1º)Se a evolução não tem um propósito pré-determinado como então e porque fazem diferença da inteligência racional para a irracional, como o Dbohr argumentou: Quem disse que somos mais inteligêntes que os animais?
Eu até poderia propor uma definição de inteligência racional para diferenciá-la da inteligência irracional (seja isso lá o que for), mas o que isso tem a ver com a pergunta do Dbohr ou com o assunto como um todo?
2º)Até o século XIX evolução significava, crescimento, mudança e desenvolvimento, isto é era identificado como melhoria. Muitos afirmavam que as sociedades humanas haviam evoluído.
A seleção natural veio para afirmar que tudo isto dependia da adaptação biológica.
'Sei disso não, chefia...
Seleção natural é um fenômeno que influencia a evolução das espécies. Não tem nada a ver diretamente com evolução de sociedades humanas.
Será que entendi mal esse seu comentário? O que exatamente você quer indicar com a expressão "tudo isto" que pus em itálico acima?
Se isto é verdade o que significa ser inteligente?
Não sei por que discutir isso agora, mas ser inteligente é ter a capacidade de analisar informação, perceber padrões, propor modelos e conceber idéias.
3º)A evolução sem pensar criou um homem inteligente para que?
Não entendi o "sem pensar" - evolução nunca pensa mesmo.
Seja como for, a inteligência é uma vantagem adaptativa como qualquer outra; foi útil para nossos ancestrais sobreviverem e melhorar suas chances de ter descendentes.
Não é em si um processo muito diferente do que aconteceu com os pescoços das girafas, só que a seleção favoreceu uma capacidade de raciocínio maior em vez de pescoços maiores.
4º)Porque a evolução não deu inteligência aos animais mais indefesos ou outro tipo de animal na natureza.
Porque tivemos sorte de ser os primeiros a alcançar sentiência, sem um verdadeiro motivo por trás desse acaso.
Não acredito em uma vontade por trás da evolução, então não vejo por que deveria explicar uma escolha que na minha opinião nem mesmo existe...
talvez fossemos nós que deveriamos te perguntar por que Deus não quis que os animais fossem inteligentes, não?
Afinal,
você acredita em uma vontade guiando a criação e a formação das espécies animais, nós não.
5º)Já pensou um gorila inteligente com memória igual a nossa ou as aves do céu?
(Desculpe, é mais forte do que eu...)
Não, realmente nunca pensei em um gorila inteligente com memória igual às aves do céu. É um pensamento inovador e desconcertante...
Falando sério, sim, eu já pensei em gorilas sentientes. Até porque sou da geração do
Planeta dos Macacos. É muito possível que eles acabem por vir a existir, por que não? Só não tenho grandes expectativas de viver o bastante para ver acontecer. Mas impossível de vir a existir não é.
Alguém acredita aqui que o ser humano já enxergou de cabeça para baixo?
Se você quer dizer, as imagens sendo vistas sem ser corrigidas pelo cérebro (já que oticamente elas são de fato percebidas de cabeça para baixo)?
Não acredito propriamente, mas não vejo grandes problemas em supor que pode ter acontecido em algum momento.
6º)Como voce define evolução inteligente de uma espécie para outra?
Não defino, pois não uso o conceito e não acredito que haja inteligência guiando a evolução das espécies. Exceto em casos de interferência humana, como quando criaram os peixes vermelhos de aquário a partir das carpas.