Será que o propósito da evolução era criar uma central telefônica(Eu-consciente) para levar até ele todas as informações do mundo cósmico?
Repete comigo em ritmo de valsa: "Não há propósito na evolução, lá-lá, lá-lá, lá-lá, …"
A partir da seleção de primatas cada vez mais socializados, mais analíticos, uma série de 'ferramentas cerebrais' apareceram e se desenvolveram mais do que em outros primatas:
-a capacidade da linguagem
-o reconhecimento espacial ('eu estou numa floresta')
-a capacidade cognitiva de planejamento (fazer um mapa para caçar um bisonte)
-o aprendizado de técnicas (pela imitação, ou pela dedução).
Se reparar, são capacidades que existem em outros primatas, porém são muito mais elaboradas em nós.
Porém, um polvo está muito bem adaptado ao seu ambiente, tem um sistema nervoso bem complexo (pensa um pouco como seria coordenar o movimento de 8 braços e a comunicação de sentimentos como perigo, raiva, medo, namoro, além de outros mais complexos e de conteúdo desconhecido, pela cor da sua pele), e sobrevive muito bem. É por isso que não há um propósito na evolução.
A esmagadora maioria das espécies tem sistemas nervosos complexos, relembram situações, tem emoções para o seu grupo e outras emoções para membros que não do seu grupo. Tudo bem, não escrevem novelas. Não constroem teoremas. Não fazem sua própria roupa. Não montam comprimidos para curar enxaqueca. Mas também não tem precisado diss para sobreviver. E daí que poderia ser melhor ? Não é necessário para a sobrevivência, não prevalece.
Toupeiras sobrevivem, sendo cegas e cavando mais da metade do tempo de sua vida. Ratos se espalham, e talvez nos agradeçam a produção delixo que lhes dá tanta comida. Baratas tem sobrevivido muito bem nos últimos... 350 milhões anos ! Mais ou menos
70 vezes mais do que a melhor estimativa do início da espécie humana.
A comparação com a central telefónica é válida, porém não é exata porque não houve um propósito, foi um 'ponto' onde chegamos através da lenta e constante eliminação dos menos aptos.
Se realmente o objetivo foi este então foi bem planejado.
Criou o mundo exterior e depois através de fios(sistema nervoso) levou as informações ao cérebro.
Além do mais eu precisaria além da inteligência uma visão, uma audição. Obrigado evolução!
Até aqui eu fui atendido.
Espero que entenda o por quê de existirem melhores explicações do que o planejamento inteligente.