Autor Tópico: Um mundo inteligênte.  (Lida 22834 vezes)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Re: Um mundo inteligênte.
« Resposta #150 Online: 29 de Janeiro de 2007, 15:25:46 »
Continuo te mostrando exemplos de inteligência animal, mas vc continua batendo na mesma tecla. Pouca diferença genética entre um chimpanzé e um ser humano é reponsável pelas diferenças que vc vê, porque não está nos nossos genes construir prédios, ou escrever, ou sistematixar um diálogo.
Que outras características seriam resultados da inteligência que vc acha que sejam só humanas ?
A tua mente se estacionou dentro de uma única afirmação: (Ser mais ou menos inteligênte é uma questão simples de evolução.)
Em que ponto da evolução voce se baseia para fazer tal afirmação?
No meu ultimo comentário dei uma certa explicação como seria complexa uma evolução sem inteligência. Agora estou precisando que voce argumente o que escrevi, pois dizer que é simplismente evolução não vai mudar a opinião pública. Até a ciência não afirma tal declaração. Voce sabe muito bem que ela se baseia em teorias.
Querer ser dono da verdade e não trazer argumentos para o debate faz voce ser o fundador da evolução.
Aguardo argumentos.
Suspiro.
Eu já desisti 
Sem comentários.

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #151 Online: 29 de Janeiro de 2007, 15:39:12 »
Será que o propósito da evolução era criar uma central telefônica(Eu-consciente) para levar até ele todas as informações do mundo cósmico?
Se realmente o objetivo foi este então foi bem planejado.
Criou o mundo exterior e depois através de fios(sistema nervoso) levou as informações ao cérebro.
Além do mais eu precisaria além da inteligência uma visão, uma audição. Obrigado evolução!
Até aqui eu fui atendido.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #152 Online: 29 de Janeiro de 2007, 16:51:56 »
Erivelton, anteriormente você vai encontrar as explicações de como o ser humano tem seus pontos mal-feitos, tendo órgãos inúteis que só causam problemas.

Aliás, vale constar: quanto mais complexo o organismo mais frágil ele é.
Enquanto morremos com buracos que atravessam nossos corpos, os insetos continuam a andar mesmo esmagados.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #153 Online: 29 de Janeiro de 2007, 18:53:20 »
A tua mente se estacionou dentro de uma única afirmação: (Ser mais ou menos inteligênte é uma questão simples de evolução.)

Sim, estava esperando que vc seguisse meu raciocínio, mas como não respondeu as minhas perguntas e não deu mais passos após meus exemplos, continuei dando exemplos (da coruja, do elefante, dos outros primatas) dependendo de sua resposta.

Em que ponto da evolução voce se baseia para fazer tal afirmação?

Não entendi a pergunta. Já dei muitos exemplos sobre animais diferentes. Eu me baseio na evolução do sistema nervoso e nas aptidões dos animais de cada grande grupo, insetos, anfíbios, mamíferos superiores, o homem. Se comparar o sistema nervoso de cada um destes grupos verá que há uma evolução neurológica, e um ganho de complexidade, com uma visível diferença de aptidões em cada um deles.

É por isso que digo que não há uma inteligência, e sim cada espécie tem a sua própria inteligência (ou aptidões da consciência, se quiser assim).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #154 Online: 29 de Janeiro de 2007, 19:17:00 »
Será que o propósito da evolução era criar uma central telefônica(Eu-consciente) para levar até ele todas as informações do mundo cósmico?

Repete comigo em ritmo de valsa: "Não há propósito na evolução, lá-lá, lá-lá, lá-lá, …"

A partir da seleção de primatas cada vez mais socializados, mais analíticos, uma série de 'ferramentas cerebrais' apareceram e se desenvolveram mais do que em outros primatas:

-a capacidade da linguagem
-o reconhecimento espacial ('eu estou numa floresta')
-a capacidade cognitiva de planejamento (fazer um mapa para caçar um bisonte)
-o aprendizado de técnicas (pela imitação, ou pela dedução).

Se reparar, são capacidades que existem em outros primatas, porém são muito mais elaboradas em nós.

Porém, um polvo está muito bem adaptado ao seu ambiente, tem um sistema nervoso bem complexo (pensa um pouco como seria coordenar o movimento de 8 braços e a comunicação de sentimentos como perigo, raiva, medo, namoro, além de outros mais complexos e de conteúdo desconhecido, pela cor da sua pele), e sobrevive muito bem. É por isso que não há um propósito na evolução.

A esmagadora maioria das espécies tem sistemas nervosos complexos, relembram situações, tem emoções para o seu grupo e outras emoções para membros que não do seu grupo. Tudo bem, não escrevem novelas. Não constroem teoremas. Não fazem sua própria roupa. Não montam comprimidos para curar enxaqueca. Mas também não tem precisado diss para sobreviver. E daí que poderia ser melhor ? Não é necessário para a sobrevivência, não prevalece.

Toupeiras sobrevivem, sendo cegas e cavando mais da metade do tempo de sua vida. Ratos se espalham, e talvez nos agradeçam a produção delixo que lhes dá tanta comida. Baratas tem sobrevivido muito bem nos últimos... 350 milhões anos ! Mais ou menos 70 vezes mais do que a melhor estimativa do início da espécie humana.

A comparação com a central telefónica é válida, porém não é exata porque não houve um propósito, foi um 'ponto' onde chegamos através da lenta e constante eliminação dos menos aptos.

Criou o mundo exterior e depois através de fios(sistema nervoso) levou as informações ao cérebro.
Além do mais eu precisaria além da inteligência uma visão, uma audição. Obrigado evolução!

Espero que entenda o por quê de existirem melhores explicações do que o planejamento inteligente.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 19:33:53 por jcatino »
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #155 Online: 29 de Janeiro de 2007, 19:24:11 »
Uma coisa é certa o cérebro corrige esta informação [visual do cérebro]. Houve uma evolução. Não houve.

Antes de mais nada, saiba que essa correção é feita não só no cérebro humano, senão em TODOS os animais que possuem esse tipo de aparelho visual (do nosso tipo, todos os mamíferos).

Houve o que se chama 'co-evolução'. O sistema que captava a imagem passou a funcionar com um sistema de reconhecimento da imagem que 'vira' a imagem que você 'vê'. Desta forma, seu pé se adianta, seu corpo avança, e a imagem é novamente captada e corrigida, de forma que o chão está embaixo. Ou seja, é mais uma evolução de partes visual-motora e sua coordenação do que um fantasma chamado evolução criando tudo isso do zero.

Os sistemas visuais surgiram de membranas fotossensíveis, que foram se aperfeiçoando durante milhões de anos, ganhando partes, rejeitando outras.

Mesmo assim, a longa historia evolutiva acumula sistemas 'quase corretos'. No nosso sistema visual, o nervo ótico 'atrapalha' o foco da visão, porém isto é corrigido pela nossa visão conjugada, onde o cérebro 'mixa' o resultado dos dois olhos, corrigindo um ponto cego que apareceria se visse somente com um olho e sem poder mexer o globo ocular.

--
Si hemos de salvar o no,

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #156 Online: 29 de Janeiro de 2007, 20:08:38 »
Além do mais eu precisaria além da inteligência uma visão, uma audição.

E alguns bons livros para usar tudo isso...

Obrigado evolução!

Papai do Céu, se você fizer o Erivelton entender a Teoria da Evolução e o Mussolim parar de blasfemar, eu prometo parar de fazer piadinhas e usar smileys bobinhos, ok ? :)
Ah...e se possível, pede pro Tails ( ele mudou de nick, mas é aquele mesmo que não gosta de você ) tirar aquele monstrengo pentelho no final dos posts. :chicote:
Obrigado, Papai do Céu !
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #157 Online: 29 de Janeiro de 2007, 20:21:43 »
Ah…e se possível, pede pro Tails ( ele mudou de nick, mas é aquele mesmo que não gosta de você ) tirar aquele monstrengo pentelho no final dos posts.

Tá vendo, sua raposa demoníaca ?!?! Já somos dois ! Além dos outros milhões de usuários que não se manifestaram, mas com certeza concordam comigo :twisted: :twisted: :twisted:
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 29 de Janeiro de 2007, 20:35:22 »
Papai do Céu, se você fizer o Erivelton entender a Teoria da Evolução
Não. Basta ele entender que ela não é um Deus… Um Deus que faz isso, isso e aquilo outro… Já estaria ótimo.
e o Mussolim parar de blasfemar
Eu…?  :hipocrita:

Ah…e se possível, pede pro Tails ( ele mudou de nick, mas é aquele mesmo que não gosta de você ) tirar aquele monstrengo pentelho no final dos posts.
Isso seria bom mesmo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 29 de Janeiro de 2007, 20:37:43 »
Ah, falando nisso. Deus é um bundão...  :biglol:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #160 Online: 29 de Janeiro de 2007, 20:42:28 »
Ah, falando nisso. Deus é um bundão…  :biglol:

Então, vc admite que ele existe ? :P
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #161 Online: 29 de Janeiro de 2007, 21:01:42 »

Reconhecer um bundão não significa necessariamente que aquilo exista.
Cada vez que vejo a Sheila Carvalho na capa de uma revista eu penso "Meu Deus, será que isso existe mesmo ?? Na minha frente eu nunca vi algo assim..."
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 29 de Janeiro de 2007, 21:05:16 »

[Modo Erivelton]Lógico. Sou apenas um ateu que acredita em Deus. Simples assim, ora. Entendeu?[Modo Erivelton]  :biglol:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #163 Online: 29 de Janeiro de 2007, 21:27:27 »

Espero que entenda o por quê de existirem melhores explicações do que o planejamento inteligente.
Erivelton, vou tentar lhe resumir a comparação entre sua teoria da inteligência que planeja com a teoria mais recente de processos:
Inteligência coordenado: "veja como somente os que sabem caçar melhor estão vivos! Isso é brilhante, estes comem melhor e isso é uma vantagem, e seus filhos que carregam sua carga genética vão também caçar bem."
Processo: "veja como somente os que sabem caçar melhor sobrevivem, porque os que não sabem caçar morrem de fome. Seus filhos que carregam sua carga genética vão também caçar bem."

Aliás, inteligência não foi feita segundo a teoria de Darwin por como nos sentimos bem sabendo, como questionamos a vida... simplesmente é mais por razões como uso de ferramentas ou deduções de táticas de caça.
Tails ( ele mudou de nick, mas é aquele mesmo que não gosta de você )
Não tem quem eu goste mais ou menos no fórum. Somente os que postam mensagens que critico mais.
tirar aquele monstrengo pentelho no final dos posts. :chicote:
Obrigado, Papai do Céu !
Para que medo de um modelo protótipo que nem saiu realmente no jogo? :hmph: Além do mais DooM recebeu críticas por conter imagens satânicas.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #164 Online: 29 de Janeiro de 2007, 21:47:28 »

Ah…e se possível, pede pro Tails ( ele mudou de nick, mas é aquele mesmo que não gosta de você ) tirar aquele monstrengo pentelho no final dos posts. :chicote:
Obrigado, Papai do Céu !
Não tem quem eu goste mais ou menos no fórum. Somente os que postam mensagens que critico mais.

Lê a piada de novo, Tails... :lol:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 29 de Janeiro de 2007, 21:48:27 »
"Não tem quem eu goste mais ou menos no fórum. Somente os que postam mensagens que critico mais".

Acho que o Fred se referia ao "Papai do céu" e não a "membros do clube cético". :ok:

Edt: Já estava digitada mesmo, então enviei logo.  :P

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #166 Online: 29 de Janeiro de 2007, 23:37:37 »
O Erivelton tá ainda com dificuldade de entender a evolução?

Erivelton, imagina a seleção natural como uma peneira. Ela separa grãos maiores de grãos menores. E não é um ser inteligente por causa disso, não é?

Agora imagina uma espécie de peneira que faz com que segure os seres mais aptos e jogue fora os menos aptos? Captou?

Aptidão que eu falo é a capacidade do ser de sobreviver (por um triz ou com larga vantagem, tanto faz). A peneira é a Seleção Natural.

Entendeu ou quer que eu desenhe? Esse conceito é meio difícil de descobrir sozinho, mas acho que o exemplo que eu dei ajuda bastante a entender.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #167 Online: 29 de Janeiro de 2007, 23:38:24 »
Realmente, é um excelente exemplo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #168 Online: 30 de Janeiro de 2007, 00:18:25 »
Realmente, é um excelente exemplo.
Só espero que ele não passe a pensar que a evolução natural consiste de uma "peneira divina" ou alguma idéia maluca similar.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #169 Online: 30 de Janeiro de 2007, 07:47:05 »
...ou o Deus da Farinha separando o joio do trigo ...  :nojo:
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #170 Online: 30 de Janeiro de 2007, 10:12:26 »
Respondendo a todos igualmente:
A seleção natural não separa nada, isto é não peneira nada. A evolução se adapta ao meio ambiente através das mutações. Seleção natural é um título imaginário para a evolução.
Quem realmente sofre com isto são os genes que por uma ação agressiva no meio ambiente podem causar distúrbios genéticos em suas estruturas.
As mutações não são selecionadas porque são aleatórias e podem ser benéficas ou maléficas e com isto elas não podem se auto corrigir. Evolução cêga não tem princípio e nem fim.
Já dei exemplos de como seria uma evolução cêga e a maioria passa por cima por acreditarem cêgamente na evolução.
Peça a um cêgo para colocar em ordem 100 numeros em ordem crescente através de objetos numerados.
A quantidade de erros será eterno. Assim é a evolução.
Descartes afirmou: Se penso logo existo e isto se chama consciência inteligente.
Um fato interessante é que uma pessoa pode viver 110 anos, mas a sua consciência não envelhece. Ele se mantém ainda lúcido de que ele é no presente e também do que foi num passado. Pela lógica, as células do pensamento ao envelhecerem a consciência perderia também seu estado de consciência perfeita. Isto não acontece.
Conclusão: A consciência é algo que não pertence a matéria.
Até a próxima. Abraços para todos.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #171 Online: 30 de Janeiro de 2007, 11:27:52 »
Ai meu São Cthulhu, parece que quanto mais a gente explica, menos ele entende!!
Eu disse que tinha desistido, mas o gene da teimosia falou mais alto.

Respondendo a todos igualmente:
A seleção natural não separa nada, isto é não peneira nada.
Errado. Ela separa sim. Vou falar bem devagar: por isso... ela...é...chamada...seleção!
A seleção natural é um fato! Já foi observada na Natureza e no laboratório.

A evolução se adapta ao meio ambiente através das mutações.
A evolução não se adapta a nada! Evolução é o nome do processo de mudança nas espécies.
E ela não depende apenas de mutações.

Seleção natural é um título imaginário para a evolução.
Você redefinindo os conceitos arbitrariamente. É como se nós aqui estivéssemos apontando para um cavalo e dizendo: "convencionou-se chamar este animal de cavalo", e você dissesse: "não! Isto é um tubarão. Um tipo diferente de tubarão, que tem quatro patas, relincha, come grama e tem uma crina, mas um tubarão."

Quem realmente sofre com isto são os genes que por uma ação agressiva no meio ambiente podem causar distúrbios genéticos em suas estruturas.
As mutações não são selecionadas porque são aleatórias e podem ser benéficas ou maléficas e com isto elas não podem se auto corrigir.
Você está equivocado: uma mutação pode gerar uma característica benéfica para um indivíduo em um dado ambiente, o que faz com que o indivíduo deixe mais descendentes. Portanto, essa mutação vai se perpetuar. Isso é comumente observado em microorganismos que desenvolvem resistência a antibióticos.

Evolução cêga não tem princípio e nem fim.
Já dei exemplos de como seria uma evolução cêga e a maioria passa por cima por acreditarem cêgamente na evolução.
Peça a um cêgo para colocar em ordem 100 numeros em ordem crescente através de objetos numerados.
A quantidade de erros será eterno. Assim é a evolução.
O fato de a evolução não ter propósito não quer dizer que ela seja "cêga". Vou dizer mais uma vez: O ambiente seleciona os indivíduos mais aptos. Existe também a seleção sexual, onde é o parceiro que seleciona os indivíduos (donde podemos concluir que a "visão" da seleção é binocular  :) )

Descartes afirmou: Se penso logo existo e isto se chama consciência inteligente.
Um fato interessante é que uma pessoa pode viver 110 anos, mas a sua consciência não envelhece. Ele se mantém ainda lúcido de que ele é no presente e também do que foi num passado. Pela lógica, as células do pensamento ao envelhecerem a consciência perderia também seu estado de consciência perfeita. Isto não acontece.
:hein: Será que eu entendi direito? Você está dizendo que a demência não existe? Que o Mal de Alzheimer não existe? Que certas pessoas que sofrem derrames e danos cerebrais não perdem a lucidez?
(Noto também que você não só não compreende a Teoria de Evolução, como também tem uma visão equivocada do processo de envelhecimento).

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #172 Online: 30 de Janeiro de 2007, 12:12:02 »

Pôr quê você têm êsta fixaçâo com acênto circunflêxo ?

Anota aí uma regrinha :
Na ortografia do português, sobrepõe-se às vogais tônicas/e/ e/o/, indicando-lhes o timbre fechado em palavras oxítonas ou proparoxítonas (como alô, malê, êxito, côvado); sobrepõe-se ainda ao/a/ tônico seguido de n ou m, em palavras paroxítonas terminadas em consoante que não o s (âmbar) e em alguns vocábulos tomados de empréstimo ao ing. (bônus, tênis etc.).]

:facada:

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #173 Online: 30 de Janeiro de 2007, 14:48:35 »
O Erivelton fez do "não escrever coisa com coisa" uma arte! :lol:

Erivelton, na boa, há momentos em que acho que você faz isso de propósito. Veja:

- Nem todos chegam aos 110 anos.
- Nem todos envelhecem lúcidos
- E os que têm Alzheimer?
- Delírio e demência estão entre as maiores ocorrencias em geriatria
- Entre outros...

Há comprovação científica que DESMENTE isso que você está dizendo. |(

FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #174 Online: 30 de Janeiro de 2007, 15:12:22 »
Assim fica difícil, Erivelton. Ou você está de má vontade, ou está brincando conosco. Acho difícil acreditar que você não tenha compreendido nada do que explicamos até aqui.

Mas só para não dizer que não tentei, aqui vai mais um argumento, pegando carona no seu exemplo errôneo do cego:

Imagine que você tem cem objetos de formas e pesos diferentes. Peça agora para um cego ordená-los, um na frente do outro. Depois que os objetos estiverem ordenados, alguém poderia se perguntar: "mas como? De todas as 100! (cem fatorial, ou 100x99x98x97x...x3x2x1) maneiras diferentes de ordenar esses objetos o ceguinho escolheu justamente esta? Por quê?"

Reparou? Não existe nenhuma ordenação preferencial dos objetos. A "ordem" está apenas na aparência, na percepção de quem observa. É completamente ilusória!

Com a Evolução ocorre algo parecido. A diferença é que não tem ninguém - cego ou que enxergue - que ordene como mudam as espécies :-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!