os meus olhos não lho neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; pois o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e isso foi o meu proveito de todo o meu trabalho.
Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol.

Fingir ser feliz só trás mais infelicidade.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #214 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 15:51:23 »
Mas entenda: você quer se convencer de que há dúvidas significativas sobre a evolução das espécies.  Lamento dizer, mas isso simplesmente não é a verdade.
Vou revelar agora uma grande verdade:
Acho que já cheguei a argumentar que por um certo período de tempo eu questionava a existência de Deus e cheguei até perder um pouco da minha fé. Como já falei passei 20 anos da minha vida em um hospital e assistir as piores cenas que pude ver em minha vida. Crianças com câncer e etc…
Começei a estudar religião, evolução e até hoje além deste fórum converso com espíritas e bruxos na internet. Confesso a voce que depois da morte do meu filho voltei a questionar uma possível existência de Deus e a procura de uma resposta fui atrás da ciência. Começei a estudar genética e a consciência humana e vi que eu poderia estar errado e voltei atrás. Aprendi que o cristão precisa de fé para vencer. Seria a gasolina motora do cristão.
Entrando aqui tive a idéia de saber se os ateus estavam certos. Olha bem meu amigo dantas, depois de tudo que já passei na vida e depois conversando com ateus já era para eu ter virado descrente a muito tempo.
Pela fé e só acreditar e não precisa mas nada, mas como eu estava meio pra lá e meio pra cá e segui um ensinamento de Jesus que disse para os que não criam nele: Examinais. Foi isto que fiz então, fui examinar  até que assinei meu passaporte definitivo acreditando em Deus.
Estou bastante satisfeito porque aprendi um pouco da evolução e fiz novas amizades.
Esta é a pura verdade. Acredite quem quiser.
Claro que não sou nenhum santo em afirmar que não tive algum interesse de falar por metáforas sôbre o criacionismo, mas procurei sempre respeitar a todos não usando ritmo contínuo de pregação.
Não sei o que faço agora depois desta revelação. Eu acho que eu seria um bom teste para quem acredita na evolução, pois quando existem críticas é bom para o aperfeiçoamento.
Abraços para todos Erivelton.

Bom, sendo sincero. Uns dias atrás eu estava em um hospital público e vi, literalmente, alguns seres humanos apodrecendo... Parece que no seu caso vc trouxe outra vez a idéia de "Deus existe". Bom, para mim foi o contrário... O porquê é muito simples.

Outra. Quando passamos por alguma "perda" aumenta bruscamente o grau de sugestionabilidade, não? E o que a igreja lhe oferece? Fé, algum tipo de conforto.

Eu lhe recomendaria alguma leitura sobre assuntos relacionados à "dominação de mentes humanos". Garanto que encontrará vários casos semelhantes ao seu e outros bastante interessante. :ok:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #215 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 10:39:17 »
Não, somente não sou bom com esse tipo de coisa, e não consigo entender direito poesias.

Bom, as boas poesias que conheço são para serem apreciadas, não entendidas como um cálculo matemático.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!