Autor Tópico: É logicamente possível deixar de ser ateu ?  (Lida 14362 vezes)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: É logicamente possível deixar de ser ateu ?
« Resposta #125 Online: 25 de Janeiro de 2007, 15:37:46 »
O problema é a origem dessa história: textos de autenticidade desconhecida, escritos muitas décadas após os supostos eventos, e que são idênticos a outros mitos da época.

Isso me lembra o tópico que a Guinevere abriu e que parece que ninguém conseguiu responder...(como ela queria...).
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

blue pill

• Visitante
« Resposta #126 Online: 25 de Janeiro de 2007, 17:43:37 »
Pra ser ateu voce precisa ser lógico e abandonar a crença em deus ué...
Algumas pessoas se dizem lógicas e acreditam num deus, mas nesse caso elas acham que são lógicas, o que elas chamam de lógica não é o que é lógica mesmo...

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #127 Online: 25 de Janeiro de 2007, 18:35:45 »
Certo.
E se eu disser que o dragão na garagem de Sagan também vai além dos cálculos, que não se pode raciocinar no assunto porque não sabemos como são dragões?

Agora sim !!! 100% Tails sem sobra de dúvidas !! Eu não sei se Deus e Jesus são a mesma coisa. Mas garanto que Ilovefoxes e Tails é uma só criatura !!
E desafio qualquer um aqui a "falsear" a minha afirmação !! :biglol:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #128 Online: 25 de Janeiro de 2007, 18:39:14 »
Eu não tiro sua razão!  :D

Luz, se você prometer que me devolve, eu posso emprestá-la por uns dias... :harhar:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #129 Online: 25 de Janeiro de 2007, 18:44:36 »
Bom, acho que concordo com plenamente. Como diz aquela frase "mitologia é o nome que damos as religiões dos outros".

Concordamos em algo finalmente ??!!  :yahoo: Parece que a mudança foi muito além do nick...rs
Precisamos comemorar este feito !! E pode trazer o dragão junto se quiser ! :tintin:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #130 Online: 25 de Janeiro de 2007, 18:50:32 »
:ok: Muito bom. Concordo plenamente!

E como sempre digo...bom senso só tem aquele que concorda conosco !
Logo...considere-se uma pessoa de muito bom senso, Alegra !! :clapping:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #131 Online: 25 de Janeiro de 2007, 19:14:43 »
Bom, acho que concordo com plenamente. Como diz aquela frase "mitologia é o nome que damos as religiões dos outros".

Concordamos em algo finalmente ??!!  :yahoo: Parece que a mudança foi muito além do nick…rs
Precisamos comemorar este feito !! E pode trazer o dragão junto se quiser ! :tintin:
Aqui estão dragão e Fred, porque Tails esqueceu de ir ao encontro:

Luz

• Visitante
« Resposta #132 Online: 25 de Janeiro de 2007, 23:55:38 »
Luz, se você prometer que me devolve, eu posso emprestá-la por uns dias… :harhar:

Eu não sei usar esse troço direito!  :lol:  De todos modos, obrigada!  ::)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 26 de Janeiro de 2007, 07:13:10 »
O q não entra na minha cabeça é q as pessoas digam saber qq coisa q seja sobre este tal deus, sem um mínimo de comprovação e sendo este deus(es) inacessível a nós. Afirmam q ele tem desejos (inclusive sabendo quais são), afirmam q este deus interfere por meio de milagres, dizem q este deus fez isto, fez aquilo, desse jeito, daquele jeito… ou seja, criam uma crença organizada com rituais e doutrinas, não tendo nada de concreto para basearem tais “conhecimentos”.
Exatamente. O cara pode até gostar da idéia de um deus criador, mas daí a escolher um dos deuses inventados pelo homem vai uma grande distância.

Que evidências tem esse Collins para acreditar em virgens emprenhadas por fantasmas e homens que ressuscitam? Que argumentos ele apresentou em favor desse deus específico?

Por que não o grande Bumba, que vomitou o sol? Por que não ficar apenas com um deus indefinido?

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #134 Online: 26 de Janeiro de 2007, 08:59:51 »
Citação de: Fernando Silva
Exatamente. O cara pode até gostar da idéia de um deus criador, mas daí a escolher um dos deuses inventados pelo homem vai uma grande distância.
Será mesmo? De repente para ele é mais perto do que imaginamos.

Para muitos, deus criador é igual a deus "cristão".

Que evidências tem esse Collins para acreditar em virgens emprenhadas por fantasmas e homens que ressuscitam? Que argumentos ele apresentou em favor desse deus específico?

Mas quem disse que ele tem evidências? Ele simplesmente acredita.

Por que não o grande Bumba, que vomitou o sol? Por que não ficar apenas com um deus indefinido?

Quem sabe a cultura cristã participava do cotidiano dele e o tornava inclinado a ela.
As pessoas que se dizem crentes em deus(es), creio que em grande parte, acabam tentando definí-lo com algo que já têm em mente, algo pregado em sua cultura, algo com característica humanas, ou qualquer outra coisa. E por "fazer parte do jogo", como ele mesmo parece ter dito, acredita na ressurreição, na Virgem Maria e em milagres, ou seja, pega o pacote completo.

O que poderia parecer estranho seria ele afirmar que tudo que ele acredita é verdade indiscutível. Para um cientista talvez fosse de se admirar uma posição assim, porém como ele é humano também, poderia ser normal, assim como vemos, aos montes, "religiosos" com seus dogmas, crenças incontestáveis do ponto de vista deles.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #135 Online: 26 de Janeiro de 2007, 14:41:14 »

Mas quem disse que ele tem evidências? Ele simplesmente acredita.

Aí é q está, como alguém como ele, tão envolvido com o método científico, com plena consciência de q sem fatos observáveis não existe conhecimento válido, como pode simplesmente acreditar em algo assim, sem uma única coisa q torne estas crenças ao menos em algo plausível, possível de ocorrer mesmo dentro de uma porcentagem de chance mínima? A menos, é claro, q ele ache ser possível adquirir conhecimento válido fora do método utilizado pela ciência, sei lá, por meio de intuição, sexto sentido ou algo do tipo. Se não for isto, a única coisa q explica esta crença dele em virgem Maria e milagres é desonestidade intelectual misturada a uma enorme vontade de acreditar.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #136 Online: 26 de Janeiro de 2007, 15:09:51 »
Aí é q está, como alguém como ele, tão envolvido com o método científico, com plena consciência de q sem fatos observáveis não existe conhecimento válido, como pode simplesmente acreditar em algo assim, sem uma única coisa q torne estas crenças ao menos em algo plausível, possível de ocorrer mesmo dentro de uma porcentagem de chance mínima? A menos, é claro, q ele ache ser possível adquirir conhecimento válido fora do método utilizado pela ciência, sei lá, por meio de intuição, sexto sentido ou algo do tipo. Se não for isto, a única coisa q explica esta crença dele em virgem Maria e milagres é desonestidade intelectual misturada a uma enorme vontade de acreditar.

Talvez ele não ache que deus precise de métodos científicos para se provar, talvez ele pense que "deus simplesmente existe e é um mistério para os humanos. Só o conhece e o sente, aqueles que têm fé nele" (discurso religioso) :biglol: Daí, não há o que se fazer.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #137 Online: 26 de Janeiro de 2007, 15:11:47 »
Acho que muitos (inteligentes ou nem tanto) quando decidem acreditar em Deus decidem também confiar na capacidade/competência do mesmo em pô-los em contato com a religião "certa" e "verdadeira".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Eros

• Nível 09
  • *
« Resposta #138 Online: 27 de Janeiro de 2007, 23:29:54 »
…A religião é um veículo da fé inprescindível para a Humanidade.

Será mesmo? Conseguem imaginar um mundo homogenio na crença do ateismo, ou melhor, na descrença? Um mundo sem fanaticos religiosos, um mundo ondê o evolucionismo não fosse contestado… Acho que a religião é totalmente dispensavél.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #139 Online: 27 de Janeiro de 2007, 23:38:49 »
Acho que muitos (inteligentes ou nem tanto) quando decidem acreditar em Deus decidem também confiar na capacidade/competência do mesmo em pô-los em contato com a religião "certa" e "verdadeira".
Além do Pastor, Papa, ou charlatão da religião dele.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #140 Online: 28 de Janeiro de 2007, 00:05:35 »
…A religião é um veículo da fé inprescindível para a Humanidade.

Será mesmo? Conseguem imaginar um mundo homogenio na crença do ateismo, ou melhor, na descrença? Um mundo sem fanaticos religiosos, um mundo ondê o evolucionismo não fosse contestado… Acho que a religião é totalmente dispensavél.

Imagino um mundo assim, como evolução do atual, onde a religião terá sido apenas um mal registrado pela história.

E sobre a questão do tópico, não há logica em deixar de ser ateu , simplesmente porque não existe lógica do conceito de deus.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2007, 00:13:00 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #141 Online: 28 de Janeiro de 2007, 01:44:25 »
É o seguinte: a menos que se prove de uma vez por todas, por A mais B, tudo no preto e no branco que Deus existe, é impossível que um ateu cético mude de posição. Céticos honram a integridade intelectual e não vão simplismente aceitar que Deus existe por fé.

Aliás, a presença de fé em uma pessoa já faz com esta não seja cética. Não se pode abandonar o pensamento crítico quando certos assuntos vêm à tona. Isso é falta de integridade intelectual. Uma pessoa pode até cogitar a idéia divina por algum tempo (por exemplo, enquanto não aprende mais sobre a questão divina), mas se ela tiver fé, estará botando o pensamento crítico de lado.

Agora, esses moleques embirrados que nem sabem direito o que é ateísmo e se denominam como tal só para "chocar as pessoas", esses sim vão se arrepender mais cedo ou mais tarde e voltam com o rabo entre as pernas para debaixo da religião. A culpa sempre foi algo muito usado por estas e esta tática funciona muito bem desde sempre para atrair fiéis. Pode conferir que muitos religiosos alegam ter sido ateus. Se o foram de verdade, foram estes que eu citei agora. ;)
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 28 de Janeiro de 2007, 05:18:03 »
sinceramente, eu não entendo essa teimosia em aceitar que alguém possa deixar de ser ateu. é muita pretensão, po. igual a não admitir que alguém possa mudar de posição política sem ser o caso de um 'vendido'.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 28 de Janeiro de 2007, 10:26:04 »
sinceramente, eu não entendo essa teimosia em aceitar que alguém possa deixar de ser ateu. é muita pretensão, po. igual a não admitir que alguém possa mudar de posição política sem ser o caso de um 'vendido'.
Se alguém deixou de ser ateu, só há duas possibilidades, até onde eu posso entender:
-A pessoa encontrou uma evidência de que Deus existe.
-A pessoa resolveu acreditar pela fé, sem evidências.

No primeiro caso, se ela não conseguir mostrar as evidências, será a palavra dela contra a dos outros.
No segundo caso, ela abandonou o pensamento crítico.

Alguém consegue pensar em outra possibilidade?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 28 de Janeiro de 2007, 10:58:21 »
Se alguém deixou de ser ateu, só há duas possibilidades, até onde eu posso entender:

No primeiro caso, se ela não conseguir mostrar as evidências, será a palavra dela contra a dos outros.

no primeiro caso, pode se tratar de uma evidência subjetiva, que não tem muita valia pra mais ninguém. compreensível.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #145 Online: 28 de Janeiro de 2007, 11:11:21 »

Bem, eu não vejo a questão de acreditar ou não acreditar como uma decisão... Se uma pessoa não acredita, não tem como decidir acreditar em alguma coisa e - papum!

Eu mesma já tentei acreditar em alguma coisa que tornasse a minha vida mais fácil, achar um sentido para a vida, etc, mas não consegui me enganar.

Acho que algumas pessoas que dizem acreditar em deus podem não acreditar e dizer que acreditam tão simplesmente como forma de auto-afirmação.
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

rizk

• Visitante
« Resposta #146 Online: 28 de Janeiro de 2007, 12:02:49 »
E olha o "escocês de verdade" vivendo mesmo entre nós. :lol:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #147 Online: 29 de Janeiro de 2007, 13:26:24 »

Bruno, a questão aqui não é de "aceitar" ou não, pois ninguém aqui têm autoridade sobre a crença alheia.
Ao menos no meu caso, a dificuldade é em "entender" um processo como este. A pergunta seria mais "como" do que "por que"...

no primeiro caso, pode se tratar de uma evidência subjetiva, que não tem muita valia pra mais ninguém. compreensível.

O que seria uma "evidência subjetiva" ? Para mim pode ser qualquer coisa e seria o mesmo que fé...ou bom senso...ou demência...algo que só o próprio indivíduo consegue justificar...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #148 Online: 29 de Janeiro de 2007, 14:31:34 »
Pessoalmente, como já disse antes, não acho impossível alguem sair do ateísmo para o deísmo, ou o panteísmo. A dificuldade que tenho é compreender o que levou alguem a sair do ateísmo para o teísmo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #149 Online: 29 de Janeiro de 2007, 19:19:11 »

Isso é fé, ao que me consta. Se seguisse o pensamento crítico, conseguiria muito bem convencer as outras pessoas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!