Exatamente. O cara pode até gostar da idéia de um deus criador, mas daí a escolher um dos deuses inventados pelo homem vai uma grande distância.
Será mesmo? De repente para ele é mais perto do que imaginamos.
Para muitos, deus criador é igual a deus "cristão".
Que evidências tem esse Collins para acreditar em virgens emprenhadas por fantasmas e homens que ressuscitam? Que argumentos ele apresentou em favor desse deus específico?
Mas quem disse que ele tem evidências? Ele simplesmente acredita.
Por que não o grande Bumba, que vomitou o sol? Por que não ficar apenas com um deus indefinido?
Quem sabe a cultura cristã participava do cotidiano dele e o tornava inclinado a ela.
As pessoas que se dizem crentes em deus(es), creio que em grande parte, acabam tentando definí-lo com algo que já têm em mente, algo pregado em sua cultura, algo com característica humanas, ou qualquer outra coisa. E por "fazer parte do jogo", como ele mesmo parece ter dito, acredita na ressurreição, na Virgem Maria e em milagres, ou seja, pega o pacote completo.
O que poderia parecer estranho seria ele afirmar que tudo que ele acredita é verdade indiscutível. Para um cientista talvez fosse de se admirar uma posição assim, porém como ele é humano também, poderia ser normal, assim como vemos, aos montes, "religiosos" com seus dogmas, crenças incontestáveis do ponto de vista deles.